Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 29 de outubro de 2011

Duas escolas do Crato serão beneficiadas com Laboratório de Arte Contemporânea



(foto) O famoso urinol de Marcel Duchamp imagem emblemática desse tipo de arte. Estudantes produzirão materiais e ações na área da arte contemporânea.

Experiência piloto em artes nas escolas será desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, através da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, na cidade do Crato. Trata-se do Projeto Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea que será desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves e do Teodorico Tele de Quental. O objetivo do projeto é favorecer o contato dos estudantes com as produções artísticas, os espaços de circulação da arte e com os próprios artistas. As atividades do Laboratório constarão de visitações as instituições, ateliers, galerias, leituras visuais e teóricas e produção de trabalhos e ações experimentais no campo da arte contemporânea.

Os diretores das escolas estão confiantes na possibilidade de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O Projeto funcionará no contra turno das aulas convencionais e terá inicio a partir desta segunda-feira, dia 31. Essa semana os alunos já estarão participando de atividades vivenciais e no sábado, dia 05 de novembro terão a sua primeira aula performance no centro da cidade, na oportunidade um artista irá ministrar aula e ao mesmo tempo fará a raspagem do cabelo e da barba, o que resultará posteriormente num material pedagógico para as aulas de artes.

Para a professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, Nívia Uchôa essa experiência tem importância para o intercâmbio dos alunos com outros universos de pensamento, a partir da arte contemporânea e da cultura. Ela destaca que é necessário que o ensino de Artes nas escolas seja tratado de forma interdisciplinar e contextualizado.

A idéia do projeto nasceu a partir de uma experiência pedagógica em sala de aula desenvolvida numa escola da rede estadual do Crato, localizada no bairro mais populoso da cidade, o bairro Seminário. Em que os alunos tiveram a oportunidade fazer trabalhos no campo da arte que fugia da normalidade que estavam acostumados, como assistir aulas em baixo das arvores, subir em cima das cadeiras escolares, produzir espetáculos, vídeos e fazer trabalhos de artes nos espaços urbanos.

Ariano Suassuna participa de filmagem com Penitentes de Barbalha

Ariano chegou com sua equipe ao Sítio Cabeceiras no final da tarde e ali permaneceu até por volta das 23 horas.

Por Josélio Araújo

O advogado, professor, teatrólogo, escritor e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna esteve em Barbalha nesta quinta-feira (27), para participar de um set de filmagens com o grupo de Penitentes Irmãos da Cruz, do Sítio Cabeceiras. Ariano chegou com sua equipe ao Sítio Cabeceiras no final da tarde e ali permaneceu até por volta das 23 horas. O filme, ainda sem título, terá gravações com outros grupos da cultura popular nordestina. Ariano conversou, concedeu entrevistas, mas se reservou a não falar sobre o trabalho.

O mestre Ariano é o idealizado do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita, a partir dos elementos da cultura popular do nordeste brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema arquitetura, entre outras expressões. O advogado, professor, teatrólogo e escritor paraibano ARIANO SUASSUNA é um dos grandes defensores da cultura do Nordeste brasileiro e é autor de Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Ariano Suassuna ocupa a Cadeira de nº 32, desde 1989, da Academia Brasileira de Letras. É Membro da Academia Paraibana de Letras e da Academia Pernambucana de Letras, e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fonte: Rádio Cetama On Line