Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2009

Exposição "Cabaré" no CCBNB

Crato permanece na liderança da segundona




A vitória faz morada no Crato Esporte Clube. Ontem foi em São Benedito e o placar 2 a 0 para o Azulão contra o time local. Com isso, a liderança da segunda divisão do campeonato cearense de futebol continua no Cariri. Os gols foram marcados por Everaldo e Assisinho, ambos no segundo tempo.
A primeira etapa da partida foi equilibrada com o time da casa querendo dar as cartas. O Crato aguentou bem e no segundo tempo conseguiu a vitória.

O Crato Esporte Clube tinha um compromisso na próxima quarta-feira pela segundona. O jogo seria contra o Tauá que foi eliminado da competição. Assim, só voltará a atuar no próximo domingo contra o Uniclinic, no estádio Mirandão.

Com os resultados obtidos até aqui na competição a expectativa é de que um grande público compareça ao jogo de domingo. Uma campanha publicitária será feito em torno da partida para que o time realmente se sinta em casa.

A diretoria também busca outras alternativas no intuito de conseguir mais recursos para o time que a exemplo dos participantes da competição vivem dificuldades financeiras. Uma delas é sorteio de brindes para os que adquirirem ingressos, realização de bingos e a venda de camisas do time.

Por Lucion Oliveira
Repórter
Rádio Princesa FM

Notícias da URCA



URCA faz homenagem ao poeta
Patativa no dia de seu aniversário

Os alunos e professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) foram surpreendidos pelo lirismo e a poesia de Patativa do Assaré, Antônio Gonçalves da Silva, no dia do aniversário do Poeta, no 5 de março. Os corredores da Instituição foram tomados por poetas populares, artistas caracterizados de Patativa. Recitando poesias do maior poeta nordestino, no seu centenário, o aluno Adriano, da Unidade Descentralizada de Campos Sales, levou ao público universitário a homenagem singela. Cordelistas fizerem a sua parte, devolvendo em rimas a reverência ao poeta maior do sertão. Desta vez o ato aconteceu no Salão da Terra, da Universidade, onde foi lançada exposição sobre viva e obra de Patativa do Assaré, pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens. Ano passado, o Reitor fez a abertura do Centenário no município de Assaré e esse ano esteve participando das comemorações, com palestra naquele município.

O Núcleo de Estudos Regionais preparou vários banners, que foram espalhados pela Universidade com comentários, histórico e poesias. Também foi descerrada uma estátua em tamanho natural do Patativa. O Centro de Humanidades da URCA lançou, na ocasião, uma página na Internet, com o endereço http://patativa100anos.no.comunidades,.net, alusiva ao centenário, com texto do Professor Plácido Cidade Nuvens. E a homenagem da URCA continuará este ano direcionada ao centenário, durante a Expocrato. O espaço da Universidade na Exposição será dedicado ao poeta com um trabalho a ser desenvolvido resgatando uma ambiência natural, vida e obra de Patativa do Assaré.

Lançamento marca os 22 anos da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão – Proex, realizou no último sábado, o lançamento do Material Didático em Artes Visuais: “O Cariri nas Tramas da Arte, da Imagem e da Cultura”, no contexto das comemorações dos 22 anos da Universidade. O livro enfoca as artes do Cariri como recurso didático para os estudantes do ensino fundamental. O município do Crato, através da Secretaria de Educação, foi um dos primeiros a aderir ao projeto, em que professores serão capacitados para desenvolver proposta de trabalho no ensino fundamental, tendo como elemento principal a cultura do Cariri.



O projeto faz parte de um trabalho desenvolvido pelos professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra e Marcos Aurélio Moreira Franco, especialistas em arte-educação. Inicialmente, o projeto se propõe a capacitar 200 docentes. O material já está disponível, em pastas artesanais produzidas na própria região. A idéia é ter a adesão, em princípio, dos municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte, além do Crato. A história será transmitida através das xilogravuras de José Lourenço, enfocando situações que envolvem a formação do Cariri, com a colonização. Para isso, é utilizada uma xilo dos antigos engenhos. Outro ponto é a religiosidade popular. Também o reisado, demonstrando a rica formação do povo caririense.



O material “O Cariri nas tramas da arte, da imagem e da cultura tem a finalidade de colocar-se como veículo para a ação educacional e cultural tanto nas escolas como em outros espaços, tornando-se um referencial de apoio didático”, destaca Marcos Aurélio, ao acrescentar a iniciativa como ponto de partida para uma série que será desenvolvida com o decorrer do tempo, apontando para outros territórios a serem conquistados. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, fez a abertura do evento destacando a importância de se trabalhar com o aluno em todos os campos do saber e do senso. “Seria extremamente difícil formar o sendo estético do aluno, sem o apelo à arte, aos saberes do fazer artístico e do contexto em que a arte é produzida, buscando a sua perspectiva tridimensional”, explica.



A Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, destacou o momento de comemoração dos 22 anos da Universidade, com o lançamento de um livro e de um projeto, justificando o momento de maturidade da URCA no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, na Instituição. Estiveram presentes à solenidade o diretor da Lira Nordestina, Professor Titus Riedl, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Professor Dr. Álamo Feitosa, o secretário de Educação do Crato, Valentim Dantas, professores da rede municipal de ensino e representantes de instituições educacionais, além dos autores do projeto. A Professora Sandra Nancy fez a apresentação dos trabalhos, destacando os objetos o desenvolvimento educacional da região.



Reunião da Estatuinte será nesta terça

A Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Regional do Cariri (URCA), informa que será realizada nesta terça-feira,dia 10, reunião da Estatuinte, na sala de Mestrado, no Curso de Economia. A reunião será das 14 às 17 horas.

URCA abre comemorações dos 35 anos do Curso de Direito

A Universidade Regional do Cariri (URCA), lançou, na última sexta-feira à noite, no Anfiteatro do Curso de Direito, da Universidade, as comemorações dos 35 anos do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), com marco de implantação no dia 7 de março de 1974. a solenidade contou com a presença do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, Pró-Reitores, coordenadores, alunos, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Emerson Monteiro, juizes, promotores, advogados e ex-professores do Curso. O Professor Plácido Cidade Nuvens fez a abertura da mesa-redonda, como o tema ‘Revivendo a História do Curso de Direito’, composta pelo juiz aposentado e ex-professor, Alberto Callou, e o também juiz aposentado e docente, Manoel Soares Martins, que recebeu uma comenda de homenagem do Reitor pelos relevantes serviços prestados ao curso.

O Professor Plácido Cidade iniciou os trabalhos, destacando o objetivo principal do Direito. Ele disse que a “Faculdade de Direito não tem sentido se não for para golpear o arbítrio”. A fala do Reitor Plácido foi precedida de uma explanação de um dos fundadores do Curso de Direito, Raimundo de Oliveira Borges, que fez, através de uma exibição em telão, um retrospecto histórico da criação do Curso no Crato, período em que estava à frente da administração municipal o prefeito Pedro Felício.

O homenageado Manoel Soares Martins destacou a sua alegria na ocasião, ao atribuir sua qualificação como professor ao Curso de Direito. Já o professor Alberto Callou, que fez parte da primeira equipe de docentes, disse que a festa dos 35 anos era de todos os alunos do Direito e seria importante que todos pudessem estar presentes. Ele ressaltou os inúmeros profissionais lançados no mercado para todo o Brasil de bacharéis, juízes, promotores, membros do Ministério Público e destaca que só por isso o Curso justifica a sua existência.

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está consolidando uma programação de comemoração à data, que culminará com eventos direcionados à categoria, no Dia do Advogado, em agosto deste ano. A solenidade ainda contou com a presença da Vice-Reitora., Otonite Cortez, a chefe do Departamento de Direito, Antônia Ladislau, a diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, Ana Elisa Meneses, e o coordenador do Curso, Francisco Silvino. A abertura contou com apresentações artísticas de integrantes do curso.

Projeto Moldura Itinerante da URCA

beneficia mais um artista do Cariri

O artista Nilo, xilógrafo, desenhista e escultor será beneficiado com o Projeto Moldura Itinerante desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró – Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA. O projeto consiste no empréstimo de molduras para realizações de exposições. As molduras são no tamanho 30cm x 40cm. O artista de Juazeiro do Norte está realizando exposição dos seus trabalhos no Olhar Casa das Artes, localizado na Praça da Sé, em Crato, até o dia 10 de maio. A exposição foi aberta no último dia 7 de março.

Estudantes

Na próxima quarta-feira, 11, estudantes e lideranças do movimento estudantil de várias regiões do país vão ocupar o Senado Federal, em Brasília (DF), para pressionar os parlamentares pela votação e aprovação imediata do Projeto de Lei nº 3.913/08 que reserva 50% das vagas em universidade públicas para alunos de escolas públicas.

A Blitz no Senado, organizada pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) – primeira entidade brasileira a hastear a bandeira da reserva de vagas no país no começo dos anos 2000 –, terá início às 9h e contará com a presença e apoio da deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB-RS).

De acordo com o presidente da UBES, Ismael Cardoso, a aprovação do PL será de grande importância para a democratização do acesso ao ensino superior. “Sempre defendemos a reserva de vagas, pois compreendemos que só dando oportunidade ao povo é que poderemos transformar nosso País. Nessa ocupação vamos reforçar nosso posicionamento e pressionar para que o projeto seja aprovado o quanto antes”, afirma.

Cultura

Malhação de Judas em Crato



O Projeto 9ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizado no período de 08 de março a 11 de abril (Sábado de Aleluia) de 2009, dia em que acontecerá a malhação, novamente como um auto de teatro medieval.

CONVENÇÃO MUNICIPAL DO JUDAS: dia 8 de março de 2009.
ELEIÇÃO DO JUDAS: de 14 a 21 de março de 2009.

MALHAÇÃO DO JUDAS: dia 11 de abril de 2009.

11 de abril (Sábado de Aleluia):
15 horas – 1. Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha e Jaraguá de reisados locais, por atores em seus personagens regionais Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Luizinho Brega Star (Luiz Benuí Taveira – Tio Bibi), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos), Zé de Baca (Cacá Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Lôra do Banhêro (Paula Amorim), Cão Perna-de-Pau (Josernany Oliveira), Serpente Perna-de-Pau (Joênio Alves), Mateus Perna-de-Pau (Felipe Tavares), Medusa Bombril Perna-de-Pau (Andecieli Martins) e Dona Pomba Perna-de-Pau (Mariana Nunes). Seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Largo da RFFSA (Centro Cultural do Araripe).
17 horas – 1. Chegada ao Sítio do Judas, montado no Largo da RFFSA, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).
18:30 horas – 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses com perna-de-pau e malabares de fogo.
19:30 horas – 1. Forró pé-de-serra com Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22:00 horas – Encerramento.

A volta da Fogueira: aborto, excomunhão e um bispo sem piedade

O que uma equipe de médicos e funcionários públicos mereceria ao salvar uma menina de nove anos de uma situação traumática?

No mundo racional das pessoas de bem, esta equipe mereceria reconhecimento, respeito e homenagem. Mas na compreensão e sem piedade do bispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho, a equipe merece a excomunhão.


Estuprada pelo padrasto, a menina estava grávida de gêmeos e, para salvar sua vida os médicos da Maternidade Cisam, da Universidade de Pernambuco, no Recife, fizeram o que a lei e a ciência determinam: a pedido da mãe da menina, foi realizado um procedimento médico, através de medicamentos, que eliminou os fetos do ventre da criança.


