Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2009

Notícias da URCA



URCA faz homenagem ao poeta
Patativa no dia de seu aniversário

Os alunos e professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) foram surpreendidos pelo lirismo e a poesia de Patativa do Assaré, Antônio Gonçalves da Silva, no dia do aniversário do Poeta, no 5 de março. Os corredores da Instituição foram tomados por poetas populares, artistas caracterizados de Patativa. Recitando poesias do maior poeta nordestino, no seu centenário, o aluno Adriano, da Unidade Descentralizada de Campos Sales, levou ao público universitário a homenagem singela. Cordelistas fizerem a sua parte, devolvendo em rimas a reverência ao poeta maior do sertão. Desta vez o ato aconteceu no Salão da Terra, da Universidade, onde foi lançada exposição sobre viva e obra de Patativa do Assaré, pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens. Ano passado, o Reitor fez a abertura do Centenário no município de Assaré e esse ano esteve participando das comemorações, com palestra naquele município.

O Núcleo de Estudos Regionais preparou vários banners, que foram espalhados pela Universidade com comentários, histórico e poesias. Também foi descerrada uma estátua em tamanho natural do Patativa. O Centro de Humanidades da URCA lançou, na ocasião, uma página na Internet, com o endereço http://patativa100anos.no.comunidades,.net, alusiva ao centenário, com texto do Professor Plácido Cidade Nuvens. E a homenagem da URCA continuará este ano direcionada ao centenário, durante a Expocrato. O espaço da Universidade na Exposição será dedicado ao poeta com um trabalho a ser desenvolvido resgatando uma ambiência natural, vida e obra de Patativa do Assaré.

Lançamento marca os 22 anos da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão – Proex, realizou no último sábado, o lançamento do Material Didático em Artes Visuais: “O Cariri nas Tramas da Arte, da Imagem e da Cultura”, no contexto das comemorações dos 22 anos da Universidade. O livro enfoca as artes do Cariri como recurso didático para os estudantes do ensino fundamental. O município do Crato, através da Secretaria de Educação, foi um dos primeiros a aderir ao projeto, em que professores serão capacitados para desenvolver proposta de trabalho no ensino fundamental, tendo como elemento principal a cultura do Cariri.



O projeto faz parte de um trabalho desenvolvido pelos professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra e Marcos Aurélio Moreira Franco, especialistas em arte-educação. Inicialmente, o projeto se propõe a capacitar 200 docentes. O material já está disponível, em pastas artesanais produzidas na própria região. A idéia é ter a adesão, em princípio, dos municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte, além do Crato. A história será transmitida através das xilogravuras de José Lourenço, enfocando situações que envolvem a formação do Cariri, com a colonização. Para isso, é utilizada uma xilo dos antigos engenhos. Outro ponto é a religiosidade popular. Também o reisado, demonstrando a rica formação do povo caririense.



O material “O Cariri nas tramas da arte, da imagem e da cultura tem a finalidade de colocar-se como veículo para a ação educacional e cultural tanto nas escolas como em outros espaços, tornando-se um referencial de apoio didático”, destaca Marcos Aurélio, ao acrescentar a iniciativa como ponto de partida para uma série que será desenvolvida com o decorrer do tempo, apontando para outros territórios a serem conquistados. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, fez a abertura do evento destacando a importância de se trabalhar com o aluno em todos os campos do saber e do senso. “Seria extremamente difícil formar o sendo estético do aluno, sem o apelo à arte, aos saberes do fazer artístico e do contexto em que a arte é produzida, buscando a sua perspectiva tridimensional”, explica.



A Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, destacou o momento de comemoração dos 22 anos da Universidade, com o lançamento de um livro e de um projeto, justificando o momento de maturidade da URCA no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, na Instituição. Estiveram presentes à solenidade o diretor da Lira Nordestina, Professor Titus Riedl, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Professor Dr. Álamo Feitosa, o secretário de Educação do Crato, Valentim Dantas, professores da rede municipal de ensino e representantes de instituições educacionais, além dos autores do projeto. A Professora Sandra Nancy fez a apresentação dos trabalhos, destacando os objetos o desenvolvimento educacional da região.



Reunião da Estatuinte será nesta terça

A Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Regional do Cariri (URCA), informa que será realizada nesta terça-feira,dia 10, reunião da Estatuinte, na sala de Mestrado, no Curso de Economia. A reunião será das 14 às 17 horas.

URCA abre comemorações dos 35 anos do Curso de Direito

A Universidade Regional do Cariri (URCA), lançou, na última sexta-feira à noite, no Anfiteatro do Curso de Direito, da Universidade, as comemorações dos 35 anos do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), com marco de implantação no dia 7 de março de 1974. a solenidade contou com a presença do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, Pró-Reitores, coordenadores, alunos, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Emerson Monteiro, juizes, promotores, advogados e ex-professores do Curso. O Professor Plácido Cidade Nuvens fez a abertura da mesa-redonda, como o tema ‘Revivendo a História do Curso de Direito’, composta pelo juiz aposentado e ex-professor, Alberto Callou, e o também juiz aposentado e docente, Manoel Soares Martins, que recebeu uma comenda de homenagem do Reitor pelos relevantes serviços prestados ao curso.

O Professor Plácido Cidade iniciou os trabalhos, destacando o objetivo principal do Direito. Ele disse que a “Faculdade de Direito não tem sentido se não for para golpear o arbítrio”. A fala do Reitor Plácido foi precedida de uma explanação de um dos fundadores do Curso de Direito, Raimundo de Oliveira Borges, que fez, através de uma exibição em telão, um retrospecto histórico da criação do Curso no Crato, período em que estava à frente da administração municipal o prefeito Pedro Felício.

O homenageado Manoel Soares Martins destacou a sua alegria na ocasião, ao atribuir sua qualificação como professor ao Curso de Direito. Já o professor Alberto Callou, que fez parte da primeira equipe de docentes, disse que a festa dos 35 anos era de todos os alunos do Direito e seria importante que todos pudessem estar presentes. Ele ressaltou os inúmeros profissionais lançados no mercado para todo o Brasil de bacharéis, juízes, promotores, membros do Ministério Público e destaca que só por isso o Curso justifica a sua existência.

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está consolidando uma programação de comemoração à data, que culminará com eventos direcionados à categoria, no Dia do Advogado, em agosto deste ano. A solenidade ainda contou com a presença da Vice-Reitora., Otonite Cortez, a chefe do Departamento de Direito, Antônia Ladislau, a diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, Ana Elisa Meneses, e o coordenador do Curso, Francisco Silvino. A abertura contou com apresentações artísticas de integrantes do curso.

Projeto Moldura Itinerante da URCA

beneficia mais um artista do Cariri

O artista Nilo, xilógrafo, desenhista e escultor será beneficiado com o Projeto Moldura Itinerante desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró – Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA. O projeto consiste no empréstimo de molduras para realizações de exposições. As molduras são no tamanho 30cm x 40cm. O artista de Juazeiro do Norte está realizando exposição dos seus trabalhos no Olhar Casa das Artes, localizado na Praça da Sé, em Crato, até o dia 10 de maio. A exposição foi aberta no último dia 7 de março.

Um comentário:

Jackson Bantim (Bola) disse...

Foto do Fotógrafo, JACKSON BANTIM ( direitos reservado )