Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

IMPLOSÕES EXPLOSIVAS



Por Luiz Domingos de Luna – Professor em Aurora-Ceará


Nunca tanto, a juventude, a conspirar contra o funcionamento saudável de
seu próprio metabolismo. É incrível a sede por a sopa destrutiva consumida pelos adolescentes e jovens, da mais simples e, aparentemente, inofensiva substância, até a de complexidade maior para a implosão metabólica do próprio organismo.
Esta busca desenfreada por esta massa explosiva que distrai, destrói e dilacera a fase áurea dos seres humanos em pleno alvorecer da mocidade, à progressão geométrica o consumo, deve ser um sinal de que algo distorcido vem ocorrendo no espaço social, pois a busca pela alteração da realidade não pode ser interpretado como um fator naturalizado da paisagem existencial presente.
A história mostra que o consumo deste caldo destruidor, às mais das vezes, tinha uma bandeira de protesto, um justificativa, de cunho ideológico, político, familiar, social, enfim; os estudiosos sempre encontravam algo para justificar esta disformia, no consumo exagerado, destes radicais livres a entupirem a sobriedade do campo racional lógico, palpável e harmônico para a consistência do tecido sociológico como um todo.
Á luz da convivência interativa no tempo presente, não são claros as forças pulsativas que fomentam a base para tal consumo deste material volumoso, que assassina o corpo e mata a alma humana.
É até um paradoxo quando os idosos fazem de tudo para ter uma aparência jovial, uma espécie de eternização da juventude, numa luta diária para preservar esta fase, pelo menos na aparência, Já, a massa juvenil busca todas as formas para destruir essa aparência de vigor e esplendor, talvez até na busca da velhice precoce, porém se não for, uma coisa é certa a idosos precoces, pelo menos na aparência, são inexoráveis.

CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE HÁ 5 ANOS NA CENA BRASILEIRA

HOJE A CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE
E O ESPETÁCULO A COMÉDIA DA MALDIÇÃO
COMPLETAM 5 ANOS DE CENA

O 1º cartaz

O 1º panfleto


A Cia. Cearense de Teatro Brincante surgiu na cena brasileira em 2005, quando das primeiras investidas em pesquisa e encenação de dramaturgia alinhada à cultura tradicional popular elaborada por Cacá Araújo, resultando na criação e encenação da peça teatral fundada no mito da Mula-sem-cabeça, “A Comédia da Maldição”.

Exatamente em 11 de novembro de 2005, estreavam a companhia e o espetáculo, dirigido por Cacá Araújo, com assistência de Orleyna Moura e participação de grande elenco.

Tendo as artes cênicas como principal atividade, a Cia. Cearense de Teatro Brincante atua como instrumento de pesquisa e encenação de espetáculos teatrais inspirados nas tradições populares e folclóricas. Eis, então, que, os anos de 2006/2007 marcaram o aprofundamento no estudo dos mitos e dedicação à elaboração de narrativas dramatúrgicas de mais dois textos, desta feita tendo como centro os mitos do Lobisomem e a Caipora, respectivamente, sendo este último contemplado no texto “A Donzela e o Cangaceiro” (premiado pela Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), finalizado em 2008. Ainda em 2007, inspirado no poema de domínio público, de origem medieval lusitana, O Romance de Clara Menina com Dom Carlos de Alencar, musicado por Antônio Nóbrega, foi criado o texto “O Pecado de Clara Menina”, seguindo linha brincante e caricata, passeando pela Comédia Del’Arte e pelas matreirices sertanejas, abordando as relações de poder e os “pecados”, segundo o catolicismo. “As presepadas de Zé Ozébe”, também criado em 2007, teve inspiração no romanceiro e “causos” populares, especialmente no cordel “A história do cavalo que defecava dinheiro”, de Leandro Gomes de Barros. “O Mapa da Botija”, comédia infantil de aventura criada em 2009, evidencia o mito do “Papa-Figo”, lendas regionais e histórias de botija. Criou, também, textos que abordam temática urbana contemporânea, destacando-se: “Monólogos das Flores Violadas” (2008), baseado em reportagens sobre casos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais do Ceará; e “Lágrimas no papel” (2008), inspirado na história da militante comunista Helenira Resende, assassinada pela repressão militar na Guerrilha do Araguaia em 1972.

A Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes é hoje Ponto de Cultura Brasil (Minc/Secult-CE), selecionada com o projeto CENA BRINCANTE em 2008/2009, atuando no desenvolvimento de dramaturgia voltada às tradições populares e também na formação de atores e técnicos a partir da gestualidade, do ritmo, da música, do imaginário e da performance dos folguedos, lendas e mitos nordestino-universais.

Espetáculos montados: A Comédia da Maldição (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010); Monólogo das flores violadas (2008); Lágrimas no papel (2008, 2009); O Pecado de Clara Menina (2008, 2009, 2010).

Espetáculos em processo de montagem: A Donzela e o Cangaceiro; e O Mapa da Botija.

Gostaria de agradecer aos atores, atrizes, músicos, técnicos, colaboradores, amigos e familiares que contribuíram e contribuem permanentemente na edificação desta magnífica obra, manifestação sublime do talento do artista caririense.

Nossas alegrias de ontem e de hoje sempre nos animarão na grandiosa missão de espalhar luz...

Nossas tristezas, decepções e lágrimas continuarão sempre sendo recompensadas pelo generoso aplauso das platéias maravilhosas que nos acolhem e acolherão em seus corações...

Obrigado! Muito obrigado!!!

Com amor e devoção,

Cacá Araújo
Diretor
Crato-CE, 11 de novembro de 2010.

NOS PRÓXIMOS DIAS POSTAREI REPORTAGENS FOTOGRÁFICAS COMEMORATIVAS