Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pensamento para o Dia 08/06/2011


“Educação significa Vidya, que é o conhecimento do Eu Superior. Esse é o fundamento da educação. Os alunos devem adquirir uma educação sagrada, começando com pensamentos sobre Deus. Mesmo um motorista analfabeto na Índia reverencia o volante antes de ligar o veículo. Da mesma forma, um músico oferece saudação ao instrumento musical antes de tocá-lo. Assim, todo tipo de aprendizagem deve começar com o nome de Deus e da oração a Ele, e cada atividade deve ser realizada como uma oferenda a Deus, sem nenhuma artificialidade e ostentação. Graus adquiridos sem a essência da educação são apenas pedaços de papel. Os estudantes devem ter um coração puro e sagrado e a bondade da educação deve ser refletida em seus rostos. Na verdade, cada indivíduo deve estar imbuído de sentimentos divinos.”
Sathya Sai Baba

ESPETÁCULO TEATRAL DO CRATO-CE SE APRESENTARÁ EM PORTUGAL

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO 
DE VOLTA AOS PALCOS CEARENSES
CAMPANHA TURNÊ INTERNACIONAL
Teatro Rachel de Queiroz - Crato-CE



ELENCO:
Cacá Araújo: Tandô
Charline Moura: Irmã Francilina e Ladra 
Edival Dias: Padre Sebastião
Emerson Rodrigues: Filho-de-Santo
Jardas Araújo: Cantador
Joênio Alves: Mãe Luzia
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Kelvya Maia: Leide Zefa e Filha-de-Santo
Lifanco: Violeiro 
Monalissa Novais: Cibita e Filha-de-Santo
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paulo Fernandes: Dono da Bodega
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão e Filho-de-Santo
Raquel Silva: Beata Carmélia
Rosa Waleska Nobre: Zulmira e Filha-de-Santo
Samara Neres: Cantadora e Filha-de-Santo

TÉCNICA:
Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares 
Sonoplastia: Cacá Araújo
Iluminação: Luiz Renato
Maquiagem e Figurino: Joênio Alves
Música: Cacá Araújo e Lifanco
Camareira: Luciana Ferreira
Operação de Luz: Diogo Stálin Araújo
Operação de Som: Emerson Rodrigues
Cinegrafia: Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia: Gessy Maia

A CAMPANHA:
Iniciamos nesta semana uma ampla campanha em benefício da turnê internacional da Cia. Cearense de Teatro Brincante, de Crato-CE, na Europa (Portugal, de 22 de novembro a 7 de dezembro), com os espetáculos A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (há 6 anos em cartaz) e A DONZELA E O CANGACEIRO (estreia em setembro próximo), ambos premiados em nível estadual e nacional.

Trata-se de um intercâmbio com o Grupo Intervalo de Teatro, sediado na cidade de Oeiras, que também estreará no mesmo período o espetáculo MONÓLOGOS DAS FLORES VIOLADAS, dirigido por João Manuel Pinho, cujo texto é de autoria do brasileiro cratense Cacá Araújo.

Para viabilizar a turnê, a Cia. Cearense de Teatro Brincante está empenhada em conseguir doação de notas e cupons fiscais de compras e serviços realizados no Ceará, a fim de angariar recursos junto à Secretaria Estadual da Fazenda - SEFAZ/CE. A campanha inclui também a arrecadação da bilheteria e pagamentos de contratação de seus espetáculos. O diretor Cacá Araújo também entrará em contato com órgãos governamentais, comunidade empresarial e representações parlamentares, ampliando, assim, o leque de possíveis apoiadores à empreitada de representar o Brasil a partir do Crato, Cariri e Ceará, visto que pela primeira vez uma companhia teatral genuinamente caririense se apresentará na Europa.  

CONTATOS:
Cacá Araújo (Diretor) - (88) 8801.0897 / (88) 9960.4466 / (88) 3523.7430
Kalvya Maia (Produtora) - (88) 8818.7111 / (88) 9683.0863

VEM AÍ a nossa I MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO! Começa dia 13 de junho, segunda-feira.


A gente quer comemorar festivamente os 100 anos do Cine Paraíso instalado aqui no Crato, em 3 de junho de 1911 pelo italiano Victorio di Mayo. Divulgaremos a programação aqui no blog. Aguardem! (Por Luiz Carlos Salatiel).

URCA completa hoje 25 anos de criação


A Universidade Regional do Cariri – URCA completa hoje, dia 8 de junho, 25 anos de criação. Uma solenidade às 8 horas, com hasteamento da bandeira, pelo Reitor Plácido Cidade Nuvens, será realizada, na Instituição.

A Universidade Regional do Cariri - URCA é uma universidade pública estadual sediada nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Santana do Cariri. A URCA atende a uma comunidade de mais de 9 mil estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

Criada pela Lei Estadual n.º11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial n.º 94.016, a URCA foi instalada oficialmente em 7 de março de 1987. Integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE). Possui seis campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional. A URCA tem como objetivo principal promover a transformação da realidade regional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Almejando alcançar os objetivos propostos a URCA, atualmente, conta com 16 cursos regulares de Graduação, 3 Programas Especiais de Formação de Professores, 6 cursos Sequenciais, 1 curso de Técnico em Enfermagem, 2 Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" e 3 Unidades Descentralizadas -UD, em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

A URCA teve como Reitor ao longo desses 25 anos, Antônio Martins Filho - 1986-1987; José Teodoro Soares 1987-1990; Manuel Edmilson do Nascimento,1990-1996; Violeta Arraes - 1996-2003; André Luiz Herzog Cardoso, 2003-2007; e Plácido Cidade Nuvens 2007 até o dia 30 de junho deste ano. Ainda não foi definido pelo governador do estado quem será o sucessor do Reitor Plácido Cidade Nuvens para os próximos quatro anos. A Vice-Reitora, Otonite Cortez, juntamente com Patrício Melo, venceram a consulta acadêmica para escola de reitor e vice-reitor, respectivamente. A consulta foi realizada no último dia 26 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Regional do Cariri - URCA