Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

OPERAÇÃO GARANTE APOIO AOS ROMEIROS QUE CHEGAM EM JUAZEIRO




A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através das secretarias de Turismo e Romaria, Saúde, Assistência Social, Cultura, Segurança Pública e Educação estará nesses dias da Romaria das Candeias trabalhando ativamente para acolher os milhares de romeiros que chegam à cidade. Os romeiros começam a chegar em Juazeiro hoje para a Romaria, que acontece até o próximo dia 2 de fevereiro. O prefeito Dr. Santana pediu empenho de todas as secretarias para que os serviços públicos sejam realizados à contento. A prefeitura já montou um esquema de segurança para a festa religiosa, com apoio das polícia Militar e Civil. A Secretaria de Assistência Social fará um trabalho de conscientização com relação aos direitos de crianças e adolescentes.Já a cultura fará uma programação cultural na Praça Padre Cícero. Com relação à limpeza, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos realizará uma operação de limpeza dos pontos onde acontecerão as grandes concentrações de romeiros. A Operação Romeiro, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, Igreja e entidades da sociedade civil tem por objetivo garantir um bom acolhimento dos romeiros durante a Romaria das Candeias.

A Romaria das Candeias começa nesta sexta-feira, 29 e prosegue até o dia 2 de fevereiro. No dia do encerramento, acontece às 9 horas, Missa solene na Basílica de Nossa Senhora das Dores.Em seguida, ao meio-dia, despedida dos romeiros e às 17h30min benção das velas e procissão das candeias.

Faleceu Dr. Raimundo de Oliveira Borges aos 102 anos

Dr. Raimundo de Oliveira Borges (centro) ao lado do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara e do vice-prefeito do Crato Raimundo Filho
(foto: Dihelson Mendonça)

Faleceu ontem, 27 de Janeiro, em Crato, o advogado, intelectual e escritor, Raimundo de Oliveira Borges. Foi, assim, um dia de dor e tristeza para toda a comunidade caririense. Dr. Raimundo Borges foi sempre um apaixonado defensor das causas da cidade do Crato e da região do Cariri, além de ser um dos maiores juristas Brasileiros aqui na cidade do Crato. O corpo de Dr. Raimundo de Oliveira Borges estar sendo velado no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri, da qual foi um dos benfeitores, visto ter sido diretor da Faculdade de Filosofia do Crato, embrião da URCA, e fundador dos cursos de Direito e Ciências Econômicas, hoje integrantes dessa instituição de ensino superior. O enterro dessa ilustre personalidade estar previsto para as 16 horas desta quinta-feira, 28 de janeiro. A opinião pública de todo o Cariri lamenta profundamente essa perda, especialmente pelo grande homem que foi e pela falta que ele fará a toda região. Raimundo Borges manteve-se lúcido e profícuo até o fim. Ele foi ainda fundador e presidente do Instituto Cultural do Cariri e presidente do Rotary Club do Crato.

DADOS BIOGRÁFICOS

Raimundo de Oliveira Borges (Caririaçu, 2 de julho de 1907), foi um jurista e escritor brasileiro.

Filho de Clemente Ferreira Borges e Maria José de Oliveira Borges. Realizou o curso primário na sua terra natal e o curso secundário no Colégio São José do Crato, Instituto Araripe Júnior, Instituto Menezes Pimentel, Liceu do Ceará, em Fortaleza e Ginásio da Bahia, em Salvador.

Foi aprovado e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1928. Depois, transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Pernambuco, sem concluí-los. Direcionou sua atenção para a Faculdade de Direito do Ceará em 1933, tendo sido o orador da turma que colou grau em 1937.

Iniciou sua carreira profissional na função de promotor de justiça nas comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Depois se afastou do Ministério Público e começou a exercer a advocacia.

Na Câmara do Crato foi vereador e alcançou a suplência de deputado estadual pelo antigo PSP. É cidadão honorário do Crato desde 1975.

Obras
Crime de Injúria verbal (1945)
Interdito Probitório (1963)
A Eloqüência e o Direito (1963)
A Cidade do Crato (1980)
Monsenhor Doutor Eugênio Veiga (1974)
Serra de São Pedro, esboço histórico (1983)
Memórias, fragmentos de minha vida (1988)
A presença de Euclides da Cunha na nossa história (1962)
Visita de Nossa Senhora de Fátima a Caririaçu
A Árvore Amiga (1995)
Euclides da Cunha e a Unidade Nacional
O Coronel Belém do Crato, um injustiçado
Eles e Eu, mensagens gratificantes
O Engenho Taquari
Síntese Histórica da Câmara Municipal de Caririaçu
O Crato Intelectual
Memória Histórica da Comarca do Crato
O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro
Clemente Ferreira Borges, Meu Pai
Discursos Acadêmicos
Árvore Genealógica da Família Borges
Os Bispos do Crato, Relembranças Inesquecíveis
Meditações e Saudades
Reminiscências, o Meu Itinerário (2007)

Bibliografia

BORGES, Raimundo de Oliveira. Eles e Eu. Crato: Gráfica Universitária, 1995. pp. 65. 1 v.

Fonte: Wikipédia

Programa Cariri Encantado entrevistará Lupeu Lacerda

Lupeu Lacerda, poeta, ex-carteiro e ex-crooner do Fator RH, pioneira banda de rock caririense, está de férias na região (ele reside em Juazeiro da Bahia há um tempão). E Lupeu na área é sinônimo de farra e curtição. Portanto, o convite para ele ser entrevistado no programa Cariri Encantado é inevitável. Nesta sexta, 29 de janeiro, portanto, Lupeu ao vivo no Cariri Encantado, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri AM 1020, que por sinal estar totalmente renovada com novos e modernos equipamentos, com mais potencia e maior qualidade. O programa também é transmitido pela Internet através do blogue cratinho.blogspot.com. Apresentação de Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias e participação especial de Huberto Cabral, que fará uma homenagem ao maestro padre David Moreira, cujo aniversário de nascimento transcorreu no último dia 18. Para quem não sabe, padre David Moreira é irmão do monsenhor Ágio Moreira, fundador da Orquestra Padre David Moreira, da Sociedade Lírica do Belmonte, localizada no Crato.

Se ligue!