Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

PREZADO AMIGO DR. MIGUEL SOARES, BOA SORTE NO DESTINO DA PREFEITURA - POR PEDRO ESMERALDO*

Tomando conhecimento de sua eleição a prefeito, alegrei-me bastante, pois como grande admirador e apaixonado pelo Crato, anseio, em sua gestão, dias promissores, dependendo apenas de sua vontade e de seu interesse em resolver os problemas, ora angustiantes e insolventes.

Não, Dr. Miguel, não há nada difícil quando se usa da boa vontade para trabalhar. Tudo depende de boa vontade, capacidade de trabalho e saber dirigir com altivez os caminhos certos, dentro de um ambiente sadio, (empregando normas de acordo com as necessidades do meio ambiente). Mostre aos inimigos do Crato (no caso, o Juazeiro), que nós não estamos parados, acomodados perante os primeiros obstáculos e nem tão pouco desesperados da sorte. Todo tempo é tempo de reagir. Basta querer e querer é poder. Vou mais longe para tomar melhores esclarecimentos: querer é lutar, é saber agir e comportar-se dignamente em toda sua plenitude.

Bem me lembro de uma grande maranhense Coelho Neto: esperar que o fruto caia da árvore é predestinar-se a comê-lo podre.

Vamos meu amigo, não deixe cair da árvore o fruto apodrecido. Apanhe-o antes; esforce-se, consiga solucionar todos os problemas que afligem o Crato, mormente agora quando nós estamos completamente alheios ao sistema moderno, a nova marcha progressista, porque não dizer; seguimos pra frente com o tempo que voa celeremente em destino incerto. Chegou a vez do Crato. É hora de lutar, de brigar, fazer-se compreendido pelas autoridades competentes, mostrar o que o Crato tem de bom, o que faz compreender e distribuir metas progressistas dentro de um sistema técnico e equilibrado.

Não pare como prefeito. Suba, seja mais alto, faça todo o possível para assumir a liderança, pois me parece que todos os atuais líderes estão esquecendo a terra que lhes fez crescerem.

Arranje tudo que é bom. Faça uma administração sóbria e segura. Cuide com carinho dos problemas urbanos, hospitalares, educacionais, etc. Não esqueça das metas prioritárias que, a meu ver, devem ser cuidadas com carinhosa e valiosa atenção. Três grandes obras, sem esquecer das demais, seriam suas “meninas dos olhos” e recobririam as falhas existentes, dando melhor consistência ao fluxo de progresso do Cariri. Para melhores esclarecimentos, sem querer intrometer-me dentro de sua administração (mas é preciso lembrar), cito as metas que seriam no dizer de gíria aquele “plá “para apagar o pessimismo reinante no seio do povo cratense. Primeiro: uma feira livre semanal (se possível aos sábados para contrabalancear com a de Juazeiro); segundo: outro grande centro de abastecimento; terceiro: um luxuoso hotel de feições turísticas, digno com o crescimento da cidade. Além dessas, há outras obras de suma importância, e que trariam por certo um avanço ao progresso do Crato. Não esqueça de abrir novas ruas, todas pavimentadas. Faça uma grande avenida circular, partindo do Crato, subindo ao pé da serra do Araripe, cognominando-a avenida do contorno.

Já pensou como ela seria útil para fomentar o turismo? Como ficaria o visitante impressionado ao se deparar com as belezas panorâmicas de todo o vale do Cariri, que é uma dádiva da natureza, oásis do Nordeste? E o nome do Crato bem alto, dentro da programação turística do Brasil? Já pensou que bem faria ao comércio, à indústria. Enfim, daria nome ao Crato dentro do figurino nacional? Não, meu grande chefe, não esmoreça, avance, corra, não pare, pois tempo é ouro. Faço votos que o amanhã lhe seja grato por todas essas realizações feitas dentro de pouco espaço de tempo.

E a nossa rodoviária? Ah, não esqueça a rodoviária que é ponte vital para a vida econômica, não só do Crato, mas de todo o Cariri.

Dentro destes problemas acima citados, o que mais de vem à tona é o econômico, Dr. Miguel! Fomos vítimas de um governador alheio aos problemas do Crato. Não contribuiu com nada, nunca procurou dar soluções aos problemas angustiantes que no dizer de Camilo Calazans - (um dos dirigentes do Banco do Brasil) – chamou de pré-falimentar do Crato. Pelo gosto do governador, o Crato estaria estagnado, diluído, perdido nas poeiras dos tempos, absolvido pelo desgaste sócio-econômico.

Enganou-se, como bem assim enganaram-se todos os seus inimigos. O Crato vive, o Crato cresce, seus filhos lutam, basta ver que temos homens capazes, de alto gabarito, assim como de estirpe de nosso prefeito eleito – Dr. Miguel Soares.

Vamos em frente, seguindo o rumo do destino. Faça o que puder, mas faça-o de verdade. Mostre e determine a essa corja de inimigos do Crato que também somos fortes. Boa sorte na sua árdua tarefa.

*Artigo escrito por Frederico Barbaroxa da Ponta da Serra. (Pedro Esmeraldo) em 1970.

Foto: cratonoticias.wordpress.com

LA CAMARADA

Foto: WB

El mundo es feo
es poluído demás, el mundo capitalista

Yo quiero una camarada que ame la lucha
y que en la lucha ame como los colibris
sin sair de la missión
sin que perca la ternura
mismo com el fuzil en las manos

Que el baton nunca manche la profundidad de su sensualidad
de mujer
de deusa

Que el baton de poeira e polvora
nunca negue la violência revolucionária de las balas
contra la burguesia

Sus lábios serán perseverantemente dulces
y dulces serán sus gestos en las noches de placer

Nuestras manos serán firmes
serán el propio fuego
y nuestro fuego, explosión
y la revolución tendrá más una brasa llamuscante

Caminaremos com plumas bermejas en el sombrero
tres mil balas en el cinturión
y un millón de amor en el corazón

Corazón guerrillero, corazón proletário
sedento de liberdad

Te espero caminando
te quiero, camarada

Dulce, serena, nua y armada...

Te quiero, musa revolta
Te amo, mujer proletária!


Cacá Araújo 
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

LA FELICIDAD

Maria Isaura Araújo


Llegará el tiempo
en que las bestias feroces
serón devoradas por la ira de los bravos
y el amargor de la miseria
non mas manchará nuestras noches

El tiempo
en que ofertaremos balas al emperador
non tardará

Non tardará el tiempo
en que nuestros ojos serón felices
e nuestros bezos serón dulces

Llegará el tiempo
en que nuestros deseos serón plata
y seremos ardientes...

Nuestros hijos
poderón sorrir todo el sorriso
que tienen para sorrir

El tiempo llegará...


Cacá Araújo

Crato-Cariri-Ceará-Brasil

E o papel municipal no ensino da juventude? - José do Vale Pinheiro Feitosa

O Pedro Esmeraldo e o prefeito Samuel Araripe, ambos de famílias tradicionais do Crato, abriram interessante e simbólico debate sobre educação no município do Crato. Nesta semana mesmo foi divulgado o Relatório do Todos Pela Educação, com metas de elevação da educação brasileira. Esta instituição composta por empresários, educadores, cientistas tem acompanhado a educação em todo o país. O relatório, por sinal, não deixa o Ceará tão ruim assim. Em parte, talvez, devido à política educacional da gestão estadual que ainda hoje se vincula ao ensino fundamental em muitos municípios.

Simbólica por se tratar de um debate motivado por uma escola fechada quase no limite entre Crato e Juazeiro e leva o nome de uma mulher especial para a sua ancestralidade. Pensando nisso fui buscar os dados do IBGE sobre educação em três municípios chaves da nossa bela região do Cariri: Crato, Juazeiro e Barbalha.

O mais importante é que estas cidades se tornaram centros universitários no coração do nordeste e vale a pena imaginar sobre que estrato dos ensinos pré-escolar, fundamental e médio este ensino superior se sustenta. Aliás, os números nos deixa pessimistas, pois não é improvável que as referidas cidades apenas se tornem sede para atrair jovens de outras regiões.

O Crato, por sinal, sempre foi referência para toda uma região, essa é uma vocação histórica. Talvez isso ainda explique a importância do ensino privado na cidade, muito do qual sobre as estruturas da Igreja Católica. Mas vamos aos números das três cidades.

Falamos de cidades diferentes em população e proporção de população urbana: Juazeiro é a maior com os dados preliminares do censo de 2010 já contando uma população de 249.936 habitantes dos quais 96% vive na zona urbana; Crato já tem uma população 121.462 habitantes com 83% na zona urbana e Barbalha com uma população de 55.373 habitantes e uma população urbana de apenas 63,8%.

Nas três cidades ainda existem escolas estaduais no ensino fundamental, nenhum município tem escola de ensino médio e o ensino privado de nível médio é mais freqüente em Crato. Teria que fazer estudos de indicadores por faixa etária da população em idade escolar mas para poupar tempo, considerei que a estrutura etária das três cidades é assemelhada e portanto não teria problema em compará-las usando como denominador a população total para cada de tipo de matrícula. O que vi foi que nos indicadores de matriculas no pré-escolar e no ensino fundamental Barbalha (4,4% / 18,7%) leva vantagem sobre os outros dois municípios e estes se assemelham muito nos dois indicadores (Juazeiro: 3,2% / 17,3% ; Crato: 3,4% / 17,8%).

Tomando o número de matrículas feitas nas escolas municipais para os dois níveis de ensino (pré-escolar e fundamental) como forma de representar o esforço da gestão do município vimos que: mais uma vez Barbalha se destaca (75,9% e 76,8%), Juazeiro com uma ligeira vantagem sobre o Crato no ensino fundamental (68,1% contra 63,8%), porém muito inferior em termos do ensino pré-escolar (46,2% contra 60,8%).

Em relação ao ensino médio o Crato se destaca em relação aos dois municípios, 5,7% contra 4,4% e 4,5% e é muito provável que aí o diferencial seja a tradicional escola privada na cidade que nem sempre matricula habitantes permanentes. Vale ressaltar que a gestão municipal não faz qualquer diferença em termos de matrícula neste indicador.

Centro Cultural BNB Cariri - Programação Semana (5 a 11/12)

Dia 05, domingo
Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
15h Oficina de Pintura Artista: Monica Nador (São Paulo - SP). 180 mim.

Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Praça da Matriz (Potengi-CE)
17h30 Nas Garras do Capa Bode Cia Wancilu's Gat (Crato-CE) - O espetáculo aborda de forma divertida e irreverente, com texto e personagens tipicamente nordestinos, os meios de prevenção das DST's. Direção: Wanderley Tavares. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

Dia 07, terça-feira
Literatura/Biblioteca - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Licença poética: a experiência do prazer
Paula Izabela (Juazeiro do Norte-CE)
Em homenagem ao aniversário de 75 anos da mineira Adélia Prado, um dos nomes mais expressivos da Literatura Contemporânea, despertaremos no leitor a sensibilidade e a reflexão crítica sobre o fazer poético.Nº de vagas: 40. Carga horária: 12 horas/aula

Artes Cênicas - ATO COMPACTO
19h As Anjas Cia. Entremeios de Teatro (Crato-CE)
Para comemorar os sete anos desde a estréia do espetáculo, As Anjas estão de volta! Dezoito anos após o término de sua vida escolar, um convite misterioso reúne seis amigas de adolescência que ao se unirem vão relembrar fatos do passado e compartilhar seus dias atuais. Mas em meio a situações extremamente íntimas e cômicas um grande segredo ameaça ser revelado com a chegada de uma inesperada personagem à trama. Texto: Ueliton Rocon. Direção: Mauro César. Classificação indicativa: 12 anos. 60 min.

Dia 08, quarta-feira
Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges (Caririaçu - CE)
8h Sessão Currumim: O mistério do cachorrinho perdido. (Brasil, 2006). Três crianças acham um cachorrinho perdido e se envolvem em uma grande aventura. Cor. Ficção. Livre. 23 mim.

Literatura/Biblioteca - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Licença poética: a experiência do prazer
Paula Izabela (Juazeiro do Norte-CE)

Artes Cênicas - ATO COMPACTO
19h As Anjas Cia. Entremeios de Teatro (Crato-CE)
Para comemorar os sete anos desde a estréia do espetáculo, As Anjas estão de volta! Dezoito anos após o término de sua vida escolar, um convite misterioso reúne seis amigas de adolescência que ao se unirem vão relembrar fatos do passado e compartilhar seus dias atuais. Mas em meio a situações extremamente íntimas e cômicas um grande segredo ameaça ser revelado com a chegada de uma inesperada personagem à trama. Texto: Ueliton Rocon. Direção: Mauro César. Classificação indicativa: 12 anos. 60 min.

Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
19h Oficina de Fotografia. Ministrante: Jonathas Andrade (Recife-PE). Ressaca Tropical é uma instalação de fotografias articuladas com páginas de um diário amoroso encontrado no lixo do Recife. Isoladamente, os componentes de Ressaca são documentos históricos. Porém, juntos, compõem uma grande ficção de cidade; um cenário que confunde o construir com o destruir, uma cidade que possui o mesmo retrato geral sempre, não importa o passar dos anos.

Dia 09, quinta-feira
Literatura/Biblioteca - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Licença poética: a experiência do prazer
Paula Izabela (Juazeiro do Norte-CE)

Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
19h Oficina de Fotografia. Ministrante: Jonathas Andrade (Recife-PE). Ressaca Tropical é uma instalação de fotografias articuladas com páginas de um diário amoroso encontrado no lixo do Recife. Isoladamente, os componentes de Ressaca são documentos históricos. Porém, juntos, compõem uma grande ficção de cidade; um cenário que confunde o construir com o destruir, uma cidade que possui o mesmo retrato geral sempre, não importa o passar dos anos.

Música: ROCK CORDEL
19h30 Iron Doll (Juazeiro do Norte - CE) - A banda formada em 2009 por ex-integrantes de outras bandas, trás para o público um repertório variado, com covers e músicas próprias do rock nacional com vertentes do Hard Core, Punk e o Rock Romântico. 60 min.

Dia 10, sexta-feira
Literatura/Biblioteca - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Licença poética: a experiência do prazer
Paula Izabela (Juazeiro do Norte-CE)

Literatura/Biblioteca - CLUBE DO LEITOR
17h30 Millôr: descobrir outro dia é o orvalho da poesia. Prof. Facilitador Éder Tertuliano (Juazeiro do Norte) - Cartunista, jornalista, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e poeta, este é Millôr Fernandes - indicado como leitura obrigatória para os vestibulandos da URCA. Na ocasião, faremos uma retrospectiva dos "87 anos dele mesmo". 90min.

Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
19h Oficina de Fotografia. Ministrante: Jonathas Andrade (Recife-PE). Ressaca Tropical é uma instalação de fotografias articuladas com páginas de um diário amoroso encontrado no lixo do Recife. Isoladamente, os componentes de Ressaca são documentos históricos. Porém, juntos, compõem uma grande ficção de cidade; um cenário que confunde o construir com o destruir, uma cidade que possui o mesmo retrato geral sempre, não importa o passar dos anos.

Cinema - CURTA MUITO
Local: Centro Municipal de Arte e Cultura, Rua José Edmilson Rocha S/N Centro (Potengi-CE)
19h A Itinerância da 4ª edição da Mostra Curtas Cariri, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2010, na Cidade de Potengi/CE, objetiva divulgar a produção audiovisual brasileira e incentivar a produção de curtas-metragens no estado, divulgar e traçar paralelos com a produção nacional e ainda discutir meios e estratégias para a distribuição e formação de platéia para o cinema brasileiro.Curadoria: Franklin Lacerda (jaraguáfilmes).

Música: PALCO INSTRUMENTAL
19h30 Espedito Lopes: violando o violão (Sousa - PB) - Um show que proporcionará ao público o som da música erudita com influência das composições de J. S. Bach e Dilermando Reis. 60min.

Dia 11, sábado
Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE
14h Construindo Histórias: Rimas pra que te quero - Andrea Samara (Juazeiro do Norte - CE) Será desenvolvida a partir de poemas de autores variados, trabalhando com placas de palavras e frases, permitindo que as crianças brinquem com elas formando assim um grande jogo com a participação de todos. 60min

14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.

15h Teatro Infantil: Para Papai Noel! - Grupo 3x4 de Teatro (Fortaleza - CE) Três duendes organizam as cartas de crianças enviadas para Papai Noel, em meio ao monte de cartas encontram um presente para o bom velhinho. Curiosos, sem quere-querendo, abrem o envelope acidentalmente e descobrem um livro de contos natalinos. Os duendes lêem e revivem essas histórias, interagindo com o público e lembrando do verdadeiro espírito de natal. 60min.

16h Oficina de Arte: Histórias e Retalhos - Bette Gomes (Juazeiro do Norte) O Trabalho com histórias é de fundamental importância para as crianças, pois estimula a criatividade e faz com que ampliem o seu conhecimento de mundo, enriquecendo também o imaginário. 60min

17h Teatro Infantil: Para Papai Noel! - Grupo 3x4 de Teatro (Fortaleza - CE) Três duendes organizam as cartas de crianças enviadas para Papai Noel, em meio ao monte de cartas encontram um presente para o bom velhinho. Curiosos, sem quere-querendo, abrem o envelope acidentalmente e descobrem um livro de contos natalinos. Os duendes lêem e revivem essas histórias, interagindo com o público e lembrando do verdadeiro espírito de natal. 60min.

Cinema - IMAGEM EM MOVIMENTO
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h30 As Virgens Suicidas
Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O Sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e super proteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe. Direção Sofia Coppola. 97min.

Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
19h Oficina de Fotografia. Ministrante: Jonathas Andrade (Recife-PE). Ressaca Tropical é uma instalação de fotografias articuladas com páginas de um diário amoroso encontrado no lixo do Recife. Isoladamente, os componentes de Ressaca são documentos históricos. Porém, juntos, compõem uma grande ficção de cidade; um cenário que confunde o construir com o destruir, uma cidade que possui o mesmo retrato geral sempre, não importa o passar dos anos.

ARTES VISUAIS
19h Abertura da exposição Primavera do Sertão do Artista: José Roberto Macedo (Juazeiro do Norte-CE)
A caatinga esconde belezas e cores que são finalmente reveladas pela lente atenta do artista. Com uma biodiversidade incrível e uma infinidade de tons às vezes fortes, outras vezes mais sutis, as flores deste rico ecossistema são mostradas em toda a sua plenitude pelo olhar do fotógrafo José Roberto Macedo.

Cinema - CURTA MUITO
Local: Centro Municipal de Arte e Cultura, Rua José Edmilson Rocha S/N Centro (Potengi-CE)

19h A Itinerância da 4ª edição da Mostra Curtas Cariri, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2010, na Cidade de Potengi/CE, objetiva divulgar a produção audiovisual brasileira e incentivar a produção de curtas-metragens no estado, divulgar e traçar paralelos com a produção nacional e ainda discutir meios e estratégias para a distribuição e formação de platéia para o cinema brasileiro.Curadoria: Franklin Lacerda (jaraguáfilmes).

Música: ARTE RETIRANTE
Local: SESC Crato

20h Espedito Lopes: Violando o Violão (Sousa - PB) - Um show que proporcionará ao público o som da música erudita com influência das composições de J. S. Bach e Dilermando Reis. 60min.
 
Fonte: CCBNB Cariri