Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 21 de junho de 2011

Professora Otonite Cortez nomeada Reitora da URCA pelo governador Cid Gomes

O Gabinete do Governador divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (20), os nomes dos novos dirigentes da Cegás e Cagece, que fazem parte da Administração Indireta do Estado, e da Universidade Regional do Cariri (Urca). O ex-prefeito de Fortaleza, Antonio Cambraia, assume a Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Já Gotardo Gurgel, deixa a secretaria-executiva da secretaria Especial da Copa 2014 e assume a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez foi escolhida reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Ela foi a mais votada na consulta pública e se torna a primeira mulher a assumir a Reitoria de uma universidade pública cearense, passando pela consulta universitária. Como vice-reitor, assume o professor José Patrício Pereira Melo, que também foi o mais votado para o cargo na consulta no meio universitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Regional do Cariri - URCA

Seminário sobre morte realizará palestras abertas ao público na URCA

Na programação do Seminário “Olhares sobre a morte”, que está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri -  URCA, ocorrerá nesta quarta-feira, 22 de junho, às 19h30m , palestra da historiadora Claudia Rodrigues, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO, sobre o tema "Temáticas, fontes e metodologias para um olhar sobre a morte na sociedade brasileira de outrora". A palestra, que acontecerá no Salão de Atos da URCA, Campus do Pimenta, em Crato, visa especificamente orientar sobre uma construção de pesquisa e interpretação de fontes em relação ao tema da morte, com bastante utilidade para estudantes, pesquisadores e curiosos em geral.

Na sexta-feira, dia 24/06, às 8h30m acontecerá palestra da professora Maria Elízia Borges, da Universidade Federal de Goiás – UFG, sobre suas experiências de pesquisa em cemitérios.

O Seminário “Olhares sobre a morte” é coordenado pelo professor Titus Riedl, do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena

cartaz Dramaturgia.jpg

O Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena homenageia a obra de Bernard-Marie Koltès, um dos nomes mais importantes da dramaturgia contemporânea. Nascido em 1948 na cidade de Metz, em uma família de classe média, Koltès começou a escrever ainda muito jovem, mas desistiu. Anos mais tarde, com 22 anos ele participaria de uma montagem de Medéa dirigida por Jorge Lavelli, o que o colocaria novamente no mundo do teatro. Pouco depois, inspirado pela atriz Maria Casarès, voltou a escrever.
Foram dezesseis peças escritas entre 1970 e 1989, sendo que a última é composta de fragmentos incompletos. Além disso, Koltès escreveu alguns contos, textos de crítica e técnica teatral e traduziu Shakespeare para o francês. Suas obras mais representativas talvez sejam ‘Dans la solitude des champs de coton‘ ou ‘Na solidão dos campos de algodão‘, de 1985; e ‘Combat de nègre et de chiens’- ‘Briga de negro e de cão’, de 1979; e ‘Retou au desért’ (‘Retorno ao Deserto’), de 1988.

Na solidão dos campos de algodão - É um diálogo, ou melhor dois monólogos que se intercalam e dialogam entre si, entre um traficante e um cliente. O traficante, porém, não ousa anunciar seu produto, ao passo que seu cliente não ousa enunciar seu desejo.

Tabataba - Conta a história de um irmão e uma irmã, Abou e Moümounu, que vivem em um bairro popular na África, que dá nome à peça. A irmã primogênita repreende seu irmão por ficar todo seu tempo cuidando de uma moto e não fazer o que os outros meninos de sua idade normalmente fazem.

Roberto Zucco - Inspirada em fatos reais, tratando dos últimos momentos da vida do serial killer italiano Roberto Succo, que provocou grande comoção na sociedade francesa. Trata-se da última peça escrita por Bernard-Marie Koltès e é considerada sua obra-prima. A primeira montagem do texto só aconteceu após a sua morte. A peça estreou no Schaubühne (Berlin-Alemanha) em 1990.

As luzes do Amor - Emerson Monteiro

A força maior do Universo veio mudar este mundo. O Amor nasce no coração das pessoas. Diante de toda incoerência das ações, predomina o sentimento superior de quem descobre a força de amar. Jesus aqui demonstrou o potencial existe de possibilidades no íntimo coração. Quanto tudo parecia inadequado para a descoberta de um plano espiritual, a história se dividia ao meio em face da sua presença inesquecível.

