Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 13 de março de 2010

Eita mundão sem cancela! - Emerson Monteiro

Por vezes o atendi na Carteira Agrícola, proprietário e ativo agropecurista era sempre alegre e conversador, buscava seus empréstimos ou acertava suas contas no Banco do Brasil. José Inácio de Lucena, conhecido por Zequinha Chicote, guardava a fama de homem disposto, membro de família tradicional de Brejo Santo, lugar de histórias aguerridas de um passado conhecido pela saga dos seus primeiros habitantes. Dele uma frase característica definia bem o jeito de ser:
- Eita mundão sem cancela! – de longe sabíamos quem chegava, no chiste acompanhado da mais sonora gargalhada que preenchia o recinto, introdução para início de conversa seguida dos assuntos diários, bancários, negociais, técnicos...
Todo colega gostava dele. Ouvíamos tantas vezes narrativas de sua liderança, o respeito que lhe tinham seus pares, as proezas pelas quais houvera de passar nos confrontos dessa vida. Dado ao que desse e viesse, jamais se dobrava às contingências.
Quase todo final de semana me deslocava ao Crato, para a casa de meus pais. Organizava o passeio saudosista preso às amizades que deixara, o gosto por literatura, bebida, rádio, namorada, saídas aos pés de serra, um apego exacerbado à vida adolescente em diminuição. Livrarias, cinemas, bares. Em poucas oportunidades ficava no Brejo, onde tomara posse no banco em junho de 1967. Raras ocasiões permaneci, apenas em dias de festa, de acontecimentos marcantes, ou movido pelo coração, nalguns momentos especiais.
Retornava nas segundas de madrugada, em uma rural azul pertencente a Tércio Siebra, colega que fretava o veículo à turma do Crato, Zé Vicente, Bartolomeu, Seu Zé Siebra, Zé Oton, que ficava em Barbalha, e eu. Certas viagens ocorriam ainda no domingo à noite. Outras, a maioria, nas madrugadas da segunda, ressacados, saudosos, sonolentos, apressados, a fim de chegar no tempo do expediente rigoroso.
Num desses fins de semana, lembro bem, retornei ainda no domingo de tarde. Na véspera, no Bar Alvorada, centro da cidade, bem na frente da praça principal, enquanto bebia com amigos, Zequinha Chicote morrera alvejado com disparos de arma de fogo.
Algo tocara meu sentimento ao saber da notícia. Era dia nublado, desses quase escuros que prenunciam chuvas no sertão, e saí pelas ruas desertas da tarde, a rever na lembrança a figura daquele personagem do nosso cotidiano, um mutuário da Carteira. Alguma coisa restaria a menos diante do universo de funcionários procedentes das variadas origens que ali se encontravam tangidos para o trabalho. Levávamos existência burocrática, meio estrangeira, sobretudo, daí uníamos nossas histórias às dos moradores do lugar.
Com a perda de Zequinha Chicote, dia anterior, se fechara cancela de alegria daquele mundão primoroso, o que cheguei mesmo a pensar alguma cancela houvesse, face ao grito recorrente quantas vezes escutado:
- Eita mundão sem cancela!...

A biblioteca das FARC - Notícias que não chegam no planeta Cariri

Graça Salgueiro 11 Março 2010
Notícias Faltantes - Foro de São Paulo


Antes de começar a discorrer sobre o tema de hoje, quero agradecer, de coração, as inúmeras mensagens de felicitações que recebi, tanto no Notalatina como aqui, no Mídia Sem Máscara, no Facebook e em particular. Muito obrigada a todos pelo apoio!

