Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Polícia: tentantiva de fuga da cadeia pública de JN

A ação rápida de um policial na guarita da cadeia publica de Juazeiro do Norte, evitou na manhã de hoje uma fuga em massa de presos da cela nº 2. Os detentos passaram a noite cavando o túnel e foram descobertos no momento que tentava sair na calçada que dá acesso a Rua das Flores, ao lado da delegacia de policia. O policial percebeu o barulho de alguém batendo numa parede, avisou aos colegas que fazem a guarda da cadeia e todo policiamento disponível em Juazeiro foi acionado para o local.

O tenente Carlos Augusto, oficial de dia, comandou pessoalmente a revista na cela onde o túnel foi cavado e contou com apoio dos policiais do GATE, do COTAM e das viaturas que estavam em serviço na cidade. Segundo o tenente Carlos Augusto, "o túnel foi cavado durante toda noite e por pouco os 23 presos da cela 2 não fugiram", disse o militar, explicando que os presos usam baldes e palhetas de ventiladores como pá. Diante da constante falta d´água na cadeia, o uso de baldes plástico é muito comum no dia-a-dia.

O comandante da guarda do presido, major Paulo Tibúrcio, esteve logo cedo visitando a cadeia pública e elogiou o policiamento que agiu prontamente, evitando mais uma fuga de presos. Segundo o major Tibúrcio, "os policiais que trabalham na cadeia de Juazeiro do Norte sabem da fragilidade do terreno e das constantes tentativas de fuga naquele estabelecimento prisional. Quem está preso com certeza que sair e muitos procuram sair cavando túneis ou serrando grades. Nosso trabalho é justamente evitar que eles fujam".

Site MIséria
www.miseria.com.br

Torcida alvinegra no Cariri



Assim que forem confirmados os jogos das finais do primeiro turno do Campeonato Cearense de futebol, uma caravana de torcedores alvinegros sairá do Crato, com destino à Fortaleza para dar aquela força ao Vovô, que disputa a final com o Ferroviário. Quem sair campeão do primeiro turno, assegura vaga na final do campeonato e na Copa do Brasil em 2010.

Vovô e Ferrão vão definir datas com FCF



Em uma reunião na tarde desta segunda-feira, 16, na Federação Cearense de Futebol (FCF), os presidentes do Ceará, Evandro Leitão e do Ferroviário, Paulo Wagner, irão definir As datas das finais do 1º turno do Campeonato Cearense 2009. O mais provável é que os jogos aconteçam nas duas próximas quintas-feiras, dias 19 e 26 de fevereiro.

As possibilidades de jogos na próxima quarta-feira, 18 e no sábado, 21, estão descartadas. Na próxima quarta-feira, o Icasa utilizará o Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão) para o seu jogo pelo Copa do Brasil, cumprindo uma punição de não poder jogar em Juazeiro do Norte. O sábado também está descartado porque a Polícia Militar já confirmou que não poderá dar segurança porque boa parte do seu efetivo estará destacada para as festas de carnaval na Capital e no interior.

Arbitragem

Outra definição que ficou para a reunião na FCF é em relação à arbitragem para às finais do 1º turno. A direção do Ferroviário tem se mostrado insatisfeita com as arbitragens locais e acena com a possibilidade de pedir arbitragem de fora. Depois da classificação para a final do turno, o presidente do Ceará Evandro Leitão firmou que iria “pensar” e não quis confirmar a posição do Clube antes da reunião desta segunda-feira.

Segredos e revelações da história do Brasil


Quando a Marinha do Brasil tentou derrubar a República

por Armando Lopes Rafael

(Ao lado, a primeira bandeira brasileira após o golpe militar de 15 de novembro de 1889. Cópia servil da bandeira norte-americana, ela só durou 4 dias, pois o povo do Rio de Janeiro não aceitou essa bandeira que iria substituir a da Monarquia)
O que vou relatar abaixo está no livro "A Diplomacia do Marechal", resultado de longas pesquisas do ex-embaixador brasileiro em Washington – Sérgio Correia de Castro – após vasculhar arquivos governo dos Estados Unidos. O livro traz à tona um acordo entre o governo republicano brasileiro e o governo norte-americano.

