Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ajustes na Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo

17/06/11 ( Hoje- Sexta -Feira)

19H - Exibição dos filmes

- Curta "O Cinematógrafo Hereje" de Jefferson Albuquerque Jr.

- Curta “Dez anos do Chá de Flor" de Cristina Diogo e Maria Dias.

18/06/11 ( Sábado)

14 H- Exibição dos filmes

- Curta “Caldeirão do Beato Zé Lourenço”, de Catulo Teles e Franciolli Luciano.

- Curta “Cabaré-Memória de Uma Vida”, do Coletivo Camaradas.

- Curta “Catadores de Pequi” de Zuiglio Brito e LaislaYanael.

17:00 H - Exibição de Longas

- Longa - "Sargento Getúlio" de Hermano Penna

-Longa- "Padre Cícero" de Hélder Martins

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

Sonhos de liberdade - Emerson Monteiro


Sob o signo de uma dessas reflexões que afloram o espaço misterioso entre a memória e o cotidiano, quando a gente pára o tempo e fica só visando o nada a nossa frente, qual quem quer fugir para lá do mais adiante, senti de perto esse intervalo gigantesco que nos espera, pois sentir a dor representa o que de diferente existe do eu atual ao Eu que, certo dia, perto ou distante, a ele chegará, ao Ser definitivo.

Com isso, viajei nas asas frondosas dos sonhos de liberdade. Esse desejo transcendental do ser feliz nos braços macios da leveza eterna, de que tanto falam sábios e místicos. Pisei suave a lã do coração pelos bastidores, buscando melhor o lugar de sonhar confortável. Viver comigo em paz, paz com o mundo. Persistir na imaginação das coisas boas habitando tetos longe da contradição que, por vezes, quer modificar o sabor de framboesa das saudades inesquecíveis.

Andei que andei, e olho as variantes do comboio de humanidade que transportamos em nós próprios, o tanto que somos cada um de nós. Nos compassos de música das inspirações momentâneas, essa vontade avassaladora de crescer para os céus fincou raízes impacientes, que fustigam as correntes escondidas do solo de carne onde ainda habitamos.

As histórias dos filmes falam disso, os filmes bons que tocam as cifras do lado interno, os livros deliciosos, as músicas... Flutuar nas doces avenidas das obras da ficção bem conduzida aos endereços agradáveis, para o destino de finais positivos. Jamais entregar o esforço dessas realizações a qualquer diretor, porquanto o custo das produções da vida reclama tremendas responsabilidades.

Andei que andei, que andei, e revejo lugares das grandes emoções, que testemunham as possibilidades infinitas para concretizar os tais sonhos. Alimentar acordes na harmonia dos fortes traços de autores geniais, sobreviver ao vasto continente da felicidade, sem abrir mão do direito natural de gerar seres andarilhos do amor pelos percursos das noites ricas de revelações, agentes da transformação construtiva e decente.

Deixo, pois, deslizar plumas de pensamentos na forma de imagens coerentes, lindos painéis de calma nas florestas do Paraíso. Acreditar no Si das notas musicais. Há luzes que clareiam conquanto marcas de relacionamentos ajustados, paridos nos pastos da mãe tranquilidade. Construções coordenadas em blocos justos, ao vigor das leis permanentes, no permanentemente.

Os velhos sonhos são aqueles que seguem transportando os humanos, mantendo-os nessa incansável jornada de retorno às estrelas, fulgor do carinho na força dos amores para sempre. E sonhar por isso com alegria de continuar.

Encerramento da I Mostra de Teatro de Rua

Acontece nesta sexta-feira o encerramento da I Mostra de Teatro de Rua, realizada pelo SESC Juazeiro.

buzu 3.jpgAté o fim da tarde estarão acontecendo três espetáculos.

O Reino Maluco de Branca de Neve, encenada pela Cia Mandacaru, faz uma paródia do clássico dos Irmãos Grimm, procurando dar um tom cômico a um dos contos de fadas mais conhecidos do mundo ocidental.
E, mais uma vez, o espetáculo Repi Bansdei Tchuiu: Feliz dia do ônibus para você, fará a alegria de algum passageiro aniversariante presente no coletivo. A comunidade Oitão de Teatro seguirá do terminal metropolitano de Juazeiro do Norte com destino à cidade de Barbalha, com muita festa e alegria do Branca de neve.jpgônibus.

Para encerrar a I Mostra de Teatro de Rua, o espetáculo Charivari, às 17h30, no Terreiro da Mestra Margarida, dentro do SESC Juazeiro. O grupo Ninho de Teatro executará o espetáculo em uma arena implantada em pleno terreiro, por onde desfilarão de cunho farsesco. Charivari se propõe a rememorar as tradições carnavalescas medievais em diálogo com elementos do teatro contemporâneo e da cultura popular para fazer rir.
Charivari.jpg
Todos os espetáculos realizados possuem entrada franca.





Para mais informações:
SESC
Coordenação de Cultura
Rua da Matriz , 227, Centro, Juazeiro do Norte-CE.
Fone: (88) 3587.1065 / 3512.3355



Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image011.jpg@01CC0986.5C27C680

A OAB Crato convida todos os advogados(as) para o São João da Ordem

Data: 20 de Junho de 2011.
Local: Estacionamento do Fórum do Crato.
Horário: 20:00 horas.
Traje Típico.
Participações da Banda Belo Xote e Puxador da Quadrilha Tio Bibi.
Cada convidado levará seu prato e sua bebida.
O convite é extensivo aos familiares!

Contamos com a sua presença!!!

Enlace de Ceci e Felipe, na sede da União do Vegetal - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Eclipse total da Lua - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Dia mundial de combate à desertificação e à seca - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos
A natureza sempre deve ser protegida e o cuidado com a exploração de seus recursos naturais é dever de todo ser humano. Isso inclui desde o cuidado com o nosso lixo até com as florestas. Nesse meio podemos incluir a agricultura e como o homem cuida do solo. É importante essa preocupação, pois a vida na terra depende de como exploramos o solo. Nisso podemos colocar a água por que o desmatamento causa o fim de muita nascente e como consequência muitos rios. Por isso é muito importante o fim do desmatamento para aumentar a área de plantio ou para a pecuária. Mais do que nunca é importante que o próprio proprietário de terra, seja pequeno ou grande, tenha a preocupação em cuidar de sua terra e da mata presente em seu sítio, chácara ou fazenda. Assim, o próprio agricultor se torna um agente ecológico na defesa do seu meio ambiente e de todos no planeta. Ao se derrubar toda a mata o prejuízo é dele e de todos nós. É mais inteligente ter a floresta de pé. É fato o que vemos de diferente no clima no mundo inteiro devido as derrubadas de mata.
O combate a desertificação passa por tudo que disse acima e que proteja mais o solo que sai o feijão e o arroz de todo brasileiro. Vários métodos de proteção do solo e como consequência de combate a desertificação estão presentes. É necessário que o agricultor busque apoio nos órgãos governamentais e utilize a melhor técnica para o plantio e produção. Sempre com aquele olhar ecológico de respeitar a natureza, pois o homem tem todas as condições de influir no meio e que esse protagonismo seja para o bem de todos seres vivos. Usar moderadamente os produtos químicos na sua lavoura ou então buscar produtos advindos da própria natureza para o combate das pragas. Outro ponto importante é cuidar das margens de rios e das nascentes. Dessa maneira é possível um meio ambiente equilibrado que combata a desertificação e saiba, o homem, conviver com a seca. Fenômeno que já ocorre no sul do país e na amazônia, além do nordeste. É importante estudar mais a modificações climáticas e encontrar formas de conviver com esses fenômenos.
17 de junho - Dia mundial de combate à desertificação e à seca.

NOTÍCIAS DA URCA

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos tem professora da URCA com uma de suas consultoras

A editoria científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) indicou o a Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisca Clara de Paula, para compor o cadastro de consultores ad hoc da publicação. Atualmente a docente é Diretora do Centro de Educação da URCA. O processo de avaliação dos artigos da Rbep é realizado por meio do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer) no sítio www.rbep.inep.gov.br. A professora Francisca Clara de Paula será uma avaliadora da revista. A Vice-reitora da URCA, Otonite Cortez, afirma que é muito gratificante para a Instituição ter uma professora com esse reconhecimento, por se tratar de das revistas mais importantes da área pedagógica. “Está de parabéns a Professora Clara”, completa.

Centro de Documentação do Cariri recebe a visita de alunos da EEFM Teodorico Teles de Quental

A semana que marcou a inauguração oficial do Centro de Documentação do Cariri – instituição de pesquisa ligada ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – terminou na tarde da sexta-feira, dia 10 de junho, com uma visita de professores e estudantes do segundo e terceiro anos da Escola de Ensino Médio Teodorico Teles de Quental, da cidade do Crato.

Responsável pela guarda de um rico acervo documental judicial, produzido entre os séculos XVIII e XX (inventários, testamentos e processos criminais), além de disponibilizar exemplares de jornais regionais (O Araripe, A Voz da Religião e A Ação), leis provinciais e outras fontes, o CEDOC pretende tornar-se um espaço de efetiva promoção do conhecimento histórico e de educação patrimonial no Cariri.

Na ocasião, os alunos da Escola Teodorico Teles tiveram oportunidade de entrar em contato com documentos do século XIX e XX e receberam explicações da equipe do Centro de Documentação sobre o sentido dos mesmos para a construção da história e memória locais. No final da visita ao campus do Pimenta, os estudantes visitaram a exposição promovida pelo Geopark Araripe, no Salão da Terra.

Professor da URCA ministra aula em Cuba

O Diretor da Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Doutor Fábio Rodrigues, participa de visita institucional à Faculdade de Artes Visuais de Universidade de Artes (ISA), de Havana, em Cuba. A convite da própria instituição, o objetivo da visita, de 15 a 18 de junho, é estreitar vínculos acadêmicos com a URCA. O professor Fábio teve a sua dissertação sobre “O Estado da investigação da Educação Artística no Brasil: Temas e Teorias Dominantes”, solicitada pelo curso. O docente ministrou o módulo na área de Educação para a Arte na universidade cubana.

Fonte: Assessoria de Imprensa da URCA

TÍTULO DE CIDADANIA PARA CHICO BOA SORTE


Você conhece Francisco de Sousa Martins? Talvez não. E Chico Boa Sorte? Há, nesse talvez você já tenha, pelo menos, ouvido falar. Ou quem sabe até já deu uma passadinha, em sua mercearia que também funciona como bar, no Bairro Vila Alta. Um lugar típico, onde amigos e velhos conhecidos se encontram para falar sobre: futebol, política, o passado, a novela das 8h, os assuntos do dia e algo mais.

O Presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC) e o secretário – Antônio Apolinário Neto (PMDB) convidam familiares, amigos , frequentadores do estabelecimento comercial de Chico Boa Sorte e a sociedade em geral, para participarem da Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Cratense ao senhor Francisco de Sousa Martins “Chico Boa Sorte”. A Homenagem será realizada, nesta sexta-feira, às 19h, no Palácio José Valdevino de Brito - Câmara Municipal do Crato. O autor do Projeto de Resolução, concedendo a importante honraria, foi o Vereador Luís Cory (PSC).

Fonte: CVC, através do Blog do Crato