Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Uma operação de guerra



O Icasa, time juazeirense que vinha dando tantas alegrias e sendo motivo de orgulho aos amantes do futebol no Cariri, foi rebaixado para a segunda divisão do futebol cearense. Óbvio que, a partir de agora, as reclamações e acusações serão muitas, mas o momento mesmo serve para reflexões.

O Verdão do Cariri vinha se arrastando no Campeonato Cearense. Um time capenga, que jogava bem uma partida e a outra quebrava a bola. Um time irregular, que teve quatro treinadores durante a competição, que tinha um elenco limitado, não poderia dar em outra situação.

A hora agora, é também para se preparar. Vem aí a continuação da Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro. O Icasa se quiser figurar em alguma competição nacional em 2010, vai ter que se sair muito bem na terceirona brasileira. A diretoria tem que montar um time bem melhor, convocar torcedores, imprensa, chamar os empresários da cidade para aumentar os investimentos no clube, enfim, tem que ser uma operação de guerra.

No mais, não desanimar, não achar que o mundo caiu. É péssima essa situação, mas o Icasa é bem maior, tem uma grande torcida, com certeza, uma das maiores do estado, e vai voltar à elite. Agora, vamos torcer para Crato e Guarani de Juazeiro que continuem a boa campanha na segunda divisão cearense e representem o Cariri em 2010 no Campeonato Cearense da primeira divisão. Somos agora, Leão do Mercado e Azulão desde pequenininho.

Universidades mudam o interior do Ceará

(Excertos de matéria publicada no jornal "O Povo", edição desta 2ª feira, 06-04-2009)

As cidades do Interior vivem um processo de mudança, que é crescente. A chegada das faculdades e universidades tem transformado o cotidiano de quem vive nesses municípios. O POVO visitou essas cidades e dá início hoje a uma série de matérias sobre o processo de expansão do ensino superior, ao mesmo tempo em que abre a discussão acerca do tema
Daniela Nogueira

enviada a Sobral, Cariri e Aracati
O ensino superior deixou de ser um privilégio da Capital. Faculdades e universidades têm chegado ao Interior e uma série de mudanças tem mexido com o cotidiano das cidades. Lojas de eletrodomésticos, supermercados e perfumarias, que antes só existiam na Capital, começaram a aparecer. A vida noturna ficou mais agitada, com a abertura de boates.
Para se ter uma ideia, dos 184 municípios do Ceará, 30 já têm sede de alguma instituição pública ou privada de ensino superior. E um ponto interessante: em muitas das cidades, há mais de uma dessas instituições. Os dados são do Ministério da Educação (MEC).
Sobral, na Zona Norte do Estado, já é considerada uma cidade universitária. Foi para lá onde se estendeu o primeiro braço da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Interior. O curso de Medicina chegou em 2001 e, cinco anos depois, a cidade recebia um campus da UFC, com mais cinco cursos. A instituição somou-se à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que já existia na região, e a mais outras instituições particulares. “Até 2000, a Universidade Federal do Ceará era a Universidade Federal de Fortaleza”, diz o professor Vicente Pinto, do curso de Medicina em Sobral, satisfeito com a expansão.
A interiorização também chegou ao Cariri, para onde foi mais um campi da UFC. Barbalha foi a primeira cidade da região a receber um curso, também de Medicina, em 2001. Hoje, há mais quatro em Juazeiro do Norte e um, semestre que vem, vai para o Crato. E um aspecto é inegável: a abertura de mais cursos no Interior faz com que mais gente passe a morar nas cidades. Boa parte da mão-de-obra qualificada para trabalhar nas instituições tem de ser importada. Resultado - muita gente vai, gosta e fica. “A qualidade de vida no Interior é outra, bem melhor. Vim embora com a minha família e não quero mais voltar para Fortaleza”, conta a professora Ariluci Goes, do curso de Biblioteconomia do campus Cariri, da UFC.
-------------
Meu comentário:
1 -O jornal "O Povo" não fez nenhuma menção - pelo menos na matéria divulgada hoje - à Universidade Regional do Cariri-URCA, cuja reitoria funciona em Crato e é a maior instituição universitária do Cariri, um dos orgulhos do povo caririense. Como amanhã, terça-feira, será publicada uma segunda parte da matéria, pode ser que a omissão seja corrigida. A URCA oferta - não sei se estou atualizado - 16 cursos de graduação, além de vários cursos de Pós-Graduação e 1 de Mestrado;
2 - Faltou o jornal informar que a cidade de Juazeiro do Norte é a que oferta o maior número de cursos de graduação no interior do Estado ( são 40 cursos universitários), como se depreende do demonstrativo abaixo:
–FACULDADE LEÃO SAMPAIO
1.Administração
2.Enfermagem
3.Serviço Social
4.Ciências Contábeis
5.Fisioterapia
6.Educação Física
7.Biomedicina
8.Psicologia

–CEFET
1.Automação Industrial
2.Produção Civil
3.Licenciatura em Matemática
4.Licenciatura em Educação Física
5. Engenharia Ambiental

–URCA
1.Engenharia de Produção
2.Matemática
3.Construção Civil
4. Física

–FMJ
1.Medicina

–FACULDADE JUAZEIRO DO NORTE
1.Ciências Contábeis
2.Ciências da Informação
3.Enfermagem

–UVA
1.História
2.Letras
3.Educação Física
4.Administração de Empresas
5.Ciências Contábeis
6.Biologia

–CENTEC
1.Alimentos de Origem Animal
2.Alimentos de Origem Vegetal
3.Saneamento Ambiental
4.Recursos Hídricos e Irrigação
5.Eletromecânica

–PARAISO
1.Administração
2.Direito
3.Sistemas de Informação

–UFC
1.Engenharia Civil
2.Filosofia
3.Biblioteconomia
4.Administração de Empresas