Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

EDITAL SEBRAE



O Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, Ministério da Ciência e Tecnologia e FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos estão disponibilizando recursos na ordem de 4 milhões de reais para beneficiar projetos de instituições de cunho científico e tecnológico para inovação tecnológica dentro da economia da cultura. Este é o objetivo central do edital que é pioneiro no Brasil.

No Cariri o projeto está sendo coordenado pelo articulador do SEBRAE na região, Edio Callou . Ele conta que é um processo inovador em termos de Brasil e que vai ser muito bem absorvido pelas instituições culturais caririenses, notadamente aquelas que fazem parte do fórum de turismo e cultura da região . Essas instituições devem apresentar suas propostas nos escritórios do SEBRAE de Crato e Juazeiro até o dia 30 de janeiro de 2009 com solicitação de apoio financeiro de no mínimo 300 reais e no máximo 500 reais, disse o coordenador.

As propostas não podem fugir da originalidade do projeto que objetiva também a implantação de produtos e processos tecnologicamente novos ou substanciais melhorias tecnológicas do segmento da economia da cultura, tais como produção de CD, DVD, fonogramas, festivais e espetáculos, cinema, TV, animação, conteúdo de internet, jogos eletrônicos, celular, fotografias e novas mídias. Festivais populares, carnaval, são João, peão de boiadeiro, bumba-meu-boi, congadas, folias, romarias e algumas outras manifestações populares.


Por Wilson Rodrigues
Repórter

Refúgio abre crise diplomática entre Brasil e Itália



A decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder o status de refugiado ao italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua por ações terroristas que provocaram a morte de quatro pessoas, abriu uma crise diplomática entre o Brasil e a Itália.

Em comunicado oficial divulgado ontem, o Ministério de Assuntos Estrangeiros da Itália (Farnesina) disparou uma ameaça velada à presença do Brasil na próxima reunião de cúpula do G8, em julho.

Ao expressar sua ´surpresa´ e ´pesar´ com a decisão de Genro, a Farnesina censurou a atitude do Ministério da Justiça e informou que apelará diretamente ao presidente Lula em favor de uma reversão da decisão de Genro.

A tradução diplomática da crise e da insatisfação do governo italiano ficou caracterizada com a convocação pela Farnesina do embaixador brasileiro em Roma, Adhemar Bahadian.

O embaixador foi convocado pelo secretário-geral do Ministério italiano, Giampiero Massolo, por instrução do chanceler Franco Frattini.

Indignação

Em nota, o governo italiano manifestou a ´unânime indignação´ de todas as forças políticas parlamentares do país com a decisão de Tarso Genro, assim como da opinião pública e dos familiares das vítimas dos crimes atribuídos a Battisti.

O governo italiano não tem dúvidas de que a decisão de Genro, que contrariou a recomendação do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e o parecer da Procuradoria-Geral da União, teve caráter político.

Mais explícito que a Farnesina, o subsecretário de Estado do Interior, Alfredo Mantovano, declarou ontem que ´a decisão do Ministério da Justiça brasileiro é grave e ofensiva´.

´O governo italiano não pode aceitar tal decisão. Em particular, por respeito às vítimas (de Battisti) e a seus familiares´, afirmou Mantovano.

A decisão unilateral de Genro também desencadeou atrito dentro do governo. Hoje, o Itamaraty reconheceu que essa atitude gerou um sério e indesejável mal-estar nas relações Brasil-Itália, além de ter contrariado compromissos internacionais assumidos pelo País de cooperação no combate a práticas terroristas.

Integrante do Conare, o Ministério das Relações Exteriores havia se oposto à concessão de refúgio a Battisti, na reunião do comitê em novembro passado, e advertido seus pares sobre os impactos de uma decisão em contrário nos objetivos da política externa brasileira.

´O Ministério da Justiça foi plenamente informado pelo Itamaraty sobre a preocupação da Itália com esse caso´, informou uma fonte da diplomacia brasileira.

Em novembro passado, durante a visita do presidente Lula a Roma, o governo italiano havia insistido novamente para que o Brasil concedesse a extradição do foragido.

