Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 29 de abril de 2008

Tradições católicas do Cariri

No Cariri - nas cidades de Crato e Altaneira - é expressiva a devoção a Santa Teresa d’Ávila (também chamada Santa Teresa de Jesus). Em Crato existe, há 80 anos, uma congregação com o nome de Filhas de Santa Teresa de Jesus. Na casa-mãe dessa congregação fica a histórica capela de Santa Teresa, construída pelo primeiro bispo de Crato – dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva – que era um grande devoto dessa santa.

Em Altaneira, a santa é padroeira da cidade e da paróquia. Aliás, a Paróquia de Santa Teresa d’Ávila foi a primeira criada por dom Fernando Panico após assumir a diocese de Crato.


Teresa de Ávila (ou Teresa de Jesus) nasceu em Ávila em 28 de março de 1515 e faleceu em 4 de outubro de 1582. Ela foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas. É de Santa Teresa de Jesus a oração abaixo:


Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta.

Nenhum comentário: