Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Tudofel: Os Britos da minha infância

Tudofel: Os Britos da minha infância: Ultimamente, tento recobrar a lembrança do momento em que fui tocado pela primeira vez pelos tentáculos da Arte. Nesse exercício de me...

04 de agosto, SÁBADO, em Crato: Música ao Por do Sol - KAOLL INTERPRETA PINK FLOYD


Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)

Ministério Público Federal reconhece situação de legalidade de pesquisadores e solicita devolução de fianças e amostras de fósseis


O inquérito policial contra os professores pesquisadores, presos no dia 2 de maio, por participarem de escavações paleontológicas e extração de material, por meio de projeto desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), através de financiamento do CNPq, deverá ser arquivado pela Justiça Federal. Conforme o documento do Ministério Público Federal (MPF), as fianças, no valor de 10 salários mínimos cada uma, pagas pelos dois, e o material colhido pela Polícia Federal, devem ser devolvidos. Essa foi a decisão do MPF, após mais de dois meses da prisão dos pesquisadores renomados, Alex Kellner, e o francês Romain Amiot.

Segundo o procurador federal, Rafael Ribeiro Rayol, a prisão dos estudiosos não passou de um equívoco e uma interpretação errônea da legislação. A lei, conforme ele, permitia  mediante os documentos apresentados pela coordenação da pesquisa ‘Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe’, os trabalhos na área determinada pelo projeto e a extração das amostras de fósseis e sedimentos, a serem levados para o Rio de Janeiro.

O projeto, que insere o Cariri na maior escavação paleontológica do Nordeste, está paralisado há cerca de três meses por conta do procedimento policial, após anuência da fiscalização do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), quanto à situação de regularidade, principalmente do pesquisador francês, o geoquímico Romain Amiot, que veio especificamente à região colher amostras de sedimentos de rochas para análise, em seu laboratório, na França. Ele estava no país com visto de turista, mas conforme a documentação apresentada pela Universidade, o estudioso era um dos bolsistas do projeto do CNPq, e que nesse caso, conforme a legislação, possui tratamento especial.

Para o procurador, mediante a apresentação de documentos comprobatórios da ligação de Amiot com o órgão de fomento à pesquisa, além do professor Kellner, com instituições como o Museu Nacional do Rio de Janeiro, ambos estavam naturalmente autorizados. Isso, mediante comunicado prévio ao DNPM da ação desenvolvida na região pelos pesquisadores, o que foi cumprido pela coordenação do projeto da Urca.

A solicitação do MPF foi encaminhada a 16ª Vara da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte. No documento, o procurador destaca, diante dos fatos, que não há necessidade e utilidade no prosseguimento das investigações, por entender o órgão ministerial ser caso de arquivamento. Ainda ressalta termos da lei, que quando a exploração for realizada por museu nacional ou estadual e estabelecimentos congêneres, não há necessidade de autorização do DNPM.

O documento também considera que o material apreendido é decorrente de atividades da pesquisa realizada pela Urca, instituição mantenedora do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Por esta razão, não haveria necessidade de autorização do órgão fiscalizador, bastando a comunicação prévia.

Com isso, o professor Álamo Feitosa, afirma que há urgência na devolução das 236 amostras apreendidas, bem como o sedimento de rocha, já que terá que apresentar esta etapa da pesquisa ao CNPq em dois meses. O material se encontra na Polícia Federal e deverá ser entregue à Universidade. O coordenador lamenta o rigor com os pesquisadores da região e até de estrangeiros, ligados a órgãos de fomento nacionais, como foi o caso de Romain Amiot e a situação de constrangimento que dois grandes pesquisadores, de reconhecimento internacional, foram submetidos.

Para Álamo, isso representa um prejuízo para a pesquisa paleontológica da região. Ele afirma que todos os procedimentos apontados pelo MPF foram seguidos pela Universidade e, na verdade, foi feita uma reparação em tempo. “Não houve nenhuma influência para que o MPF chegasse a essa conclusão, dentro de um critério de isenção e técnico”, afirma.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Geopark apresenta projeto durante comemoração dos 15 anos da APA Chapada do Araripe


A Área de Proteção Ambiental (APA), da Chapada do Araripe, inicia hoje as atividades de comemoração dos seus 15 anos. O evento acontece em Crato, e tem início às 9 horas, com café-da-manhã e reunião interna com os gestores da APA.

À tarde, será realizada reunião pública no auditório da RFSSA. Neste sábado, acontece visita técnica pela região leste da APA Chapada do Araripe. Por ocasião da Reunião Pública estarão presentes o Presidente do ICMBio, o Diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, além dos Superintendentes Estaduais de Meio Ambiente do Ceará e do Piauí.

Na oportunidade, será realizado o lançamento da Campanha de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Chapada do Araripe. O Geopark Araripe terá participação e apresentação do projeto Eficiência Energética e Uso Sustentável da Caatinga.

As visitas técnica na porção leste cearense da APA Chapada do Araripe começa às 7 horas, com saída da Praça Joaquim Fernandes Teles, na sede da APA. O destino é: Fundação Casa Grande, Museu de Paleontologia da URCA/Geopark Araripe, geossítio Pontal da Santa Cruz, Casa sede da FLONA-Apodi, visita técnica Plano de Manejo Florestal Sustentável no Crato, geossítio Riacho do Meio, em Barbalha.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Sonora Brasil traz música tradicional gaúcha para o Cariri


Dando continuidade ao circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil, nos dias 6 e 7/8, a região do Cariri recebe os gaúchos “Gilberto Monteiro e Grupo”. As apresentações, que são gratuitas, acontecem no Crato (6) e Juazeiro do Norte (7), sempre às 20 horas, e tem como tema “Sotaques do Fole”, marcado pelo som do acordeão – símbolo da diversidade musical brasileira.

 Considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, o instrumentista e compositor Gilberto Monteiro apresenta a sonoridade gaúcha com sua gaita-ponto, acompanhado de Eduardo Cantero, no violão e Fernando Gorrie, na percussão. No palco, o grupo toca ritmos gaúchos tradicionais como: rancheira, milonga, vanerão, chamamé, e chumarrita.

Sobre o Sonora Brasil - O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais – é um projeto do SESC, que realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Desde 2011, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para concluir o circuito nacional, em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão e até dezembro, os oito grupos que compõem o projeto realizarão 444 apresentações, em cerca 120 cidades do país.

Programação

Dia 6/8
Local: Crato - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 20h

Dia 7/8
Local: Juazeiro – Teatro SESC Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227)
Horário: 20h
:::Gratuito::::

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

SESC realiza ações em comemoração ao Dia Nacional da Saúde


Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, o SESC Crato realiza, na próxima segunda-feira (6), uma programação gratuita destinada aos feirantes e familiares do município. As ações acontecem das 7h às 11h, na Feira Livre, como parte do projeto SESC Saúde Prevenção na feira.

Na ocasião serão oferecidos serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, aferição do índice de massa corpórea, entrega de material educativo e exposição monitorada, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

SERVIÇO
Programação Dia Nacional da Saúde
Local: Feira Livre do Crato
Data: 6/8
Horário: 7h às 11h

:::Gratuito:::

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce