Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 21 de junho de 2008

José Bezerra, pacificador - por José Jezer de Oliveira

A crônica abaixo – sobre José Bezerra de Menezes – foi publicada no jornal “Ceará em Brasília” nº. 191, maio de 2008. Focaliza a figura de um honrado cidadão nascido em Crato: o patriarca da família Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, José Bezerra de Menezes. Sobre ele, assim escreveu, também, o jornalista Temístocles de Castro e Silva: “A família Bezerra de Menezes deve sua projeção e seu prestígio, no século XX, ao seu patriarca José Bezerra de Menezes, que conquistou o respeito e a admiração de sua gente pelo acendrado amor ao próximo e profundo sentimento de solidariedade humana”.

José Bezerra, pacificador
por José Jezer de Oliveira (*)

José Bezerra de Menezes foi figura emblemática na vida social, política e empresarial da cidade de Juazeiro do Norte, encravada no coração do Cariri. À exceção do Padre Cícero, ninguém ali o excedia em respeito, prestígio e admiração conquistados perante os seus concidadãos, mercê das virtudes morais de que era titular e de qualidades outras que o distinguiam como cidadão.
Dotado de extraordinário espírito de solidariedade humana, era sempre solicitado a intervir em conflitos dada a maneira serena com que administrava os ânimos das pessoas em desavença. E as suas ponderações e conselhos eram comumente acatados. No Juazeiro, só não foi o que não quis ser ou o que, por impedimento legal, não pôde ser: Juiz, por exemplo. Mesmo assim, muitas de suas atitudes assemelhavam-se, de fato, às de um “juiz da paz”, tanto é que, carinhosamente, lhe atribuíram o titulo de “Pacificador”.
Pecuarista, agricultor, empresário, banqueiro, foi, também, prefeito, vereador e delegado de polícia, bem sucedido em todas essas atividades, mercê da invejável visão prática que tinha das coisas, o que, sem dúvida, deu-lhe o necessário suporte psicológico para o exercício de cada uma delas da maneira mais justa e equilibrada possível. Com respeitável paciência que lhe era peculiar, soube encaminhar os filhos nos negócios, preparando-os, ao mesmo tempo, para ingresso na política. Tanto em uma quanto em outra atividade se houveram com extraordinário êxito.
Na política, Leandro, o mais velho dos filhos homens, foi o primeiro a disputar cargo eletivo. Foi vereador. Morreu cedo, antes de alçar vôos mais altos. Em seguida, os gêmeos Adauto e Humberto, oficiais do Exército, seguidos por Orlando e Alacoque, estendendo-se à geração dos netos, um deles atualmente deputado federal, José Arnon. Todos conquistaram os mais expressivos postos na vida política: Orlando, prefeito, deputado estadual, deputado federal; Humberto: prefeito, deputado federal, Secretário de Estado, vice-governador; Adauto: deputado estadual, vice-governador, governador, deputado federal; Alacoque: Senadora da República.
Em José Bezerra de Menezes a prudência se sobressaía como um dos traços mais marcantes da sua personalidade.
Um só episódio é o bastante para evidenciar essa qualidade nele reconhecida pela gente do Juazeiro. Era ele delegado quando chegou a informação de que um bêbado estava armando a maior confusão em um bar da cidade. Chamou dois soldados da polícia e ordenou-lhes que conduzissem o homem à sua presença, recomendando-lhes, porém:
Vão lá e tragam o homem. Mas tragam com jeito. – E se ele não quiser vir? – indagou um dos policiais.
Com mais jeito ainda – respondeu José Bezerra.
Em seguida, virando-se para um amigo que estava ao seu lado:
Se eu dissesse: de qualquer jeito, eles iam trazer o homem morto.
Em uma de suas idas ao Crato, a negócio ou em visita a parentes, encontrou-se com Moacir Mota, gerente da agência do Banco do Brasil, a única da região do Cariri, e que o abordou com a notícia de que já existiam recursos disponíveis para empréstimo na Carteira Agrícola do banco.
Seu Moacir, isto é um namoro! – observou José Bezerra, acrescentando:
Na hora de assinar o contrato é o casamento. No momento da quitação do empréstimo é o parto. Sou eu que estarei sentindo as dores e não o gerente do banco! Muito obrigado por sua informação.

(*) José Jezer de Oliveira é cratense. Jornalista, ex-presidente da Casa do Ceará, em Brasília e membro do Instituto Cultural do Cariri onde ocupa a Cadeira Ministro Colombo de Sousa.

NOTÍCIAS DO DOMINGO


244 ANOS DA CIDADE DE FREI CARLOS
Crato foi fundado em 1740 por um capuchinho, nascido na Itália – Frei Carlos Maria de Ferrara – com o nome de Missão do Miranda, local de aldeamento dos índios Cariris. Em 21 de junho de 1764, a Missão do Miranda foi elevada à categoria de Vila, tendo seu nome mudado para Vila Real do Crato, em homenagem à vila homônima da Região do Alentejo, em Portugal. Ontem – 21 de junho – Crato comemorou 244 anos de sua elevação à categoria de vila. A foto acima mostra Crato no primeiro quartel do século passado.

CRATO E OSNABRÜCK
A cidade de Osnabrück – onde está sendo realizada a 3ª Conferência Mundial de Geoparks – guarda algumas semelhanças com Crato. Osnabrück tem 160 mil habitantes, e é a terceira maior cidade do Estado da Baixa-Saxônia. É uma cidade universitária, sede de diocese e sede da Fundação Federal Alemã para o Meio Ambiente. Já o Crato tem a Chapada do Araripe e a reserva ecológica do Fundão. Se um dia tiver força política poderá alcançar o atual estágio de Osnabrück...

PADRE ÁGIO
Já chegaram os exemplares do último livro escrito por Monsenhor Ágio Augusto Moreira, com o título “Preciosismo Sangue de Cristo”. A obra foi editada graças ao apoio de Dom Fernando Panico. Mons. Ágio criou e mantém a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), onde 200 alunos – filhos de agricultores do sopé da Chapada do Araripe, município de Crato – aprendem técnicas e teorias musicais. Nas horas vagas Mons. Ágio escreve livros. Já publicou: “O cajueiro”,Memória da Solibel” (dois volumes) e “Padre Davi Moreira, vida e obra”. O próximo já está pronto: “Tratado das almas do purgatório”.

BASÍLICA CARIRIENSE
Padre Paulo Lemos ultima os preparativos para a cerimônia de sagração da Basílica de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, a ocorrer no próximo dia 15 de setembro. Já está pronto o brasão das armas do Vaticano, confeccionado em bronze, que será colocado na fachada do templo. No interior da igreja serão colocados os desenhos dos escudos do Papa Bento XVI e de Dom Fernando Panico, conforme o cerimonial das basílicas menores. A pintura geral do templo só será iniciada no próximo mês de agosto.

GEOPARKS
André Herzog – ex-reitor da URCA e atualmente assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) – encontra-se em Osnabrück, na Alemanha, participando da 3ª Conferência Mundial de Geoparks. O evento começa hoje, 22, e será encerrado no próximo dia 26. Herzog é membro do Conselho Científico dessa 3ª Conferência. O Estado do Ceará enviou uma proposta (que será analisada durante a conferência) reivindicando a Região do Cariri como sede da 4ª Conferência Mundial de Geoparks, a ser realizada em 2010. Abaixo, dois tópicos da bem elaborada proposta do governo do Ceará:

TÓPICO 1
“O Cariri possui a maior reserva fossilífera do mundo. Uma prova concreta de que essa vocação abriga importantes riquezas que vem de milhões de anos. E não são somente
tesouros arqueológicos que o Sul do Ceará guarda. A região também se destaca pela diversidade cultural e artística; pela exuberância da natureza e o crescente desenvolvimento econômico. Com uma população que já ultrapassa um milhão e duzentos mil habitantes, ocupando um território de 27% do Estado, o Cariri está localizado em uma posição bastante privilegiada, fazendo divisa com os Estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, estando, praticamente, eqüidistante às principais capitais nordestinas”.

TÓPICO 2
“A riqueza cultural é uma marca do Cariri. A pluralidade artística faz dessa região um pólo produtor de diversos tipos de manifestações: os versos do cordel, os desenhos
talhados na matriz das xilogravuras, as esculturas em madeira, argila. Em Juazeiro do Norte, o Centro Cultural Mestre Noza abriga artesãos de vários municípios, além de promover a exposição permanente dessas obras. Em Nova Olinda, o Museu do Homem Kariri, integrado à Fundação Casa Grande, expõe peças que resgatam a história dos primeiros habitantes da região.
Em Barbalha, acontece uma das mais tradicionais manifestações populares do Nordeste: a Festa de Santo Antônio ou, como é popularmente conhecida, a “Festa do Pau da Bandeira”. Milhares de fiéis vão às ruas para homenagear o padroeiro da cidade e também para acompanhar o desfile de um grande tronco de madeira, medindo mais de 20 metros, que é carregado por centenas de devotos. Sem falar na devoção do seu povo ao Padre Cícero Romão Batista, líder religioso tido como santo, que transformou Juazeiro do Norte no terceiro centro de peregrinação do Brasil”.

CURTAS

– O suplente de deputado Victorio Galli, que é pastor Evangélico da Assembléia de Deus, tão logo assumiu o cargo apresentou um projeto de lei (ora tramitando na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal) com a finalidade de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. Quem quiser protestar contra essa insanidade é só entrar no site: www.familia.org.br

– O próximo dia 29 assinalará o 7º aniversário da posse de Dom Fernando Panico como bispo da diocese de Crato. Figura simpática, elegante, simples e atencioso, desde 2001 ele vem interagindo com os seus diocesanos, ao tempo que promove significativas iniciativas na diocese.