Foram punidos com a excomunhão, uma punição muito grave para os católicos, que corresponde à expulsão da comunidade. O bispo extendeu a punição a todos os envolvidos no caso, poupando apenas a menina pelo fato dela ser ''de menor'', conforme suas palavras. Para ele, o estupro cometido contra uma criança de nove anos de idade é um crime menor e, por isso, deixou o padrasto fora da excomunhão.


O bispo Sobrinho não é um homem estúpido. Ele sabe que uma criança de nove anos de idade, com 33 quilos de peso, não tem estrutura física nem psicológica para suportar uma gravidez, ainda mais uma gravidez de gêmeos. Sabe também de todas as perversas consequências sociais que a criança e sua família enfrentariam se a gravidez fosse levada adiante. Mas nenhuma razão humanitária foi levada em conta pelo bispo para defender seus dogmas, que são desumanos e ofendem a compreensão de nosso tempo.


Não bastasse a iniciativa da excomunhão coletiva, um advogado da Arquidiocese de Olinda e Recife, Márcio Miranda, anunciou que vai apresentar uma denúncia de homicídio contra a mãe da menina por ter autorizado o aborto. Como é um aborto amplamente amparado pela lei brasileira, só resta entender a iniciativa do advogado como uma ameaça inquisitorial.


A continuar sendo comandada por gente obtusa como o bispo Sobrinho, a igreja católica, que tem no seu currículo a Inquisição (hoje chamada Congregação para a Doutrina da Fé) e outras perversidades, como as já frequentes acusações de pedofilia, perderá cada vez mais o respeito e a voz diante da sociedade.


Em sua cruel e fora de época defesa dos dogmas da igreja, o bispo afrontou a sociedade, nostálgico talvez do remoto passado em que a voz dos púlpitos tinha força de lei para toda a sociedade. Mas, no caso, a reação foi imediata. O presidente Lula considerou a decisão do bispo lamentável; o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que ela foi ''radical'' e ''inadequada''. A médica Fátima Maia, diretora do Cisam, e que é católica, deu ''graças a Deus'' por estar ''no rol dos excomungados'', e que não se arrepende de ter ajudado a menina. Em Brasília, Valéria Melk, representante do movimento Católicas Pelo Direito de Decidir se declarou indignada pela atitude do bispo: ela é ''uma crueldade'', disse.


Como bem lembrou o jornalista Ricardo Kotscho: ''E pensar que esta mesma Arquidiocese de Olinda e Recife já foi ocupada por um homem como dom Hélder Câmara, o bispo que nos tempos mais sombrios da ditadura militar, arriscava a própria vida para salvar a vida dos outros''.

Fonte: Edital do Portal Vermelho: www.vermelho.org.br
enviado por Alexandre LUcas

9ª FESTA POPULAR DA MALHAÇÃO DO JUDAS
DIA 11 DE ABRIL DE 2009 - CRATO-CE

Boneco do Judas 2008

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:
Sociedade Cariri das Artes
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Circo-Escola Alegria



PARCERIA:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato



HISTÓRICO:


Praticamente todas as grandes manifestações profanas ou religiosas existentes na humanidade foram herdadas dos primitivos cultos agrários surgidos antes de Cristo.

A Malhação do Judas é um espetáculo de grande beleza e significação que revive a festa pagã das Capitales Romanas. Popularíssima na Península Ibérica, radicou-se na América Latina a partir dos primeiros séculos de colonização européia. Câmara Cascudo afirma que “o Judas queimado é uma personificação das forças do mal e constituirá vestígios dos cultos agrários, espalhados pelo mundo”. A Igreja dela se aproveitou para incutir melhor na alma do povo a execração do gesto infame de Judas Iscariotes.

No Crato, a festa existe desde o início do processo de colonização da região do Cariri, e, como em outros pontos do Nordeste, o Judas costuma deixar, em versos populares, o seu testamento, passando sua herança para pessoas da comunidade.

É tradição aproveitar a ocasião para retratar personalidades políticas ou pessoas que tenham cometido gestos condenados pela sociedade. É, assim, uma forma de protesto popular.

O projeto Festa Popular da Malhação do Judas já é um patrimônio do povo. Idealizado por Cacá Araújo quando professor e diretor do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato-CE, desde 2001 vem sendo realizado, sendo esta, portanto, a sua 9ª edição, há cinco anos transferida para o Largo da RFFSA (Centro Cultural do Araripe), ampliando sua dimensão no contexto do resgate, preservação e difusão da cultura tradicional do povo cearense e do sertão nordestino.



RETROSPECTIVA:


ANO 2001 - A 1ª Festa Popular da Malhação do Judas, idealizada e coordenada pelo prof. Cacá Araújo, e realizada na Praça do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, teve o mérito de inserir na vida escolar uma tradição popular em forma de discussão temática abordando assuntos de relevante importância para o aluno e a sociedade em geral. No processo de eleição do Judas, a professora de história Iapunira Teixeira Campos, em discussão com seus alunos, construiu a idéia de também apresentar como “candidatos” problemas sociais a exemplo da fome, desemprego, violência etc. Nesta feliz empreitada, foi escolhido como Judas O DR. MOSQUITO DENGOSO, objetivando alertar para os riscos e contribuir no combate à dengue, que na época se alastrou violentamente nas comunidades, especialmente na periferia, onde as condições de saneamento eram, e ainda são, de extrema precariedade.


ANO 2002 - Realizada na Praça do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, a 2ª Festa Popular da Malhação do Judas aconteceu em forma de protesto contra os crimes praticados contra as mulheres no Cariri cearense e exigindo justiça e segurança. Mais uma vez a comunidade escolar se manifesta elegendo como Judas ASSASSINO DE MULHERES.


ANO 2003 - Realizada na Praça do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, a 3ª Festa Popular da Malhação do Judas levou à forca, eleito pela comunidade escolar, BUSH – FILHO DO CAPITALISMO E DA BESTA-FERA, numa ação pedagógica em defesa da paz e protestando contra as ações genocidas de guerra de conquista perpetradas pelos EUA, sob o comando do famigerado George W. Bush.

ANO 2004 - Realizada na Praça do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, a 4ª Festa Popular da Malhação do Judas teve como eleito O MONSTRO VIOLÊNCIA. A eleição envolveu alunos, professores, funcionários, pais e gente da comunidade. O resultado foi uma reflexão sobre a violência nas suas variadas formas de se manifestar: agressão física ou psicológica, estupro, assassinatos, assaltos, seqüestros, guerras, terrorismo, fome, desemprego, corrupção, exploração sexual, tráfico de mulheres, de crianças, de órgãos, de drogas, preconceito racial e de outras naturezas, descaso governamental para com a coisa pública, falta de investimento na educação e desrespeito a outros direitos básicos da pessoa humana.


ANO 2005 - Realizada no Largo da RFFSA, a 5ª Festa Popular da Malhação do Judas teve projeto selecionado no Edital I Ceará da Paixão, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, sendo apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 12.464, de 29 de junho de 1995. Depois de um processo de votação com urnas espalhadas em vários pontos da cidade, foi escolhido como Judas pela população o Juiz Percy Barbosa, que assassinou friamente um vigia de supermercado em Sobral-CE. Foi uma manifestação de protesto contra a arrogância, a impunidade e o autoritarismo relacionados a autoridades dos diversos poderes. Em forma de auto de teatro medieval, o evento atraiu cerca de 3.000 pessoas, e contou com artistas populares e brincantes, resgatando, ainda, o tradicional Roubo do Sítio do Judas, hoje praticado em poucas comunidades rurais, com a irreverência e a animação dos caretas.

