Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aderi ao Twitter

Amigas e amigos leitores , já faz alguns dias que aderi ao Twitter. Quem quiser dar uma olhada é só acessar: http://twitter.com/oceliosouza.



FÁCIL É NEGAR A EXISTÊNCIA DE DEUS: DIFÍCIL É EXPERIENCIAR A CONSCIÊNCIA CÓSMICA DE DEUS


Acreditamos que crescendo e acumulando conhecimentos no limite a natureza humana saltará e transcenderá para uma nova e inédita cosmovisão. Essa visão é inadequada. A razão está para o tempo assim como a não-razão (crescimento simétrico) está para a eternidade (não-tempo). A eternidade é uma supressão total do tempo e não o seu crescimento. Em outras palavras, a eternidade é uma "morte" do tempo. O verdadeiro caminho não é subir, mas descer (controlar sua energia) no poder da razão e do desejo.
A fronteira entre a razão e a não-razão é um "zero existencial". Se o crescimento racional é o lado positivo, então o crescimento simétrico é o lado negativo. E vice-versa. Se estamos valorizando a razão, como fazer para transcender? Certamente que não é negando racionalmente a força da razão, mas transformando o seu impulso e dando um novo (simétrico) sentido ao seu poder. Ou seja, não é negando a razão usando a razão, mas fazendo com que essa força retorne a sua origem no ponto "zero"de equilíbrio. A força da razão sempre está apontando para um único sentido de compreensão. Mesmo que ela esteja falando de mundos invizíveis sagrados. A razão é uma forma de energia independente da "cor" que atribuímos a ela. Ela pode ser de natureza-cor filosófica, religiosa, econômica, sociológica, astrológica, psicológica, etc. Somente transcendemos a razão através de uma força simétrica que suprime o poder de recepção dos sentidos e o poder de processamento da mente objetiva. É o "negar a si mesmo" de Jesus Cristo.

A sociedade seria dentro desse contexto uma floresta constituída, portanto, de diversas árvores de características diferentes. O que está acontecendo atualmente é que essa floresta tem pontos ou focos de matas aparentemente bem tratadas externamente, mas que numa análise mais cuidadosa veremos que estão totalmente corroídas em suas raízes. Essa problemática tende aumentar se medidas corretas não forem tomadas para frear a força expansionista da razão. Creio que esse problema somente poderia ser resolvido com uma aproximação da cultura e do saber tradicional oriental. É preciso que uma nova e transformadora maneira de agir (num sentido e contexto bem amplo) no mundo e na vida moderna se faça com mais intensidade e amplitude para que de fato retornemos ao ponto de equilíbrio ("zero existencial") e de harmonia. Caso isso não aconteça certamente a vida nas sociedades modernas tenderá a degradar-se. E isso acontecerá mesmo que haja uma expansão econômica. Isto porque a expansão econômica é um resultado e, portanto, um reflexo também do crescimento da razão. Não creio que mudando a qualidade da razão esse problema vai ser resolvido. Não creio que a mudança de um modo racional instrumental para um modo racional razoável (ou outra designação) vai de fato resolver essa questão existencial humana (é uma aproximação, mas não é uma solução). O cerne da questão está entre a razão e a não-razão ( e também entre o desejo e o não-desejo). E não entre uma forma e outra de razão (ou de desejo).

O verdadeiro caminho da consciência é um caminho de "reconnaissance". Ou seja, um processo de reconhecimento do limite da razão e do desejo humano. E aqui "reconhecimento" significa o ato de re-nascer (re-naissance) com uma nova visão. Pois, na língua francesa conhecimento é "connaissance": "con" (com) + "naissance" (nascer). Nesse sentido, o renascimento do homem significa um esforço permanente de reconhecimento de seu próprio limite de compreensão em si mesmo. No limite desse esforço de reconhecimento a gratidão é o passo decisivo para o homem reencontrar a sua natureza divina. A devoção é uma conseqüência dessa gratidão desmedida.

