Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Crato Realiza Conferência Municipal de Cultura


PROGRAMAÇÃO

- 08h às 09h - Credenciamento dos participantes
- 09h às 09:30min - Abertura Cerimonial /Apresentação Cultural /
Composição da mesa pelos convidados e palestrantes
- 09:30min – Apresentação institucional da Secretaria
- 10h – Intervalo
- 10:15min – Início da Conferência
- 12:10min – Intervalo para almoço
- 13h – Formação dos grupos de discussões
- 14h – Apresentação e posse do Conselho Municipal de Cultura
- 15:20min - Apresentação e votação das propostas dos GD’s
- 16:20 – Plenária final
- 17h - Encerramento das atividades

Maiores informações: http://www.crato.ce.gov.br/

Identidade Social

Luiz Domingos de Luna*
O Grau de concentração dos seres humanos num ponto geográfico Caracteriza o tipo de sociedade, quando: há uma abertura para a compreensão da heterogenia social, novos valores culturais são adicionados, o respeito às diferenças é base. Incluir todo um patrimônio humano diversificado na formação da identidade do agrupamento social é motor primeiro para a civilidade, progresso e afirmação do processo interativo e afirmativo do convívio harmônico da tecelagem humana em que está inserido, a que se busca, - porém, antes, faz-se necessário um padrão ético aplicado a todos os integrantes da Sociedade, indistintamente.

É um grande prejuízo para a sociedade quando o contrato social é privilégio de um grupo ou agrupamento em detrimento da maioria.A Identidade da sociedade deve ser a congruência de todas as forças afirmativas que definem o espaço maior, daí a necessidade, muitas vezes, de renunciar o particular, para o bem estar da conjuntura, da totalidade, sem isso, tem um conjunto de indivíduos, uma sociedade composta de força de coesão do individual, não corresponde ao social, vez que, os interesses são norteados para inúmeros vertentes individuais, neste caso, o coeficiente da totalidade das partes não define o que é o ser social, pois quanto maior for à concentração do individual, maior será a força individualista na sociedade, não chegando à identidade social, pois, sem a compreensão de que a harmonia do bem estar coletivo é que define o bem estar individual - e não o contrário, é esta abertura de visão de mundo, que vai definir o tipo de sociedade que se aspira para as futuras gerações, pois, quando mais se lutar pelo bem estar da coletividade humana, mais está se fazendo um por vir de um mundo onde todos possam ser felizes.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora.

Greve nos bancos já atinge 6.449 agências

O Comando Nacional dos Bancários retomará as negociações com a Fenaban nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, em São Paulo. Os bancos decidiram procurar a representação dos trabalhadores no sexto dia da greve nacional da categoria, que cresceu novamente e paralisou 6.449 agências em todo o país, segundo levantamento Confederação Nacional dos Trabalhadores Financeiros (Contraf-CUT) com base nos dados dos sindicatos.

A última negociação aconteceu no dia 17 de setembro, quando os banqueiros apresentaram uma proposta rebaixada de 4,5% de reajuste para os trabalhadores, além de uma PLR menor do que a do ano passado. No dia 23, os bancários decidiram em assembléias em todo o país entrar em greve por tempo indeterminado.

No último sábado, o Comando Nacional, após reunião de avaliação da greve, encaminhou correspondência à Fenaban cobrando a retomada das negociações e reforçando as reivindicações da categoria. No documento, a representação dos bancários "reafirma que a proposta para atender às necessidades dos trabalhadores precisa contemplar aumento real de salário, melhoria da PLR, valorização dos pisos salariais, uma política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos".

No Cariri cearense, os bancários, em Assembléia Geral acontecida na noite da última segunda-feira,28, reiteiraram a disposição de permanecer em greve, que atinge todas agências dos bancos oficiais – Caixa, BB e BNB – da região.

Fonte: Contraf-CUT e Seeb/Cariri