ANO 2006 - Realizada no Largo da RFFSA, a 6ª Festa Popular da Malhação do Judas foi contemplada no Edital II Ceará da Paixão, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, sendo apoiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 12.464, de 29 de junho de 1995. Novamente através de eleição, mas desta feita com candidatos escolhidos dentre 10 (dez) constantes da cédula elaborada por um colégio eleitoral formado por convidados, foi eleito como Judas o “DEMUTRÔNIO – O MONSTRO DAS MULTAS”, numa alusão ao Departamento Municipal de Trânsito, que à época gozava de profunda antipatia popular. Manifestou-se, assim, a revolta do povo com o abuso de autoridade e as multas em exagero. Um grande evento, em forma de auto teatral, que envolveu aproximadamente 5.000 pessoas de vários pontos da cidade. Show pirotécnico, cantores de brega e forró pé-de-serra, banda cabaçal, artistas populares, testamento em versos de cordel e um boneco medindo 3 metros de altura, além do tradicional roubo do sítio do Judas, protegido pelos caretas do Mestre Cirilo da Bela Vista.


ANO 2007 - Realizada no antigo Largo da RFFSA, hoje denominado Centro Cultural do Araripe, a 7ª Festa Popular da Malhação do Judas foi contemplada no Edital III Ceará da Paixão, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, novamente sendo apoiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 12.464, de 29 de junho de 1995. Mantendo a tradição de escolher o Judas pelo voto popular, foi eleita a “ASSASSINA DO GANHADOR DA MEGA-SENA”, demonstrando a indignação popular com o assassinato de Renné Senna, ganhador de mais de 50 milhões na mega-sena, a mando de sua mulher Adriana Almeida, em janeiro de 2007. Mais de 9 mil eleitores participaram do pleito. A malhação, ocorrida no dia 7 de abril (Sábado de Aleluia), que reuniu cerca de 5.000 pessoas, contou com o tradicional roubo do sítio do Judas, protegido pelos caretas do Mestre Cirilo da Bela Vista, show pirotécnico, cantores de brega e forró pé-de-serra, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, artistas populares, testamento em versos de cordel e um boneco medindo 3 metros de altura, representando a “escolhida” como Judas.

ANO 2008 - Também no Centro Cultural do Araripe, a 8ª Festa Popular da Malhação do Judas, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu cerca de 6.000 pessoas, além de envolver mais de 10.000 participantes no processo de eleição do Judas. Num contexto de amplo debate foi eleito como Judas o Bispo Dom Cappio, por este ser contra a Transposição das Águas do Rio São Francisco, sendo que, atendendo a pedido da Diocese do Crato, a organização do evento retirou o nome da pessoa e manteve o tema, objetivo maior do processo, passando o Judas à denominação de “CRISE NA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO”. No dia 22 de março de 2008 (Sábado de Aleluia), a malhação contou com vasta programação, com o tradicionalíssimo roubo do Sítio do Judas, Caretas do Mestre Cirilo da Bela Vista, show pirotécnico, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Luizinho Brega Star, artistas populares, testamento escrito em cordel e um grande boneco de 3 metros de altura representando o “Judas”.



CANDIDATOS 2009:


O Colégio Eleitoral do Judas, que contou com 69 (sessenta e nove) parlamentares-votantes, indicou os 05 (cinco) candidatosa Judas em 2009: 1. Político Corrupto (Justificativa: Uma das maiores chagas da vida nacional, tem se perpetuado nas entranhas do poder político e econômico, provocando desvios de recursos públicos, ações contrárias aos interesses da população e conivência com a dominação internacional. Seu lastro de desonestidade o envolve com a manutenção da miséria, a compra de votos e o liga até com as altas rodas do tráfico de drogas, pistolagem, contrabando); 2. Pedofilino Safadus (Justificativa: A pedofilia é uma prática recorrente em diversos setores da sociedade. Agride a criança e afeta a família. Tem fortes raízes na impunidade e no abuso de poder físico, religioso e ou ideológico); 3. Estupracêncio Taradus (Justificativa: Constantemente temos notícia de casos de estupro, praticados tanto no seio comunitário e familiar, como a partir da ação doentia e violenta de homens que integram a escória da sociedade. Sua incidência se dá em todas as classes sociais e vitima pessoas de diferentes sexos e idades); 4. Violentônio Canalha (Justificativa: O mundo vive atormentado pela violência, seja de natureza doméstica nascida nos desajustes familiares, nas desigualdades sociais e na criminalidade, seja de natureza político-econômica com as guerras de conquista capitalista e fundamentalismo religioso); 5. Drogalicrack Medonius (Justificativa: As drogas, de um modo geral, têm provocado a destruição de lares e a desgraça de jovens no mundo inteiro. Seu consumo tem crescido na medida em que os valores e as referências culturais e morais vêm se perdendo na onda de consumo, individualismo e degenerescência capitalista. Destaque para a maconha, a cocaína e, a mais destrutiva, o crack, que está presente em escolas, sáiberes, bares e pontas de rua e de estrada, e causa uma dependência avassaladora no usuário).



PROGRAMAÇÃO:

O Projeto 9ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizado no período de 08 de março a 11 de abril (Sábado de Aleluia) de 2009, dia em que acontecerá a malhação, novamente como um auto de teatro medieval.

CONVENÇÃO MUNICIPAL DO JUDAS: dia 8 de março de 2009.



ELEIÇÃO DO JUDAS: de 14 a 21 de março de 2009.

MALHAÇÃO DO JUDAS: dia 11 de abril de 2009.
11 de abril (Sábado de Aleluia):
15 horas – 1. Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha e Jaraguá de reisados locais, por atores em seus personagens regionais Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Luizinho Brega Star (Luiz Benuí Taveira – Tio Bibi), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos), Zé de Baca (Cacá Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Lôra do Banhêro (Paula Amorim), Cão Perna-de-Pau (Josernany Oliveira), Serpente Perna-de-Pau (Joênio Alves), Mateus Perna-de-Pau (Felipe Tavares), Medusa Bombril Perna-de-Pau (Andecieli Martins) e Dona Pomba Perna-de-Pau (Mariana Nunes). Seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Largo da RFFSA (Centro Cultural do Araripe).
17 horas – 1. Chegada ao Sítio do Judas, montado no Largo da RFFSA, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).
18:30 horas – 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses com perna-de-pau e malabares de fogo.
19:30 horas – 1. Forró pé-de-serra com Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22:00 horas – Encerramento.



ESTRATÉGIAS:


Atividade 1 → de 01 a 08 de março de 2009: Coleta e apuração de indicações para compor a chapa eleitoral do Judas 2009.
Atividade 2 → de 09 a 13 de março de 2009: Impressão de cédulas eleitorais e distribuição de urnas.
Atividade 3 → de 14 a 21 de março de 2009: Eleição do Judas pela comunidade cratense, através do voto secreto em urnas espalhadas em vários pontos da cidade.
Atividade 4 → dia 22 de março de 2009: Apuração dos votos e proclamação do eleito pela Comissão Eleitoral do Judas 2009.
Atividade 5 → de 23 de março a 07 de abril de 2009: Elaboração de Testamento do Judas em versos (e impressão em forma de cordel); Confecção do Boneco gigante do Judas; Impressão de panfletos;
Atividade 6 → dia 8 de abril de 2009: Cortejo Publicitário do Judas e Caretas pelas ruas centrais da cidade;
Atividade 7 → 09 e 10 de abril de 2009: Produção e organização do Sítio (Quinta) do Judas.
Atividade 8 → 11 de abril (Sábado de Aleluia) de 2009: Malhação do Judas.






Prof. Cacá Araújo


Coordenador Geral