Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Icasa joga hoje contra Portuguesa pela Copa do Brasil




O Icasa recebe a Portuguesa de Desportos nesta quarta-feira em jogo válido pela Copa do Brasil, a partir das 20h30min no estádio Castelão. O embate deveria ser perante a sua torcida no Romeirão, mas a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) puniu o verdão com a perda de um mando de campo. Os juazeirenses precisam no mínimo de um empate para ter o direito de disputar o jogo de volta no estádio do Canindé programado para o dia 4 de março no estádio da Lusa no Canindé. Quando pisar o gramado do Castelão, o Icasa estará pronto para a sua sexta apresentação pela competição patrocinada pela CBF. Nos cinco jogos anteriores, o retrospecto é desfavorável, pois o verdão venceu apenas uma, empatou duas e foi derrotado outras duas vezes. Atendendo ao pedido de um internauta do Site Miséria, eis os confrontos: em 2006 contra o Coritiba, os icasianos empataram (0x0) no Romeirão e perderam (3x1) no Couto Pereira.

site Miséria

Habilitação social

A partir desta semana começa no Ceará o processo de emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O estado é segundo no País a implantar o programa "Habilitação Social". De acordo com os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) existem no Ceará 1,3 milhão de veículos, incluindo carros, motos, vans, caminhões e ônibus. Mas apenas 1 milhão de motoristas são devidamente habilitados com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ou seja, 300 mil pessoas dirigem sem CNH no Estado. A informação é do superintendente estadual do Detran, João Pupo. O programa beneficiará apenas candidatos que queiram tirar a carteira categoria A (só para motos) e só a partir do segundo semestre, poderão ser tiradas as categorias B e D. O processo de emissão de carteiras de habilitação gratuitas começará no interior do ceará. Só a partir de agosto o procedimento chegará a Fortaleza. O motivo do benefício começar no interior é o grande número de motocicletas existentes. Segundo João Pupo, de cada quatro motos compradas, três estão localizadas no interior, e muita gente
pilota o veículo sem a CNH. No triangulo Crajubar existem 72 mil veículos entre caminhões, ônibus e motos. Segundo dados do Detran, 21 mil motoristas dirigem sem a CNH nas cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha. O superintendente estadual do Detran espera, com a medida, diminuir consideravelmente o número de pessoas que conduzem veículos sem habilitação e, conseqüentemente, o número de acidentes no trânsito.

Aradação em mais de 3.500 tarefas de terra em Juazeiro

Fica encerrado nesta quarta-feira, (18), o seminário estratégias para aplicação do plano safra e outros programas para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. O encontro trata assuntos diversos, dentre os quais, a exposição de programas do governo federal e estadual, que poderão ser utilizados pelos municípios na atração de investimentos na agricultura e agropecuária regional. O secretario, Romildo Bringel, adianta que já foi celebrado convênio entre os governos do estado e municipal, para práticas agrícolas, visando dividir os gastos nas operações realizadas pela SEDETA, na área rural. O destaque fica por conta do programa de aração em mais de 3 mil e 500 tarefas de terra.

Cinema na praça

O filme “Se eu fosse você”, com Tony Ramos e Glória Pires, será exibido em praça pública. O evento é patrocinado pelo governo federal através do ministério da cultura. A secretaria Gloria Tavares, informa que o projeto que é intitulado: “Reciclo de cinema”, já percorreu 60 municípios do sul e sudeste do país. Juazeiro do Norte foi a única cidade do interior contemplada com a exibição que está marcada para a praça Pe. Cícero, nesta quarta-feira dia 18, as 20:00h.

Organização do trânsito em Juazeiro

Projeto que trata da organização do trânsito na artéria central de Juazeiro começou a ser trabalhado. Após reunião com o prefeito Santana, ficou decidido o início de uma campanha educacional junto aos motoristas de transportes alternativos. O secretário Cláudio Luz e o diretor do Demutran, Victor Emanuel, conversarão inicialmente com representantes das cooperativas envolvidas no segmento, anunciando as medidas a serem adotadas. Uma delas está relacionada às paradas irregulares, que ocorrem com freqüência no centro, prejudicando sensivelmente o fluxo de veículos. Já no mês de março, está prevista a realização de seminário para discutir com a população, entidades de classes, empresas de ônibus, topiqueiros e mototaxistas a organização do trânsito de Juazeiro. O Cariri conta atualmente com oito cooperativas e mais de 500 transportadores, em sua grande maioria trabalhando na rota de Juazeiro.

Morte de Chico Amadeu

O prefeito de Várzea Alegre Zé Hélder (PMDB), decretou luto oficial de três dias pela morte do sanfoneiro e ex-vereador, Francisco Teixeira Siebra - Chico de Amadeu - aos 74 anos de idade. Chico de Amadeu era casado com Maria Ivete Siebra (In memorian), com quem constituiu uma família de 10 filhos. Chico de Amadeu sofria de Alzheimer, doença que o levou a ser internado com uma forte crise, em março do ano passado, no hospital São Francisco, em Crato. Desde então, Chico de Amadeu tinha apenas pequenas melhoras. A doença o venceu na noite desta segunda-feira. Chico de Amadeu inspirou toda uma geração. Ele começou a tocar órgão aos 12 anos de idade, na igreja, onde acompanhava o seu pai, Amadeu Siebra, que era sacristão. A tendência artística tirou Chico de Amadeu dos salões da igreja, quando nos anos 50, trocava o órgão da igreja, pelo acordeom, instrumento que começou a tocar, ensinado pelo mestre, Vicente Leandro. A última apresentação de Chico de Amadeu, em público, aconteceu em 2006, nesta cidade, no Circo Cultural, projeto do governo do Estado, voltado para a Cultura. Chico de Amadeu gravou um LP, várias fitas e tem um documentário em DVD sobre sua vida. O corpo do músico foi velado em sua residência até às 16h. Às 17h, foi homenageado na Câmara Municipal. A missa de corpo presente foi celebrada na igreja matriz de São Raimundo Nonato e logo após aconteceu o sepultamento, no Cemitério da Saudade.

Ilha digital em Barbalha

Os estudantes, principalmente de escolas públicas de Barbalha, que se utilizam da internet, estão prejudicados desde o mês de novembro, período em que houve um assalto na Ilha Digital instalada na praça central da cidade. Na ocasião, vários equipamentos foram roubados. Mas não é só isso. A pequena Ilha, no meio da Praça Kennedy, é um prédio totalmente rabiscado pelos alunos. Precisa de reparos urgentes, pois o quadro é de total abandono no patrimônio. Há cerca de seis anos, a Ilha Digital foi instalada e o fluxo de estudantes no período em que foi inaugurada era bem maior. O assalto foi considerado bastante estranho pelos moradores. É que, até o momento, nada foi encontrado pela Polícia, mesmo com registro do fato na Delegacia. A única porta de entrada não foi arrombada e todos os registros dos usuários foram levados. No início eram 12 funcionários trabalhando na Ilha, com revezamento. Hoje são apenas dois. Porém, segundo o secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro dos Santos, já foram solicitados novos equipamentos e os dois funcionários permaneceram no local. A Ilha continua sendo aberta todos os dias, mas a internet só volta a funcionar, possivelmente, esta semana, já que a Prefeitura está fechando contrato com um provedor local. Foram levados do local, segundo depoimento de funcionária à Polícia, duas CPUs, três estabilizadores, uma impressora multifuncional que também funcionava como xerox, três aparelhos telefônicos, capas de proteção dos equipamentos, dois mouses, recibos e pastas com os cadastros dos usuários e até a placa inaugural. Antes, era cobrado R$ 1,00 para uso dos equipamentos, mas depois passou a ser por agendamento. É dessa forma que continuará funcionando, conforme o secretário municipal. Municipalização Ele disse que foram solicitados mais equipamentos, além de dois computadores que estão no local. O trabalho vai começar do zero, já que não tem nada nos arquivos e não se sabe de que forma eram feitos os convênios para o funcionamento da Ilha Digital. Segundo ele, apenas existia um contrato da Oi com o Governo do Estado, mas, hoje, o acordo não vigora mais. Será necessário haver parceria da Prefeitura, conforme estima. Agora o funcionamento, segundo destaca, ficará por conta apenas do município. O vigilante Francisco Atanagildo de Alencar diz que no período do assalto não trabalhava na praça. Não sabe informar o que aconteceu, mas conta que é necessário um trabalho educativo com os jovens para preservar a Ilha. Os riscos estão em todas as partes do prédio, e até estudantes já foram encontrados no período da tarde namorando na laje do local. Moradores dão queixa, também, de usuários de drogas na área.

Diário do Nordeste

ENCONTRO DOS ÍNDIOS NO CARIRI

Na ultima semana do mês de julho de 2009 vai acontecer no Sitio Poço Dantas no Distrito de Monte Alverne no Município do Crato a primeira Assembléia Indígina do Cariri com a participação dos índios karirís dos municípios de São Benedito e Crateus e demais povos indígenas do Ceará. O evento abordará temas como a saúde, educação, preservação cultural, hábitos , costumes, territorialidade e políticas publicas garantidas ao índio pela constituição de 1988. A promoção da Assembléia é da AIKA – Associação Indígina Karirís e estão sendo convidados a FUNAI – Fundação Nacional do Indio, FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, Secretaria Estadual de Educação do Ceará , Sindicatos Rurais, Conselho de Defesa da Mulher Cratense, Casa Lilás, Universidade Regional do Cariri e A.C.B. – Associação Cristã de Base.

A questão indígena toma corpo na região do Cariri, tendo a comunidade de Monte Alverve como referencia com 70 indios entre jovens, adultos e crianças e já em processo de organização bem avançado pelo fortalecimento de sua identidade na busca do reconhecimento antropológico e outros direitos constitucionais. No Crato, é a primeira comunidade indígena a ser beneficiada com políticas do governo federal tendo, inclusive, uma sala de aula com ensino pedagógico acompanhado pela URCA – Universidade Regional do Cariri.

Rosemary de Araujo do Estado de São Paulo , defensora do indigenismo brasileiro e o estudante de história Pedro Loti Carvalho de Poços de Caldas , Minas Gerais , estiveram no Crato visitando os índios karirís em Monte Alverne. Eles têm um trabalho sobre a situação dos povos indígenas do Nordeste e disseram que o Ceará e especificamente o Cariri apresentam uma cultura indígena muito viva na língua, vestimentas, hábitos, alimentação e cultura. E com todo esse legado o Estado cearense é exemplo para os demais grupos indígenas do Nordeste.

Site Miséria

Projeto de desenvolvimento regional

Secretaria de Assuntos Estratégicos, ligada à Presidência da República, está organizando uma série de visitas ao Nordeste a fim de viabilizar a consolidação de um projeto desenvolvimentista nacional que começaria pela Região, como é a idéia do ministro Mangabeira Unger, responsável pelo órgão. Ontem, um de seus assessores esteve na Capital cearense, marcando com o Governo do Estado, o calendário das visitas e a pauta de assuntos que a secretaria pretende debater no Ceará. Por ocasião da estada em Fortaleza, o Assessor Especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Carlos Sávio Teixeira, fez visita ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, oportunidade em que detalhou os projetos que a pasta possui para, segundo ele, inverter as prioridades de modelos de desenvolvimento econômico pensado até agora para a região Nordeste, dando ênfase a um projeto de desenvolvimento regional, de iniciativa compartilhada entre as iniciativas pública e privadas, com destaque para as empresas de médio e pequeno porte, onde, segundo ele, se encontram boa parte dos trabalhadores do setor produtivo do Brasil.

Detalhes´A reunião com o Governo do Estado foi para estabelecer os eixos mais técnicos que serão discutidos no Ceará e também a região e os tipos de experiências a ser visitados aqui, além de acertar os detalhes logísticos da visita dos integrantes do Governo Federal, de vários ministérios´, destacou o assessor, informando que a comissão terá 35 integrantes dos mais diversos setores e ministérios do governo Lula.A série de visitas será realizada, neste momento, nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí e Paraíba. ´Já estivemos nos estados da Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Agora, na segunda etapa, daremos continuidade às visitas nos outros estados para conhecer as experiências inovadoras e construir uma convergência a cerca dos assuntos´, explicou, ao informar que será apresentado um documento contendo propostas sólidas de desenvolvimento para a região, no fórum dos governadores do Nordeste, a ser realizado no próximo dia 20 de março, na cidade de Natal.

Diário do Nordeste

LUCROS DO BNB

Com um lucro líquido de R$ 421 milhões em 2008, o Banco do Nordeste (BNB) registrou 91,6% de crescimento sobre o resultado apresentado 2007, mesmo em meio á crise financeira internacional. O desempenho foi puxado sobretudo por considerável expansão das operações de crédito, que passaram a representar 79,1% dos ativos consolidados do banco, quando no ano anterior essa participação era de 73,4%. Conforme revela o balanço da instituição relativo a 2008, divulgado hoje, o BNB encerrou o ano com saldo de aplicações de crédito de R$ 28,9 bilhões, destacando-se os setores rural e agroindustrial, com R$ 15,2 bilhões, que correspondem a mais da metade (55%) do saldo de aplicações globais. Os setores de indústria, comércio e serviços detêm 34% dos créditos do BNB, enquanto a infra-estrutura ficou com 11%.

SAAEC convoca aprovados em concurso

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) informa que já começou a convocar, em primeira convocação, alguns aprovados no concurso público municipal 02/2008 realiza pela empresa para preenchimento de 32 vagas no quadro de pessoal da SAAEC.

Os convocados são:

Cargo: operador de bombas
Antonio Lisboa de Morais Júnior
José Eudes dos Santos Nascimento
Cícero Jofranio Alves de Oliveira
Geraldo Edejunior Laurendo Barbosa
Miguel Cavalcante Pereira

Cargo: pedreiro
Aloísio Brigido Rodrigues
Cícero Lucas de Sousa

Cargo: servente
Pedro César de Oliveira
Fábio Guimarães Silva

Cargo: técnico em edificações
Grasiele Gonçalves Cruz

Cargo: técnico em eletromecânica
Francisco Everton de Amorim

Cargo: técnico de informática
Phillipe Rodrigues Vieira de Oliveira

Cargo: técnico em saneamento
Daniele Silva Rodrigues

Cargo: operador de bombas
Helton Sobreira de Santana