Vamos aos fatos: em 6 de setembro de 1893, cansados da presenciar os desmandos do governo Floriano Peixoto um grupo de oficiais da Marinha brasileira se rebelou para derrubar o sanguinário ditador. Entre os insurgentes estava o lendário Almirante Saldanha da Gama, conhecido por suas convicções monarquistas. Floriano sentiu que não tinha como derrotar a Marinha brasileira. Apelou para o governo de Estados Unidos da América, dizendo que a "restauração da Monarquia seria, daquele momento em diante, o objetivo dos insurgentes". Fez mais. Deslocou um homem de sua confiança – Salvador de Mendonça – a fim de obter ajuda junto ao Secretário de Estado Americano, Gresham, para sufocar o movimento nacionalista dos brasileiros.

Mendonça era, na verdade, subserviente. Mas um subsrviente mas competente! Lembrou às autoridades dos EUA que o Governo Cleveland tinha contribuído para a restauração da monarquia no Hawai (hoje o 50º Estado americano, onde nasceu o atual presidente dos EUA, Barack Obama). Argumentava Mendonça: "Não seria demais duas restaurações para só uma administração democrata"? E sentenciou: se os Estados Unidos não ajudarem Floriano, o Brasil volta a ser uma monarquia, como no tempo de Dom Pedro II, quando éramos mais ligados à Inglaterra. Ou seja os norte-americanos perderiam os privilégios que vinham desfrutando após o golpe militar de 15 de novembro de 1889.

Funcionou.

O governo norte-americano não se fez de rogado. Mandou três possantes cruzadores ao Rio de Janeiro: o Charleston, o Newark, e o Detroit. Aos três se juntaram depois mais dois navios de guerra, sob o comando do Almirante Benham, para acabar com o bloqueio dos navios comandados pelos militares brasileiros ao porto do Rio de Janeiro. Chegando ao Rio o Almirante americano alvejou com um tiro, do Detroit, a armada brasileira. E ameaçou por a pique os demais navios brasileiros.

Para evitar derramamento de sangue, ante a superioridade norte-americana, Saldanha da Gama capitulou. Entrou pelo interior para preparar a resistência. Perseguido, foi assassinado no Rio Grande do Sul. Floriano Peixoto era o dono da situação: deu um banho de sangue, passando a fio de espada os cadetes da Escola Naval. Estava assegurada a manutenção da atual República brasileira. Graças a ajuda norte- americana! E o alagoano, de quebra, ganhou o título de "Marechal de Ferro". Todos os fatos são amplamente relatados no livro acima citado...

RELÓGIO COM PEÇAS DE BICICLETA E MOTO



Um relógio de igreja fabricado com peças de bicicletas e motos. A idéia foi do mecânico José Luiz de Lima, conhecido como “Zé Relojoeiro‿, residente na Vila de São Sebastião, zona rural do município de Brejo Santo, a 502km da capital cearense. Católico praticante, envolvido em todos os movimento pastorais da igreja, o mecânico prometeu fabricar o relógio da paróquia quando a igreja fosse inaugurada. Igreja construída, promessa cumprida.

No dia da inauguração do novo templo, Zé Relojoeiro instalou na torre o relógio mecânico fabricado por ele numa pequena oficina ao lado de sua casa. Foram mais de 10 anos de trabalho. A fabricação do relógio acompanhou o ritmo da construção da igreja. Quando os trabalhos paralisavam, o mecânico também suspendia a fabricação do relógio.

Finalmente, em 1998, o relógio subiu à torre da igreja, sob os aplausos da multidão que hoje dorme, acorda, trabalha e programa suas atividades ao som do sino do relógio que, segundo seu fabricante, não tem fim. "Se não faltar manutenção, este relógio vai ficar para meus bisnetos", diz.

O equipamento é movimento por dois pesos de 15 e 35 quilos, que funcionam quatro dias sem dar corda. Porém, todos os dias pela manhã, ele sobe na torre, escalando uma escada de ferro e duas de madeira, com o objetivo de inspecionar o funcionamento da engenhoca. "É emocionante saber que a população da vila está sendo guiada por um objeto fruto de sua criatividade", diz.

