Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PRÓ-REITOR DA URCA AMEAÇA GUERRILHA

Hoje, às 8h50min, recebi um telefonema em que uma moça de voz educada e terna se certificou de que era comigo mesmo que estava falando. Era da URCA, número 88 3102 1200. Passou a fala para o prof. Fábio Rodrigues, pró-reitor de extensão, que, com sua característica arrogância, prepotência e falta de educação, declarou que acionará a justiça contra a Guerrilha do Ato Dramático Caririense. Motivo alegado: uso indevido da logomarca da URCA/PROEX nas peças de divulgação. Pediu-me explicação. Eu lhe lembrei que, num dos encerramentos de disciplina de Teatro do Curso de Artes daquela universidade ocorrido recentemente no Teatro Rachel de Queiroz, conversamos sobre a possibilidade de parceria para registro videográfico da Guerrilha, no que ficamos praticamente acertados faltando apenas a oficialização do pedido. Pouco tempo depois soube eu que a câmera estava em conserto. Percebi a impossibilidade de concretizar a intenção inicial, mas, como temos uma convivência e colaboração permanente com o Curso de Artes da URCA, resolvi deixar a logomarca da universidade no material de divulgação. Este é o crime do qual estamos sendo acusados. 

Fábio Rodrigues expressou na sua voz um incontido ódio e violência inexplicáveis, atípicos de ocupantes de cargos públicos que prezam pela sensatez, respeito e equilíbrio. Se a logomarca da Universidade Regional do Cariri estampada num evento que reúne quase 30 companhias de teatro, dança e circo do Cariri cearense, desqualifica ou mancha a imagem da instituição, tivesse ELE gentilmente solicitado a retirada que nós teríamos atendido prestimosamente.

Sabemos do incômodo que causamos àqueles que desprezam a arte produzida no Cariri e agem preconceituosamente contra nossos artistas. Mas seguiremos adiante em nossa missão de conquistar e ocupar nosso legítimo espaço no coração do povo e na dinâmica da sociedade em que estamos inseridos. Não será um arroto de neurose anti-Cariri que nos intimidará. O que está por trás do comportamento do pró-reitor é uma oposição medíocre ao que não é espelho e o desapreço pelo que traduz e identifica a região em sua diversificada teia de manifestações artísticas e culturais. O que não sabemos é se a posição do pró-reitor foi apenas um surto exibicionista e abuso de autoridade ou se é um entendimento endossado pela Reitora da URCA Otonite Cortez. 

Avante, Guerrilheiros!!!

Cariri-CE, 09 de novembro de 2011.

Cacá Araújo 
Professor, Ator, Dramaturgo, Folclorista
Coordenador da Guerrilha do Ato Dramático Caririense    

UM TOMBO NO ESCURO - por Pedro Esmeraldo


Hoje pela manhã, ficamos perplexos quando observamos uma fila enorme de jovens tentando conseguir uma vaga através de concurso público para ser funcionário da Prefeitura local. Isso é uma aberração e um atentado ao poder aquisitivo do povo, pois acarretou enorme desperdício do bolso dos seus pais que há tanto vem sendo vilipendiado pelo excesso de cobrança de impostos das autoridades, quer Federal, Estadual ou Municipal, que nada vem contribuir com melhoramentos para reconquistar com obras favoráveis às atividades econômicas do nosso país.

Não é à toa que falamos em prol de defender a juventude a fim de sobressair-se com dignidade enfrentando lutas que a encaminhem para o bem-estar e para uma velhice digna que venha lhe propor reconhecimentos de todas as atividades do passado.

Não queremos desmerecer esses jovens por que todos desejam ter uma segurança no decorrer da vida, visto que apesar dos parcos salários municipais, esses dignos jovens, pertencentes a toda região do Cariri, desejam também um lugar ao sol. Agora, perguntamos a essas próprias autoridades: por que não pensam em trazer melhoramentos satisfatórios para dar ao jovem melhores empregos, quer industriais quer agrícolas, empregando tecnologia que satisfaça aos anseios dessa juventude e que venham adequar toda a população do município dentro de um padrão moderno de vida, com uma educação acentuada para os dias de hoje?

O que mais nos revolta é que alguns políticos de todo o país não se preocupam com o desenvolvimento coletivo, mas comente o próprio bem-estar e, portanto, esquecem que foram eleitos para trabalhar em prol do povo e não para satisfazer a uma minoria que nada traz de bom para o cidadão comum.

Sabemos que a culpa é do próprio povo porque coloca esses homens no estaleiro e na sua vontade de subir ao pícaro da montanha para lá permanecer por vários anos, cuspindo na cara dos contribuintes e rindo à toa das desgraças alheias.

Para isso, é preciso que o povo acorde e venha a cobrar com precisão, avisando que eles estão lá para trabalhar em prol do povo e não para permanecerem alheios ao sofrimento deste povo.

Voltando ao assunto dos jovens, avisamos e ao mesmo tempo pedimos que sejam coerentes e dignos, colocando pessoas de gabarito para elaborarem e corrigirem as provas sem interferência de terceiros, cujo pensamento é só proteger os seus apaniguados, mesmo que sejam cultos ou analfabetos.

Desta sorte, se ouvirem o nosso pedido, estaremos gratos, pois todos torcem por uma melhoria de caráter e seriedade no comportamento do homem.

Para terminar pedimos a esses políticos que não deixem a juventude sozinha, tombando no escuro, mas que acorde para que faça uma carreira digna de respeito.

Autor: Pedro Esmeraldo

Crato-CE, 07/11/2011

Apoio: Firenze Cosméticos

Foto: Dihelson Mendonça