Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Coringa de Heath Ledger



Após uma apresentação no Teatro Kodak da cantora Beyoncé, que contou com a participação de Hugh Jackman, Vanessa Hudgens, Zac Effron, Amanda Seyfried e Dominic Cooper, foi a vez do prêmio de ator coadjuvante ser entregue.

E quem levou o Oscar foi Heath Ledger, que morreu em 2008, pelo seu trabalho no filme Batman, O Cavaleiro das Trevas.

De forma emocionante, a estatueta foi recebida pela família do ator. "Esse prêmio valida o trabalho do meu filho numa indústria que ele tanto amava", falou o pai de Heath Ledger. A irmã afirmou que estava muito orgulhosa de aceitar o prêmio em nome de Heath.

E a atuação do ator australiano foi realmente espetacular.


Nosso comentário: todos esperávmaos que esse jovem ator, que faleceu precocemente, fosse premiado. Sua atuação como Coringa foi primorosa, e pessoalmente, achei melhor que o Coringa feito por Jack Nicholson, no primeiro filme do Batmam na telona. Leadger também pode ser visto em O Segredo de Brockback Mountain, como um homem que se apoixona por outro, em um filme que retrata bem a temática gay, sem esteriótipos.

A lamentar, as emissoras de TV canal aberto do Brasil não passaram a entrega do Oscar... preferiram mostrar mulheres semi nuas para seus telespectadores.... como se isso fosse Carnaval.... que mediocridade...

Oscar 2009 vai para.....



Ontem à noite aconteceu a grande festa do Oscar 2009. Tivemos gratas surpresas, e a estatueta para o ator Heath Ledger, que fez o Coringa, no filme Batmam, O Cavaleiro das Trevas. A noite teve ainda a premiação de Sean Penn,no filme Milk, comoo melhor ator. Penn está incrível como Milk, em um filme que retrata um importante momento político dos Estados Unidos.

Os vencedores da noite de ontem:

Melhor filme: Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor diretor: Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor atriz: Kate Winslet (O Leitor)
Melhor ator: Sean Penn (Milk - A Voz da Igualdade)
Melhor ator coadjuvante: Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Melhor atriz coadjuvante: Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Melhor roteiro original: Milk - A Voz da Igualdade (Dustin Lance Black)
Melhor roteiro adaptado: Quem Quer Ser um Milionário? (Simon Beaufoy)
Melhor filme em língua estrangeira: Departures Japão
Melhor longa de animação: Wall-E
Melhor curta de animação: La Maison en Petits Cubes (Kunio Kato)
Melhor documentário: Man on Wire (James Marsh e Simon Chinn)
Melhor documentário em curta-metragem: Smile Pinki (Megan Mylan)
Melhor trilha sonora original: Quem Quer Ser um Milionário? A. R. Rahman
Melhor canção original: Quem Quer Ser um Milionário? "Jai Ho"
Melhor direção de arte: O Curioso Caso de Benjamin Button (Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo)
Melhor fotografia: Quem Quer Ser um Milionário? (Anthony Dod Mantle)
Melhor edição: Quem Quer Ser um Milionário? (Chris Dickens)
Melhores efeitos sonoros: Quem Quer Ser um Milionário? (Ian Tapp, Richard Pryke e Resul Pookutty)
Melhor edição de som: O Cavaleiro das Trevas (Richard King)
Melhores efeitos especiais: O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor maquiagem: O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor figurino: A Duquesa
Melhor curta-metragem - Spielzeugland (Toyland) Jochen Alexander Freydank

Acidentes nas estradas estaduais

De ontem para hoje, ocorreram 22 acidentes de acidentes de trânsito nas estradas estaduais, segundo dados da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv). Os acidentes resultaram em seis mortes: quatro no sábado e duas no domingo. Entre feridos leves e com maior gravidade, foram 14 vítimas.

As mortes aconteceram em decorrência de três atropelamentos (dois em Beberibe e um em Cascavel) e duas colisões, uma entre dois veículos em Juazeiro do Norte e outra entre duas motocicletas, em Morada Nova.

Estradas federais

Segundo o inspetor Márcio Moura, da Polícia Rodiviária Federal, o balanço das estradas federais que cortam o Estado serão divulgados apenas na quarta-feira de Cinzas. Ele adiantou que até o momento, o balanço é positivo e o fluxo está tranqüilo nas estradas.