Noites sem dormir

Zé Relojoeiro acalenta o seu invento, sem se preocupar com o tempo gasto para a fabricação dele, o valor financeiro da obra e a dificuldade para subir à torre. O mecânico lembra que passou noites sem dormir, projetando na cabeça o seu sonho. Recorda as freqüentes peregrinações que ele fazia nas sucatas à procura de uma peça para cumprir o seu compromisso, que representava um desafio a si próprio.

Partindo do principio de que "a dor ensina a gente a gemer", o velho relojoeiro não se intimidou diante da falta de material para cumprir sua promessa. A criatividade foi mais forte do que a adversidade. A maioria das peças foi encontrada em sucatas. Outras foram fabricadas pelo próprio mecânico em sua própria casa ou na oficina de ferreiro de seu pai, Antonio Inácio, um dos mais conhecidos fabricantes de foices e machados da região. Algumas carretas foram torneadas na piscina de um primo.

As engrenagens, que ocupam um pequeno espaço, menos de um metro quadrado, acionam quatro mostradores que são avistados de todos os pontos da vila. O mecânico lembra que os relógios sempre foram fundamentais, através de séculos da história cristã, para a composição de fachadas ou torres de igrejas, não apenas como elementos decorativos, mas, principalmente, como companheiros da comunidade. Ele lembra que os sons dos sinos fazem com que os fiéis levantem os olhos, se lembrem de Deus e da sua Igreja.

CRIATIVIDADE
Inventor já consertava relógios desde criança

Brejo Santo. Nascido e criado na zona rural, filho de um ferreiro, José Luiz de Lima teve que improvisar os seus brinquedos enquanto criança. Cresceu ouvindo o barulho harmonioso do batido do martelo na bigorna. Intuitivamente, o menino assimilou a criatividade de seu pai na fabricação de instrumentos de trabalho agrícolas. Enquanto o velho ferreiro forjava o ferro no fogo, o menino José caldeava sua personalidade de artista.

Com oito anos de idade, já consertava os relógios desmantelados de seus familiares. A falta de peças aguçou a sua inteligência. Quando não tinha, ele as fabricava. Era a repetição da arte do velho pai que fabricava em sua oficina os instrumentos que não eram encontrados no mercado.

A pequena oficina é um exemplo de sua criatividade. A maioria dos instrumentos de trabalho foi fabricada e adaptada por ele. Em 1975, conseguiu um diploma de relojoeiro. Transferiu o seu atelier para a cidade de Brejo Santo, onde além de consertar relógios pequenos, é chamado para fazer a restauração dos medidores de hora das igrejas da região.

Projeto eletrônico
Com a chegada dos relógios eletrônicos, a maioria da população passou a descartar os relógios mecânicos e o trabalho de Zé Relojoeiro diminuiu. Mas ele mantém a sua oficina como um dos últimos guerreiros de uma profissão que caminha para o seu desaparecimento.
Ele tem consciência da importância do seu relógio mecânico para posteridade. No entanto, já tem na cabeça o projeto de um relógio eletrônico, que será acionado por uma bateria de 12 voltes. Aí sim, a comunidade da Vila de São Sebastião não vai mais precisar de Zé Relojoeiro para dar corda no relógio.

Alegria
"Para mim, é uma alegria ouvir o tica-tac da máquina, rodando os ponteiros", expressa. As batidas do sino lembram que, na passagem do milênio, um menino pobre escreveu seu nome, com fé amor e criatividade, na torre da igreja de sua comunidade.


Mais informações:
José Luiz de Lima
Vila de São Sebastião
Zona rural de Brejo Santo
(88) 9207.9815
(88) 3521.7113
Diário do Nordeste

Crato Esporte Clube de uniforme novo!!




Uma coisa que gostei no Crato Esporte Clube, em sua estréia ontem, no estádio Romeirão, mesmo com a derrota, foi a garra do time. A equipe jogou para cima, sem medo do Guarani, e mesmo em desvantagem numérica, foi um jogo equilibrado. É certo que o time agora precisa de contratações. A diretoria vai ter que adquirir jogadores mais ofensivos, esse, um dos problemas do time. Se fosse ou tivesse mais jogadores experientes no ataque e com maior pdoer de fogo, a história de ontem poderia ser contada de forma diferente.

Outra mudança legal: o uniforme o time é bonito, o azul celeste, que lembra o uniforme do Cruzeiro mineiro. Beleza!!!

Domingo é dia de futebol



No futebol, pela primeira divisão do campeonato cearense de futebol, a final do primeiro turno será feita por dois times da Capital. Com a vitória por 1 a 0 ontem à noite, o Ceará vai enfrentar o Ferroviário, que vem também de uma vitória cobre o time do Maranguape. A primeira partida da final do primeiro turno será na próxima quarta-feira,no estádio Castelão.




Já pela segunda divisão cearense, ontem no estádio Romeirão o Guarani de Juazeiro venceu o Crato na estréia das duas equipes na segundona. O Leão de Mercado, mesmo com dois jogadores a mais, só conseguiu o gol da vitória por 2 a 1, ao 47 minutos do segundo tempo. Foi uma vitória suada, um jogo equilibrado e cheio de lanças de gol, um jogo bem emocionante. Alguns comentaristas arriscam dizer que foi o melhor jogo acontecido no Romeirão este ano de 2009, já que o Icasa, vem fazendo uma fraca campanha na primeira divisão, pois terminou o primeiro turno com apenas 6 pontos e nenhuma boa exibição.



O Crato vendeu essa derrota caro. O Guarani teve que ir para cima, e ainda com dois jogadores, pois o Azulão teve dois de seus jogadores expulsos pelo árbitro.


As imagens do jogo Guarani X Crato foram gentilmente cedidas pelo site MIséria. Acesse: www.miseria.com.br

Fórum abre exposição dos detentos nesta segunda

Nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 08h00 horas, a exposição Ninho já estará aberta para visitação no Fórum Hermes Parayba, na cidade do Crato . A exposição reúne trabalhos dos detentos e detentas das cadeias públicas das cidades do Crato e Várzea Alegre. A exposição teve a curadoria do Coletivo Camaradas e é uma realização
da Comissão de Direitos Humanos da OAB, em parceria com a Universidade Regional do Cariri, através da Pró-Reitoria de Extensão e Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, Projeto Nova Vida, Juiz da Vara de ExecuçõesPenais/ Comarca de Crato, Sesc Crato, Coletivo Camaradas e Cadeias Públicas de Crato e Várzea Alegre.

Esperando as chuvas



Uma coisa é certa, este sábado foi dia de forte calor no triângulo Crajubar. No Crato, em especial, a temperatura esteve bem elevada. No centro da cidade, as pessoas andavam impacientes, esperando um pouco de vento e chuva, que hoje, teimou em não vir. A temperatura elevada está sendo sentida por todos na região. A escassez de chuvas vem preocupando, mesmo que em algumas semanas tenhamos tido alguns dias de chuva, melhorando e aumentando as esperanças dos agricultores. Que as chuvas venham. Em alguns setores a expectativa é de boa safra, mas fica a dúvida, sempre.

Melhorias no aeroporto

O jornalista Edilmar Norões, em recente comentário que fez na sua coluna política do Diário do Nordeste, sob o título “Cariri: SOS”, destacou o seguinte: Quem vai ao Cariri e desembarca em Juazeiro do Norte sabe o quanto procedem as palavras do deputado estadual, Vasques Landim, reclamando, como em vários pronunciamentos na tribuna da Assembléia Legislativa, por melhorias para o Aeroporto Regional do Cariri. E saber que essa situação já perdura há alguns anos – prossegue o jornalista do DN – mais se justifica que, assim como ele, outras lideranças locais precisam reclamar e cobrar por efetivas medidas que a questão está a exigir. Em seu pronunciamento, depois de denunciar “gargalos de ordem burocrática”, Vasques reclamou por uma “postura do Governo do Estado”, terminando por rogar que a sua voz possa ter eco mais forte e ouvida pelos órgãos governamentais.

