Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 29 de abril de 2008

Movimento Voto Consciente lança campanha de conscientização sobre atuação dos políticos

Você controlaria as despesas da sua empresa só uma vez a cada quatro anos? Você veria o boletim dos seus filhos só uma vez a cada quatro anos? Com chamadas desse tipo, o Movimento Voto Consciente, apoiado pela agência JF/Law, está lançando uma campanha que convoca a população a aumentar o controle sobre os políticos.

Em agosto, o Voto Consciente vai apresentar um ranking com a performance dos vereadores. O objetivo é informar a população sobre a atuação dos políticos que elegeu e dar condições para que as Eleições 2008 tenham como base critérios importantes à sociedade.

Há 21 anos o grupo acompanha diariamente os trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo, analisando a atuação dos vereadores com base em critérios de freqüência nas comissões, fidelidade partidária, número de leis e resoluções sancionadas, presença nas votações nominais, fiscalização, pedidos de informação e avaliação do próprio Voto Consciente.

Juazeiro vai sediar Encomex

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através de sua Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, e em parceria com Órgãos e Entidades nacionais e regionais como Governo do Estado, Prefeituras, Faculdades, associações Comerciais,Sindicatos, Agência de Desenvolvimento, Entidades de Classe, BNB, SENAI, SEBRAE, BNDES, BB, CAIXA, Correios, SBCE, realizará, na cidade de Juazeiro do Norte, no dia 15 de maio, o 125º ENCOMEX - Encontros de Comércio Exterior.

O evento tem como objetivo estimular a participação do micro, pequeno e médio empresário brasileiro no comércio exterior, através da divulgação de informações sobre o funcionamento do intercâmbio comercial, assim como as oportunidades de negócios e mecanismos de apoio à exportação existentes no país.

Antecedendo ao evento, que é gratuito, foram realizadas, nos dias 28, 29 e 30 de abril, nas cidades de Brejo Santo, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iguatu e Crato, reuniões de divulgação, para agregar os parceiros locais e gerar um efeito multiplicador na participação do Encomex.

As inscrições gratuitas, para participar do 125 Encomex podem ser feitas no site www.encomex.gov.br.

Workshop sobre barraginhas no Ceará

Teatro no Sesc




Vale confeir mais esta atração do Sesc!!!!

Futebol: Heriberto confia no seu histórico em Juazeiro

Já está virando rotina a equipe do Fortaleza decidir títulos com o Icasa. De 2005 para cá, já são três finais de Campeonato Cearense contando com a que terá início a partir de quinta-feira, às 16h30, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, pelo jogo de ida.

E é justamente nesse primeiro duelo, que mora o perigo para o time tricolor. No primeiro turno, o Fortaleza acabou sucumbindo no Cariri, por 2 a 1, e na volta só empatou no Castelão, perdendo o troféu de campeão. Por isso, teve de correr atrás do prejuízo no segundo turno para vencer e se reencontrar com o mais novo rival.

A busca, porém, pela conquista do returno só começou com a saída de Silas Pereira e a chegada do treinador Heriberto da Cunha, que deixou o aquiinimigo alvinegro, para salvar o tão sonhado bi-campeonato tricolor.

O título do segundo turno veio e a vaga para a decisão foi garantida. Agora, um dos trunfos do técnico leonino para passar por cima do Icasa, logo neste primeiro confronto, é o seu bom retrospecto no Cariri.

Nesta atual temporada, Heriberto disputou cinco partidas na terra do Padre Cícero. Duas ainda como técnico do Ceará e uma pelo Fortaleza.

Bateu o Guarani, por 2 a 1, e derrotou o Icasa, nas semifinais do primeiro turno, por 2 a 0, quando comandava a equipe de Porangabuçu. Já com o time do Parque dos Campeonatos, empatou por 1 a 1, também com o Leão do Mercado.

O interessante é que aquela partida contra o Guarani, em Juazeiro do Norte, no dia 24 de fevereiro, foi a sua estréia no comando do Fortaleza, pelo Campeonato Cearense.

Depois de enfrentar o Horizonte em dois jogos bem desgastantes, o treinador tricolor afirma que a mesma dificuldade também será encontrada contra o Icasa.

Leia mais: Jornal Diário do Nordeste www.diariodonordeste.com.br

Rei do Baião homenageado em SP



A exposição itinerante Sessenta anos de Baião 13 Tributo a Gonzagão, que reúne mais de 300 peças do acervo pessoal de Luiz Gonzaga, percorrerá cinco pontos da capital paulista e da Grande São Paulo até 30 de abril.

A Exposição foi organizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) para comemorar Dia Internacional do Trabalhador. A homenagem enfatiza a importância destinada pelo músico às causas trabalhistas.

Luiz Gonzaga, nasceu em 1912, em Pernambuco. Grande responsável pela divulgação da música nordestina no Brasil foi expoente na consolidação de ritmos brasileiros. Seu maior sucesso, Asa Branca, foi gravado em 1947 e regravado por diversos artistas.

A mostra passou pela Praça do Forró(26/04), Parque do Carmo(27/04), no Sesc Itaquera(28/04), Parque da Juventude (hoje, 29/04) e termina amanhã em Carapicuíba.

Notinha: essa exposição é destaque em vários veículos de comunicação de São Paulo, moostrando a força do trabalho e da história do Rei do Baião.

Palestra na Urca promove troca de experiências entre Portugal-Brasil





Alunos, professores da URCA, UFC, CEFET e profissionais da área da construção, compareceram na noite da última sexta-feira, 25, no auditório do campus CRAJUBAR-URCA, em Juazeiro do Norte, para assistir a palestra “A inovação no sector da construção: experiências recentes em Portugal.”

A palestra, gratuita, aberta pela Vice-Reitora, Prof.ª Antônia Otonite de Oliveira Cortez e o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Prof. João Luiz do Nascimento Mota, foi promovida pelo Departamento de Construção Civil e o Curso de Gerenciamento da Construção Civil que trouxeram os professores Dr. Humberto Salazar Amorim Varum da Universidade do Aveiro – Protugal e o Dr. Francisco Carvalho Arruda Coelho - UVA, especialistas de reconhecimento internacional nas áreas de Estruturas e Inovação.

Durante 2 horas foram apresentadas inovações de materiais e métodos construtivos. Experiências portuguesas debatidas pelo público caririense. O evento inaugura a série de palestras e abre canal de comunicação entre a URCA e a Universidade Européia.

Tradições católicas do Cariri

No Cariri - nas cidades de Crato e Altaneira - é expressiva a devoção a Santa Teresa d’Ávila (também chamada Santa Teresa de Jesus). Em Crato existe, há 80 anos, uma congregação com o nome de Filhas de Santa Teresa de Jesus. Na casa-mãe dessa congregação fica a histórica capela de Santa Teresa, construída pelo primeiro bispo de Crato – dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva – que era um grande devoto dessa santa.

Em Altaneira, a santa é padroeira da cidade e da paróquia. Aliás, a Paróquia de Santa Teresa d’Ávila foi a primeira criada por dom Fernando Panico após assumir a diocese de Crato.


Teresa de Ávila (ou Teresa de Jesus) nasceu em Ávila em 28 de março de 1515 e faleceu em 4 de outubro de 1582. Ela foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas. É de Santa Teresa de Jesus a oração abaixo:


Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta.

Lembrai-vos

Nos lares do Cariri - décadas atrás - os pais ensinavam aos filhos uma bela oração: o Lembrai-vos. Composta por São Bernardo, esta oração imprimia – no espírito das crianças e jovens – uma ilimitada confiança na proteção da Virgem Maria. Quem ainda se lembra do “Lembrai-vos”?


Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a vossa proteção, implorando o vosso auxílio, e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado.
Animado, pois, com igual confiança, ó Virgem das virgens, como à Mãe recorro e de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus, mas dignai-vos de as ouvir propícia e me alcançar o que vos rogo.

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.