Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 19 de abril de 2009

Coluna CARIRI, por Tarso Araújo

(Jornal O POVO, 19-04-2009)
CIDADÃO CRATENSEO
juiz federal aposentado José Vanderlei Landim, por ocasião de seus 70 anos, recebeu o título de cidadão cratense e a insígnia, no Grau de Grande Oficial, da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista. Dr. Landim, vive hoje no Crato, recebeu também a Medalha do Mérito Cacesiano, concedida pela Casa Cearense em Sergipe. A solenidade se deu no Crato Tênis Clube, e lá esteve toda a sociedade cratense.

SÃO JOÃO
I Expo São João, acontecerá no Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti., O evento é uma promoção da Comissão Gestora da Expocrato, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindlojas e Associação Comercial, com apoio do Governo do Estado e da prefeitura do Crato. Para o presidente da CG da Expocrato, Dr. Leitão Moura, será um São João para a família caririense, com barracas vendendo comidas típicas, festival de quadrilhas juninas e shows com artistas regionais. Destaque para a participação de Joãozinho do Exu, Fábio Carneirinho, Zé de Benona e Epitácio Pessoa.

O QUE FAZ O PROGRESSO
Que atividade - nos dias atuais - alavanca o vertiginoso crescimento de Juazeiro do Norte? Errou quem cravou a opção “romarias”. Hoje, segundo o pesquisador Daniel Walker, o ensino universitário e as grandes empresas que se instalaram na Terra do Padre Cícero são as molas principais do seu desenvolvimento. São ofertados 40 cursos de graduação em Juazeiro do Norte. O “boom” imobiliário do bairro Lagoa Seca, com pousadas, pequenos edifícios residenciais, restaurantes, etc. tiveram incremento após a instalação da faculdade de medicina. Vale por dezenas de romarias, diz Daniel Walker. É verdade. As romarias são feitas por pessoas de baixo poder aquisitivo, que se hospedam em “ranchos para romeiros” e gastam pouco dinheiro.

NOVA POSTURA
Mesmo assim, Daniel Walker faz questão de acentuar a importância do turismo religioso para Juazeiro do Norte. Ele foi - há 40 anos - importante para deflagrar o crescimento da cidade. E mesmo hoje possibilita inserir a Terra do Padre Cícero no espaço midiático brasileiro o ano todo. Hoje, Juazeiro do Norte cresce por gravidade. Seu raio de influência econômica não se resume aos 31 municípios do Cariri. Abrange de Serra Talhada e Salgueiro (PE) a Picos (PI); de Cajazeiras e Sousa (PB) a Iguatu e a região dos Inhamuns, no Ceará.

POLUIÇÃO VISUAL
Recebido com muita expectativa, o projeto para despoluição visual das ruas de Crato parece que esfriou. Até agora só foram retiradas pouco mais de duas dezenas das placas publicitárias abusivas. E isso, por adesão espontânea de alguns comerciantes. A população cobra para Crato o que foi feito pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab: proibição, por lei, de colocação de placas gigantes em fachadas comerciais, além de nova legislação com rígidos critérios para os anúncios de lojas e produtos. Em São Paulo, Kassab deu um prazo para retirada das publicidades abusivas. Findo o prazo, a própria Prefeitura retirou as remanescentes. É o que tem de ser feito também em Crato, diz o povo.

PRECIOSIDADE
No final de sua administração à frente da Urca, o ex-reitor André Herzog, mandou publicar uma edição fac-similar de “Apontamentos para a história do Cariri”, escrito por João Brígido em 1858. Esse livro foi publicado inicialmente pelo “Diário de Pernambuco”, de Recife, em forma de folhetim, em 1861. A 2ª edição ocorreu em 1888 publicada pela Tipografia da Gazeta do Norte, de Fortaleza. Muito provavelmente esta é a primeira publicação sobre a História da Região do Cariri, constituindo-se, portanto, numa verdadeira preciosidade para os pesquisadores, profissionais e interessados na história do sul-cearense. Como ficou pendente (junto à editora Expressão Gráfica de Fortaleza) a prestação final da nova edição desse livro, o professor Jurandy Temóteo, num gesto louvável, adquiriu junto à editora cerca de cem exemplares, todos vendidos - em pouco tempo - através de venda nas bancas de jornal de Crato. Não se sabe se o restante da edição ainda existe ou já foi incinerada...

VELHO SOCIALISTA
Um dos mais lendários socialistas cratenses, José de Figueiredo Brito, teve sua vida resgatada em livro. A iniciativa partiu dos seus filhos Telma e Heitor, autores de “José de Figueiredo Brito - lutas e trajetória”. O velho socialista acreditava que a defesa dos humildes deveria ser feita através das ideias no contexto revolucionário da época. Por conta disso foi perseguido pelo movimento militar de 1964 que o aposentou compulsoriamente do emprego, com prejuízos financeiros. Visceralmente honesto, insubmisso, intelectual de valor, José de Figueiredo Brito terminou seus dias em Recife, aonde faleceu em 1989.

CURTAS
> Juazeiro do Norte e Crato já começam a sofrer as consequências do caos no trânsito em suas apertadas ruas. Em ambas as cidades, há anos a malha viária não recebe ampliação. Já o número de carros aumenta a cada mês. E o que tem feito os Demutrans? Multar os motoristas (...)

> A Secretaria das Cidades do Ceará recebeu sinal verde do Banco Mundial para contratar consultoria com a finalidade de implantação efetiva dos nove geotopes que compõe o Geopark Araripe (...)

> No próximo dia 22 serão iniciados os festejos a São José Operário, padroeiro do distrito da Ponta da Serra e do bairro Lameiro, ambos em Crato (...)

> O novo bispo de Iguatu, o carmelita dom frei João José Costa, tomou posse ontem e virá, em breve, visitar o Seminário São José de Crato. Ali estudam dez seminaristas da sua diocese (...)

ANOTE: 102 ANOS DE VIDA
Raimundo de Oliveira Borges, nosso intelectual maior, completará - no próximo dia 2 de julho - 102 anos de vida. Lúcido e produtivo, ele já escreveu mais de vinte livros e se dedica, no momento, a copilar - para posterior publicação - os dez melhores discursos que ouviu ao longo de sua existência. Admirável este velho advogado, intelectual de renome e uma das reservas morais do Cariri! Nascido, em 1907, na Vila de São Pedro do Crato - hoje Caririaçu - Raimundo de Oliveira Borges foi promotor e diretor das três faculdades isoladas (Filosofia, Ciências Econômicas e Direito) que deram origem à Universidade Regional do Cariri - Urca.