Faculdade católica

A Faculdade Católica do Cariri, entidade pertencente a Diocese do Crato e mantida pela Fundação Padre Ibiapina, com prédio sede a rua Cel. Antonio Luiz, no Bairro Pimenta, em Crato, iniciou suas atividades abrindo vagas para o seu primeiro curso autorizado pelo Ministério da Educação com aulas nos turnos manhã e noite. As inscrições estão abertas até vinte e sete de fevereiro ao preço de R$ 50,00 ( cinqüenta reais ) e o vestibular deve acontecer no dia oito de março com mensalidade no valor de R$ 300,00 ( trezentos reais ). As aulas terão inicio logo após a realização das provas do vestibular, garantiu o padre Marcondes Torquato, diretor administrativo da instituição. São dois cursos distintos. O bacharelado, com aulas no período da manhã, prepara o pesquisador no âmbito da filosofia com mercado de trabalho no ensino superior e na área de pesquisa junto a instituições culturais, governamentais e em demais segmentos que se faz necessária a atuação do filósofo. No turno da noite o curso de licenciatura que vai preparar professores para atuarem no nível médio por exigência do Ministério da Educação e Cultura.

Aberta a segunda divisão cearense




Foi dado o ponta pé inicial do Campeonato Cearense da segunda divisão de 2009, neste sábado, com duas partidas.O Uniclinic estreou, no estádio Antonio Cruz, na Lagoa Redonda, contra a equipe do Trairiense e saiu com uma vitória de 2 X 0. Os tentos do Uniclinic foram assinalados por Marcos Paulista e Paulinho. O Tiradentes iniciou a competição com uma vitória de 2 X 1 sobre o São Benedito. A partida foi realizada no estádio Elzir Cabral, em Fortaleza. Zezinho e Nil marcaram para o Tiradentes, descontando Eduardo para o São Benedito. Outra partida que estava marcada para tarde de ontem, entre Tauá e Aracati, não foi realizada, pois , foi suspensa pelo TJD, em consequências de algumas denúncias contra a equipe do Tauá. A competição terá duas partidas neste domingo. ONo Romeirão o Guarani de Juazeiro venceu o Crato por 2 a 1, mantendo um tabu de ´não perder par a os cratenses desde 2003. Ja Limoeiro e Maracanã completaram a rodada inicial , no estádio Bandeirão, em Limoeiro do Norte. O Maracanã venceu por 1 a 0, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, do atleta Renê.

Resumo do regulamento do Cearense de 2009 (resumo)

Dos participantes: Serão 10 clubes

Aracati Esporte Clube
Associação Desportiva Limoeiro Futebol Clube
Associação Desportiva São Benedito
Associação Desportiva Tauá
Associação Esportiva Tiradentes
Associação Trairiense de Futebol
Crato Esporte Clube
Guarani Esporte Clube
Maracanâ Esporte Clube
Uniclinic Atlético Clube


Da forma de disputa: O campeonato Cearense será disputado em três fases.
A primeira fase classificatória sera disputada pelos 10 clubes, que jogarão entre si no sistema de ida e volta. Ao final desta fase serão classificados os seis melhores clubes com melhor índice técnico.O primeiro colocado da primeira leva 3 pontos de bonificaçao, o segundo colocado , dois pontos e o terceiro colocado um ponto.

Na segunda fase, os seis clubes classificados na primeira , jogam entre si no sistema de ida e volta.Os dois clubes com maior índice técnico, passarão para terceira fase.Na terceira fase os dois clubes classificados decidirão o título da segunda divisão, também no sistema de ida e volta.Será consagrado campeão da segundona o clube que somar mais pontos nas duas partidas decisiva.

Os tres primeiros classificados após o final da competição disputarão a primeira divisão de 2010.O lanterna do campeonato, ou seja, o décimo classificado será rebaixado para terceira divisão de 2010.

