Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

URCA de Luto pelo falecimento do Professor Antônio Esmeraldo

O corpo do professor será velado durante o dia de hoje, no Salão Principal da Universidade, no hall da biblioteca. Reitoria decreta luto oficial e suspende atvidades acadêmicas e administrativas. Veja a Portaria:
O Reitor da Fundação Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, no uso das atribuições legais e com fundamento no que dispõe o artigo 15 do Estatuto da Universidade Regional do Cariri, aprovado pelo Decreto nº 18.136, de 16 de setembro de 1986,

Considerando a infausta ocorrência do falecimento do Sr. ANTÔNIO JOSÉ ESMERALDO, Professor do Departamento de Pedagogia da URCA e expressando inteira solidariedade à família,

Resolve:

Art 1º SUSPENDER as atividades Acadêmicas Administrativas e DECRETAR luto oficial por um dia, hasteando as bandeiras a meio mastro e enviar mensagens de condolências à família do docente, cujo falecimento ocorreu em 6 de dezembro de 2009.

Art 2º Esta portaria entrará em vigor na presente data, revogadas as disposições e, contrário.

COMUNIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE

Reitoria da URCA, em Crato, 07 de dezembro de 209.

Plácido Cidade Nuvens
Reitor
Fonte: Site da URCA

O Vôo da águia

Luiz Domingos de Luna*
I
No tapete da vida sitiante
Restrito a orla vegetal
Sem riqueza material
O sonho no horizonte
II
No tabuleiro do jogo existencial
Cada movimento estudado
Um universo, criado
A onda em movimento espiral
III
Cruza do sonho à luz
Aurora boreal a confirmar
O Vôo da águia a voar
Uma paisagem reluz
IV
O Cariri dá rosto feliz
Aurora levanta a voz
Ceará nascente e foz
Tempo senhor juiz
V

A águia canta no ar
O Tempo ao templo parado
A vida some em segundos
A águia não pode mais voar
VI
Na curva da estrada
O choque do pavio
Como um navio
Vida emparedada
VII
Vida transfigurada
No além do mistério
Existe um critério
Águia de luz
Em outro universo
Seu brilho no verso
No caminho de luz!

+ Poesia feita ao maior empresário de Aurora- Tarcísio Gonçalves -falecimento dia 04 de dezembro,2009.
(*) Colaborador Blog Cariri Agora !

Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 7 de dezembro (segunda-feira)

14h PROGRAMA DE RÁDIO

MPB (com Roberto Marques)

Programa de Rádio semanal que divulga a música brasileira de qualidade e alternativa. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas. Confira.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

19h ESPECIAIS - CINEMA - IMAGEM EM MOVIMENTO

Baile Perfumado. 93min.

Baile perfumado promove uma mistura curiosa de gêneros ao incorporar ficção ao retrato documental. No filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, revivemos a saga do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando este vivia em plena campanha no sertão nordestino, enfocando o aburguesamento do cangaço e a modernização do Sertão. Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas, PE, 1998. Classificação: 14 anos. 93min.

Local: SESC-Crato (Rua André Cartaxo, 443, Centro).
ARTES VISUAIS

Exposições

Espaço Mestre Noza

Período: Permanente

O CCBNB homenageia Inocêncio da Costa, o Mestre Noza, com um espaço expositivo contendo 59 estatuetas de vários santos e um álbum com 15 gravuras, intitulado: "Via Sacra". Todas as obras expostas são do acervo particular do historiador Renato Casimiro.

Anjos Di - Freitas (Juazeiro do Norte - CE)

Período: 03 de novembro a 05 de janeiro de 2009

"Sacralização do espaço" é a palavra de ordem em Juazeiro do Norte. Alheio ao querer dos seus moradores e visitantes, a dimensão do sagrado, do devocional, com seu pertencimento simbólico de saberes universais e ancestrais, que é compartilhado por todos, nas ruas, casas, no modo de vida e de ser. A exposição busca trazer esta dimensão a um outro espaço, espaço que faça parte do cotidiano viver das pessoas, onde elas possam se reconhecer e ver a si mesmas, como agentes da construção desta grande instalação, constantemente construída, que é Juazeiro do Norte.