No Carnaval de 2008, foram registrados 51 acidentes nas estradas federais cearenses, que resultaram em 32 feridos e 6 mortes. "Esse ano, nossa expectativa é reduzir estes números", disse o inspetor.

Redação O POVO Online

Bandido morto pela PM em Milagres

Mais um bandido é morto em troca de tiros com a Polícia Militar na região do Cariri e foi sepultado neste final de semana. Desta vez, foi Cícero Wilson Batista, de 24 anos, mais conhecido como "Alma", que morava no Bairro Quatro Bocas no município de Milagres. Segundo o coronel Erick Onofre, comandante do 2º BPM (Batalhão Policial Militar), era um velho conhecido da polícia e metia medo na população. Ele é acusado de assaltos, lesões corporais, formação de quadrilha e pelo menos dois homicídios. De posse de um Mandado de Prisão Preventiva, o Serviço de Inteligência do 2º BPM e a Força Tática de Apoio (FTA) de Milagres foi em busca de "Alma" começando pelo bairro onde o mesmo residia. A polícia soube que o mesmo encontrava-se na residência da mãe e, ao se aproximar, foi recebida a bala pelo acusado enquanto corria para o quintal, a fim de tentar saltar o muro e fugir ao cerco. Ele é ex-presidiário e respondia por homicídio. Alma foi alvejado com um disparo de revólver fatal. Segundo a polícia, recentemente, ele praticou assalto contra uma loja de telefones celulares em Milagres. No ano de 2005, ele participou de um assalto no município de Ipaumirim juntamente com dois comparsas. Na fuga, à altura do Distrito de Felizardo, houve um encontro com a polícia e a conseqüente troca de tiros. Na época, "Nego de Dada" tombou morto e "Alma" foi lesionado no pé e terminou preso.

Site Miséria
www.miserria.com.br

Crato recebe Tarcom

Com jurisdição em todo o Cariri, está instalada no centro do Crato, a primeira seccional do interior do Ceará do Tribunal de Arbitragem, Conciliação e Mediação (TARCOM). O TARCOM foi instituído pela lei Marco Maciel 9.307 de 23 de setembro de 1996, e já tem 47 unidades espalhadas por todo o País objetivando cooperar com o Poder Judiciário na promoção da paz social em parceria com a própria sociedade, abrindo novo espaço para a resolução de conflitos, através do cultivo do diálogo e do exercício da negociação e da cidadania.O Dr. Francisco Nóbrega, presidente do TARCOM de Fortaleza disse que a finalidade é a curto prazo estender a rede de seccionais nos principais municípios caririenses agindo como justiça privada e com a missão de dirimir conflitos. Segundo a lei as sentenças terão que ser lavradas no máximo em seis meses, mas sempre priorizando a conciliação. O vice-presidente da seccional Crato do TARCOM, Dr. Nabucodonossor Alves Feitosa explicou que, apesar do Tribunal funcionar como justiça privada ele atende todas as classes sociais com atuação limitada, ou seja, o que envolve patrimônio disponível e a resolução do conflito não pode demorar mais do que 180 dias. As audiências são realizadas na própria sede do TARCOM e o reclamante não precisa necessariamente de advogados. O Dr. Antonio Vandenberg Francelino, juiz de direito e diretor do fórum Hermes Parahyba do Crato, falando sobre a justiça arbitral do Brasil disse que é preciso se formar hoje na nossa sociedade uma cultura de paz a partir do princípio de que os conflitos sociais devam ser primordialmente solucionados através da conciliação, missão principal do TARCOM.

Giro pelo Ceará



Colégio do Ceará é referência no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Por meio da mobilização e da conscientização da comunidade escolar e da sociedade em geral, o Colégio Marista, da cidade de Aracati, no Ceará, ganhou o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, com o projeto Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, que concorreu na categoria A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Privadas.

Aracati, localizada na região nordeste do estado do Ceará, a 152 km de Fortaleza, é conhecida pelas suas belas praias e pelo grande fluxo de turistas durante o período de alta-estação. Se por um lado o turismo oferece benefícios para a economia da região, por outro acarreta graves problemas sociais como a exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo dados levantados pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Aracati (CREAS), de janeiro de 2006 até junho de 2008 o município detectou 275 casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 55 de violência sexual.

É nesta triste realidade que o Colégio Marista busca intervir, ao ampliar a discussão sobre o tema, de modo a instigar o sentimento de responsabilidade e combater a problemática.

"O Colégio assumiu essa bandeira e virou referência no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes", explica o diretor do Colégio, Jair Emerson da Silva. "Os alunos estão cada vez mais empenhados em transmitir aquilo que aprenderam. A violência sexual tem que ser combatida. Ajudamos a conscientizar as pessoas mostrando que elas têm a quem recorrer", destaca.

Entre as principais ações desenvolvidas estão a realização de oficinas temáticas, a capacitação e sensibilização de todos os professores, panfletagem pelo colégio, caminhadas pelas ruas da cidade para chamar atenção da população, a apresentação de peça teatral encenada pelos alunos e a criação de mesas-redondas com a presença da comunidade escolar, da sociedade civil e de representantes da Rede Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2009, o projeto vai ser ampliado para incluir alunos e professores de outras escolas.

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos foi promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

Com mais de 350 inscritos de todo o Brasil, foram premiadas as seguintes categorias: As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Públicas; A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Privadas; A Formação e a Pesquisa em Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária.

Os primeiros colocados em cada categoria receberam, além de troféu e certificado, R$ 15 mil. Os segundos, R$ 5 mil. A entrega dos prêmios aconteceu no dia 3 de dezembro de 2008, no Memorial JK, em Brasília. A próxima edição do PNEDH acontecerá em 2010. Para este ano, está prevista a disseminação, troca de experiências e reflexão sobre os trabalhos vencedores.

Mais informações sobre o PNEDH estão disponíveis no site: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.

Outras notícias do Ceará hoje....

Um ônibus placas HUL 5596, inscrição de Quixeramobim, que transportava os foliões que acabara de brincar a primeira noite do Carnacentral 2009, na praça capitão Dias Ferreira, centro da cidade, acidentou-se ao chegar ao seu destino final, cerca de 42 km depois, a Vila de São Miguel, Distrito do Município de Quixeramobim. O acidente ocorreu quando o veículo trafegava pela estreita parede do açúde que abastece a referida comunidade.

A empresa cearense Companhia Brasileira de Laticínios (CBL) quer ampliar a atuação no Nordeste. Os planos incluem investimento de R$ 25 milhões na construção de uma fábrica em Garanhuns (PE). Segundo Bruno Girão, diretor da CBL, a concretização da unidade vai depender dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo pernambucano.
´O projeto vai andar se sair o incentivo de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)´, declarou. A empresa quer rebate de até 100% do tributo.
No estado vizinho, conforme Girão, as regras de renúncia do ICMS parecem com as do Ceará: quando mais longe da capital o empreendimento, maior o percentual de rebate do imposto. Além dos incentivos, o projeto depende da desapropriação do terreno para engatar.

No próximo dia 01/03, quando precisa apenas de um empate para garantir vaga na final do Estadual, foi comemorada pelos atletas do Ceará. No entanto, a boa situação do Alvinegro teve um preço alto para o elenco: afora este domingo, os jogadores trabalharão durante todo o Carnaval.Para Alex Gaibu, autor do gol que deu a vantagem ao Alvinegro, não há diferença alguma. ´Sou evangélico e não gosto de Carnaval. O meu bloco é daqueles que ficam orando em casa, junto com a família. Além do mais, temos um compromisso muito difícil. Nosso elenco sabe que ainda não ganhamos nada´, confessou o atleta.

Giro pelo Brasil




Sensibilizar a sociedade civil e o poder público sobre a questão das crianças e dos adolescentes que moram nas ruas. É com essa intenção que a Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes - Criança Não é de Rua - realizará, no dia 8 de abril, uma ação de sensibilização em várias capitais do Brasil. De acordo com Adriano Ribeiro, articulador nacional da Campanha, a ideia é que a ação seja realizada simultaneamente em diversas capitais brasileiras. O evento, que aconteceu em Fortaleza e em Recife, no ano passado, já está confirmado para ocorrer, neste ano, em seis cidades: Fortaleza, Recife, Maceió, São Luís, João Pessoa e Manaus.

