Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lixo Espacial - Um Novo Planeta ?

Por: Luiz Domingos de Luna*

Outro dia, como de costume, fui ao meu Planeta Natal Aquarius depois de passar por todo o processo, já devidamente relatada na série aquarianos, cheguei à assembléia, passei pelo revisor de anti-matéria, ocupei minha cadeira e fiquei aguardando o conferencista. O Tema já devidamente exposto no computador central. Um telão bem grande em três dimensões, girando sempre com a mesma temática, O Que querem os humanos?

O revisor de ondas magnéticas repassou o chip aquariano para todos nós, quando recebi o meu, fiquei com dois, pois se esqueceram de pedir o da Terra, o conferencista foi logo dizendo os terráqueos querem conquistar o cosmo, basta ver o lixo espacial que existe na galáxia da via láctea, não tarda ter um planeta terra feito de lixo circulando o planeta Terra real. A não ser que os seres humanos estejam construindo um planeta de lixo para ter mais força e poder no espaço sideral. Ou já estão desconfiando que exista vida fora da terra e estão pensando em vender o material descartado do planeta real, para nós.

O Projetista de viagens espacial pediu a palavra e perguntou, É útil para nós comprar dos terráqueos o Lixo Espacial ? O desmaterializador disse: depende, o conferencista, depende de que ?-Para nós seria um ótimo investimento, pois assim nós poderíamos estudar a cultura, a tecnologia, e enfim, todo o processo existencial dos seres humanos. Com certeza o lucro imaterial nosso seria muito alto, uma civilização toda em nossas mãos em troca de alguns trocados.

Convoque então os nossos peritos cósmicos para uma possível compra do lixo espacial que circula ao redor do Planeta Terra, vez que a assembléia já decidiu que é um ótimo negocio para nós, além de poder armazenar em nossos computadores todos os dados dos terrestres, evitando assim, viagens cansativas e onerosas ao nosso cofre virtual.

O Perito que estava sentado na câmara de registro desceu calmamente, cumprimentou a assembléia, ficou maravilhado com a idéia, parabenizou a todos, - Eu em minha cadeirinha fui logo ficando desconfiado, vez que em Aquarius não existe emoção, e o irmão perito vibrava, como uma torcida de futebol lá na terra.

Por fim explanou os dados técnicos. Querida assembléia, considerando que nós vamos comprar o Lixo Espacial dos terráqueos, primeiro temos que louvar a nossa missão que é a de sempre manter a paz e harmonia no universo, essa constância é motor primeiro de nossa existência, porém, existe um grande problema antes desta comemoração de emoção balofa.

O Conferencista perguntou: Qual é o problema?

Quando a gente comprar o lixo espacial, com certeza o universo fica limpinho, aparentemente, é um gesto nobre para a família universal.

O Conferencista disse: como aparentemente?

Depois da compra os terráqueos não mais que 10 anos enviarão o triplo de lixo que nós compramos - ao espaço sideral.

O Conferencista protestou, mas doutor o tempo real para nós não existe, isto é não é problema para os Aquarianos, mas sim para os Terráqueos.

O Perito perguntou: Que problema?

- O do tempo

O perito sabiamente respondeu, eu pensei que fosse o do lixo.

(*) Procurar na web

RECORDAÇÕES TEATRAIS 2

RECORDAÇÕES TEATRAIS


Uma questão de tempo – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Umas das desculpas mais esfarrapadas que, se costuma dar quando não se deseja realizar alguma tarefa, principalmente por falta de interesse é “não tenho tempo.” Como se o tempo fosse uma propriedade nossa ou um vilão a comandar nossa vontade. Alguns dizem que o tempo não existe. Se assim fosse teríamos que inventá-lo. Aliás, eu acredito que o tempo, assim como a Geometria realmente não existiam na terra em formação, sem seres vivos. Foi uma criação do homem. Se com o conhecimento geométrico edificamos o mundo como hoje o conhecemos, com o tempo movimentamos nossas vidas. O tempo é uma grandeza física referencial na quantificação do movimento. Mas o tempo varia de acordo com a percepção sensorial de cada pessoa. Quando crianças, o ano letivo demorava muito a passar. Já as férias de fim de ano esvaiam-se em um piscar de olhos. Depressa o tempo voltava a se arrastar, como um carro de boi carregado de cana de açúcar subindo uma ladeira.

À medida que vamos envelhecendo a nossa percepção de tempo muda e, este nos parece passar mais rapidamente. Recentemente soube por notícias, que o tempo não está mais rápido, o que alterou foi o movimento da terra em torno do sol, e o deste, arrastando a terra em sua viagem ao infinito. E é isto que nos dá a idéia dessa rapidez. Será? Por via das dúvidas, o sol poente do mês de julho que incidia na janela do meu quarto formando um ângulo reto há dez anos, projeta agora uma sombra com ligeira inclinação.

Há pessoas que dependem do tempo. Entre elas o relojoeiro. Mas não há um meio onde o tempo seja mais precioso do que na televisão. Um minuto de anúncio comercial custa uma fortuna. Aliás, em um minuto a televisão nos castiga com quatro propagandas, a maioria delas um “saco.” Um exemplo mais ilustrativo da eternidade de um minuto para a televisão, eu ouvi do saudoso dom Helder Câmara. Segundo ele, diretores da Rede Globo o convidaram para uma entrevista em sua sede no Rio de Janeiro. Pagaram suas passagens na primeira classe de um vôo internacional que fazia escala em Recife, hospedaram-no no melhor cinco estrelas da Barra da Tijuca, com mordomias que jamais o despojado Dom Hélder fora tratado. No dia seguinte, quando Dom Hélder chegou à estação da Globo, conduziram-no à sala de maquiagem. Antes de entrar no estúdio o diretor de jornalismo lhe avisou: “o senhor terá dois minutos para expor todo o conteúdo da sua mensagem.” Diante desse aviso Dom Hélder reagiu: “Mas meu amigo, vocês me trouxeram do Recife, gastaram um fábula com passagens aéreas, pagaram minha hospedagem num hotel caríssimo, com transporte à minha disposição aqui na cidade, tudo isso para eu falar apenas dois minutos?” – “Mas Dom Hélder são cento e vinte segundos!” – Valorizou o diretor da Rede Globo.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE

Foto de Cacá Araújo (09.01.2011)


Foto de Cacá Araújo (09.01.2011)

Foto de Cacá Araújo (09.01.2011)

JORNAL O POVO CHEGA COM FORÇA AO CARIRI CANGAÇO - Por Gabriel Henrique

Aconteceu na última semana, dia 04, reunião de trabalho entre os representantes do Cariri Cangaço; Manoel Severo - Curador, Aderbal Nogueira - Conselheiro; e a Diretoria do jornal O Povo; jornalista Plínio Bortolotti - Diretor Institucional, Mariza Quinderé - Diretora Comercial e Linda Tavares - Gestora de Mercado Nacional e Projetos Comerciais.

Na oportunidade foi fechada a parceria entre o jornal O Povo e o Cariri Cangaço em sua edição 2011. O evento que acontece no próximo mês de setembro , na Região Metropolitana do Cariri, promete reunir mais de 150 personalidades do universo da pesquisa de temas nordestinos para mais seis dias de intensa programação de conferências, visitas tecnicas, apresentações artísticas, oficinas, mostra de teatro, cinema e vídeo, lançamento de livros, Latada Cariri Cangaço, dentre outras atividades.

Na oportunidade os Diretores do Jornal O Povo conheceram o Projeto Inicial para 2011; o tema principal, os sub temas e todos os desdobramentos do evento em sua terceira edição, com Conferências , Debates, Oficinas, Visitas Técnicas, Mostra de Vídeo Documentário, Lançamento de Livros, além da tradicional Latada do Livro Cariri Cangaço e as mais tradicionais manifestações da arte e floclore do cariri cearense. A parceria se dará tanto a nível institucional, como a nível editorial.

Para Manoel Severo, curador do evento, "nossa responsabilidade aumenta e muito com a chegada do O Povo, um dos grandes veículos de comunicação do nosso país, isso tudo nos enche de satisfação e alegria, agora é continuar trabalhando, sempre acreditando que podemos efetivamente construir um grande instrumento de debate, aprofudamento, fortalecimento e acima de tudo divulgação das coisas de nosso nordeste, O Povo é uma conquista de toda família Cariri Cangaço".