Estamos há dois mil anos de distância da visão dessa grande descoberta e reconhecimento. Acho que não levamos muito a sério essa descoberta que o nosso mestre Jesus Cristo fez e nos apontou – nos desviamos do Caminho!. Usamos a sua imagem e palavras, mas não agimos como ele de fato gostaria que fizéssemos: o seu Caminho ou Método. Ele nos salvou da ignorância eterna porque descobriu magistralmente esses dois caminhos: o da razão e o da não-razão. Se de fato queremos seguir Jesus Cristo (ou outro método transcendental) temos que aprender também a "negar a nossa própria razão e o nosso próprio desejo". A natureza somente reage com uma ação adequada. Sem ação não se tem transformação. Não tenho dúvidas quanto a isso. Eu sei que isso é para muitos uma missão quase impossível. É impossível para aqueles que não sabem o poder, de autotransformação, da fé que têm dentro de si mesmos. E também porque não sabem quanto é belo e maravilhoso o nascimento existencial no encontro do verdadeiro Amor de Deus. Se soubessem...Hummm!!!!!!!

“All you need is love” (Lennon/MaCartney) – Porque Amor é Deus!

Pois, todo nascimento é um encontro. Na natureza humana temos o encontro do homem com a mulher. O desejo do homem de encontrar o Amor na mulher desejada. O homem se dá nesse encontro e a mulher retribui também se dando num êxtase gostoso. O desejo cresce até o seu limite máximo no orgasmo. Um querendo transcender no encontro com o outro. A beleza do encontro dá a direção do Amor. Os corpos se entrelaçam procurando uma nova combinação e união. Os sentidos são ativados. E os sentimentos reflorescem. Só movimento e ternura. E exaltação. O homem se torna quase um deus e a mulher quase uma deusa. E de repente a ejaculação e o orgasmo. Nesse momento, um fenômeno dá sentido aquele frenesi de gestos incalculados. Enquanto os corpos se abraçam gemendo de êxtase num outro plano, minúsculos seres (espermatozóides) são lançados numa corrida louca em busca de um encontro também. O espermatozóide é a semente da “árvore” que busca o lugar específico para "morrer" e nascer de novo.

Olhando a partir desse universo minúsculo dos espermatozóides podemos entender o universo humano. A vida humana é semelhante à corrida louca dos espermatozóides querendo encontrar um outro corpúsculo ou célula no interior do ovário. E no encontro acontece uma "morte" e um nascimento: a semente "morre" para nascer a árvore. Todos querem encontrar o lugar (ovário) do Amor Divino. E nesse encontro nascerem numa nova dimensão de vida existencial. Mas, nem todos alcançarão ao mesmo tempo essa façanha de renascer em vida. Muitos padecerão cansados ou perdidos no meio do caminho. Somente aquele que for mais hábil (em si mesmo), mais sensível e mais persistente durante a corrida conseguirá esse objetivo transcendental. É a lei cósmica do nascimento. O que está em cima está em baixo. O que está fora está dentro também. E cada ejaculada humana é uma nova corrida em direção a um segundo nascimento. A cada êxtase humano uma nova vida pode estar sendo gerada. E assim também ocorre com o plano Divino. Pois, a cada exaltação-contemplação de Deus uma segunda vida pode estar sendo gerada na dimensão ontológica Divina. E isso somente ocorre quando há um encontro entre naturezas do "espermatozóide-humano" com o "óvulo Divino". E o êxtase é o sinal de que houve um encontro verdadeiro e profundo, ou seja, uma Alteridade. É o sinal do Amor Divino. E é inconfundível. Ele é belo. É sublime. E majestoso. O que seria da vida sem o êxtase do Gozo Divino? Seria fria e árida. Não teria sentido. O êxtase é a marca do Amor tanto humano quanto Divino. E no plano Divino ele é extremamente belo. Creio que a palavra ‘belo” ainda é pouco para expressar o conteúdo desse Amor maior (incomparável!).

A vida moderna vem projetando para fora essa corrida louca dos pequeninos espermatozóides. Estamos todos no meio de uma corrida sem sabermos a direção exata do ovário Divino. Somente alguns seres "humanos-espermatozóides" sabem, porque aprenderam a direção correta. A grande maioria ignora completamente. E o que vai acontecer? Muitos caminharão para o lado errado e em conseqüência disso se chocarão entre si ou serão atropelados pela multidão desorientada e descrente do Caminho Verdadeiro. Os sinais disso podem ser percebidos no espaço cotidiano da vida agitada, acelerada e desorientada: guerras, doenças, misérias, violências, sofrimentos, corrupção, destruição, confusão, competição sem sentido, etc. Há dois mil anos o mestre Jesus Cristo tentou alertar às gerações futuras o que iria ocorrer sem o Amor Divino. Vejamos o que ele disse (em relação a sua volta - que simboliza a volta do Amor Divino):
“Ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; ... se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares;... levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Mateus 24:6-13.
A vida humana precisa desse encontro Divino para permanecer viva e criativa. E o que vemos atualmente? Os esforços humanos são tais que a profecia de Jesus novamente se confirmará. Pois, sem o Amor de Deus não acontece o segundo nascimento. E sendo assim nada frutifica nesse chão racional da vida moderna. A vida deveria ser encarada com mais sutileza e propriedade, mas o ser humano não consegue perceber a vida que vai além de suas conquistas puramente materiais. Todo o nosso esforço é feito sem o Norte ou sentido correto do Amor Divino. E assim nos chocamos uns contra os outros. Daí o caos, a morte, a dor, o sofrimento, a solidão, o niilismo, a incerteza, o medo, a desorientação, a confusão, o conflito, a rejeição e a escuridão da visão. Se todos os homens e mulheres se esforçassem em seguir o caminho do Amor Divino compreenderiam em si mesmos a lei do nascimento: Amor somente Amor Constrói porque é a Lei de Deus para todos durante a eternidade do Ser Livre e Feliz.
Aquieta-te, pois a paz é a referência do caminho interior. A fé é a bússola, o desprendimento é o passo certo e a devoção a Deus é a tua resposta ao grande chamado Dele. Não esmoreça, nunca! O caminho é estreito, mas existe.
"Ele me advertiu que entre os adultos, muito poucos me entenderiam, porque para eles era mais fácil acreditar no terrível do que no maravilhoso. Para evitar problemas ele me recomendou que dissesse que tudo era uma fantasia, uma história para crianças. Eu vou obedecer-lhe ISTO É UMA HISTÓRIA" - Enrique Barrios (Ami: O menino das estrelas).
Um dos mistérios mais fantásticos que descobri durante esse processo de crise de identidade foi a sutil relação entre energia e consciência (humana e cósmica de Deus).

"Para se amar as coisas da Terra precisamos conhecê-la. E para conhecer as coisas do céu precisamos Amá-la" - Pascal.

Pensamento para o Dia 14/10/2009


“O corpo e a mente são intimamente interligados e vitais para a evolução do homem. Um homem integral é aquele que possui uma mente pura e um corpo saudável. O corpo deve, certamente, ser nutrido e protegido, mas nenhum apego deve ser desenvolvido em relação a ele. O Atma, no interior do corpo, é o fundamental. Enquanto o corpo está destinado a perecer algum dia, o Atma é eterno. Um corpo saudável e uma mente pura, unidos, fornecem a verdadeira beleza (Lavanya). A verdadeira beleza é aquela do caráter, e não a do corpo. É essa verdadeira beleza que dá à pessoa uma expressão de juventude e bem-aventurança eternas.”
Sathya Sai Baba

Artesãos do Cariri em Encontro Internacional


O artesanato do cariri é reconhecido internacionalmente, não só por sua beleza,
mas pelo peso cultural. Um dos locais de comercialização é o Centro de Cultura Mestre Noza
(Foto: A. Capibaribe Neto)
A expectativa do volume de negócios fechados, a partir do encontro em Juazeiro, é de R$ 1,5 milhão

Juazeiro do Norte- Uma oportunidade para o artesão da região do Cariri mostrar o seu produto para o mercado nacional e internacional acontece com a II Feira de Artesanato da Região e o V Encontro Internacional de Negócios do Cariri. O evento será aberto às 19 horas de hoje, no Palácio da Microempresa, neste município, e vai até o dia 17. A expectativa do volume de negócios fechados a curto, médio e longo prazos é de R$ 1,5 milhão.

O encontro tem o objetivo de fomentar, ampliar os negócios e divulgar o artesanato da região, além do turístico. De acordo com o gestor do Programa de Artesanato do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vicente Gregório Teixeira, "é uma eficiente vitrine que se forma para apresentar esse potencial diversificado do artesanato nordestino e também caririense".

O V Encontro Internacional vai dar visibilidade ao trabalho popular manual, com a exposição de esculturas em madeira, trançado em palha de milho e sisal, rede a sol bordada, xilogravura e literatura de cordel, com o trabalho dos xilógrafos e poetas da gráfica Lira Nordestina.

Expositores
Insere também os artefatos em flandre e artesanato em couro. Serão mais de 800 artesãos, selecionados a partir da qualidade dos produtos e aceitação no mercado internacional, que vão participar do evento que vai contar com expositores do Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A finalidade é também promover a troca de experiências com os artesãos de outros Estados.

Foram convidados para participarem da rodada cerca de 55 compradores de outras regiões brasileiras, a exemplo do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e de países como Alemanha, Cabo Verde, França e Portugal.

Os negócios vão ser intensificados a partir de amanhã, com a Rodada de Negócios. Este é o momento em que há uma dinâmica maior nas atividades, e uma oportunidade do próprio artesão desenvolver sua habilidade comercial.

Espaços
Como forma de mostrar a beleza e a diversidade do artesanato local, além de sua funcionalidade, serão criados dois espaços, um deles fazendo conexão com os meios de hospedagem e Turismo e representando um hotel, e o outro, um escritório multiprofissional. A área destinada ao hotel terá aproximadamente 120 metros quadrados, com recepção, área de café e uma suíte de casal. Também será montada uma réplica de um escritório, com 80 metros quadrados. A finalidade é mostrar o uso do artesanato regional, proporcionando uma identidade visual aos ambientes.

O Encontro Internacional de Negócios do Cariri foi realizado pela primeira vez em 2004. A intenção foi reunir em um só lugar toda a riqueza do artesanato nordestino, representada pelo artesanato produzido no Cariri. De acordo com Gregório, o artesanato local representa um polo de referência no Estado, movimentando mais de R$ 1 milhão por ano.

Para o gestor, a feira é o resultado direto e visível de todo um trabalho desenvolvido na região, com ações de acesso a mercado, capacitação, tecnológica e gerencial, com aperfeiçoamento de design, aproveitando o potencial representado pelo produto local.

Valor agregado
"O artesanato, no Cariri, tem valor agregado e o peso cultural de tudo que representa a região", reforça ele. A feira será aberta ao público somente nos dias 16 e 17, das 16 horas às 22 horas. Nestes dois dias, após a rodada de negócios, toda a produção exposta estará disponível para comercialização aos participantes interessados.

O comprador alagoano, Reimes Soares, já é um veterano em Juazeiro. Ele e sua mãe viajam o Nordeste para a compra de produtos de artesanato para comercializar em seu Estado. "O material do Cariri é bem interessante. A qualidade é uma referência importante", destaca. Mas a diferença mesmo é para quem entende de produto bem acabado. A questão cultural da região tem um peso importante e engloba um valor, por trazer uma referência da riqueza do Cariri.