Em busca de trabalho e de melhores condições de vida, brasileiros deixam famílias e amigos para morar em outros países. Além de enfrentar a saudade das pessoas deixadas no Brasil, os imigrantes ainda têm que encarar vários desafios no novo local, que vão desde o idioma a questões envolvendo a espiritualidade. Para confortar os imigrantes brasileiros foi criada, em 1996, a Pastoral de Brasileiros no Exterior (PBE). De acordo com Dom Alessandro Ruffinoni, bispo auxiliar de Porto Alegre e responsável pela Pastoral, a PBE tem o objetivo de colaborar com as Igrejas que acolhem os brasileiros em outros países. Ele explica que o trabalho da Pastoral é enviar missionários ao exterior para que eles realizem um acompanhamento espiritual e social com os migrantes.

Na última quarta-feira (18), a Comissão de Especialistas na Aplicação de Convênios e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou suas observações sobre a aplicação da Convenção 169 da OIT no Brasil. A Comissão solicitou ao governo brasileiro esclarecimentos sobre a ausência de consulta aos povos indígenas e quilombolas em relação às leis e obras que os impactam. As observações foram respostas ao informe enviado, em setembro de 2008, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reuniu avaliações de diversas organizações quilombolas e indígenas do Brasil. Após receber o informe, a OIT também o encaminhou ao governo brasileiro. A memória feita pelo governo sobre a aplicação da Convenção só chegou no dia 31 de outubro fora do tempo para ser totalmente analisado. Ainda assim, o Governo não deu respostas às comunicações enviadas.

Site Adital

Giro pelo mundo



Organizações que fazem parte da Campanha "Sem Milho Não Há País" vão realizar, no dia 25 de fevereiro, a partir das 21h, uma manifestação no Centro da Cidade do México. O objetivo é rechaçar a apropriação do milho por parte de empresas transnacionais e exigir do presidente Felipe Calderón o reconhecimento que todo o território mexicano é centro de origem e diversidade do milho. O evento vai ocorrer por ocasião da reunião dos países que fazem parte do Protocolo de Cartágena sobre responsabilidade e compensação por danos resultantes dos movimentos transfronteiriços de transgênicos. A reunião será realizada de 23 a 27 de fevereiro. "Queremos dizer aos representantes dos países reunidos na Cidade do México pelo Protocolo de Cartágena o grave perigo que representa a contaminação transgênica na linhagem do milho", afirma a convocatória da Campanha.


Comunidades afetadas pela construção da hidrelétrica Xalalá manifestaram ontem (19), em coletiva de imprensa, seu repúdio ao projeto que pode ameaçar o acesso à terra e a segurança alimentar dos povos que vivem nos municípios de Cobán, departamento de Alta Verapaz, Uspantán e Ixcám, do departamento de El Quiché, na Guatemala. Durante o evento, autoridades indígenas e representantes das comunidades reuniram-se com diversas instituições governamentais e não governamentais para apresentar as razões pelas quais rechaçam a construção do megaprojeto. Eles demandaram a suspensão da obra e a realização de um debate nacional sobre política energética e desenvolvimento comunitário. Além disso, exigem o fim das ameaças e dos despejos das comunidades que se opõem às represas.

Os adolescentes e sua relação com a escola foram o tema central do último Relatório sobre tendências sociais e educativas na América Latina, publicado em dezembro de 2008, pelo Instituto Internacional de Planejamento da Educação da Unesco - Buenos Aires, junto à Organização de Estados Iberoamericanos, como parte do projeto Sistemas de Informação de Tendências Educativas na América Latina (Siteal).
O estudo oferece dois aspectos da relação dos sistemas educativos com os adolescentes. Por um lado, recupera toda uma tradição da análise das desigualdades sociais no acesso ao conhecimento, mostrando o modo como a origem social dos adolescentes marca trajetórias educativas muito diferenciadas. Por outro, convida a incorporar um olhar que vá mais além da origem social, enfatizando aspectos mais subjetivos, como suas formas de socialização, suas escolhas, suas identidades.