VEM AÍ A REVISTA CARIRI CANGAÇO 2011 - Um dos pontos altos do Cariri Cangaço 2011 será o lançamento da Revista de Luxo - Cariri Cangaço; uma publicação comemorativa ao evento; editada pelo Grupo O Povo de comunicação. A revista trará a história da criação do Cariri Cangaço, suas várias etapas, os parceiros, os principais momentos; matérias de pesquisadores e escritores renomados, de todo o Brasil, além de tudo o que acontece no mundo do Cariri Cangaço.

Para o Conselheiro do Cariri Cangaço, Aderbal Nogueira, "sem dúvidas nenhuma que o O Povo vem acrescentar ainda mais credibilidade ao já consagrado Cariri Cangaço, a cobertura editorial e o apoio institucional é muito importante para continuarmos a consolidar o Cariri Cangaço como um grande fórum de debates e estudos de temas da região, e ainda contando com o lançamento da espetacular revista Cariri Cangaço, toda produzida pela editoria do jornal O Povo, será sem dúvidas um marco em nosso evento".

Gabriel Henrique
Produção Cariri Cangaço

Câmara de Juazeiro do Norte cassa mandato de prefeito e vice da cidade

Prefeito cassado de Juazeiro do Norte, Manoel Santana

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte cassou, na manhã desta segunda-feira (10), o mandato do prefeito do município, Manoel Santana. 13 dos 14 vereadores compareceram à sessão extraordinária. Após vários tumultos, o mandato do prefeito foi cassado por 12 votos a um.

Instantes depois da cassação, foi apresentada a denúncia contra o vice-prefeito, José Roberto Celestino, que assumiria a Prefeitura. Uma nova sessão foi realizada, e a denúncia de irregularidades administrativas foi acatada e o vice-prefeito também foi afastado de suas funções.

Agora, quem assume interinamente o cargo de prefeito de Juazeiro do Norte é o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, José de Amélia Júnior. Esta é a primeira vez que um prefeito é cassado na cidade da Região do Cariri. José de Amélia Júnior deve assumir a Prefeitura ainda nesta segunda-feira.

Fonte: Diário do Nordeste

UM MILAGRE PALEONTOLÓGICO

O Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi-Árido (INAPAS) e a Universidade Regional do Cariri (URCA) convidam para o lançamento do Documentário FORMAÇÃO ROMUALDO - UM MILAGRE PALEONTOLÓGICOdo cineasta Jackson Bantim e do Paleontólogo Dr. Álamo Feitosa Saraiva, que será exibido no dia 15 de janeiro de 2011 (sábado), às 19h30min, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, em Crato-Cariri-Ceará.
Os fósseis da Bacia do Araripe, de forma didática, em linguagem acessível, agora chegam ao público com o documentário "FORMAÇÃO ROMUALDO - UM MILAGRE PALEONTOLÓGICO". Os fósseis tridimensionais são, neste filme, o foco de todas as atenções.

A coordenação científica, pesquisa e roteiro são do Professor Doutor em Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, Álamo Feitosa, atualmente à frente do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

Esse é o primeiro documentário produzido na região sobre os fósseis da Bacia do Araripe. Portanto, um documentário inédito de um tesouro no meio de uma das áreas mais ricas do Período Cretáceo da Terra. Uma oportunidade de trazer ao público uma linguagem mais fidedigna da realidade das pesquisas já desenvolvidas por estudiosos do Cariri, como também abordar questões relacionadas ao tráfico e a importância das peças para a paleontologia mundial.

"A linguagem do cinema - audiovisual - foi a mais acessível no sentido de captar a ciência para a comunidade em geral, principalmente os estudantes." (Professor Álamo Feitosa)

A direção coube ao experimentado cineasta Jackson Bantim, caririense do Crato que, depois de mais de 30 anos produzindo filmes, inclusive na área de ficção, inaugura mais um momento de sua carreira com a realização desse documentário. Ele faz parte do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (IMAGO) da Universidade Regional do Cariri, que está produzindo o filme.
Cineasta Jackson Bantim
O cineasta destaca a importância de aproveitar o documentário como elemento de registro da diversidade fossilífera do Cariri. Foram mais de 15 horas de filmagens, 90% delas nas minas de calcário de Santana do Cariri, outras feitas no Museu de Paleontologia e, em Pernambuco, no estuário em Ponta da Pedra de Recife.

