Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Convite aos músicos do Cariri

O CUCA Cariri e a banda Sol na Macambira convidam os músicos da região do Cariri para participar da reunião de construção do Núcleo de Música da Rede Independente de Cultura Cariri.
A reunião acontecerá neste sábado, dia 24 de outubro, a partir das 16h no Lar Assistencial Francisco de Assis - LAFA, rua Abel Sobreira (na rua da Praça do Mateus próximo a Gigi Tecidos), bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte-CE.
Para maiores informaçoes ligue 8821-2644 ou 88048881.

A Confiança – por Carlos Eduardo Esmeraldo

Confiar em estranhos? Quem haveria de assim proceder nos tempos atuais? Seria de pronto classificado como uma pessoa ingênua. Temos a impressão de que esse mundo está completamente perdido. Será mesmo? Eu, pelo menos, acredito nas pessoas. Às vezes, todos acreditam. Quem de nós não aceita como certa a informação de um estranho ao indagarmos um endereço em alguma cidade ou bairro desconhecido?

No último fim de semana que eu passei no Crato, esqueci de colocar gasolina no carro e a caminho do aeroporto, onde fora esperar uma sobrinha da minha nora, como era previsível acontecer, o veículo parou. Isto é: eu fiquei “no prego” de motorista. Como não havia nenhum posto de gasolina nas imediações, não tive dúvidas: ao primeiro moto-taxista que passou, resolvi lhe entregar uma cédula de cinqüenta reais, para que ele me trouxesse gasolina suficiente para me tirar daquela situação desagradável. Na aflição em que eu me achava, esqueci de perguntar pelo nome daquele salvador e de anotar o número da placa da sua motocicleta. Um risco: concordarão todos. Mas menos de dez minutos depois, o motociclista chegou com a gasolina, tendo prestado conta bem direitinho do dinheiro que eu lhe havia confiado. E ainda me ajudou a repor o carro em funcionamento, desobstruindo a alimentação do carburador, que como era natural, ficara entupido.

Já vai longe o tempo em que confiar nas pessoas era uma virtude natural e espontânea. Homens e mulheres carregavam dentro de si uma áurea de honestidade e de confiança mútua.

O historiador cearense Raimundo Girão, em seu livro de memórias “Palestina, uma agulha e as saudades”, nos revela que seu tio Luis Eduardo Girão, mais conhecido por Lulu, era um homem que confiava cegamente na honestidade dos outros. E sempre era correspondido.

Lulu era um misto de delegado, comerciante, fazendeiro e entendido em medicina na Morada Nova do final do século XIX e início do século XX. Espirituoso, excelente papo, possuía um coração que mal cabia dentro dele. Por mais de trinta anos, Lulu foi Delegado de Polícia de Morada Nova e graças ao seu bom humor e confiança no ser humano possuía um elevado grau de persuasão, obtendo assim os acordos mais improváveis possíveis. Sua casa era cheia de amigos e de pessoas necessitadas que enchiam a sua mesa na hora do almoço ou jantar.

Certa vez, no inicio de uma tarde quente de outubro, debaixo de um sol escaldante, Lulu viu passar pela estrada defronte da sua casa um homem solitário, com uma pequena maca às costas. Perguntou: “Amigo, de onde você vem e para onde vai debaixo desse sol de rachar?” “Venho de Canindé e vou para o Rio Grande do Norte.” Respondeu o andarilho. “Venha descansar um pouco e almoçar conosco. Vou lhe emprestar um cavalo para o senhor não seguir essa viagem tão longa, a pé.” Insistiu Lulu. E assim procedeu. Alguns amigos duvidaram se ele algum dia viria novamente aquele cavalo. Porém, dias depois, uma caravana de romeiros do Rio Grande do Norte, devotos de São Francisco, trazia de volta o cavalo de Lulu e os arreios.

Ah, que bons tempos aqueles!... E como o mundo seria bem melhor se a gente pudesse restabelecer esse grau de confiança no ser humano! Se tentarmos, será possível.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Dr. Raiz amanhã na REFFSA Crato CE


Não percam!

Banda Dr. Raiz, Quinta agora, dia 22 de outubro às 23hs no Centro Cultural Araripe! Largo da REFFSA - Crato CE

O Show acontecerá dentro da programação do Festival Cariri da Canção!
Canções inéditas, formação original!

Dudé, Geraldo, Antônio, Evaldo, Ramon, Pantera e Junior

Por gentileza, ajudem a divulgar!!

Abraços!!

Uma política nazi-fascista - por Pedro Esmeraldo

Em dias passados, falamos do desgaste e do desprestígio político do Grato. Infelizmente, não fomos bem compreendidos, pois o povo às vezes elege pessoas não capacitadas e sem escrúpulo, para exercer a função política. Não reagem ao desgaste que ocorre frequentemente, causado pelo abandono das autoridades estaduais em toda camada política cratense.