Por mais que a Ciência dos homens mergulhasse nos segredos da Natureza, o senso do materialismo ainda predominava, limitando o poder das descobertas. Ainda que a Filosofia quisesse desvendar os tantos aspectos das investigações do pensamento, daria de cara com as fronteiras do desconhecido que não cabe no método científico. No entanto as emoções sinceras, vindas no seguimento do Amor, revelam os aspectos da alma que tais restrições da matéria deixaram de lado.

Assim tem sido há muito tempo. Grandes luminares, porém, quando admitem o caminho da essência, o campo invisível das percepções, abre espaço nas sábias teses para tais conotações da Verdade.

Nisto somado, reunido o conceito das visões do Espírito, resta exercitar o infinito potencial do Amor nas vidas individuais. Desarmar o instinto da destruição pela destruição, do apego pelo apego, e ampliar as chances de praticar os bons relacionamentos no seio da calma interna.

A consciência disto revela o quanto há de crescimento à disposição, no trato com os valores da liberdade sonhada. Bem próximos de todos, prêmios de realizações permanecem ao dispor esta virtude, cabendo tão só estender as mãos e traze-la a si mesmo. São os bons frutos das atitudes para consigo e com os outros. Esperança. Alegria. Paz e convicção, matriz da paz coletiva. Otimismo. Trabalho. Honestidade. Justiça. Em cada passo uma nova luz.

O sofrimento demonstra o quanto distante alguns ainda habitam longe da aceitação da Felicidade. Ninguém ficará à margem deste recurso, alimento da sobrevivência na Terra. Inconscientemente, no entanto, a Humanidade utiliza agressões do desequilíbrio, por vezes eliminando o direito pleno de outros usufruírem das benesses originais do Tempo. Não poucos, a qualquer custo, largam nas estradas rastros dolorosos de pouca, ou nenhuma, habilidade na existência. Esquecem os que virão e agem quais bichos atoleimados.

Níveis absurdos de prejuízos representam o que precisa mudar na percepção das criaturas humanas, os ingênuos aprendizes deste chão de nossa herança coletiva.
Por isso, ajustes pessoais do sentimento de amar significam a suprema realização de um destino melhor aos acontecimentos, nas responsabilidades do futuro.

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 22 de junho de 2011

São João: O Nordeste em Festa

No mês de junho, por conta, principalmente, da data dedicada a São João, se celebram vários festejos que, reunidos, representam a maior festa popular do Nordeste Brasileiro.

De origem europeia, mas com forte influência das tradições indígenas e negreiras, as festa juninas reúnem diversificadas manifestações culturais da região, como a música, genericamente rotulada de forró, a culinária, a religiosidade e os folguedos.

Nas vésperas do Dia de São João, ponto culminante de toda essa festança, o programa Cariri Encantado Sonoridades entra na folia e presta uma homenagem ao santo protetor da alegria nordestina, com destaque para as inconfundíveis voz e sanfona de Gonzagão, que, mais do que ninguém, soube traduzir em música a riqueza desta tradição nordestina.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

Seminário do Departamento de História da URCA aborda o tema da morte

O Curso de História da Universidade Regional do Cariri realizará entre os dias 22 e 25 de junho o Seminário “Olhares sobre a morte”.

O seminário será dirigido aos professores e alunos de graduação e pós-graduação que pretendem abordar, em suas pesquisas e estudos, questões relacionadas à morte e à análise de testamentos como documentos históricos.

O Seminário terá um caráter de troca de experiências, onde professores e alunos terão oportunidade de falar sobre suas pesquisas e projetos. Além disso, haverá momentos bastante práticos, pois o seminário prevê a visitação ‘in loco’ a locais do Cariri relacionados ao culto e à memória da morte.

Serão visitados cemitérios de Crato e Juazeiro do Norte e outras localidades em que a morte está presente, a exemplo do santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte, da Casa das Rezadeiras da Madrinha Dodô e da Casa do Padre Cícero com o seu leito de morte.

O seminário enfatizará a observação empírica e pretende apontar para possíveis abordagens e futuros trabalhos acadêmicos.

Uma das ministrantes do Seminário, professora Cláudia Rodrigues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, atualmente é uma das maiores especialistas em trabalho histórico com testamentos do Brasil, desde a época da colonização até a secularização. Outra ministrante, a professora Maria Elizia Borges, da Universidade Federal de Goiás - UFG, é especialista no estudo de cemitérios no Brasil. Ambas ministrantes têm uma ampla lista de publicações.

A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado. 

Haverá certificado de participação.

Os Interessados podem se dirigir diretamente aos professores Juciêldo Alexandre , Cícero Joaquim e Titus Riedl, através do telefone: 88040131.