Dr. Plácido Cidade Nuvens, Reitor da URCA, afirma que o documentário "reveste-se de importância transcendental, pois apresenta ao público noções básicas de grande valor científico transmitidas em linguagem precisa e conceitualmente correta. (...) Jackson Bantim já tem um conjunto de produção cinematográfica que o classifica entre os expoentes da sétima arte, não só no Cariri mas no Nordeste com um todo."

As Anjas - Uma nova invenção em cada espetáculo

Pensamento para o Dia 10/01/2011


“Você se sente feliz quando sabe que este corpo físico é seu, não é? E se você soubesse que dois corpos são seus, não deveria estar duplamente feliz? Da mesma forma, com o conhecimento de que tem um número crescente de corpos, a experiência de felicidade aumentará. Quando o universo inteiro for conhecido por ser um corpo, e a consciência universal se tornar parte do entendimento, então a bem-aventurança (Ananda) será completa. Para obter essa consciência universal, os muros limitantes da prisão egocêntrica devem ser destruídos. Quando o próprio ego se identificar com a alma individual (Jivi) ou Atma, a morte cessará. Quando o próprio ego se identificar e fundir-se com a bem-aventurança de Deus, o sofrimento cessará. Quando ele se fundir com Jnana ou Sabedoria Superior, o erro cessará.”
Sathya Sai Baba

-------------------------
“A mente muda de rumo o tempo todo. A meditação (Dhyana) é o processo pelo qual ela é treinada a adquirir concentração. Quando sua verdade básica é conhecida, a mente não será iludida pelo evanescente, falso e desprovido de bem-aventurança. Em vez disso, ela acolherá o florescimento da alegria, felicidade e verdade, e não será afetada por tristeza e dor. Sua vida também assumirá um novo esplendor quando você visualizar e perceber a bem-aventurança na consciência da Realidade Suprema. O sabor do fruto é evidente quando todo ele for comido, sem deixar nenhuma parte para trás. Do mesmo modo, quando o sabor da meditação for, então, descoberto, você descartará toda dúvida e discussão e se envolverá totalmente nela. Portanto, inicie a meditação, cada um de vocês, a partir de hoje - até mesmo a partir deste momento!”
Sathya Sai Baba

Imediações da paciência - Emerson Monteiro

Diz-se que a pessoa tem pavio curto quando, com facilidade, deixa disparar o instinto agressivo, pondo pés no lugar das mãos, ao menor estímulo. Por motivo dos mais insignificantes, chuta o pau da barraca, na linguagem popular. Muitos fazem disso profissão, ganham no grito situações as quais bem poderiam conduzir do jeito amistoso, com educação, aproveitando as chances que surgem, toda hora, de criar relacionamentos produtivos, e construir lugar melhor de viver entre habitantes deste mundo nem sempre tão fácil de atravessar.
Há, entretanto, diversos amigos que contribuem nesse trabalho de aperfeiçoar o trato com os demais moradores das imediações da virtude, no âmbito social e consigo mesmo, nas criaturas humanas. Um deles, a valiosa paciência.
Quanto maior o uso da paciência, melhor o seu desempenho, semelhante ao amaciamento das máquinas e dos sapatos. Paciência não esgota, ao contrário de quem perde as estribeiras e quer se justificar. Pois ela pertencer à qualidade interna dessa virtude, a capacidade para ser inesgotável. Se não, caso esgotasse, perderia sua característica principal e viraria outro estado de espírito, fraco e descartável.
Bom, perto da paciência, nas imediações, residem alguns valores apreciáveis pela riqueza que transmitem aos que deles lançam mão. A esperança, por exemplo, uma dessas personagens da infinita misericórdia, parceira valente dos instantes de aflição. A feliz esperança, mãe bondosa das preciosas noites de sono dos aperreados, passageiros das agonias desse chão quente de travessias escuras. A que jamais esquece e nunca morre, apesar dos que dizem que morreria por último, conversa de quem a desconhece. Caso assim ocorresse, porém, também perderia sua principal qualidade, invés da rica essência, nutrição dos aflitos.
Uma outra cidadã do bairro onde mora a paciência recebe o nome de fé, palavra pequena de potencial esplendoroso. Ela veio habitar aqui por perto trazendo a energia dos contatos imediatos da divindade, linha aberta de escutar, dentro do coração, os sussurros do Universo. Fé, procedente das florestas virgens da religiosidade, na fibra íntima das emoções puras, moradora inabalável dos edifícios que rodeiam a paciência, que remove montanhas, alimenta famintos da luz verdadeira, mitiga a sede dos desvalidos, clareia passos aos cegos, alegra lares infelizes e transforma pesadelos em sonhos de paz.
No recenseamento dos habitantes desse território onde mora a paciência, na cidade das almas humanas, precisa, ainda, visitar a casa de outros moradores ilustres, o otimismo, sujeito de valor apreciável em qualquer empreendimento, sem esquecer de entrevistar seu irmão mais velho, o senso da realidade, para evitar cair da cama nos excessos de fantasia. Ouvir outro, um senhor entroncado, musculoso, calmo, persistente e simpático, o respeitado professor de nome trabalho, companhia necessária todo tempo, com intervalo só aos finais de semana. E novos e úteis viventes daqui de perto, onde existe a fiel paciência, em tudo por tudo a líder comunitária do sucesso.