Houve época, a cidade do Crato colocou no poder pessoas erradas, sem princípio ético, pois não tinham modelo administrativo e não se ajustava no verdadeiro caminho de uma administração segura e firme. Esses homens audaciosos, sem a mínima pretensão, empurraram o Grato para o atraso. Havia deles que era totalmente omisso e não estimulava o povo para exercer trabalho digno a fim de favorecer o crescimento participativo da cidade.

Consideramos estas pessoas distantes ao progresso, pois deixaram de lado o comportamento sério, com o intuito de impulsionar o progresso moderno, mas preferiram pedalar em barcos furados, afastando da cidade uma série de melhoramentos como: a doação do terreno para a faculdade se estabelecer aqui e outros tipos de movimentos, tudo isto causado pela falta de conhecimento e de capacitação técnica que seria o marco progressista do desenvolvimento económico e social. Por isso, Grato diminuiu o seu ritmo de crescimento, andou em marcha lenta, vez que esse tipo de política nazista enganou o povo, fazendo firulas, dizendo amém, sem nenhuma perspectiva para soerguer o crescimento desta cidade, pois preferiram imitar o slogan de Juscelino de trás para frente, ou seja regredir cem anos em dez.

E o Grato meu Deus, ficou estagnado, não avançou como deveria, permaneceu estatelado, perdido na poeira dos tempos.

Enquanto isso, outro município mais ardiloso, compreendeu a situação, adiantou-se dos demais, subiu igual a foguete e ninguém mais o acompanhará.

Essa tristeza, guardamos em nossa memória com mágoas já que não podemos esquecer essa falta de amor, que esses indivíduos, vindos não sabemos de onde, estabeleceram-se aqui, trazendo discórdia, viciando o povo a não votar em candidato da terra, pois tinham como meta mostrar o esqueleto desta cidade, entregando às pessoas de pouca inteligência e que não desejavam comungar com o povo. Certa vez, um desses algozes pronunciando palavras pífias disse-nos: "o progresso não se compra, vem naturalmente".

Retrucamos: "Olhem senhores, o progresso vem através do esforço e do trabalho árduo, aplicando vários melhoramentos, e aperfeiçoando a tecnologia, que é favorecer com infra-estrutura a qualidade do serviço que é a arte do equilíbrio técnico".

Pensando bem, temos que reagir, não podemos parar jamais, não devemos cruzar os braços, baixando a cabeça dizendo sim, sim senhor. Temos de gritar, descruzar os braços, mostrar que também temos direito de reagir, dizendo ao povo que somos capacitados e devemos receber o nosso quinhão de progresso, igual às demais cidades.

Pensem bem, senhores, as nossas obras estão paradas, ou ameaçadas de parar. Não acreditamos bem que venham satisfazer ao Crato com esses melhoramentos, já que outros municípios estão avançando, progredindo com grandes obras provenientes da capital do estado.

Temos grandes obstáculos e não devemos esmorecer, vamos cuidar de reconquistar, a fim de sermos recontemplados com essas obras, pois o Crato não deve ser esquecido nem renegado ao segundo plano.

Observamos que ultimamente, tivemos certos políticos de pensamento tacanho pois conduziu o povo para ociosidade, isso é desconfortante, é uma infâmia.

Texto de Pedro Esmeraldo

Festival Cariri da Canção começa hoje

O Festival Cariri da Canção, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato; tem início hoje, quarta-feira, 21, e prosseguirá até o próximo sábado, 24, no Centro Cultural do Araripe, sempre a partir das 19 horas.
Este ano, serão três eliminatórias, com dez músicas cada, sendo classificadas quatro músicas por noite, totalizando doze canções finalistas, que concorrerão à premiação em dinheiro e troféus, no sábado.

Sedentarismo Contemporâneo - O Mal do Século XXI.

Luiz Domingos de Luna*
Com o advento do crescimento das tecnologias e das mudanças repentinas de consumo, toda sorte de mazelas vem assolando o já frágil convívio do tecido social planetário. Pois, à medida que cresce a tecnologia, diminui o campo de trabalho, obrigando as pessoas a ter uma vida ao ritmo das máquinas, isto traz inúmeros prejuízos para a convivência dos seres humanos,a adaptação deste sedentarismo da modernide, falta de tempo, as pessoas hoje em dia não podem escolher o seu cardápio, ou ter um momento para as refeições.


Na falta disto, vão se alimentar nas cadeias de distribuição de alimentos que oferecem às pressas, - refrigerante com hambúrguer - feito tudo a base de gordura saturada, colesterol, além da alta taxa de glicose, razão de estar aumentando em forma de progressão geométrica os casos de crianças com problemas cardíacos, diabetes mellitus, obesidade e outras mazelas como o stress, depressão...

Os seres humanos não são máquinas, não podem responder os interesses dos grandes mercados de capitais com subserviência, como justificativa a pressa com a falta de horário para alimentação.