O Itamaraty apostava no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), neste ano, em favor da extradição de Battisti.

G8

Expressa no comunicado oficial da Farnesina, a reação italiana atingiu em cheio a pretensão do presidente Lula de manter e aprofundar sua presença nos debates dos principais foros de governança mundial.

Presidente do G8 neste ano, a Itália salientou que os países do grupo e seus colaboradores, como o Brasil, ´serão chamados a confirmar seu compromisso formal e a promover ações cada vez mais eficazes no combate ao terrorismo internacional´.

A mensagem foi lida, no Itamaraty, como uma advertência de que Lula pode ser eliminado da lista de líderes chamados ao encontro anual de cúpula.

FIQUE POR DENTRO
Cesare é condenado por quatro assassinatos

Cesare Battisti, de 54 anos, militou no grupo de extrema-esquerda italiano Proletários Armados Pelo Comunismo que, nos anos 70, praticou as chamadas ´expropriações proletárias´, jargão político para assaltos que financiavam a organização. Em 1993, foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos. Em dois, foi condenado como autor do homicídio. Nos outros, como organizador. Battisti nega a culpa pelos crimes. Na época, foi descrito como um assassino frio, capaz de matar com um tiro um comerciante ferido durante um dos assaltos. Nesse caso, porém, a Justiça lhe atribuiu a co-autoria moral, já que ele não estava na cidade onde ocorreu o crime. Quando foi condenado na Itália, Battisti já estava na França, onde viveu de 1990 a 2004. Durante muitos anos, esteve sob a proteção do presidente socialista François Mitterrand. Lá, tornou-se um escritor famoso e publicou romances nos quais analisava sua experiência na luta armada. Battisti fugiu da França no ano de 2004, quando a maré política virou e a Justiça francesa pôs fim à jurisprudência que o protegia. Ele fugiu para o Brasil em 21 de agosto de 2004.

REVOLTA
Vítimas chamam decisão de ´grotesca´

Brasília. O vice-presidente da associação das vítimas do terrorismo da Itália, Roberto Della Rocca, criticou a decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político a Cesare Battisti, condenado por terrorismo.

Em entrevista ao jornal ´Corriere della Sera´, Della Rocca classificou a decisão de ´grotesca´ e afirmou que a medida faz parte de ´uma doutrina Lula´.

Della Rocca afirmou que a concessão do benefício foi uma decisão política do governo brasileiro que não encontra respaldo nas leis italianas.

´É uma negação ao Estado de Direito porque Battisti na condição de cidadão italiano cometeu crimes gravíssimos e já foi condenado várias vezes. Diante de um sujeito marcado por gravíssimos crimes volta-se ao velho lenga lenga da perseguição política´, disse.

O representante da entidade lembra que Battisti sempre recorreu à condição de refugiado político para deixar de cumprir pela pelos crimes cometidos.

Della Rocca disse que o ex-terrorista, que foi preso em 2007 pela Polícia Federal do Rio de Janeiro, só veio para o Brasil depois que seu refúgio político na França corria o risco de ser revertido porque o governo francês tinha aceitado o pedido de extradição feito pelo governo italiano.

Ao destacar que a legislação italiana é mais rigorosa, Della Rocca insinuou que no Brasil a Justiça é cega. ´Ou é uma Justiça generosa ou é uma Justiça que não quer vê as coisas´, afirmou Rocca.

Pedido

Depois de divulgar uma nota pedindo para o presidente Lula revê o refúgio, a chancelaria italiana procurou ontem oficialmente o governo brasileiro.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália pediu um encontro com o embaixador brasileiro Adhemar Gabriel Pahadian e cobrou explicações sobre a concessão do benefício pelo Brasil.

Na conversa, o governo italiano pediu que o Brasil recuasse em sua decisão e explicou os motivos desse pedido.

Em São Paulo, Tarso Genro disse estar tranquilo sobre sua decisão de conceder refúgio político a Battisti.

