Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mercadores de ilusões - Emerson Monteiro

A política acontece para suprir as carências da sociedade naquilo que diz respeito à administração dos bens coletivos, buscando o equilíbrio das desigualdades sociais e limitações individuais. No entanto, pouco acontece de tais previsões. Trabalhar, os políticos trabalham, uns, a grande maioria, em favor deles próprios, de seus grupos, corporações, familiares. Outros, número bem mais reduzido, esticam o pescoço na ânsia de cumprir os mandamentos dos ideais, alimentados anos a fio, sem, contudo, realizar o que desejam, por conta das restrições do quadro histórico e suas instituições carcomidas.

Quando se aproximam os turnos eleitorais, o formigueiro se assanha, viajam que uma beleza as vedetes políticas, na procura desenfreada de reeleições, preservação de mandatos, garantia de sinecuras, um deus nos acuda.

O povo, que preserva a sabedoria fruto da experiência, afirma que gato escaldado tem medo de água fria, acredita descrendo, alimenta garantindo o seu, e exige contrapartida perante os discursos apresentados. O panorama do voto, portanto, torna-se negócio esquisito, sujos falando de mal-lavados, raposa cuidando de galinheiro, enquanto o sonho dos dias melhores fervilha no seio das gerações em largos pedidos de ética e esforços de modificação dessa roda pensa.

Este ano de 2010 abre suas portas aos mercadores de ilusões da política nacional cheio de festa, em ano de Copa do Mundo. Ninguém traz estrela na testa, mas a responsabilidade cada dia aumenta mais diante das escolhas e das crises, sobretudo da moralidade pública. Caprichemos, pois, na mira ao selecionar os candidatos para sufragar, que tempo haverá para isto. Exercitemos a consciência dos tempos de transformação há tanto esperado por todos.

Sesc TV: documentário sobre Padre Cícero é exibido


A no padre considerado santo popular será mostrada hoje em documentário no canal SescTV. Com o tema Fé no Brasil, a série Coleções estreia apresentando Devotos de Padre Cícero e mostra a história do padre e a devoção católica a ele em Juazeiro do Norte. A produção será exibida a partir das 21h30min. No programa, serão mostradas entrevistas com o padre Paulo Lemos, administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, e com as freiras irmã Annette e irmã Ana Tereza, da organização das romarias na cidade. Também há romeiros, vendedores e artesãos comentando a fé no santo popular. O documentário apresenta os principais pontos de peregrinação em Juazeiro do Norte, como a estátua do Padre Cícero, na Serra do Horto, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde está sepultado o corpo do Padre Cícero. O programa tem duração de 29 minutos e será reapresentado amanhã (às 15h30min), no sábado (às 15h30min) e na segunda-feira (às 9h30min).
SERVIÇO
O programa será exibido hoje, às 21h30min. O SescTV pode ser sintonizado, no Ceará, pelo canal 3 da Sky e, em Fortaleza, pelo canal 3 da NET.


Matéria enviada por Renato Casimiro

Santana dribla vereadores para evitar notificação


O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), conseguiu, nos últimos dias, evitar ser notificado para depor na Comissão Especial que apura denúncias de fraudes em obras da Prefeitura. Santana tem se ausentado da cidade e tenta, com as manobras, desmoralizar a Câmara Vereadores que o investiga por supostas irregularidades em licitações ganha pelas empresas ASP Ltda e J Filho Ltda. As duas empresas, segundo o vereador Tarso Magno (PSL), foram beneficiadas pelo secretário municipal de Educação, Ricardo Lima, na construção de 18 obras da Prefeitura.

A fuga de Santana, com viagens entre Juazeiro do Norte, Fortaleza e Brasília, é mais uma etapa da queda de braços que envolve os Poderes Executivo e Legislativo. A relação está estremecida entre Santana e os vereadores. A decisão da Câmara Municipal de rejeitar um pedido da Prefeitura para contrair empréstimos de R$ 2,5 milhões para compra de equipamentos na área de limpeza pública e a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) – depois transformada em Comissão Especial, para investigar as denúncias de superfaturamento de obras, provocaram o racha na bancada aliada ao prefeito.