Estamos entupindo nosso organismo de colesterol, triglicérides e glicose. Iremos pagar um preço alto pela ingestão de alimentos degradadores de nosso próprio organismo, bem como, iremos criar uma geração de obesos, porque não dizer de crianças obesas, stress, depressão; tudo isto, para nutrir a ganância de impor uma cultura alimentar rápida, desprovida de um balanceamento químico compatível com o nível de tolerância do organismo humano, um costume que distrai e destrói a vida humana.

Na verdade é uma bomba química que age interna nas entranhas do organismo como um vírus mortífero esperando a hora para entupir os capilares, veias e artérias, ao primeiro sinal a pressão já está nas alturas, a morte já a espreita, pois, o tratamento requer uma mudança de hábitos alimentares que a sociedade não está preparada para tanta imposição, privações, caminhadas, dietas, é uma exigência tão grande que, já não é exagero dizer que é o mal do século XXI é o próprio sedentarismo contemporâneo.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora

Maioria das assembléias vota pela continuidade da greve no BNB

Os trabalhadores do BNB da base do Sindicato dos Bancários do Cariri (que engloba as agências de Crato e Juazeiro do Norte) votaram pela continuidade da greve e as agências estão fechadas.

Nos demais sindicatos, a greve continua, apesar das manobras no mínimo desrespeitosas que vêm sendo adotadas pelo Banco, a exemplo do “envio” de funcionários adidos para as agências fechadas, numa tentativa explícita de enfraquecer o movimento e desmobilizar os trabalhadores. Denúncias dessa natureza têm chegado a AFBNB, são casos onde a Superintendência do Ceará tem enviado funcionários para prestar serviços em agências que estão paralisadas no Cariri.

A AFBNB ressalta o que foi veiculado em matéria divulgada ontem: o Banco deve se empenhar sim em acabar a greve, mas por caminhos dignos e corretos, como negociação de propostas que atendam aos interesses dos funcionários.

O presidente do Banco se encontra em Brasília para interlocução junto aos órgãos do governo com o objetivo de se resolver o impasse. Dessa forma, solicitamos que os funcionários se mantenham mobilizados e fortaleçam o movimento grevista até que tenhamos nova proposta para apreciação. A próxima reunião de negociação entre o Banco e as entidades representativas será quinta-feira (22).

Sindicatos que continuam em greve
Sindicato dos Bancários de Alagoas
Sindicato dos Bancários da Bahia
Sindicato dos Bancários de Caruaru (PE)
Sindicato dos Bancários do Cariri (CE)
Sindicato dos Bancários do Extremo sul da Bahia
Sindicato dos Bancários de Garanhuns (PE)
Sindicato dos Bancários de Irecê (BA)
Sindicato dos Bancários de Itabuna (BA)
Sindicato dos Bancários de Ilhéus (BA)
Sindicato dos Bancários de Jacobina (BA)
Sindicato dos Bancários de Jequié (BA)
Sindicato dos Bancários do Maranhão
Sindicato dos Bancários de Mossoró (RN)
Sindicato dos Bancários da Paraíba
Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Sindicato dos Bancários do Piauí
Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte
Sindicato dos Bancários de Sergipe
Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista (BA)
A greve continua em agências do Norte de Minas Gerais e nas duas agências do Espírito Santo (Colatina e Linhares).

Fonte: AFBNB

Posse da prefeita mirim de Juazeiro

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, José de Amélia Júnior, dá posse nesta sexta-feira, 23, ao prefeito e vice-prefeito mirins do Município, na sede do legislativo municipal, às 9 horas.

Na mesma sexta-feira, às 10 horas, no Gabinete do prefeito Dr. Santana, o prefeito de Juazeiro empossa Cleyane Alves Araújo, como prefeita mirim e Taynara Raianne Cândida Alexandre, como vice-prefeita mirim.

As duas foram escolhidas nesta terça-feira, 20, em um evento promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro, quando participaram 33 candidatos entre meninos e meninas.

Para o prefeito Dr. Santana a escolha da prefeita mirim tem importância pois marca a participação de adolescentes no processo de discussão dos problemas da cidade. “Espero que a participação da juventude se amplie assim poderemos ter uma gestão mais participativa”, avalia Santana.

O prefeito de Juazeiro avalia ainda que com a participação da juventude o processo político se torna mais democrático, e a juventude pode avançar em seus direitos

Pensamento para o Dia 21/10/2009


“Saiba que Deus (Paramatma) é a meta do homem. Dirija toda a atenção para essa meta. Controle a mente, que vaga para longe da meta. Essa é a essência dos ensinamentos de todas as Escrituras Sagradas (Shastras). Apegue-se ao Atma em você. Tome refúgio nele. Medite nele sem interrupção. Então, as obrigações mundanas irão se desprender, pois o elo com o qual você se ata ao Senhor tem o poder de desatar todos os outros vínculos.”
Sathya Sai Baba