O assunto de hoje, conforme prometi, é sobre as FARC. No programa True Outspeak desta segunda-feira, Olavo explicou um fato que tem ocorrido com freqüência na mídia brasileira que se chama "espiral do silêncio". Este fato consiste em duas coisas: ocultar-se alguma notícia importantíssima que, ou exalta a direita ou denuncia os crimes da esquerda, ou então, repetir-se seguidas vezes uma desinformação, de preferência em notas destacadas, criando no inconsciente coletivo a idéia de que aquilo é que é a verdade verdadeira.
Há ainda desdobramentos. Muito esporadicamente a mídia informa em notinhas curtas e escondidas, uma informação que deveria ganhar as manchetes, dada sua gravidade. Só no espaço compreendido entre fevereiro deste ano e ontem, duas notícias deste tipo foram veiculadas nestas circunstâncias - notinhas curtas jogadas no meio de outras que ninguém lê - e que serão motivo de um artigo posterior e a edição de hoje. Penso que todos estão lembrados de quando a revista "Cambio", da Colômbia, publicou um artigo de 4 páginas relatando as ligações das FARC com o governo brasileiro e o PT, em documentos encontrados nos computadores de Raúl Reyes. O que fez toda a mídia brasileira? Blindar o Sr. da Silva, desacreditando e até debochando (como fez a estúpida comunista Eliane Cantanhêde) dos documentos comprobatórios. Muito rapidamente passou-se a tratar de outra coisa, como se aquilo não fosse grave o bastante e motivo para uma investigação séria por parte dos órgãos competentes, como está fazendo a Espanha, que ficou durante todo este tempo analisando as provas que assinalavam os vínculos do ETA, com as FARC e Chávez. Demorou, mas agora é um juiz quem acusa e bem fundamentado.

E o que se tem feito no Brasil a esse respeito? Os órgãos de inteligência, que trabalham para o Governo e não para a Nação, engavetam, põem uma pedra em cima - se é que não destroem as provas - e miraculosamente a coisa deixa de existir. Foi assim que fez o general Jorge Armando Felix, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no caso da denúncia de que Oliverio Medina, "embaixador" das FARC no Brasil, teria dado 5 milhões de dólares para a campanha presidencial de Lula em 2002. Num país decente, com instituições comprometidas com a Verdade e a Justiça, imprensa isenta e homens que honram as calças e/ou fardas que vestem, isto seria motivo para profundas investigações, denúncias em letras garrafais e apuração até as últimas conseqüências. Mas o resultado todo mundo conhece: "seu" Jorge negou a importância da denúncia e deu o caso por encerrado, a mídia logo mudou de assunto, Lula foi eleito e Oliverio Medina ganhou status de refugiado político e vive hoje às nossas custas, seguindo com seu "trabalho" de "embaixador" das FARC impunemente.

Fiz este retrospecto para dar melhor compreensão do tema que quero abordar. Ontem (9), foi publicado pela Folha de São Paulo, no site do Terra e no portal G1 de O Globo, a informação de que foi inaugurada na Venezuela, no estado Aragua, uma biblioteca que leva o nome de Manuel Marulanda, vulgo "Tirofijo", comandante geral do Secretariado do Estado-Maior Central das FARC. Não sei como classificar isto, mas apenas um desses grandes jornais faz a matéria (em geral é a Folha), absolutamente seca e fria, e os outros replicam sem mudar uma vírgula! Como eu havia recebido a informação pelo jornal El Tiempo, de Bogotá, resolvi pesquisar para ver se encontrava mais coisas, quando dei de cara com a informação nos jornais brasileiros.

Ocorre que esta biblioteca foi fundada em 9 de outubro de 2009, mas só agora o assunto transpirou. Então, prefiro me ater - como sempre faço - às informações das fontes primárias. A Folha, como sempre muito bem informada, afirma que a biblioteca foi fundada em "uma populosa comunidade do estado venezuelano de Aragua" (se quiserem leiam a matéria aqui, e depois busquem no Google com o mesmo título que vão encontra o mesmo texto nos jornais que citei); entretanto, não é o que afirma o jornal "El Tiempo", justificando exatamente porque só agora tomou-se conhecimento de um fato ocorrido em outubro do ano passado. Diz "El Tiempo": "Talvez por ser pequena e ficar em um povoado não muito conhecido - Los Valles de Tucutunemo, a umas três horas de Caracas, no estado Aragua - a abertura da biblioteca comunal 'Manuel Marulanda' passou por baixo dos panos quando ocorreu na realidade em 9 de outubro de 2009.

E aí entra, novamente, o que citei acima sobre a "espiral do silêncio"; prestem bem atenção. Ainda segundo "El Tiempo": "Embora sua criação, promovida pelo Conselho Comunal Los Bagres, que funciona no mencionado povoado, não tenha sido de maior conhecimento midiático, chegou justo a tempo aos ouvidos das FARC, pois seu comandante, Alfonso Cano, enviou em setembro do ano passado uma carta de agradecimento e felicitação pela iniciativa que, segundo suas palavras, 'contribuirá para estreitar os laços de amizade e solidariedade entre nossos povos irmãos, a divulgar o pensamento, a obra e o exemplo deste herói insurgente (Marulanda) e patriota da América Latina e colocar merecidamente seu nome com letras de ouro no lugar mais alto do pódio da história...".