APOIO
Para Comissão, ato segue Constituição

Brasília. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Pompeo de Mattos (PDT-RS), elogiou ontem a decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político a Cesare Battisti.

De acordo com o deputado ex-ativista foi preso em ´caráter de excepcionalidade´.

´Ao conceder refúgio político a Cesare Battisti no Brasil, o Estado brasileiro age em inequívoca consonância com nossa Carta Magna, que veda a extradição motivada por crimes políticos´, afirmou Mattos, em nota divulgada ontem.

Segundo o presidente da comissão, com base em informações prestadas por Pedro Mutti, apontado como ex-companheiro da organização na qual Battisti atuou, a acusação de homicídio surgiu de delação premiada sustentada de acordo com a Lei dos Arrependidos.

O deputado lembrou ainda que o ex-presidente francês François Mitterrand concedeu asilo político a Battisti, que tem cidadania francesa, e outros perseguidos políticos do governo italiano.

´O pedido feito pela Itália de extradição de Battisti foi negado na época. Já com cidadania francesa, Cesare Battisti teve novo pedido de extradição feito pelo governo de Silvio Berlusconi, sob o argumento de que havia sido condenado à prisão perpétua na Itália e à revelia´.

Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), o episódio vai servir para o Legislativo elaborar leis sobre a situação dos refugiados.

fonte: Diário do Nordeste

Programa já distribuiu 65% das sementes




Cerca de 65% das sementes do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas do Governo do Estado já foram distribuídas na região do Cariri. É intensa a procura pelo s agricultores, em virtude da quadra invernosa na região, prevista tradicionalmente para início da metade do mês de janeiro.

A distribuição das sementes do antigo Programa Hora de Plantar foi lançado para o Estado, pela região do Cariri, a primeira a ter 28 municípios contemplados. A distribuição começou no dia 19 de dezembro passado. Caminhões partiram do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), sediado no Crato, após solenidade oficial com o titular da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Camilo Santana. No Cariri, mais de 24 mil agricultores estão sendo beneficiados com 1.090 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão. O coordenador regional da Ematerce, Adonias Sobreira, destaca que a procura das sementes pelos agricultores tem sido intensa nos últimos dias e prevê até o próximo dia 20 que todo o estoque seja entregue. “A distribuição vem acontecendo em todos os municípios da região pelos agentes”, diz ele.

Orientação
Além das ações de distribuição, conforme o coordenador, está sendo efetivado um trabalho de orientação para os agricultores, no sentido de seguirem as instruções, no que diz respeito ao espaçamento, números de sementes por cova, a exemplo do milho, que são duas, pelo alto poder de germinação. Por hectare, se recomenda o plantio de pelo menos 55 mil pés de milho híbrido. Outra recomendação é não plantar morro abaixo.

Até agora, não houve nenhuma recomendação para se iniciar o plantio. Conforme Adonias Sobreira, a orientação só será dada a partir do primeiro prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A distribuição das sementes no Cariri conta com o envolvimento de cerca de 170 agentes rurais, treinados para o desenvolvimento das atividades de distribuição, orientação técnica aos agricultores e atividade gerencial das áreas.

Os municípios do Cariri estão sendo contemplados com a entrega de 954 toneladas de milho híbrido, 22,30 toneladas de milho variedade, 67,87 toneladas de feijão vigna, 6,5 toneladas de feijão phaselus 50, 39 toneladas de arroz e 1.101 toneladas de mandioca. A SDA entregará ainda 78.300 mudas de cajueiro anão precoce. Um investimento de mais de R$ 4 milhões, só para o Cariri.

O inverno cearense começa no Cariri e, dentro dessa perspectiva, Adonias destaca o prognóstico dos profetas, que prevêem um início de inverno um pouco tardio, para o mês de fevereiro. Ele diz que, conforme foi orientado, as chuvas de dezembro diziam respeito à pré-estação. Mesmo no município do Crato, onde choveu mais de 180 milímetros, 15 dias depois o solo já estava seco e não houve condições de germinação das sementes.