CRATO - Notícias do Dia 10 de janeiro de 2011


Saúde do Crato fortalecida: novas agentes são empossadas e médicos contrados para o PSF

A Saúde do Crato está mais fortalecida. Na última quinta-feira, foram empossados no gabinete da Secretaria de Planejamento e Administração da Prefeitura Municipal, mais 15 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que atuarão em suas microáreas. As agentes compareceram à sede do Paço Municipal para o ato de posse e assinatura do termo compromisso, no qual serão responsáveis pelo cumprimento de 40 horas semanais de trabalho. As ACS realizaram concurso em 2007. Em 2008, foram chamadas para assumir o cargo 100 agentes de saúde. Com isso, houve um fortalecimento do Programa de Saúde da Família (PSF), possibilitando uma atenção básica qualificada. As 15 agentes que tomaram posse passam a integrar o quadro de profissionais a partir da data de assinatura do termo de compromisso. O secretário de administração, Christiano Siebra, deu posse às novas agentes e ressaltou o compromisso da administração do Crato de chamar os classificados no concurso, de acordo com a classificação.

Secretaria de Administração do Crato promove reunião para preservação do Patrimônio Público

Foi realizada no último dia 6 de janeiro, uma reunião na Secretaria de Planejamento e Administração do município, tendo à frente o secretário Christiano Siebra Felício Calllou e diversas instituições de segurança pública, dentre as quais a Polícia Militar, representada pelo CMT. Major Paulo Hermam; Ronda do Quarteirão, representado pelo Ten. Rubens; Corpo de Bombeiros, representado pelo Cap. Sobrinho; Guarda Municipal, representado pelo Sgt. Humberto e o DEMUTRAN que se fez representar pelos Coordenadores Praxedes e Romão.

A reunião teve por tema central o fortalecimento da Segurança Pública, tais como a segurança do Patrimônio Público; Criação de uma política direcionada a motivar os profissionais da guarda municipal, e a ampliação do nível de conhecimento através da intensificação da quantidade de cursos, palestras e seminários dirigidos aos Guarda Municipais pelas instituições parceiras. Dessa forma, a Guarda Municipal estará em condições de atuar com mais eficiência e eficácia no combate ao vandalismo e demais crimes contra o patrimônio público do Crato.

Secretário de Saúde contrata médicos para atender comunidades do Crato

O secretário de Saúde do Município, Cícero França, dentro da politica de fortalecimento da saúde e atendendo as reivindicações das comunidades, contratou mais três médicos para assumirem suas funções nos PSF’s das localidades da Vila Alta, Zacarias Gonçalves e Ponta da Serra. O secretário, que esta semana assumiu a pasta, tem realizado um trabalho no sentido de fortalecer a atenção básica e melhor atender à população.

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011 nesta semana

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada amanhã terça-feira, dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Atendimento do Bolsa Família volta a funcionar normalmente no inicio de março

A Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS com a Coordenação do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, comunicam a todos os interessados que o atendimento ao público entrou em recesso no último dia dia 7 e retorna no próximo mês de março. Esse recesso de deve a mudanças do sistema que irão ser implantadas junto com a nova versão do cadastro único. A Secretária Liduina Andrade agradece à compreensão da comunidade cratense e oferece mais informações para quem tiver qualquer dúvida. É só ligar para os telefones 3521-5164 ou 3521-6425, ou comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social na Avenida Perimetral Dom Francisco S/N, no Bairro São Miguel.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com