Política




O plano de Aécio para 2010

Pela primeira vez desde o início das discussões em torno da sucessão presidencial de 2010, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), admitiu que é candidato a presidente da República. Em entrevista exclusiva à ISTOÉ, Aécio revelou que se lançará na disputa, assim que forem confirmadas as prévias para a escolha do ela primeira vez desde o início das discussões em torno da sucessão presidencial de 2010, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), admitiu que é candidato a presidente da República. Em entrevista exclusiva à ISTOÉ, Aécio revelou que se lançará na disputa, assim que forem confirmadas as prévias para a escolha do nome do PSDB ao Palácio do Planalto. "Aprovadas as prévias, é natural que eu seja uma alternativa para o partido e para o País", disse. "Estou disposto a disputar as prévias e discutir com as bases do partido um projeto novo para o Brasil."

A entrevista ocorreu na quarta-feira 11 (leia as declarações à pag. 38), quando ele fechou uma rodada de reuniões políticas em Brasília, aberta na sexta-feira anterior em audiência no Palácio do Planalto com o presidente Lula. Em todos os encontros, Aécio avisou que vai iniciar uma campanha pelas prévias no ninho tucano. "A tradição do PSDB de optar por uma decisão centralizada nos levou nas duas últimas eleições a duas derrotas", disse ele à ISTOÉ. "É hora de mudar essa tradição para mudarmos o resultado da próxima eleição."

Dois fatores animam o governador a encarar uma disputa contra o governador paulista, José Serra. A primeira é a aceitação nacional de seu nome. Na mais recente pesquisa, realizada pela CNT/Sensus, em que aparece como candidato tucano, Aécio lidera, em qualquer cenário, a disputa contra a pré-candidata do governo, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ou contra o deputado Ciro Gomes (PSB). A outra é baseada numa análise política.

Leia mais no site www.istoe.com.br

Giro pelo Brasil




Escrevendo a Bíblia

A senhora gostaria de escrever a Bíblia?" A aposentada carioca Esther Marques Monteiro, 83 anos, comprava um presente para uma amiga quando foi surpreendida pela inusitada proposta. O convite foi feito por um funcionário do Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro, onde está instalado um scriptorium da Bíblia Manuscrita, projeto da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Esther topou e acabou sendo "presenteada", como faz questão de ressaltar, com a responsabilidade de escrever um livro inteiro do Antigo Testamento, o Primeiro Reis. Isso porque sua letra foi considerada muito bonita.

Entre uma atividade e outra, Esther, que também é bibliotecária voluntária da Igreja Evangélica Fluminense, conseguiu copiar toda a obra em cerca de um mês. E sem muitos erros. "Tinha que ficar calculando o que caberia em cada linha, porque não é permitido separar as sílabas das palavras na troca de linhas. Fica feio", conta. "Me senti privilegiada, porque compreendi o que estava escrito de outra forma, mesmo já tendo lido a Bíblia mais de uma vez", acrescenta. Mas por que alguém reescreveria o Livro Sagrado artesanalmente?

A iniciativa é para comemorar os 60 anos da SBB, mas o objetivo é despertar a atenção de quem não é leitor da Bíblia. Com a ajuda de voluntários de todo o País - ao todo, são 500 mil copistas -, serão feitas " 29 cópias artesanais do Livro Sagrado. Depois, serão doadas a bibliotecas públicas estaduais e ficarão em exposição permanente. O resultado final será curioso: um livrão com diversas caligrafias recontando as Escrituras Sagradas.

Cada pessoa transcreve, em média, dois versículos. Para evitar repetições ou omissões, a transcrição dos copistas é sempre acompanhada por um orientador. Errinhos de escrita são resolvidos com o bom e velho corretivo. Bem artesanal mesmo. E o papel e a caneta são especiais e padronizados.Dez Estados, entre eles Rio Grande do Sul e Alagoas, já finalizaram seus livros. A maioria, como Rio e São Paulo, ainda aceita a colaboração de interessados. Qualquer pessoa pode participar. Não precisa ter letra bonita - apenas legível. Mas não é permitido escolher o trecho que quer escrever.

A fim de facilitar o trabalho, em cada Estado a entidade distribui os livros da Bíblia entre instituições parceiras, normalmente igrejas. O voluntário segue o versículo no qual seu antecessor parou. "Tenho testemunhos de pessoas que não conseguiram copiar, porque os versículos tocavam em pontos muito sensíveis da vida delas. Eu também fiquei muito emocionada, meu coração acelerou", diz a economista cuiabana Daniela Matteucci, 34 anos. Frequentadora da igreja Assembleia de Deus há 11anos, ela incentivou a família toda a contribuir.

Revista Isto É

Giro pelo mundo




Os investigadores dos Estados Unidos começaram a recolher neste sábado os destroços do avião que caiu às 22h20 de quinta-feira (11) (1h20 desta sexta-feira no horário de Brasília) sobre uma casa em Buffalo, no Estado de Nova York. Os restos da fuselagem serão analisados para tentar identificar a causa do acidente, que deixou 50 pessoas mortas e duas feridas.

A aeronave, um Bombardier Dash 8 Q400, com capacidade para 74 passageiros, vinha de Newark, Nova Jersey, ao Aeroporto Internacional Buffalo Niagara, quando caiu cerca de cinco minutos antes de pousar. Segundo a primeira análise da caixa-preta, a causa do acidente pode ter sido o acúmulo de gelo nas asas, que prejudicaria o manejo da aeronave.

O resgate dos corpos, contudo, pode levar vários dias, informou Steve Chealander, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, em inglês). "As autoridades atuam com muito respeito e consideração pelas famílias das vítimas", disse Chealander, em entrevista coletiva.

A investigação das causas do acidente foi atrasada pelo grande incêndio causado na queda. Como a distância percorrida pelo avião era curta, a aeronave ainda carregava 2.270 quilos de combustível. As chamas duraram horas e exigiram o trabalho de dezenas de bombeiros. A situação foi agravada ainda por vazamentos de gás natural que provocam focos de incêndio constantemente.

Caixas-pretas

Os investigadores da Agência Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos EUA também avaliam a gravação das caixas-pretas, que não tem previsão para ser encerrada.


"Isso depende da condição em que elas estão", afirmou o porta-voz da NTSB, Ted Lopatkiewicz.

As gravações das conversas dos tripulantes mostram que os pilotos do avião expressaram sua preocupação pelo acúmulo de gelo nas asas e nos vidros pouco antes de a aeronave cair sobre uma casa, nas cercanias do aeroporto de Buffalo.
Chealander disse, contudo, que a hipótese do gelo é apenas uma das estudadas pela equipe de investigação. Segundo ele, a NTSB pressiona por regras mais rígidas de desgelo há tempos. "Nós não gostamos do progresso das coisas. É algo que exige constante atenção."

Todos os 45 passageiros e quatro tripulantes morreram, além de uma pessoa que estava no local. As duas mulheres que estavam na casa, uma mãe e uma filha, sobreviveram com pequenos ferimentos e já foram liberadas do hospital.

Folha de São Paulo

Caros Amigos



GERSHON KNISPEL vê em Israel o temor das lideranças com a posse de Obama

A repórter CAROLINA ROSSETTI DE TOLEDO entrevista a dona-de-casa Solange Prudes Moura Queiróz, cujo filho foi assassinado na Febem de São Paulo.

MARCELO SALLES localiza em La Paz uma sobrevivente do massacre de Pando

A entrevista pessimista é com o sociólogo CHICO DE OLIVEIRA: "Não há luz no fim do túnel se você achar é o trem que vem"

Veja




Obama promete agir rápido após aprovação de pacote econômico

Barça empata com Betis no Campeonato Espanhol

Sporting vence no Campeonato Português

Campeonato francês: PSG vence Saint-Etienne e fica um ponto do líder Lyon

Empresa de segurança Blackwater troca de nome e agora se chama "Xe"

Lazio e Torino empatam no 'calcio'

Isto É




Receita de um campeão
O Poodle Snapper fez história nos anos 1980. Ganhou inúmeras competições

Morro da Cobertura
Gente bem-nascida e instalada nos prédios de regiões nobres do Rio de Janeiro

Instalação
Fundo do mar caribenho, em Cancun, foi o lugar escolhido pelo artista inglês Jason de Caíres Taylor