Também estão sendo distribuídas sementes de oleaginosas como amendoim, mamona e sementes de girassol, priorizando alguns municípios. Os municípios de Salitre, Campos Sales e Araripe receberam 1.790 metros cúbicos de maniva de mandioca, de melhor qualidade, como uma forma de ampliar o plantio qualificado nessas áreas.

O coordenador destaca o crescimento no número de projetos técnicos de custeio agrícola, junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, pelos pequenos agricultores. “Com a diminuição das exigências burocráticas, esses créditos foram ampliados para os agricultores”, diz ele.

Treinamento
Durante esta semana, os agentes estão sendo treinados, na Escola Agrotécnica Federal do Crato, com o trabalho de bioinseticida, produzidos por meio de bactérias. De acordo com Adonias Sobreira, o Cariri tem sido referência para o estado na aplicação desse tipo de produto, há três anos sendo trabalhado em pequena escala.

Este ano, a aplicação da bactéria “Risobium” será ampliada em pelo menos 400% em relação ao ano passado. Esse tipo de produto, explica o coordenador, capta o nitrogênio atmosférico para o solo. Com isso, evita gastos com adubação química. As aplicações estão sendo realizadas inicialmente nos municípios de Missão Velha e Abaiara.

Na cultura do milho, será aplicado, durante o plantio, o “Bacilus”, inseticida biológico que evita a praga do cartucho. O treinamento é repassado para extensionistas dos 28 municípios da região do Cariri, com aulas práticas para acelerar a adoção da medida.

Elizângela Santos
Repórter

INVESTIMENTO
4 milhões de reais foram investidos somente na região do Cariri com distribuição de sementes. Os municípios serão contemplados com, por exemplo, 954 toneladas de milho híbrido

ENTREGA
"A distribuição vem acontecendo em todos os municípios da região do Cariri pelos agentes rurais".
Adonias Sobreira
Coordenador regional da Ematerce

FIQUE POR DENTRO

Entrega começou em todas as regiões
As entregas do Programa de Distribuição de Sementes já começaram em todas as regiões do Ceará, de acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Em todo o Estado, 184 mil agricultores cadastrados serão beneficiados. Os trabalhadores podem retirar as sementes até o fim de fevereiro nos escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), onde recebem assistência técnica e a orientação de só iniciarem o plantio com o aval da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), acerca da data de início do inverno em 2009. Na próxima semana, a SDA apresentará o Plano Safra 2009, que contemplará todas as ações da Secretaria na área de agricultura familiar para este ano, incluindo o número de beneficiados e os valores investidos em programas como o de Distribuição de Sementes, o Garantia Safra e a Assistência Técnica e Extensão Rural.

Mais informações:
Escritório Regional da Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Vizinho ao Parque de Exposição do Crato (CE)
(88) 3102.1293

PERSPECTIVAS DE CHUVAS

Agricultores preocupados com o inverno
Crato. Agricultores da região do Cariri ainda estão preocupados em relação à perspectiva de inverno para este ano na região. Mesmo sem nenhum anúncio oficial a respeito das previsões para este ano, por parte da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns agricultores já iniciam o plantio, mesmo em área isoladas. A crença é que tradicionalmente o inverno começa na região, a partir de meados de janeiro.

E, por coincidência, há cerca de três dias o tempo está fechado na região. Ontem, uma neblina cobriu praticamente todo o município do Crato e alguns agricultores amanheceram no roçado, plantando as primeiras sementes de janeiro.

Segundo o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Crato, Zilcélio Alves, as chuvas da pré-estação, no mês de dezembro, fizeram com que pequenos produtores optassem pelo plantio adiantado. Muitos chegaram a perder as sementes.

No Crato serão beneficiados com Programa de Distribuição de Sementes e Mudas do Governo do Estado cerca de 3.200 agricultores. Conforme Zilcélio, os agricultores não chegaram a usar as sementes entregues pelo Governo. “Temos a esperança de um bom inverno este ano, mas estamos ainda na incerteza, já que não temos informações. Confiamos nos dados oficiais. Na maior parte das vezes eles acertam”, diz.

A safra este ano, segundo Zilcélio, poderá ser razoável na região. Em algumas áreas há destaque para o plantio de arroz, a exemplo do distrito de Ponta da Serra; de amendoim, no Monte Alverne; e, ainda, de milho, no Baixio.

Outra preocupação da coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais é com respeito ao Seguro Safra, já que muitos agricultores deixaram de pagar o boleto e também a parcela, para 2009. São mais de 350 agricultores de cerca de 2 mil cadastrados no município. Ele considera um índice alto para o Crato.

INCERTEZA

"Temos a esperança de um bom inverno este ano, mas estamos ainda na incerteza".
Zilcélio Alves
Sind. dos Trabalhadores Rurais


Correspondente é ameaçado de morte



Fortaleza. O correspondente do Diário do Nordeste no Sertão Central, Alex Pimentel, recebeu ameaça de morte ontem pela manhã, um dia depois de ter ido ao distrito de Cruzeta, em Pedra Branca, para apurar denúncia de fraude na Operação Pipa. Por volta das 10h, uma pessoa que não se identificou ligou para o celular de Alex e o ameaçou: “Se você voltar aqui, vai ser recebido da mesma forma que o Tim Lopes foi recebido”, disse o anônimo, em referência ao jornalista da Rede Globo assassinado por traficantes em junho de 2002, quando fazia matéria sobre o tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro.

Pelo número registrado no identificador de chamadas do celular, Alex Pimentel descobriu que a ligação foi feita de um telefone de Pedra Branca, o que leva à suspeita de que a ameaça tenha partido de pessoas envolvidas no caso, como represália ao trabalho jornalístico. O correspondente pretende registrar ocorrência policial e exigir a apuração do caso.

Na edição de ontem, o Diário do Nordeste publicou, com exclusividade, denúncia feita pelo prefeito de Pedra Branca, Antônio Gois, e por moradores de Cruzeta de que a água entregue à comunidade, desde dezembro, é proveniente dos açudes das Oiticicas e Urubu, sem condições para o consumo humano. Os açudes onde a água deve ser retirada, segundo o Exército Brasileiro, que coordena a operação, são o Cupim e o Trapiá, este no município de Independência. Segundo prefeito e moradores, a fraude é cometida pelos pipeiros com o objetivo de economizar na quilometragem dos caminhões.

Obscurantismo
Para a presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Ivonete Maia, ameaças de morte têm sido constantes para profissionais de imprensa em todo o mundo. Ela disse que “infelizmente o obscurantismo de pessoas, seja no Interior ou nas grandes cidades, permanecem em pleno 2009. A perseguição a correspondentes de jornais do Interior é uma constante ao longo do tempo. Certas pessoas se acham poderosas e pensam que correspondente é para dar boas notícias. Elas demonstram ignorância sobre o papel do jornalista”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hélio Leitão, disse que a liberdade de imprensa é um dos pilares do Estado Democrático de Direito. “Não há democracia sem imprensa livre. Não é apenas uma ameaça ao Jornalismo, mas é um atentado ao Estado de Direito, à consciência cívica”, ressalta.

As denúncias no distrito de Cruzeta repercutiram em todo o Sertão Central. A manchete foi destaque nas emissoras e portais eletrônicos. Lideranças sindicais e de organizações não governamentais consideraram a situação absurda. Nos noticiosos da região, os ouvintes criticaram a postura do Exército. Comparam a omissão dos militares à situação da segurança pública no Estado.

Dezenas de leitores enviaram e-mails de protesto à fraude. Destaque para as mensagens de Luiz Moreira e Jayro Nikson Cavalcante, que se indentificaram como moradores do distrito de Cruzeta. O primeiro disse que o problema já existe há vários anos e levantou suspeitas sobre a participação de agentes do Exército. O segundo se disse “testemunha ocular” do fato e cobrou mais fiscalização dos militares. Apenas duas leitoras de Pedra Branca, disseram não crer na veracidade das denúncias.


