Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto Sonora Brasil

Cartaz A3 Sonora 2011 Crato Juazeiro.JPG


O Projeto Sonora Brasil é parte integrante do trabalho de formação de platéias que o SESC desenvolve na área da música. Fundamentado na difusão de toda a diversidade cultural possível existente no acervo produtivo musical, atuando no âmbito de um circuito nacional, tem por objetivo difundir programas consistentes, efetivamente culturais, identificados com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, dos primórdios aos tempos atuais, promovendo a ampliação e qualificação do nível de cultura musical das platéias, através da difusão de programas que venham a compor um papel significativo de parte expressiva da produção musical de nosso país, priorizando aquelas que, por seus valores intrínsecos e qualidade indiscutível, não encontram espaço regular nos meios de comunicação em geral, ausentes, conseqüentemente, dos processos usuais de posicionamento mercadológico.

SESC Crato
Rua André Cartaxo, 443 - Centro
Crato - CE
Tel.: (88) 3523 4444

SESC Juazeiro
Rua da Matriz, 227 – Centro
 Juazeiro Norte – CE
Tel.: (88) 3587 1065

Gilberto Gil em Juazeiro do Norte - Emerson Monteiro

E outra vastidão de planícies oferece o tabuleiro das saudades vivas em forma de sinais acesos por dentro do peito. As portas do céu se abriram de par em par apresentando a cara dos milhões de pontos de luz que mergulharam as poças dos sabores. Frutos, flores, dores, tantos valores que as marcas do tempo fixaram quais riscos de tatuagem colorida no teto das cores, no vento que insistiu percorrer de frio morno os mesmos caminhos de si mesmo do compositor.

Houve novas alternativas de reviver e percorrera os caminhos andados, repetidos feitos de ardorosos cavaleiros dadivosos de amores e sonhos. Quantos amores extintos e nascidos outras vezes entre árvores de jardins eternos, paisagens fiel da solidão que sobrou.

Acordes e fiapos de bênçãos a percorrer o espaço azul do firmamento deram, pois, o tom das melodias. Enquanto desfilavam fantasiosos artistas de outras cenas por sobre a pele ressequida do eterno Cariri.

No palco, os músicos e seus acordes zoadeiros. O menestrel sacoleja as bases do público entregue às guitarradas que ele no passado trouxera à música popular brasileira. Gilberto Gil em Juazeiro do Norte na noite do dia final de junho de 2011 e seus retados baiões de Luiz Gonzaga, retorno aos cursos da história de quando o sertão sobrevivia só das esperanças de chuvas e poucos andavam aqui que não fosse à procura de inspiração às avessas. Poucas passagens desta fase do poeta cantor tropicalista vieram, no entanto. Ritmos, ritmos em profusão, com esmerados profissionais dos instrumentos. Isso bem no território dos romeiros, agora na fase dos melhoramento da parte do governo. O espetáculo aconteceu e agradou, porquanto a alegria envolveu todos. Festa mil das dimensões elevadas do som eletrônico de agora, força elétrica que preenche e sufoca sem deixar margem repouso ao silêncio intermediário, mania dos tempos atuais, cheio de tantas manias eletrônicas possantes.

Buscar no ele de hoje o Gil dos anos 60, tarefa quase impossível de obter sucesso. Aquele de antes, político, revolucionário, resistente, nem ele saberá dizer que mundos ou estrelas habita nos dias que chegaram no ido das suas 70 primaveras. Porém vital, coerente da própria maestria. Feliz de se saber cantado, lembrado das multidões que dançam fácil as suas composições de variação e riqueza criativa.

Mas, é isso, trazia pouca novidade posterior ao período em que ocupou o Ministério da Cultura, talvez até na época da adaptação profissional doutro momento.

Ícone, portanto, de um povo, Gilberto Gil canta no trecho intermediário do Norte ao Sul, neste Brasil de luminosidade sonora e praças abertas aos fulgores do artista popular consagrado.

Sindicato dos Bancários do Cariri convida para o Encontro Regional dos Bancários que acontecerá neste próximo domingo, 3/07

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Cariri – SEEB Cariri convida todos os bancários dos bancos públicos e privados de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha para o Encontro Regional dos Bancários do Cariri que será realizado no dia 3 de julho de 2011, com início a partir das 09:00 horas, em local ainda a ser definido, com a finalidade de discutir subsídios para discussão nas conferências regionais para o emprego bancário no Brasil, como parte da pauta da Campanha Nacional dos Bancários 2011.

Para maiores informações mantenha contato com o Sindicato através do fone 3521-2466 ou pelo E-mail seebcariri@veloxmail. com.br.

Participem! Façam as suas sugestões. O sucesso da Campanha Nacional dos Bancários 2011 depende do envolvimento de todos os bancários!

Programação

08h30m: Coffee Break
09h40: Palestra sobra Conjuntura Nacional (Palestrante a confirmar)
10h15m: Palestra da Dra. Sylvia Guterres (Dieese) sobre a Campanha Salarial 2011
10h55: Debate
12h30m: Encerramento c/Almoço

Promoção: SEEB Cariri
Data: 3 de julho de 2011
Local: Hotel Encosta da Serra (Av. Pedro Felício Cavalcante, 1898 – Grangeiro Crato-CE)

Fonte: Blog dos Bancários do Cariri

Pensamento para o Dia 01/07/2011


“A fé é como um vulcão em atividade. Dúvidas são como sementes. Nenhuma semente brotará em um vulcão ativo. Se suas dúvidas estão se multiplicando, significa que sua fé é fraca e instável, semelhante a um vulcão extinto. Onde há dúvidas, não pode haver fé. Suas dúvidas surgem ou desaparecem por causa de seu karma (ação) passado. Se sua fé é forte, nenhuma dúvida surgirá. Para realizar a Divindade, primeiro você deve se livrar de todas as suas dúvidas. De tempos em tempos, Deus sujeita você a vários testes. Esses não se destinam a puni-lo como você pode imaginar, mas para fortalecer a sua fé. Lembre-se sempre que o Divino age como testemunha. O Divino mostra o caminho para a auto-realização.”
Sathya Sai Baba

Nova reitora da Universidade Regional do Cariri toma posse

A professora Otonite Cortez foi empossada reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), pelo governador em exercício, Domingos Filho, nesta quinta-feira (30), em solenidade no Palácio da Abolição. O ato foi prestigiado pelos reitores das universidades estaduais, Assis Araripe (Uece), Colarço Martins (Uva), pelo ex-reitor da Urca, Plácido Cidade Nuvens e pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias. Também participaram os secretários estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Camilo Santana (Cidades), Francisco Pinheiro (Cultura) e os deputados Raimundo Macedo e Sineval Roque.

Após a assinatura do termo de posse, a nova titular da Urca, afirmou que acredita que o percentual de 61,48% dos votos obtidos se devem a confiança traduzida na proposta de trabalho encabeçada pelo grupo de colaboradores. A professora reconheceu também a conduta do reitor Plácido Cidade Nuvem à frente das atividades da universidade. “A lisura no trato com a coisa pública se materializou naquela instituição, graças ao valor humano e acadêmico do nosso ex-reitor”, afirmou.

Ela completou citando os investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos. Otonite destacou que o governador Cid Gomes dobrou os investimentos das universidades estaduais; aumentou em 104% o salário dos professores, além do PCCV aprovado em 2008. “Fazer parte de um governo que vem mudando o quadro social no Ceará com empreendedorismo e desconcentração de investimentos é para mim uma grande honra,” resumiu. Atualmente a Urca já conta com 9.310 alunos.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado