Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Lançamento do Sescordel

Estadão publica matéria sobre a cidade de Araripe

por Lúcio Alcântara (Matriz de Santo Antônio, de Araripe. Foto de Jackson Bantim)

O jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/04/08, publicou matéria sobre a Mostra Brasileira de Música Antiga, realizada na cidade de Araripe, no Estado do Ceará.A iniciativa partiu de Elisandro Carvalho, 30 anos, ex-seminarista, responsável pelo Instituto Atos, que coordena uma série de projetos, entre os quais a Orquestra Filarmônica Chapada do Araripe, como também a ação Cabaças e Cordas.
O Atos atende, hoje, à cerca de 150 jovens e crianças que desejam se dedicar, com afinco, à música.O evento contou com a participação de professores de música dos municípios do Crato e de Juazeiro, contando com músicos de renome, como Hermeto Pascoal, Sebastião Tapajós e o argentino Pablo Lerner, residente em Budapeste.
A primeira mostra ocorreu em 2006, com seus 45 instrumentos adquiridos através do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), que, segundo Elisandro, viu no projeto uma chance de melhorar a qualidade de vida das crianças da região e capacitá-las para entrar na vida artística.São obras como essas, feitas nos grotões, para beneficiar gente simples, que desconhece as intrigas que cercam o poder e a maldade de adversários ambiciosos, que alimentam meu coração de homem público.Por elas, considero-me pago das agruras da política.

O pecado de Clara Menina



A peça Clara Menina, mais uma comédia de Cacá Araújo estará em cartaz Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio de 2008 – 20 horas no Teatro Rachel de Queiroz, em Crato.


Sinopse: Uma floresta... Um casal em plena safadeza: assim a inocente princesa Clara, do distante Reino de Mont’Alverne, foi flagrada com Dom Carlos de Alencar. Seu pecado desencadeia toda uma onda de sedução, amor, traição, adultério, crueldade, ambição, prepotência e luxúria, envolvendo a família real, a nobreza e o clero. “O pecado da menina / Fez o reino revirar / E o povo todo pecou / Depois de Clara pecar”.


Produção:
Sociedade de Cultura Artística do Crato e Sociedade Cariri das Artes

Apoio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Juventude

VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!
Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio de 2008 – 20 horas

TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 – Crato-CE
Tel.: (88) 3523.2168 - (88) 8801.0897

INTEIRA: R$ 6,00 – MEIA: R$ 3,00
INDICAÇÃO: 14 ANOS

Seminário Regional do Selo Verde




A cidade de Aurora sedia hoje, 30 de abril, o V Seminário Regional do Selo Verde – 2008, numa promoção da Prefeitura Municipal.

O evento acontece às 8 h da manhã no auditório Marcolino Lyra, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) no centro da cidade. Várias cidades da microrregião do Cariri Oriental se farão presentes, conforme informou o coordenador do Departamento Municipal de Meiio Ambiente de Aurora Hélio Lobo. "Será um momento em que os municípios circunvizinhos mostrarão suas experiências exitosas voltadas para a defesa do meio ambiente dentro do programa Selo Verde", expressou o coordenador.

Representantes da sociedade civil organizada, formadores de opinião, ativistas ambientais, autoridades municipais, educadores, estudantes e lideranças comunitárias estão sendo convidados. O debate sobre a situação do Rio Salgado também fará parte da pauta.

Casa Grande apresenta o projeto Ramos Itaú Cultural





O município de Nova Olinda, onde funciona a Fundação Casa Grande vai sediar amanhã, dia 1º de maio, o lançamento oficial do projeto Ramos Itaú Cultural – Educação, Cultura e Arte. O evento é aberto a educadores e organizações sociais mostrando experiências não-formais em educação. Com aula-espetáculo e palestras, acontecerá durante todo o dia, com início marcado para 8 horas.

O grupo de teatro Tapetes Contadores de História darão uma aula-espetáculo pela manhã e a noite acontecerá a sessão de histórias Cabe na Mala?. No período da tarde acontecerá uma palestra com Alemberg Quindins, coordenador da Casa Grande, e Gislayne Avelar de Matos, Mestra em Educação e autora de livros sobre contação de histórias.

O evento foi pensado pelo instituto Itaú Cultural para apresentar aos educadores e organizações sociais da região a segunda edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte . Para isso, haverá a exibição de um DVD e uma conversa sobre a iniciativa do instituto, que já levou a experiência de Nova Olinda para diversos lugares do país.

A programação é voltada para o público adulto, direcionado principalmente a profissionais e interessados de áreas afins.

Sobre o programa Rumos e o Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um instituto privado, ligado ao banco Itaú, e tem como foco a pesquisa, produção, mapeamento e difusão de manifestações artístico-intelectuais. Como uma das formas escolhidas para alcançar este objetivo, abre regularmente editais de apoio à produção e difusão de trabalhos nessas áreas, o Rumos.

Em 2007 a edição de Música contemplou a banda de lata Os Cabinha, que se apresentou no teatro do instituto, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Atualmente, o Itaú Cultural está com dois editais abertos: Educação, Cultura e Arte, e Artes Visuais. O primeiro selecionará educadores e experiências ligadas à educação não-formal, difundindo os resultados alcançados. O segundo mapeará a produção das artes visuais em diversos seguimentos, e a exemplo do programa de Música, levará a obra dos selecionados para exposição em sua sede.

João do Crato, grande intérprete da musicalidade caririense, ainda não tem disco gravado


Texto: Carlos Rafael (com fonte do blog da Mostra SESC Cariri de Cultura)
Foto: Dihelson Mendonça


Quase todos os artistas da área musical do Cariri, - cantores, músicos, arranjadores e compositores, que são referência da bem específica musicalidade da região, - já registraram seu trabalho em disco. Dentre estes, fazem parte Tiago Araripe (o pioneiro com o ainda long play Cabelos de Sansão), Cleivan Paiva, Bá Freire e Rosemberg Cariry, Abdoral Jamacaru, Luiz Fidélis, Pachelly Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lifanco, Lívia França. Zambumbeiros Cariri, Jonteilor, Nacacunda, Leninha, Manel D’Jardim, Stênio Diniz e muitos outros.
No entanto, duas figuras carimbadas do meio artístico local, o tecladista Dihelson Mendonça e o cantor João do Crato, ainda não o fizeram.
Sabemos que Dihelson está em fase de finalização do seu primeiro disco Em Busca da Perfeição, que está sendo aguardado com grande ansiedade. Mas, João do Crato, apesar de participar de vários discos produzidos na região, ainda não sinalizou se pretende fazer o mesmo.
É uma pena, pois João do Crato é um intérprete que alia inconfundível performance de palco com sensibilidade musical, tanto na escolha do repertório quanto na sua interpretação.
João do Crato, estreou profissionalmente nos palcos musicais como vocalista da banda “Chá de Flor”, por ocasião do Festival Credimus, ocorrido no Teatro São José, em Fortaleza, no ano de 1980. Posteriormente, a banda Chá de Flor (na qual Blandino Lobo inspirou-se para batizar a sua famosa cachaça temperada) excursionou pelo Cariri, onde se apresentou no palco central da Exposição do Crato. Ao lado de Lúcio Ricardo, Batista Sena, Môna Gadelha, Zé Wertz, Siegbert Franklin, dentre outros, João do Crato era um dos nomes que movimentava a cena roqueira do Ceará.
De volta ao Cariri, João do Crato excursionou com a Banda Cariri pelo interior dos estados do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, fazendo shows e bailes, regados, exclusivamente, ao melhor da música popular brasileira. Nessa época, a Banda Cariri tinha um elenco de virtuosos músicos, como o guitarrista Cleivan Paiva e o baixista Manel D’Jardim.
E foi em parceria com Manel D’Jardim, arranjador e violonista, que João do Crato iniciou sua carreira solo, interpretando os grandes compositores contemporâneos caririenses, a exemplo de Abdoral Jamacaru, Cleivan Paiva, Pachelly Jamacaru, Geraldo Urano, Luiz Carlos Salatiel, Luiz Fidelis e outros.
Há muito que os admiradores de João do Crato, como eu, aguardam seu disco de estréia. Um marco que coroará sua brilhante, longa e profícua carreira.