Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Programa já distribuiu 65% das sementes




Cerca de 65% das sementes do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas do Governo do Estado já foram distribuídas na região do Cariri. É intensa a procura pelo s agricultores, em virtude da quadra invernosa na região, prevista tradicionalmente para início da metade do mês de janeiro.

A distribuição das sementes do antigo Programa Hora de Plantar foi lançado para o Estado, pela região do Cariri, a primeira a ter 28 municípios contemplados. A distribuição começou no dia 19 de dezembro passado. Caminhões partiram do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), sediado no Crato, após solenidade oficial com o titular da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Camilo Santana. No Cariri, mais de 24 mil agricultores estão sendo beneficiados com 1.090 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão. O coordenador regional da Ematerce, Adonias Sobreira, destaca que a procura das sementes pelos agricultores tem sido intensa nos últimos dias e prevê até o próximo dia 20 que todo o estoque seja entregue. “A distribuição vem acontecendo em todos os municípios da região pelos agentes”, diz ele.

Orientação
Além das ações de distribuição, conforme o coordenador, está sendo efetivado um trabalho de orientação para os agricultores, no sentido de seguirem as instruções, no que diz respeito ao espaçamento, números de sementes por cova, a exemplo do milho, que são duas, pelo alto poder de germinação. Por hectare, se recomenda o plantio de pelo menos 55 mil pés de milho híbrido. Outra recomendação é não plantar morro abaixo.

Até agora, não houve nenhuma recomendação para se iniciar o plantio. Conforme Adonias Sobreira, a orientação só será dada a partir do primeiro prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A distribuição das sementes no Cariri conta com o envolvimento de cerca de 170 agentes rurais, treinados para o desenvolvimento das atividades de distribuição, orientação técnica aos agricultores e atividade gerencial das áreas.

Os municípios do Cariri estão sendo contemplados com a entrega de 954 toneladas de milho híbrido, 22,30 toneladas de milho variedade, 67,87 toneladas de feijão vigna, 6,5 toneladas de feijão phaselus 50, 39 toneladas de arroz e 1.101 toneladas de mandioca. A SDA entregará ainda 78.300 mudas de cajueiro anão precoce. Um investimento de mais de R$ 4 milhões, só para o Cariri.

O inverno cearense começa no Cariri e, dentro dessa perspectiva, Adonias destaca o prognóstico dos profetas, que prevêem um início de inverno um pouco tardio, para o mês de fevereiro. Ele diz que, conforme foi orientado, as chuvas de dezembro diziam respeito à pré-estação. Mesmo no município do Crato, onde choveu mais de 180 milímetros, 15 dias depois o solo já estava seco e não houve condições de germinação das sementes.

Também estão sendo distribuídas sementes de oleaginosas como amendoim, mamona e sementes de girassol, priorizando alguns municípios. Os municípios de Salitre, Campos Sales e Araripe receberam 1.790 metros cúbicos de maniva de mandioca, de melhor qualidade, como uma forma de ampliar o plantio qualificado nessas áreas.

O coordenador destaca o crescimento no número de projetos técnicos de custeio agrícola, junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, pelos pequenos agricultores. “Com a diminuição das exigências burocráticas, esses créditos foram ampliados para os agricultores”, diz ele.

Treinamento
Durante esta semana, os agentes estão sendo treinados, na Escola Agrotécnica Federal do Crato, com o trabalho de bioinseticida, produzidos por meio de bactérias. De acordo com Adonias Sobreira, o Cariri tem sido referência para o estado na aplicação desse tipo de produto, há três anos sendo trabalhado em pequena escala.

Este ano, a aplicação da bactéria “Risobium” será ampliada em pelo menos 400% em relação ao ano passado. Esse tipo de produto, explica o coordenador, capta o nitrogênio atmosférico para o solo. Com isso, evita gastos com adubação química. As aplicações estão sendo realizadas inicialmente nos municípios de Missão Velha e Abaiara.

Na cultura do milho, será aplicado, durante o plantio, o “Bacilus”, inseticida biológico que evita a praga do cartucho. O treinamento é repassado para extensionistas dos 28 municípios da região do Cariri, com aulas práticas para acelerar a adoção da medida.

Elizângela Santos
Repórter

INVESTIMENTO
4 milhões de reais foram investidos somente na região do Cariri com distribuição de sementes. Os municípios serão contemplados com, por exemplo, 954 toneladas de milho híbrido

ENTREGA
"A distribuição vem acontecendo em todos os municípios da região do Cariri pelos agentes rurais".
Adonias Sobreira
Coordenador regional da Ematerce

FIQUE POR DENTRO

Entrega começou em todas as regiões
As entregas do Programa de Distribuição de Sementes já começaram em todas as regiões do Ceará, de acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Em todo o Estado, 184 mil agricultores cadastrados serão beneficiados. Os trabalhadores podem retirar as sementes até o fim de fevereiro nos escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), onde recebem assistência técnica e a orientação de só iniciarem o plantio com o aval da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), acerca da data de início do inverno em 2009. Na próxima semana, a SDA apresentará o Plano Safra 2009, que contemplará todas as ações da Secretaria na área de agricultura familiar para este ano, incluindo o número de beneficiados e os valores investidos em programas como o de Distribuição de Sementes, o Garantia Safra e a Assistência Técnica e Extensão Rural.

Mais informações:
Escritório Regional da Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Vizinho ao Parque de Exposição do Crato (CE)
(88) 3102.1293

PERSPECTIVAS DE CHUVAS

Agricultores preocupados com o inverno
Crato. Agricultores da região do Cariri ainda estão preocupados em relação à perspectiva de inverno para este ano na região. Mesmo sem nenhum anúncio oficial a respeito das previsões para este ano, por parte da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns agricultores já iniciam o plantio, mesmo em área isoladas. A crença é que tradicionalmente o inverno começa na região, a partir de meados de janeiro.

E, por coincidência, há cerca de três dias o tempo está fechado na região. Ontem, uma neblina cobriu praticamente todo o município do Crato e alguns agricultores amanheceram no roçado, plantando as primeiras sementes de janeiro.

Segundo o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Crato, Zilcélio Alves, as chuvas da pré-estação, no mês de dezembro, fizeram com que pequenos produtores optassem pelo plantio adiantado. Muitos chegaram a perder as sementes.

No Crato serão beneficiados com Programa de Distribuição de Sementes e Mudas do Governo do Estado cerca de 3.200 agricultores. Conforme Zilcélio, os agricultores não chegaram a usar as sementes entregues pelo Governo. “Temos a esperança de um bom inverno este ano, mas estamos ainda na incerteza, já que não temos informações. Confiamos nos dados oficiais. Na maior parte das vezes eles acertam”, diz.

A safra este ano, segundo Zilcélio, poderá ser razoável na região. Em algumas áreas há destaque para o plantio de arroz, a exemplo do distrito de Ponta da Serra; de amendoim, no Monte Alverne; e, ainda, de milho, no Baixio.

Outra preocupação da coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais é com respeito ao Seguro Safra, já que muitos agricultores deixaram de pagar o boleto e também a parcela, para 2009. São mais de 350 agricultores de cerca de 2 mil cadastrados no município. Ele considera um índice alto para o Crato.

INCERTEZA

"Temos a esperança de um bom inverno este ano, mas estamos ainda na incerteza".
Zilcélio Alves
Sind. dos Trabalhadores Rurais


Nenhum comentário: