Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 22 de julho de 2008

COLUNA POLÍTICA



Leia coluna Política do Jornal do Cariri escrita pelo jornalista Donizete Arruda, publicada na edição de hoje.



Lula vem a Juazeiro
Uma notícia para tirar o sono do deputado federal Manoel Salviano e do prefeito Rommel Feijó. O importante Jornal do Brasil publicou na sua edição de sábado, 19, que o presidente Lula atendeu a um pedido do governador Cid Gomes e virá a Juazeiro do Norte no mês de agosto para subir no palanque do candidato Manoel Santana. O Jornal do Brasil errou o nome de Santana, mas esse fato é menor diante da importância da presença de Lula em Juazeiro do Norte. O objetivo do presidente Lula é fazer caminhada pela cidade e depois participar de um comício. A novidade nessa notícia é o engajamento do governador Cid Gomes na campanha de Santana. Até agora, Cid estava se mantendo distante do processo eleitoral em Juazeiro do Norte , pois também simpatiza com a candidatura do ex-prefeito Carlos Cruz.

A presença e as consequências
A vinda do presidente Lula não deixa de ser uma derrota do deputado federal Arnon Bezerra. Com trânsito livre no Planalto, Arnon publicamente afirma não se opor a presença de Lula em Juazeiro, mas na intimidade reconhece que Lula é um apoio diferenciado à candidatura do petista Manoel Santana como também ao nome do petista José Leite na disputa pela prefeitura de Barbalha. Arnon, que não é bobo, deverá recepcionar o presidente Lula no aeroporto de Juazeiro. Tem prestígio e autoridade para recebê-lo. A dúvida dele é saber se leva ou não leva para a recepção o seu candidato, o tucano Manoel Salviano. Já que o seu outro candidato, o prefeito Rommel Feijó, que como é do PTB, é da base de Lula, deverá comparecer naturalmente ao aeroporto. A situação de Rommel é confortável, e bem diferente de Salviano.

Reflexos da visita
O presidente Lula vem a Juazeiro do Norte com o firme propósito de ganhar as eleições. Quer eleger o seu candidato, Manoel Santana. A presença dele é uma vitória pessoal do deputado federal petista José Nobre Guimarães, principal articulador da candidatura de Manoel Santana. Na carona de Santana, o candidato José Leite aposta que também será beneficiado. Em Barbalha, José Leite tem o engajamento público do governador Cid Gomes.


Perguntas no ar
A anunciada presença de Lula em Juazeiro impõe a urgência de uma análise segura sobre o melhor caminho a seguir aos candidatos Carlos Cruz e Manoel Salviano. Compete ao candidato Salviano avaliar qual o melhor rumo a adotar. Carlos Cruz como é de um partido da base de Lula pode ir ao aeroporto, recepcionando Lula. Seria um constrangimento, mas há o respaldo partidário que permite esse gesto. Já para o tucano Manoel Salviano,o melhor seria encontrar uma forma de convencer Lula a desistir de vir a Juazeiro. Mas, por enquanto, essa possibilidade está descartada. Lula decidiu atender ao pedido de Guimarães e do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini.

Raimundão identifica traidor
O prefeito Raimundo Macedo se encontrou no final de semana em uma festa social da família do candidato Manoel Santana com o seu ex-chefe de gabinete, Wilton Almeida. Era sábado, 12 de julho. Ao vê-lo no recinto, queria iria embora. Era a primeira vez que ambos se viam após a convenção onde Raimundão foi derrotado com a ajuda de Wilton pelo deputado Manoel Salviano. A reação de Raimundão foi incontida: “ traidor. Ficou comigo até às 2 da manhã e ao amanhecer me apunhalou”. O prefeito de Juazeiro marejava os olhos. O gosto amargo da traição calou fundo em Raimundão. Emocionado, não foi até onde estava Wilton Almeida. Teve bom senso, e ao seu redor, todos que ouviram seu testemunho ficaram ao seu lado. De longe, Wilton Almeida se esforçava para demonstrar naturalidade, mas era visível seu mal estar. Raimundão e Wilton não se cumprimentaram.

Exigências de Raimundão
Ao negociar o apoio à candidatura de Manoel Santana com o deputado federal José Guimarães, Raimundo Macedo pediu apenas um consultório para continuar atendendo “meu povo” em Juazeiro do Norte , se o PT vencer as eleições. “ Não quero nada. Quero apenas derrotar quem não foi decente comigo”, desabafou Raimundão. Disse mais: “ não desejo nenhum cargo, nenhuma posição, absolutamente nada da nova administração. Meu apoio tem apenas a intenção de colaborar, e me permitir fazer justiça com minha administração.” Por fim, Raimundão falou que “ continuarei morando em Juazeiro, e quero que a minha gente julgue a traição que fui vítima, e decida se os traidores merecem ser coroados”.

Rompimento com Tasso
O prefeito Raimundo Macedo foi homem ao sair do PSDB. Agendou uma audiência com o senador Tasso Jereissati. No encontro, olho no olho, cara a cara, Raimundão anunciou a Tasso estar deixando o ninho tucano. “ Não tenho condições de ficar ao lado de quem me traiu, senador”, foi a frase pronunciada pelo prefeito de Juazeiro. Tasso insistiu para que ele refletisse melhor, e que a amizade deles permanecesse. Raimundão explicou que gostava de Tasso, que manteria o respeito por ele, mas que iria seguir um novo destino político.

Sem ter um lado
O deputado federal José Guimarães procurou o presidente regional do PMDB, deputado Eunício Oliveira. Queria o apoio dele à candidatura de Manoel Santana, do PT. Eunício pediu um tempo para pensar, e o PT agora pressiona para que ele anuncie logo a adesão dele e do PMDB. A questão é que o deputado federal Manoel Salviano mantém um ótimo relacionamento com Eunício, tanto que antes da implementação da fidelidade partidária, chegou a anunciar sua filiação ao PMDB. Eunício está assim dividido: se compõe com o PT, como já faz em Fortaleza, ou fica com o PSDB de Salviano, numa aliança com o senador Tasso Jereissati, de olho nas eleições para o Senado em 2010.

Disse me disse.

• O ministro da Previdência, José Pimentel, é um grande cearense esteve na Expocrato. Também será homenageado pelo Sistema Verdes Mares com a honraria da Sereia de Ouro. Pimentel vem trabalhando muito em Brasília para melhorar a vida dos aposentados cearenses.
• O PT contratou pesquisas semanais para acompanhar a sucessão em Juazeiro do Norte e em Barbalha.
• Dois grandes publicitários vivem dias de agitação em Juazeiro. Orlando Mota à frente do marketing de Manoel Santana, da Mota Comunicação e Adrísio Câmara, da Ágil, no comando da comunicação de Manoel Salviano.
• Carlos Cruza ainda não anunciou quem será o responsável pelo marketing de sua campanha. Confia no entanto na experiência do ex-governador Adauto Bezerra que é seu principal aliado e que acaba atuando como um consultor valioso da política de Juazeiro.
Desculpe a ignorância, o ex-chefe de gabinete do prefeito Raimundo Macedo, Wilton Almeida, aceita a pecha de traidor