Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 18 de setembro de 2010

Polícia Federal investiga escândalo que envolve os irmãos Ciro e Cid Gomes


Documentos apreendidos apontam o desvio de 300 milhões de reais das prefeituras do estado entre 2003 e o fim do ano passado - Governador do Ceará, Cid Gomes.



Licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Raimundo Morais Filho

Com o segundo mandato praticamente assegurado, o governador cearense Cid Gomes não vai poder concentrar-se na festa da vitória. A reportagem de Veja desta semana revela os detalhes de uma investigação da Polícia Federal sobre um esquema de corrupção envolvendo os irmãos Cid e Ciro Gomes que, entre 2003 e 2009, desviou 300 milhões de reais de prefeituras do Ceará.

A enorme teia de ilegalidades ─ descobertas casualmente pela PF em 2009, durante a investigação de fraudes cometidas pelo empresário Raimundo Morais Filho ─ foram batizadas pelos próprios envolvidos de “Integração Cearense”, uma alusão ao Ministério da Integração Nacional, ocupado por Ciro de 2003 a 2006. A operação começava com o repasse de recursos do ministério a prefeituras cearenses.

Licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Morais, que se apropriava de 4% do valor do contrato e entregava o restante ao deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), principal articulador político de Cid Gomes na Assembleia. Na etapa seguinte, esse dinheiro era repassado às prefeituras, que pagavam pelas obras uma quantia inferior à prevista nos contratos. Segundo a documentação apreendida pela PF, a quantia excedente financiou, na campanha de 2006, as candidaturas de Cid a governador e de Ciro a deputado.

Interessado em negociar uma delação premiada, Morais produziu um minucioso relatório sobre as operações criminosas. Procurados por Veja, Zezinho e os irmãos Gomes negaram qualquer envolvimento com o episódio. Ciro afirma que sequer conhece o pivô do escândalo.

Foto: Governador do Ceará, Cid Gomes (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Fonte: Revista VEJA - Dia 18 de Setembro de 2010

Tempos de ternura - Emerson Monteiro

Tempos difíceis são os tempos de ternura para todos nós, porquanto as crises impõem normas, no fim de superar seus obstáculos. Ninguém sofre em vão. O que mostra a diferença no saber sofrer é o jeito de responder às crises.
Estes tempos dagora pedem sérias atitudes em termos de carinho com que se deva conviver junto dos outros nos grupamentos da sociedade. Para onde se vira, uma demanda de atenção exige dos sentimentos da bondade.
Ruas estreitas pelo crescimento das populações das cidades; ruídos variados e agressivos com o aumento da intensidade das máquinas de som mais alto; a luta pela sobrevivência; a competição pelo poder a todo custo, sobretudo de quem demonstra mais sagacidade na área das conquistas sociais; o estudo, que pede concentração e esforço da juventude; etc.
O trânsito cresceu além da capacidade dos becos e das ruas, nas cidades, com a ligeireza dos veículos bem acima da tranquilidade construída no passado distante. A violência provocada pelas drogas, mal de proporções alarmantes que corrói as instituições de controle. E outros.
Afinal, um painel assustador em termos e proporções, portas abertas no alvorecer do famigerado terceiro milênio da humanidade.
Enquanto isso, a vida continuará, sem sombra de dúvidas, e quem for podre que se quebre, sincera e realista determinação popular. O espetáculo da existência seguirá em frente, com certeza. A raça dos homens haverá de encontrar um jeito bom de resolver suas próprias equações, o que vem acontecendo desde que se conhecem os acontecimentos.
No entanto, de dentro da casca de cada pessoa surge a condição particular de encontrar o gesto importante, nesta hora crítica. Os mestres da história vêm indicando modos civilizados para dissolver tantos bloqueios da alma humana. Oferecem novos sentimentos de paz, alegria, conformação, humildade, paciência, perseverança, justiça, amor, acima de tudo, o amor.
Valor de imensa cotação essa coisa de amor, que manifesta fraternidade e companheirismo nas estradas do viver sadio. Simples de demonstrar e difícil, porém não impossível, de praticar, nos tempos da atualidade. Descobrir, pois, os tratos afáveis da esperança por meio do amor entre as pessoas, eis a urgente proposta coletiva para que os humanos arrastem com sabedoria seus pés no lodo esquisito destes tempos de tantas e desafiadoras interrogações.

Biblioteca pólo realiza campanha do livro

A coordenação da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte está lançando a campanha ARRECADAÇÃO DE LIVROS PARA AS PADARIAS ESPIRITUAIS, com objetivo de conseguir abastecer as 20 bibliotecas comunitárias que serão instaladas em Juazeiro do Norte até o Centenário e outras da Região Metropolitana, que estão sendo criadas. Segundo o coordenador da Biblioteca, Franco Barbosa, a Fundação Enoch Rodrigues de Brasília já doou mais de 25 mil títulos, que chegaram nesta quarta-feira, dia 08 de setembro. “Nós precisamos de 60 mil livros nos próximo 10 meses. Por isso estamos solicitando de todas as pessoas que puderem doar livros para este grande projeto social que procurem a Biblioteca Pública Municipal Possidônio Silva Bem, e façam a doação do que for possível. Um livro, dois livros, uma caixa, duas caixas, cinco caixas; o que tiver para doar. Quem não puder vir trazer a doação, basta ligar para os telefones abaixo mencionados, que o carro da Secretaria de Cultura de Juazeiro vai até o seu endereço. Não importa o tipo do livro, aceitamos e recebendo livros didáticos e paradidáticos”, ressalta o coordenador.
Para cada biblioteca serão destinados entre dois a três mil títulos. Basta ligar para a Biblioteca Pública, deixar seu endereço e telefone que os livros serão recolhidos, especialmente quando for de uma caixa em diante.
No primeiro momento, serão inauguradas seis bibliotecas, nos seguintes bairros: Frei Damião, João Cabral, Antônio Vieira, Vila Nova, Aeroporto e no São Gonçalo, na zona rural de Juazeiro do Norte, como também abastecer e criar outras padarias espirituais em Crato, Barbalha, Antonina do Norte, Assaré, Missão Velha, Mauriti e Caririaçu.

Endereço:
Rua Santo Agostinho s/n.º, vizinho à CAGECE.
Centro - Juazeiro do Norte CE.
Tels.: 88 / 3511 1999 / 8804 0715 / 9995 6850 / 8813 4487.