O clima de tensão aumentou ainda mais a temperatura política com novas denúncias, com o uso da internet para ataques – muitos impublicáveis, aos vereadores que assinaram a CPI, e as articulações de lideranças municipais e estaduais que querem barrar as investigações da Comissão Especial da Câmara Municipal. O procurador do Município, Bernardo de Oliveira, suspendeu temporariamente as atividades na área jurídica para, em nome de Santana, conversar com os vereadores na tentativa de demovê-los das investigações.

As promessas levadas aos vereadores, assim como as vantagens oferecidas, como revelou o oposicionista Tarso Magno, em entrevista a repórter Mirely Morais, não surtiram efeito. O empresário Cícero Joaquim – dono das empresas que venceram as licitações para construção das 18 obras investigadas pela Comissão Especial, teria sido chamado pelos articuladores de Santana para assumir a responsabilidade pelos supostos erros nas licitações. Cícero, de acordo com informações apuradas pela reportagem do JC, se recusou a cumprir esse papel. A crise exigiu mais uma vez a presença do deputado federal José Nobre Guimarães em Juazeiro do Norte.

Comunicado
A relatora da Comissão, a vereadora Delian Pinheiro (PHS) designou os funcionários da Câmara, João Ribeiro de Matos Neto e José Lindomar para entregar uma notificação ao prefeito Santana, porém na sua ausência, ( estava em Brasília), o Procurador do Município, que seria seu representante legal, se recusou a receber o documento. Delian avisa que enviará mais uma vez o comunicado e caso haja novamente a recusa outras providências serão tomadas. De acordo com o vereador Tarso o prefeito teria 10 dias, a partir do recebimento, para se manifestar.

Clima tenso
A quebra do relacionamento amistoso entre Executivo e Legislativo vem deixando um clima bastante tenso na Câmara de Vereadores de Juazeiro. Desde a aprovação da criação da CPI, as sessões vêm sendo acompanhadas por grande parte dos secretários e assessores municipais. O que não acontecia antes. E isso tem gerado reclamação dos vereadores que se sentem pressionados e coagidos pelo Executivo. O vereador Darlan Lobo (PSDC) acredita que essa seja uma forma do Prefeito de tentar coagir o trabalho dos vereadores. O procurador Bernardo Oliveira convidado a participar do plenário ficou coxixando, ou melhor, orientando, com os vereadores da base.


Liberdade vigiada
Não parecia Estado democrático. A presença de vários policiais no interior da Câmara, na sessão plenária do último dia 23, causou estranheza e gerou apreensão aos presentes. Todos se perguntavam da real necessidade da proteção policial.

O secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz justificou a presença da força policial dizendo que havia sido solicitada pelo presidente da Casa para manutenção da ordem na sessão que por conta dos assuntos tratados seria bastante movimentada.


Ameaça
Depois que aprovamos a CPI, comenta Tarso Magno, eu e outros vereadores passamos a ser intimidados, ameaçados por setores da administração. Por parte do Secretário de Governo, Giovanni Sampaio, e por parte do Secretário de Segurança, Cláudio Luz., que inclusive solicitou por requerimento a cópia da declaração de Imposto de Renda do parlamentar.

O vereador Tarso, visivelmente nervoso, fez um requerimento no qual solicitava proteção dos mais variados órgãos competentes em relação a sua integridade física e de seus familiares. Segundo Tarso estar temeroso por sua vida uma vez que constantemente recebe ameaças dos secretários.

O secretário de Segurança Cláudio Luz se defendeu dizendo jamais ter ameaçado o Vereador e que a proteção policial vista na Casa do povo foi atendendo o presidente da Casa, José de Amélia Júnior. Cláudio disse ainda não estar ali pressionando ninguém, mas apenas assistindo a sessão como cidadão comum. Culpou Tarso de usar a Tribuna do parlamento para realizar acusações caluniosas

Já o Secretário de Governo, Giovanni Sampaio, disse que o vereador Tarso estava equivocado, que não fez ameaça alguma, pois ameaçar é coisa de gente covarde.