VALOR
O artesanato, no Cariri, tem valor agregado e o peso cultural de tudo que representa a região"
Vicente Gregório Teixeira
Gestor de Projeto do Artesanato

Mais informações
Palácio de Microempresa
Rua São Pedro, s/n, Matriz
Juazeiro do Norte - CE
(88) 3512.3322

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Matadouro clandestino em Juazeiro



O sangue dos animais abatidos corre junto à água do esgoto


Irregularidade no funcionamento não inibe quem trabalha no local


Em Juazeiro do Norte, um matadouro clandestino há muito tempo incomoda os moradores que vivem próximo ao local. A falta de higiene chama a atenção, e a irregularidade no funcionamento não inibe os que trabalham no local.

Logo na frente do matadouro clandestino, a prova de que o local está em pleno funcionamento: o sangue dos animais abatidos corre junto à água do esgoto. Dentro do estabelecimento, onde só deveriam haver suínos, uma diversidade de bichos circula livremente. Um funcionário do matadouro conversou com a reportagem do CETV.

O mau cheiro e a falta de higiene são as principais reclamações dos moradores que vivem nas proximidades, mas segundo o funcionário, uma limpeza é feita com frequência e não existem irregularidades quanto ao funcionamento do local. “Lá, a gente joga o lixo fora, todinho. Está tudo certo”, afirmou o funcionário.

A Vigilância Sanitária do município afirma que as orientações nestes locais estão sendo feitas e que as medidas necessárias com relação ao matadouro já foram tomadas. “O trabalho da vigilância é orientar sobre a higiene, e a gente vai passando diariamente lá”, comentou Marilan Gomes, coordenadora da Vigilância Sanitária. “Em setembro, recebemos a denúncia. A equipe se deslocou até o local e viu que era uma matança. Estamos aguardando o prazo para ver se as exigências foram cumpridas”, relatou Huedo Gonçalves, veterinário da Vigilância Sanitária.

O matadouro público de Juazeiro do Norte está funcionando normalmente, mas a matança de suínos está interrompida temporariamente e aguarda uma licitação para a reforma do local. Enquanto isso, os estabelecimentos clandestinos continuam com os trabalhos, mas por tempo determinado. “O matadouro está passando por um processo de melhoria. Está em licitação e essas melhorias vão facilitar nosso trabalho”, disse Huedo Gonçalves.

Por telefone, o diretor do matadouro público de Juazeiro do Norte, Cícero Duda Maciel, informou que realmente o abate de suínos está suspenso e que não há data prevista para a retomada desse tipo de atividade. Para isso, um projeto já foi encaminhado para a Prefeitura do município.

Imagens Sacras do Museu Histórico do Crato começam a ser restauradas


Começam a ser restauradas as imagens sacras do Museu Histórico do Crato. São 19 imagens, algumas delas com mais de 200 anos. O projeto foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para apoio à preservação material, na modalidade de preservação de acervos museológicos, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude local, que administra o equipamento. Serão seis meses de um trabalho, que não envolve somente a recuperação das imagens, mas a conscientização sobre a importância do resgate da história local.

O trabalho de restauração está sendo feito pela italiana, Maria Gabriella Federico, restauradora que já vem realizando esse trabalho há 22 anos, desde o seu país de origem. Gabriela afirma que a imagem mais importante do museu, a de São Fidélis, co-padroeiro do município, tem mais de 200 anos e está bastante danificada. É a primeira a receber os cuidados de recuperação. Alguns dedos precisam ser refeitos e o trabalho é extremamente minucioso. Será um mês de trabalho, com o monumento em madeira provavelmente confeccionado pelos índios cariris e influência dos padres. Além dela, também está sendo restaurada a imagem de São Francisco, também uma das mais antigas do Museu.

Fonte: Site da Prefeitura do Crato