Recordações de uma Paisagem não Vista - Divino Sobral (Goiana-GO)

Curadoria: Daniela Labra

Período: 17 de outubro a 31 de dezembro de 2009

Recordações de uma paisagem não vista é um projeto inédito do artista goiano Divino Sobral, que dá seqüência à série de bordados em tecido que realiza desde 2000. Nestas obras, o artista cria narrativas bordadas em peças de vestuário e de uso doméstico envelhecidas manualmente, a partir de lembranças e impressões pessoais. Para este projeto em Juazeiro do Norte, Divino Sobral bordará estórias e lembranças de cearenses residentes em Goiânia, convidados a narrar memórias de tempos vividos em suas cidades de origem.

Além da Lata - Bené Pereira (Sousa-PB)

Período da Exposição: 28 de outubro a 31 de dezembro de 2009

Esculturas confeccionadas com materiais reciclados, como: lata, ferro, arame, tampinhas de metal, que demonstram, através de suas expressões, os vários sentimentos e atitudes humanas.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)

Fonte: CCBNB

Crato amado, idolatrado!

Há aproximadamente 4 meses, mais precisamente na semana da Expocrato 2009, quando escrevi para esse jornal o artigo: “Parque de Exposições, Xodó dos Cratenses”, a proposta do Governo do Estado de mudar o local do Parque de Exposições do Crato era o assunto mais comentado e debatido em todos os lugares. Onde quer que houvesse duas ou mais pessoas reunidas, o assunto era o mesmo. O momento era de ebulição e a rejeição a idéia, por parte da população, foi enorme! Audiência pública, discursos inflamados dos dois lados, bate-bocas. Espíritos de “porco” à parte, o resultado foi positivo para a população do Crato.

Acredito, e essa é uma opinião pessoal, que o Crato tantas vezes colocado como irmão “pobre” de Juazeiro e coadjuvante no cenário político regional, teve no grito do seu povo, o alerta na defesa de suas tradições, o clamor ao respeito de sua opinião, optando pela permanência do local do evento (exposição) onde está! Postura que fez reviver os ideais e diligência herdados da heroína, de outrora, Dona Barbara de Alencar. O levante social fez o governante maior deste estado repensar seu ponto de vista, anunciando em seu discurso, em pleno palanque do picadeiro do parque, a formação de uma comissão que avaliaria e decidiria a melhor solução para o povo do Crato.

Foi preciso que um ícone da cidade fosse ameaçado para que sua população se unisse e saísse em defesa de seus interesses. Quem dera se todas as causas importantes fossem tão bem defendidas como essa. Causas como EDUCAÇAO, saúde, transporte, lazer e habitação, mas vamos deixar esse assunto para outro momento. O ponto é: passados quase 4 meses o assunto morreu! Não se fala mais nisso! Reforma geral ou construção de um novo parque? Não se decidi nada! A última notícia relacionada foi a construção de um muro limítrofe e nada mais.

O problema é ainda mais profundo. Qualquer que seja a decisão, já está atrasada! Se a solução for pela reforma, adequação do espaço, do parque as atuais demandas de público, estamos atrasados. Se a solução for pela construção de um parque num outro terreno distante do atual, também estamos atrasados. Pelo andar da carruagem, o maior evento da cidade, sucesso de público desde sua criação, terá em 2010 mais uma edição espremida no terço de terreno ocupado pela cinqüentenária estrutura.

A população precisa estar atenta ao andamento do assunto e cobrar uma definição da dita comissão. Do ponto de vista de engenharia, precisa cobrar a conclusão do estudo de viabilidade, projetos, licitação e a mesma atenção ao cumprimento do cronograma que o governo demonstra com outras obras como a do Hospital Regional Regional (Juazeiro do Norte), Trem do Cariri, CEASA (Barbalha) e mais recentemente o Centro de Convenções de Crato. Afinal, como foi amplamente divulgado, são 25 milhões de reais dos cofres do estado para construção de um parque moderno, no terreno do Parque Pedro Felício Cavalcante ou noutro qualquer.

“Abram dos olhos, meu povo!”
O Crato precisa continuar sendo: ”...amado, idolatrado!”