Manifestação
Já na sessão de quinta-feira, uma manifestação liderada por setores da ala jovem dos petistas ocuparam as dependências da Câmara, exibindo cartazes de desaprovação ao trabalho do legislativo e em apoio ao prefeito Manoel Santana.

Tarso Magno disse que a balburdia foi incentivada pelo prefeito uma vez que era formada por funcionários comissionados da prefeitura e que esta é uma das formas que usam para tentar inibir os trabalhos da Comissão e dos vereadores. Porém ele garante que fiscalizará cada ato do executivo até o final do seu mandato.

"O prefeito está com medo da Comissão Investigativa e tem inclusive oferecido vantagens para vários setores do executivo e do legislativo na tentativa de ficar informado do andamento dos trabalhos da Comissão".
Fonte: Jornal do Cariri

Homem é preso por pedofilia

Prisão ocorreu no final da tarde desta terça-feira (30)
O professor de ioga Erlânio Soares Guimarães, casado, de 34 anos, foi preso em flagrante por agentes da Polícia Federal (PF), em Juazeiro do Norte, acusado de crime de pedofilia na internet.
Professor de ioga é preso em flagrante

A prisão ocorreu no final da tarde desta terça-feira (30), num cyber café no Centro da cidade, quando o professor descarregava imagens pornográfica de crianças a partir de cinco anos que continha no seu pen drive.

PF vinha monitorando os passos de Erlânio Guimarães
De acordo com o delegado federal Alan Robson, há uma semana, a PF vinha monitorando os passos de Erlânio Guimarães. O pai de uma das crianças aliciadas pelo professor para poses fotográficas denunciou o caso. A CPU do cyber e o pen drive foram recolhidos como provas da ação criminosa.

Na casa do acusado, os agentes federais apreenderam mais material pornográfico, além de um computador e cerca de 30 CDs e DVDs com vídeos e fotografias pornográficas, reunindo crianças.
O professor será encaminhado, ainda nesta quarta-feira (31), para a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte.
Fonte: Diário do Nordeste

Terceira etapa do Campus da UFC no Cariri deve ser inaugurada em abril


Foto: Paulo Moska

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias (foto), recebeu nesta quarta-feira, a obra concluída da terceira etapa do Campus da UFC na Região do Cariri. Ele se encontra em Juazeiro do Norte e aproveitou para conferir tudo, com equipe de engenheiros. Ali, também passará o feriadão da Semana Santa.

Segundo Jesualdo Farias, a inauguração dessa terceira etapa do Campus deve ocorrer em abril, com possibilidade até de ser entregue pelo presidente Lula. “O Presidente agendou visita ao Ceará em meados de abril e é possível que ess obra seja entregue por ele”, adiantou Farias.

Essa nova etapa do Campus da UFC no Cariri conta com bloco de laboratórios, salas de aula, gabinetes para pesquisadores. Os recursos aplicados foram da ordem de R$ 2,2 milhões.
Fonte: Blog do Eliomar

Palanque de Serra no Ceará será palanque de Tasso


O palanque de José Serra já está definido no Ceará. Apesar de queixas de tucanos que defendem a candidatura própria, o presidenciável, que ontem se desincompatibilizou do Governo de São Paulo, terá como palanque toda a estrutura a ser montada pelo senador Tasso Jereissati em clima de reeleição. O próprio Tasso recebeu do comando nacional carta-branca para definir a estratégia eleitoral do PSDB no Estado.

O assunto, inclusive, foi tratado entre Tasso e Serra em recente encontro e ontem, após o clima festivo da despedida do tucano paulista. Serra, a partir de agora, montará gabinete para gerenciar as articulações em torno de sua candidatura – que já conta com apoio do PPS e DEM, bem como definir palanque nos Estados.”

(Coluna Vertical, do O POVO)
Fonte: Blog do Eliomar

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:



A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br