Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Cariri e as Eleições

Por Jorge Carvalho

É inevitável, e necessário, que a Região Metropolitana do Cariri hoje referência em todo o Nordeste em diversos aspectos, participe diretamente das eleições 2010. Nós, como filhos e filhas do sul cearense, vislumbramos avanços significativos em nosso espaço geográfico com a chegada de mais um canal de televisão (Verdes Mares Cariri), a breve inauguração do nosso Hospital Regional, a urgente e prometida reforma do aeroporto regional, e também a breve inauguração do Centro de Convenções, em Crato e Ceasa em Barbalha. Sempre estivemos presentes, tanto em termos de ocupar o Palácio Oficial, elegendo governador e vice-governador, ocupando secretarias estaduais, ocupando cadeiras na Assembleia Legislativa. Também foi orgulho a nossa presença na capital federal com representantes, tanto na câmara baixa, como no Senado. Faz-se necessário serem olhados, com seriedade, por nosso futuro governante, representantes na Assembleia e Câmara Federal, além do Senado, questões como asfaltamento e/ou recapeamento de estradas que interligam nossas cidades, como também, as que fazem a ligação zona rural / zona urbana dos nossos municípios, facilitando a vinda e retorno dos que necessitam se deslocar em ambos os sentidos, hora e negócios, hora frequentando os cursos das nossas duas universidades. Por falar em estradas caririenses, lembramos a recente inauguração do metrô de superfície (o popular trem) ligando Crato a Juazeiro e o retorno da segunda à primeira. Torcemos para que o atual ou o próximo governador estenda esse meio de transporte até a região centro sul do Estado, mais precisamente até a cidade de Iguatu. A chegada de mais indústrias ao Cariri, apoio estadual ao micro e médio produtor rural, o fortalecimento do nosso comércio, as conquistas que o nosso futebol possa alcançar, (tanto na primeira divisão como na segunda divisão estadual e série B do brasileiro), a expansão dos cursos das nossas duas universidades, a valorização humana e profissional dos nossos jovens, a questão habitacional, a saúde vista como prioridade, investimento no ensino público, solução para a questão do aterro sanitário caririense; entre outros temas, são assuntos que deverão ser do interesse dos futuros governantes estaduais, tanto em termos do Executivo, como do Legislativo. Isso nos possibilitará maior inclusão social e, com certeza, melhor qualidade de vida para todos nós caririenses.

Texto: Jorge Carvalho

Tandô, o anão - por Everardo Norões

talvez não visse
o mundo tão pequeno
como o sentíamos
éramos nós
os anões
e ele
punhal à mostra
assassinava a sílaba ofegante
do paraíso
talvez não sentisse
o mundo tão curvo
como o víamos
debruçado sobre os pés
ao oriente de si mesmo
a dominar o círculo
do escorpião
o dente de ouro
a flagrar nossa tristeza
bom-dia tandô
sentado sem pensamentos
no largo da sé catedral
como gostaríamos de ser
dentro do só das coisas
o pão a água e a benção do Padre Cícero Romão Batista

Everardo Norões





Jornal Metropolitano já está circulando



FEIRANTES DA RUA SÃO PAULO SE MUDAM PARA LOCAL MAIOR

Comerciantes, feirantes, poder público e sociedade mobilizaram-se nos últimos dias em Juazeiro do Norte para efetivar uma mudança que marcará o novo perfil do centro da cidade. A modificação teve início com a retirada de placas de publicidade das vias públicas, a pedido dos próprios lojistas ligados a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e continuou com a retirada de 180 barracas da Rua São Paulo, no início desta semana, desobstruindo uma das mais importantes ruas do centro.

A ação foi organizada pela Prefeitura de Juazeiro, através de diversas Secretarias municipais, sob a coordenação do secretário Eraldo Oliveira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura.

A idéia agora é mudar o perfil do centro da cidade. “A Rua São Paulo passará por uma transformação que inclui, além do asfaltamento, um processo de urbanização e sinalização”, garante o prefeito Manoel Santana.

Com a mudança de local, os feirantes ficarão agora na antiga garagem da empresa São Francisco, nas proximidades da Estação do Metrô Cariri, no Bairro Franciscanos, ganhando um espaço mais amplo, com toda a infra-estrutura montada pela Prefeitura. A administração construiu ainda dois banheiros e um prédio, onde funcionará a gerência do centro de feiras. Além disso, os feirantes passarão por um processo de capacitação e se organizarão em uma cooperativa.

Os feirantes terão agora uma nova perspectiva. “As vendas com certeza serão bem melhores, e a prefeitura vai fazer uma campanha para incentivar as pessoas a comprarem nesse novo local: a feiras de frutas e verduras”, afirma Eraldo Oliveira.

A 5ª edição já está circulando nas bancas de revista e gazeteiros

O desespero do PSDB e a falta de candidatos

O PSDB no Ceará está na fase próxima ao desespero. Quanto mais a carruagem caminha, mais longe fica de seu objetivo final: o de voltar ao poder no estado. Reunião realizada nesta última semana, revelou o que alguns tucanos temiam: o senador Tasso Jereissati não quer mesmo ser candidato a governador. A tarefa, portanto, teria que ser confiada a outro tucano, obviamente de expressão, como o ex-senador Luís Pontes.

O problema é que Pontes não conseguiu no último processo eleitoral, sequer se eleger deputado estadual. Ele só assumiu após outros tucanos tomarem acento como secretários de Governo na gestão de Cid Gomes.

O desespero dos tucanos em lançar Luiz Pontes não é para menos. O partido está sem palanque no Ceará para o presidenciável José Serra (PSDB). Se Serra está bem nas pesquisas, no Ceará perde feito para Ciro e Dilma Roussef. Os tucanos ainda não conseguiram bolar uma receita para sair do marasmo. Pelo jeito, terão que embarcar com um candidato que não consegue ser deputado estadual.

fonte: Jornal Metropolitano

Os nomes do Cariri para a Assembléia Legislativa

Está muito intensa a corrida dos possíveis candidatos a uma vaga na Assembléia Legislativa do Ceará. São muitas as articulações que correm nos bastidores da nossa política. Nomes novos e outros mais experimentados já disputam os espaços que garantirão o eleitorado necessário para a vitória nas próximas eleições.

Na região do Cariri, lideranças como Marcos Landim, Gidalberto, Giovanni Sampaio, Ricardo Lima, Camilo Santana, e outros nomes em especulação como Valdetário Brito, André Barreto e Raimundo Filho, podem atingir em cheio outras candidaturas como a deputado estadual Vasques Landim.

Para os analistas, a candidatura de Wellington Landim, não seria afetado, já que, o deputado tem um colégio eleitoral consolidado.

Outro ponto que pesa contra a candidatura do Vasques é o fato de estar na oposição, vale salientar, inexpressiva, ao Governados Cid Gomes. O governo com o apoio quase que total da casa, inclusive do seu ex-partido o PSDB, tem trabalhado o amplo arco de aliança e deve fazer a maioria das cadeiras da casa.

Nessa discussão para a eleição de deputados, segundo políticos e analistas, o que está por trás, na verdade, é a disputa das prefeituras que ocorrerão em três anos. Ou seja, quem ganha ou sai bem votado, se fortalece, quem não é reeleito ou sai com uma votação inexpressiva deve ficar fora da próxima disputa municipal.As cartas estão na mesa, agora é só esperar quem sairá bem da disputa evitando o enterro político no futuro.

fonte: Jornal Metropolitano

Há sinceridade nisso?

Por Pedro Esmeraldo

Nós os cratenses, estamos alheios aos movimentos sombrios e antipáticos de certos distritos, completamente sem condições de se elevar ao píncaro da glória, isto é, à categoria de cidade. Esta situação antipática, causa-nos arrepios, visto que enfraquece o desenvolvimento do Crato.
Não aceitaremos jamais essa ideia de querer elevar certas comunidades, pois é preciso condicionar ao progresso, um movimento de trabalho qualificado e de bom comportamento social e sustentável.
Certos distritos, não teem ainda sustentabilidade para se erguer economicamente, a fim de sobreviver às suas custas, sem perturbar o Governo Federal com ajudas, visto que esses pequenos municípios que há pelo país vivem sempre de pires na mão, dizendo amém, causando mal-estar, usufruindo dos bens públicos sem nenhum merecimento, pois acarretarão o desgaste econômico, aumentando a dívida interna do Brasil, dando precipitação à nossa economia.
Ouvimos notícias através da imprensa falada e escrita que esses mui dignos representantes do povo andam fazendo campanha negativa e desrespeitosa, querendo obter votos, simulando simpatia e ser amigo do povo, desejando, às custas da demagogia tudo bem barato, a fim de conseguir projetar alguns distritos na categoria de cidade.
Também há aqui políticos cafonas e desprestigiados que querem aparecer, desejando recuperar o seu prestígio, perambulando pra lá e pra cá, pensando em contemplar os eleitores inocentes a fim de readquirirem o seu prestígio e atividade política.
Temos a opinião que devemos procurar a melhoria de qualidade de vida através de economia equilibrada e programada, buscando fonte de energia intelectual e moral com intuito de cada cidadão procurar a melhor condição de vida através de trabalho qualificado. Se todos andarem em direção certa com melhor índice de produção agrícola, no futuro próximo, estaremos em uma situação de fazer inveja econômica a muita gente.
A cidade do Crato foi líder e continuará sendo líder, mas ultimamente devido à falta de homens sérios e lutadores, pessoas de mau gosto entram na política, piorando a situação administrativa do Crato e isto vem acontecendo há anos, desde quando políticos sem nenhuma capacitação técnica se intrometem no quadro político dessa cidade. Não são lutadores, não são arrojados, e ultimamente só vemos políticos que não sabem administrar, causando desespero de causa e arrefecendo o bom desempenho do povo cratense.
Observamos que esses políticos cratenses se acomodam com facilidade, não reclamam, ficam sempre esperando que caiam maná do céu, coisa que só aconteceu no tempo de Moisés.
Agora notamos que alguns deles, vendo que não tem vez no Crato, vão estimular, a transferência de eleitores para um distrito a fim de obter um quadro eleitoral elevados, mostrando com propaganda enganosa que esses distritos teem condições de ser elevado. Crato será prejudicado, ficará como cidadezinha de pequeno porte, semelhante ao Crato de Portugal (pequenininha), não cresce, apesar de ser histórica ela se torna uma cidade muito pouco lembrada.
Avisamos, porém, que deixem de lado o comodismo e venham subir com trabalho sério procurando melhorar a cidade. Tomamos conhecimento que alguns políticos, com pouca exceção, repudiam o desenvolvimento moderno. E agora perguntamos: há sinceridade nisso?

Crato, 14 de janeiro de 2010.