Como vocês puderam atestar, a Folha deu a notícia da biblioteca mas OMITIU este dado importantíssimo que prova as alianças de Chávez com as FARC, considerando que este estado é governado por Rafael Isea do PSUV (partido de Chávez, conforme pode-se ver nos cartazes da biblioteca na foto) e que teve total apoio da Biblioteca Nacional, dependente direta do Ministério da Cultura da República Bolivariana da Venezuela, como também pode-se confirmar através do blog dos "Conselhos Comunais Zamoranos". Neste blog eles agradecem o apoio do Sindicato de Empregados da Biblioteca Nacional e da Associação Nacional Bolivariana de Trabalhadores Bibliotecários (ASONATRABI). Esta associação faz descarada propaganda das FARC e exalta Marulanda e Raúl Reyes como "heróis" e "defensores do povo".

A carta que Cano escreveu foi endereçada a José Prudencio España, identificado como "representante da missão Calarcá-Aragua", que precisa ser melhor investigado mas "sugere" ser o elemento de contato entre "Marcos Calarcá", que atuou como "relações internacionais" no México, e o governador Rafael Isea. Não afirmo por não ter provas; apenas sugiro a possibilidade. Segue então a carta, traduzida, que pode ser lida no original aqui:

"Cidadão JOSÉ PRUDENCIO ESPAÑA Representante da Missão Calarcá-Aragua -Venezuela
Estimado compatriota:
Recebemos com imensa satisfação e profundo sentimento de gratidão sua iniciativa de construir na Venezuela uma biblioteca que recolha a obra e o pensamento de nosso comandante Manuel Marulanda Vélez e ademais leve seu nome.
Manuel Marulanda, o herói insurgente da América representa exemplo heróico imperecível de máximo comprometimento, persistência e lealdade com a causa dos oprimidos e deserdados deste continente e do mundo em sua luta para alcançar a libertação nacional, preservar os valores pátrios e enfrentar com altivez e denodo a feroz repressão, a violência, a guerra suja e o genocídio, com que esta oligarquia ultramontana e fascista pretende defender seus odiosos privilégios, submeter o povo e entregar nossa soberania ao império.
Estamos seguros que sua importante iniciativa contribuirá para estreitar os laços de amizade e de solidariedade entre nossos dois povos irmãos, em divulgar o pensamento, a obra e o exemplo deste herói insurgente e patriota da América Latina e a colocar merecidamente seu nome com letras de ouro no lugar mais alto do pódio da história, ao lado dos grandes que lutaram pela liberdade, pela dignidade, pela igualdade e pelo socialismo em nosso continente: Bolívar, San Martín, Martí, Zapata, Sandino e o Che.
Com imensa gratidão e sentimentos de consideração e apreço,

Pelo Estado Maior das FARC-EP. Alfonso Cano. Montanhas da Colômbia, 18 de setembro de 2009".

E para confirmar tudo isto que Alfonso Cano diz, segue um vídeo muito educativo e inspirador de boas e caritativas obras. Eu assisti a esse vídeo ontem à noite e o reservei para ilustrar a edição de hoje. Entretanto, quando fui confirmar o link vi que o haviam tirado do ar. Aí entrou em ação o meu "assessor para assuntos tecnológicos", o querido amigo e salva-vidas Alex, que o resgatou, permitindo que vocês possam deleitar-se com a obra "fariana". Certamente estas cenas fazem Chávez, Lula, MAG, Celso Amorim e bando, revirar os olhos em perfeito êxtase...

Na próxima edição quero comentar o filme "FARC: Insurgência do século XXI", que não recomendo a ninguém mas não posso deixar passar batido pela gravidade dos crimes que se cometem até mesmo na telona. Fiquem com Deus e até a próxima!

SITE DA URCA (CE) INFORMA: Inscrições abertas para Especialização em Ciências das Religiões

(http://www.urca.br/portal/index.php/noticias-e-eventos/14-lista-de-noticias/621-especializacao-em-ciencias-das-religioes)

Qui, 11 de Março de 2010 12:52

A Universidade Regional do Cariri (URCA), informa aos interessados que estão abertas as matrículas para o Curso de Especialização em Ciências das Religiões. As aulas estão previstas para serem iniciadas no próximo mês de abril.

Aulas presenciais são realizadas em um final de semana por mês, nos seguintes horários:

Sexta-feira: de 18h30 às 21h30

Sábado e domingo: de 08 horas às 12horas e 13h30 às 17 horas

PÚBLICO ALVO: profissionais graduados em cursos de licenciatura ou Bacharelados, reconhecidos pelo MEC.

CARGA HORÁRIA: 420h/a

LOCAL DE REALIZAÇÃO: URCA CAMPUS PIMENTA
INÍCIO: PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL

VALOR DA MATRÍCULA: R$50,00

VALOR DA MENSALIDADE: 17 parcelas de R$ 150,00

INFORMAÇÕES: (88) 3102-1212-RAMAL 2607
(88)9621-1742 (ANA FELÍCIA)

Terra que treme


Por Luiz Domingos de Luna*

De há muito, encontrei um irmão Aquariano, como sempre o nosso assunto predileto - O Planeta Terra. O Companheiro postava um ar de inquietação muito forte, era algo muito perceptível, contemplei aquela situação vexatória, pois a silhueta já passava a energia pensamental vibratória, necessária para a compreensão da confusão do conaquariano.

A pergunta, ou a dúvida do amigo, também a minha, era o fato de que o nosso planeta não treme, terremoto, como o próprio nome diz está ligado a terra. Ou existe terremoto em outros planetas? Considerando que o terremoto é um ajuste nas placas tectônicas que formam a coesão do Planeta terra no seu campo gravitacional interno, fica uma certeza e nasce uma dúvida. A certeza de que, sendo o universo uno, enquanto grandeza existencial, toda a massa universal está sujeita a tremores, porém a duvida nem toda massa existencial esta sujeita a força gravitacional poderosa e determinada da terra.

Assim, os tremores são diferentes, pois tudo vai depender do poder da força gravitacional para identificar o poder do estrago no espaço tempo, porém muitos cientistas afirmam que o tempo real não existe, por este ângulo do pensar humano os terremotos em outros planetas podem nem existir, tudo pode ser apenas uma abstração dos humanos.

- Compreendeu?

-Não

-A Certeza?

-Nenhuma.

- A Dúvida?

-Todas.

-Mas é assim que a coisa funciona.

*Professor- Aurora - Ceará

O que você vai publicar passa pela Lei das 3 peneiras ?

Uma Filosofia de Vida

Por: Dihelson Mendonça



Imagem capturada de anespbmovimento.blogspot.com

Prezados escritores. Há tempos eu procuro um texto sobre a Lei das 3 peneiras, que gostaria que todos os escritores do nosso Blog e de outros sites pudessem ler e refletir. Muita coisa se publica, mas tudo é útil?

As 3 peneiras de Sócrates!!!

Um rapaz procurou Sócrates, o sábio grego, e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar é um fato? Caso você apenas tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos, então, que seja verdade. Deve agora passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a reputação do próximo? Se o que você vai contar é verdade, e coisa boa, deve passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? É realmente importante a divulgação desta informação? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o mundo?

E arremata Sócrates:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o planeta e fomentar a discórdia.
Fonte: Blog do Crato

Rapadura Culturarte Especial - De Aderaldo a Patativa n° 04 - acontecerá hoje em Crato

Dedicado ao poeta e escritor Raimundo de Oliveira Borges



Foto capturada de www.lindomarrodrigues.com

Local: Academia dos cordelistas do Crato
Horário: 16 Horas


Programação
- Declamações poéticas: Olival Honor, João Roberto e Primo do BNB
- Recitações de cordéis: História de um mentiroso (Nezite Alencar), Uma lição de vida (Chico Nascimento) e A história do espinho que furou o olho de lampião (Ulisses Germano)

Histórico
Especial “De Aderaldo a Patativa” (Patrono: Sá Roriz)
2007 - Dedicado ao poeta Zé Gato
2008 – Dedicado ao poeta Maranhão
2009 – Dedicado ao poeta Patativa do Assaré

Crato investirá R$ 9 milhões em saneamento e rede de abastecimento d’água


Foto: Dihelson Mendonça
O Município do Crato receberá investimentos da ordem de R$ 9 milhões, para realização de obras de saneamento básico e abastecimento d’água. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou, na noite de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, da apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pela administração municipal, em convênio com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), em que o Crato foi beneficiado. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio da Sociedade Anônima de Água e Esgotos – SAAEC, e serão gerenciados pelo órgão, em vários pontos da cidade. O prefeito fez a abertura da apresentação, destacando a importância do início das obras no sistema de saneamento da cidade, principalmente para a qualidade de vida da população.

O presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, fez a apresentação dos projetos e sua abrangência na cidade, já preparando a própria população para as intervenções que serão feitas nas ruas, por conta das escavações em determinadas áreas. Ele considera que é um momento em que a população terá de compreender a necessidade de ter que modificar, muitas vezes, o tráfego na cidade, mesmo em áreas mais movimentadas, mudando um pouco a rotina da população. Nesse aspecto, receberá o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), para as devidas orientações.

O prefeito destacou a importância a SAAEC, atualmente, para o município, lembrando de quando iniciou sua administração o órgão estava praticamente em situação de falência. Samuel Araripe percebeu que a principal dificuldade naquele momento era de gerenciamento do órgão. E o resultado, atualmente, é de uma SAAEC com as finanças em condições de gerir um projeto de grande porte para o município. As obras terão construtoras específicas para serem desenvolvidas.

O investimento de R$ 9 milhões, segundo o prefeito, é apenas para iniciar o saneamento. “Cada centavo que se investe em saneamento, é saúde para a cidade”, disse Samuel Araripe. Ele destaca que vem lutando, nesse momento, para inserir o Crato no PAC II. Na próxima quarta-feira estará em Brasília, no intuito de buscar, junto ao Governo Federal, e com apoio do deputado federal, Arnon Bezerra, por intermédio do Senador Inácio Arruda, a conquista de mais R$ 10 milhões para o Crato. O prefeito destaca prioridades dentro da sua administração como o saneamento, calçamento e habitação, que tem feito parte de uma luta constante em busca de recursos para investir nesses setores, no município.

O presidente da SAAEC, apresentou para uma platéia de secretários municipais, vereadores, assessores e representantes da sociedade, as motivações para o Crato ser beneficiado com os projetos de obras e melhorias. Ele destacou o redimensionamento da rede de abastecimento, que deve ser feito na cidade. A SAAEC tem investido enormemente nos consertos, para corrigir obras feitas sem o devido planejamento e de forma errada, em anos anteriores. Para isso, há lugares onde a canalização foi feita há mais de 35 anos, que serão renovadas.

O trabalho corresponde a primeira troca de tubulação de amianto para PVC, numa extensão de 15 quilômetros em vários pontos do município, beneficiando diversas comunidades e áreas do centro. Também foi apresentado o projeto de redimensionamento do Sistema de Abastecimento de Água, além do Projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato

Secretária de Cultura do Crato participa da II Conferência Nacional da Cultura


Foto: Divulgação
A Cultura do Crato está presente na II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. A secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo está participando da Conferência, representando o município do Crato. Também cumpre agenda no sentido de encaminhar projetos para a pasta da Cultura. Danielle Esmeraldo participa da Conferência a convite do Ministério da Cultura e destaca a sua satisfação em poder participar do grande evento nacional. “O Crato, com certeza, terá uma presença efetiva neste encontro e daremos a nossa colaboração aos produtos finais deste grande evento de âmbito nacional”, diz. A Conferência reúne mais de mil participantes, entre delegados, conferencistas e técnicos do governo federal. O evento teve sua abertura na noite da última quinta-feira, no Teatro Nacional, com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Ministro da Cultura, Juca Ferreira e outras autoridades governamentais. No discurso de abertura, o Presidente Lula ressaltou a importância de reunir na Conferência o maior número de participantes da história, que, com certeza, estão dando uma contribuição importante para a construção e consolidação das políticas públicas para a cultura no Brasil.

A Secretária Danielle Esmeraldo, na oportunidade, presenteou ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, com uma malinha artesanal, que traduz bem a cultura do Cariri, com um conjunto de souvenirs do município do Crato, incluindo as bonecas do pé de manga, cordéis, camisas da cidade, CDs de Artistas cratenses e livros da região. “O Ministro Juca se surpreendeu com a nossa "Malinha de Souvenirs" e elogiou o conjunto da produção cultural do Cariri, dizendo que aqueles souvenirs também acabavam trazendo a lembrança do sertão de sua Bahia", relata Danielle. Ontem, foram realizadas palestras e grupos de trabalho, dando continuidade à Conferência Nacional, no Centro de Convenções Brasil 21, na Capital Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato