Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

19 de agosto: dia do Historiador - Postado por Océlio Teixeira

A proposta de homenagear os historiadores é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos caras mais capacitados prá falar de educação neste país deseducado. A data escolhida de início era o dia 12 de setembro. Mas aí o senador Augusto Botelho (PT-RR) propôs uma emenda, apovada pela comissão, que alterava a data para hoje, 19 de agosto.

O motivo? Aproveitar a data para homenagear Joaquim Nabuco, que nasceu dia 19 de agosto de 1849. Nabuco, prá quem dormiu naquela aula marota de História do Brasil (dependendo do professor eu não os culpo), foi um dos maiores abolicionistas deste país. Também foi político, diplomata, jurista, jornalista(!), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e... Historiador!

Portanto, parabéns prá todos os malucos historiadores deste Brasil.

E para o post não ficar muito meia-boca, vou copiar e colar aqui um trecho da justificativa do senador para criar o Dia do Historiador:

"Um povo sem história é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito já popular, é também uma verdade histórica, pois todos os agrupamentos humanos que não preservaram sua memória - em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura - acabaram sucumbindo a ditaduras e até acabaram por desaparecer da face da Terra.

Por essa razão, não apenas a disciplina que trata das histórias dos povos deve merecer nossa atenção, mas também os cientistas que se dedicam a essa tarefa tão nobre. Obviamente, a história se faz por seus protagonistas: lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado; grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro. E para registrar tudo, o historiador.

E de tal modo é importante o papel dos historiadores que, por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País. Ao lado da Filosofia e da Literatura, a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental, constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização."

Fonte: http://ohistoriadorperdido.blogspot.com

LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

DOU - 18/12/2009

Crato merece uma Secretaria do Turismo - Por Océlio Teixeira

Uma discussão que circulou recentemente no Blog do Crato, levantada pelo nosso amigo Dihelson, foi o desenvolvimento da atividade turística no Crato. Num comentário que fiz, e depois num texto postado, defendi a idéia de que o Prefeito Samuel Araripe crie uma Secretaria do Turismo. Nada contra o Secretário Duda, do Desenvolvimento Econômico, pasta a qual está ligado o Departamento de Turismo. Duda é uma pessoa séria e tem desempenhado seu trabalho com bastante competência. Mas me parece que ao turismo não tem sido dada a devida atenção. E como o Crato tem um potencial enorme neste setor, acredito e defendo a criação de uma Secretaria dedicada ao turismo.
No municipio de Crato podemos desenvolver o turismo histórico cultural, o turismo ecológico, o turismo religioso, o turismo rural, o turismo científico, o turismo de base comunitária, o turismo de eventos, dentre outros. O que está faltando?, nos perguntou o Dihelson. Pra mim falta uma Secretaria, com uma equipe devidamente qualificada, que coordene esse trabalho, faça projetos, dialogue com a sociedade, vá atrás de recursos, etc. Tenho certeza que o Crato ganharia e muito com uma pasta destinada a pensar e planejar o turismo no município.
Fica assim minha sugestão. Gostaria de ler a opinião dos leitores do Blog, dos colaboradores e, se possível, dos gestores da cidade. O turismo, feito de forma sustentável, é um vetor fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e uma região. Vamos pensar nisso?
Por fim, só uma informação: o pólo indutor do turismo no Cariri, criado pelo Ministério do Turismo, é Nova Olinda. Vocês sabiam disso? Pois é, nada contra a cidade dos meus amigos Alemberg Quindins e Sr. Expedito Seleiro, mas o Crato tem uma tradição histórica, cultural, política e turística muito maior que a cidade de Nova Olinda. E porque Nova Olinda foi escolhida pelo MTur?

Bares do município de Catarina agora têm horário para fechar - Postado por Océlio Teixeira

Nota: Já pensou se essa moda pega?

A juiza substituta Ana Celina Monte Studart Gurgel, titular da Comarca de Catarina, assina portaria determinando o horáro de fechamento de bares, restaurantes, boates e comércios afins. A Portaria Nº 02/2010, estabelece três horários diferentes para o fechamento: de segunda a quinta-feira, esses estabelecimentos devem cerrar as portas às 23 hrs. Nas noites de sexta-feira e sábado, o limite de funcionamento vai até 1h da madrugada seguinte. Na noite de domingo, a tolerância se encerra à 0h.

Segundo nota da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará, quando houver festejos específicos no município, o caso é tratado como exceção e não é estabelecido horário para o fechamento dos bares, boates e afins. A Portaria foi assinada no último dia 20 de janeiro, considerando a "necessidade de garantir a tranquilidade e a ordem pública local".

Outro argumento utilizado pela juíza para estabelecer a Portaria é o artigo Nº 42 do Decreto-Lei Nº 3.688, de 1941, a chamada Lei das Contravenções Penais. O texto legal tipifica como contravenção penal a perturbação do sossego alheio.

Por: Luciano Augusto
Fonte: Ceará Agora

Pensamento para o Dia 20/02/2010



“Vidya é o processo de educação que ensina que o cosmos é a manifestação do Jogo do Senhor. O mundo inteiro é a residência do Senhor (“Ishaavaasyam Idam Jagath”)! Portanto, ninguém deve acolher o sentimento pessoal de posse ou mesmo um indício de egoísmo. Renuncie ao sentimento de apego, sinta a presença do Senhor em toda parte. Saúda a bem-aventurança que o Senhor confere a você e experimente-a com gratidão, sem estar preso aos desejos. Essa é a mensagem dos antigos sábios e videntes.”
Sathya Sai Baba

------------------------
“Enquanto labuta no caminho espiritual, você deve ter o próprio Senhor como seu protetor. Para incutir coragem no filho, a mãe o convence a andar alguns passos e retornar, mas ela não o deixará cair. Se ele vacila e está prestes a perder o equilíbrio, ela corre por trás dele e o segura antes que caia. Deus também tem os olhos fixos em você, Seu devoto. Ele tem em Suas mãos a linha com que Ele o segura como uma pipa. A linha é o laço de amor e graça. Ele pode dar-lhe um puxão e, às vezes, Ele pode afrouxar o aperto. Tudo o que Ele fizer, esteja confiante e despreocupado, pois é Ele que o sustenta e lhe dá a força.”
Sathya Sai Baba