Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 20 de julho de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE



Caros amigos leitores acompanhem a coluna Cariri escrita por mim e publicada todos os domingos no jornal O Povo.

URCA E TJ
Os 16 estudantes do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca) dos campi do São Miguel e de Iguatu, aprovados para atuarem nas comarcas de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Iguatu, iniciam suas atividades no próximo dia 21, nas respectivas localidades. O estágio de dois anos faz parte de um convênio celebrado entre a instituição e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

ACADEMIA RECLAMA
O Sindicato dos Docentes da Urca reclama da contratação irregular de professores nos campi de Iguatu e Campos Sales. Para os sindicalistas, a reitoria da Universidade ainda não explicou a forma de seleção e de pagamento do salário dos docentes.

MANDIOCA
A mandiocultura tem sido incentivada na região. O Cariri produz bem menos de sua capacidade, avaliam técnicos da Ematerce. Uma roça bem adubada produz muito e dá bons lucros. Uma dica: não plante mandioca no mesmo terreno, por mais de duas vezes seguidas. Para garantir boa produção, qualquer produtor deve procurar uma boa assistência técnica.

LEITE 1
O Programa Pró Leite, desenvolvido pelo Governo do Estado, via Ematerce está começando a dar bons resultados. Na última semana, 299 produtores foram ao Parque de Exposição do Crato para participar a entrega do kit leite, com equipamentos e orientações para os produtores de leite do Cariri.

LEITE 2
A bacia leiteira do Cariri não passa por um bom momento. Podemos até arriscar a dizer que está em crise. A saída é a capacitação dos produtores, que precisam melhorar o manejo de alimentos para o gado e até mesmo do próprio leite.

PROMESSA
O deputado estadual Ely Aguiar (PSDC), que faz parte da base do governo Cid Gomes (PSB), disse em entrevista a uma emissora de rádio no Crato, semana passada, que irá questionar no plenário da Assembléia Legislativa sobre a falta de segurança particular durante os shows da Expocrato. Esperamos que essa palavra do parlamentar não caia no esquecimento.

PREÇOS ABUSIVOS
A Expocrato não tem mesmo jeito. Mais um ano e os preços abusivos congelam o coração dos visitantes e turistas, que chegam ao Crato para se divertir e encontram preços altíssimos cobrados no interior do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Tudo praticado com apoio dos organizadores do evento. Outra: não se respeita a meia entrada em eventos culturais.

PRECISA MELHORAR
O calendário de shows da Expocrato merece uma crítica. Bandas de forró eletrônico de péssimo gosto, em sua maioria, fizeram a festa. Nenhum espaço para artistas da música popular brasileira, como Zé Ramalho, Alceu Valença, Amelinha ou Fagner. Tivemos que aturar baboseiras e algumas bandas com letras de péssimo gosto.

ENCERRAMENTO
A Expocrato é maior que seus problemas. Uma festa linda, eu gosto e recomendo. Que os erros deste ano sirvam para melhorar em 2009. No encerramento desta festa hoje, está confirmada a presença do governador Cid Gomes.

AGITAÇÃO
A política está movimentada em Salitre. O promotor de justiça eleitoral da 38ª Zona, José de Deus Terceiro, entrou com solicitação para a Polícia federal apurar denúncias de compras de votos com dinheiro em cestas básicas pelo prefeito da cidade Agenor Ribeiro. Na semana passada, o mesmo promotor, entrou com ação de impugnação da candidatura do ex-prefeito Neoclides.

IMPUGNAÇÕES
Em Crato, o promotor de justiça Elder Ximenes entrou com ação de impugnação contra a candidatura do ex-prefeito Walter Peixoto e os candidatos Joana Pedroza, Florisval Coriolano, Antonio Carlos Araújo e José Edilson Figueiredo Silva. Em contato com este colunista, Cacá Araújo informou que já conseguiu a liminar e será candidato. Não sabemos ainda o resultado dos demais nomes com pedidos de impugnação pelo MP.

MISSA
Hoje, logo cedo, 6 horas, ocorre missa solene presida por dom Fernando Pânico, bispo diocesano do Crato, pelos 74 anos de falecimento de Padre Cícero Romão Batista. Desde sexta-feira que acontece o tríduo, três dias de orações envolvendo devotos de padim Ciço.

97 ANOS
Na próxima terça-feira, Juazeiro do Norte comemora 97 anos de emancipação política. Padre Cícero foi o primeiro prefeito da cidade. Estamos em um ano eleitoral, seria um bom momento para os candidatos pensarem com calma sobre o momento atual e deixarem claro aos eleitores como pensam Juazeiro nos próximos anos, sem promessas mirabolantes, mas exeqüíveis.

22 de julho: 97 anos de criação do município de Juazeiro do Norte




Acima, primeira página do jornal eletrônico "Juazeiro do Norte on line", onde é reproduzida tela do pintor F. Matos – obra exposta no gabinete do Prefeito de Juazeiro do Norte – mostrando a festa pela criação do município caririense, fato ocorrido em 1911. Na pintura é visto de forma destacada o cratense Padre Alencar Peixoto, um dos líderes do movimento da independência de Juazeiro do Norte, discursando para o povo na Praça da Liberdade (hoje Praça Padre Cícero).

Segundo a edição de hoje do jornal eletrônico “Juazeiro on line” outros ilustres cratenses também contribuíram para a luta de emancipação de Juazeiro do Norte que, até então, era distrito de Crato. A ver.
“Até mesmo de Crato, Juazeiro recebeu apoio nas pessoas dos coronéis Nelson da Franca Alencar e seu irmão Abdon, presidente da Câmara de Crato. Este, aliás, chefiou uma delegação formada por três eminentes figuras cratenses (os Srs. Francisco de Brito, Diógenes Frazão e Pedro Gomes de Matos) a fim de renegociar com o Padre Cícero um acordo de paz (...) Outro cratense que também contribuiu para a independência de Juazeiro do Norte foi o médico Irineu Pinheiro que, segundo o escritor Ralph Della Cava “por debaixo dos panos, desempenhou um papel importante no envio da missão de paz Juazeiro, chefiada pelo coronel Abdon da Franca Alencar”.