ÍCARO JOATHAN
Repórter


VÍDEO
7 minutos, em média, é a duração do vídeo, feito por moradores de Pedra Branca, com imagens de um caminhão-pipa pegando água de açude, imprópria ao consumo humano

Mais informações:
Disque Denúncia da Operação Pipa - 10ª Região Militar
(85) 3255.1673
(85) 3255.1642
Qualquer pessoa pode denunciar

APURAÇÃO

Exército e Defesa Civil esperam relatórios
Fortaleza. O Exército e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aguardam receber hoje relatórios de apuração das denúncias de fraude no funcionamento da Operação Pipa em Pedra Branca. Uma equipe do 23º BC foi enviada ao local para averiguar as denúncias de irregularidades. De acordo com o major Neyton Araújo, coordenador regional da Operação Pipa, o objetivo é “aprofundar ao máximo a investigação”, que deve ser “o mais célere possível”.

De acordo com ele, se for caracterizada a participação de civis no esquema, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público (MP), e os pipeiros serão descredenciados do programa. Se houver indícios da participação de militares, os envolvidos também serão punidos. “Temos que averiguar. Em princípio, acredito que não deve haver participação de militares. O importante é que se trabalhe com o máximo de transparência”, disse.

Pela Defesa Civil, o coordenador-adjunto do órgão, coronel Leandro Silva Nogueira, informou que um técnico foi enviado à Pedra Branca para apurar as denúncias. Se provadas, um relatório será encaminhado ao Exército e à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional (MIN), para que as providências legais sejam tomadas.

Por meio da assessoria de Imprensa, o MIN, que libera os recursos para o funcionamento da Operação Pipa, disse que não recebeu nenhuma denúncia oficial e que tomou conhecimento dos fatos pela reportagem de ontem do Diário do Nordeste. Mesmo assim, o órgão disse que entrará em contato com o Exército para pedir a apuração dos fatos.

Outra instituição que requisitará informações ao Exército será o MP, por meio do promotor de Pedra Branca, João Pereira Filho. “Vamos pedir que eles abram uma sindicância para verificar a denúncia e requisitar informações”, antecipou.

O promotor ponderou que, se a denúncia for verdadeira, o MP dará dois encaminhamentos ao caso. A primeira será repassá-lo ao Ministério Público Federal para apurar fraude financeira contra a União, pois o valor pago aos pipeiros é calculado com base na distância percorrida pelos caminhões. A segunda será a instauração de inquérito policial para apurar crime contra a saúde pública.

A denúncia das irregularidades em Pedra Branca serão debatidas na Assembléia Legislativa do Estado a partir de fevereiro, na volta do recesso parlamentar, segundo garantiu o deputado estadual Heitor Férrer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Além desta comissão, o assunto também será tratado na Comissão de Recursos Hídricos, conforme informou.

“Tratam-se de irregularidades desumanas, cuja responsabilidade é dos gestores, que fazem contratos com esses que servem água de má qualidade, levando doenças a esta população excluída do Interior do Estado, que não tem nenhuma forma de acesso à água”. Para o parlamentar, o assunto deve ser apurado pelo MP, pelo Exército, pela Defesa Civil e pela Assembléia. “O não fornecimento de água é uma demonstração de falência do Estado. E o fornecimento de água poluída é uma violação dos direitos humanos”, criticou.

Políticas permanentes
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz Ricardo, as denúncias são “altamente procedentes”, pois foram feitas pelos beneficiários diretos e pelo próprio prefeito. “Lamento profundamente que a gente esteja com um programa para beneficiar as famílias e alguém use de má fé, com o intuito de ganhar dinheiro”, externou.

Para ele, é lamentável que ainda se distribua água de carro-pipa no Nordeste, enquanto no Sul e Sudeste se distribui água mineral. “As autoridades do Estado têm que agir com políticas públicas permanentes, como a construção de cisternas de placa, poços profundos e reservatórios”. Para ele, só assim a dependência em relação aos carros-pipa será banida.

fonte: Diário do Nordeste