Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 26 de abril de 2009

Coluna CARIRI - por Tarso Araújo

("O POVO", edição de 26-04-2009)

TESE DE DOUTORADO
Mais uma tese de doutorado sobre o Padre Cícero vem de ser publicada. Seu autor é Antônio Braga, autor do livro “Padre Cícero- Sociologia de um padre, antropologia de um santo”. A obra é fruto da pesquisa que ele realizou para a elaboração de sua tese de doutorado em Antropologia Social, defendida em 2007 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo Antônio Braga: “No meio acadêmico, Padre Cícero e o fenômeno religioso do Juazeiro já foram objeto de um número respeitável de estudos, muitos de grande qualidade”.

RESGATE HISTÓRICO
O Cura da Catedral, padre Edmilson Neves Ferreira, tem planos de adquirir uma imagem de São Fidelis de Sigmaringa para ser venerada na Sé de Crato. Para quem não sabe, este santo foi declarado co-padroeiro de Crato, por frei Carlos Maria de Ferrara, ao construir a pequena capela de taipa, coberta de palha, dedicando-a de maneira especial à Nossa Senhora da Penha, a São Fidelis de Sigmaringa e à Santíssima Trindade. Era o início da Missão do Miranda, origem da atual cidade de Crato. Outro pensamento do padre Edmilson é construir um pequeno nicho, numa das colunas da Catedral, para abrigar a pequena imagem da Virgem Maria, mais conhecida como a “Mãe do Belo Amor”. Ela foi a primeira devoção mariana do Sul do Ceará. A histórica estatueta - já existente por volta de 1740 - foi venerada como a primeira padroeira dos cratenses na capelinha construída por frei Carlos Maria de Ferrara.

GASODUTO NO CARIRI
Deputado Manoel Salviano pediu pessoalmente ao presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, a implantação de um gasoduto no Cariri. A instalação desse gasoduto, no Sul do Ceará, diminuiria custos de produção, introduziria o gás natural como combustível para veículos e colocaria um fim na depredação da Chapada do Araripe, que está sendo desmatada por causa da madeira que é transformada em carvão. Manoel Salviano fez, também, um pronunciamento, na Câmara Federal, sobre a situação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, localizado em Juazeiro do Norte. Principal portão de entrada do Nordeste central, este aeroporto foi, em movimento, o que mais cresceu no Brasil, no ano passado. Mas encontra-se defasado e precisando de urgente ampliação e modernização. Ignoram-se as razões porque a Infraero - já com editais prontos para licitação das obras - ainda não tomou tal iniciativa.

DIVULGANDO A HISTÓRIA
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte introduziu no currículo do ensino fundamental, duas novas disciplinas: Estudos afro-brasileiros e História de Juazeiro do Norte. Reativou, por outro lado, as aulas de Filosofia nas séries terminais. Aliás, um livro-piloto sobre a História do Juazeiro já foi escrito (entre seus colaboradores estão: Geraldo Menezes Barbosa, Daniel Walker e Renato Casimiro) e será editado para uso a rede municipal de ensino.

BOA NOTÍCIA
O ex-vice-reitor da Urca, professor José Nilton de Figueiredo, comunicando que conseguiu - junto ao deputado estadual Teodoro Soares (PSDB) - recursos para implantar a “home-page” do Instituto Cultural do Cariri na Internet. Por conta disso, todas as matérias publicadas na revista Itaytera (a partir do nº. 1, editado em 1954) poderão vir a ser disponibilizadas, na Internet, para quem quiser pesquisar. É a democratização de um valioso acervo, hoje nas mãos de poucas
pessoas.

VELHA ESQUERDA
Crato está a necessitar de um pesquisador para resgatar a ação da velha esquerda que existiu no Cariri antes de 1964. Bons tempos aqueles! Os esquerdistas eram pessoas idealistas e idôneas. Marcaram época no Crato homens da índole de um Ferreira de Assis, José de Figueiredo Brito, Raimundo Coelho Bezerra de Farias, Ernani Silva, Juvêncio Mariano, Otacílio Anselmo, Wellington Alves (Tonton), Geraldo Formiga, Elói Teles, José Valdesley Alves, José Figueiredo de Brito Filho, Rui de Figueiredo Bezerra, Olival Honor, Ivan Figueiredo, dentre outros... Somente em 2002, a esquerda chegaria ao poder no Brasil...

CURTAS
> Estão previstas a construção de 51 mil moradias dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida” no estado do Ceará. 4 mil delas serão construídas no Juazeiro do Norte (...)
> Cineasta e escritor Rosemberg Cariry estará em breve no Cariri para lançar o livro “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: apontamentos para a História”, organizados por ele e por Firmino Holanda (...)

->A torre da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores está a necessitar de nova pintura. A última ali feita ocorreu quando o pároco ainda era o saudoso monsenhor Murilo de Sá Barreto (...)

> Autor de várias biografias (dentre elas do presidente Castelo Banco, do escritor José de Alencar e da cantora Maísa), o jornalista Lira Neto está escrevendo nova biografia do Padre Cícero. O lançamento já tem data marcada: 22 de julho de 2011, data do centenário de Juazeiro do Norte (...)

> Em seis anos de governo o presidente Lula já esteve em Juazeiro do Norte em 4 ocasiões. As visitas foram restritas ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em meio a rígidas medidas de segurança (...)

ANOTE: KIT BEBUM
Esta foi postada no “site” Juaonline: “Com o surgimento da Lei Seca, onde é proibido beber e dirigir, um comerciário muito conhecido na sociedade juazeirense, Américo Capelli, está divulgando - através de e-mails e nas emissoras de rádio - a prestação do seguinte serviço: “Caso você queira tomar umas e outras, agora tem quem pode trazê-lo de volta a casa, com toda segurança e ainda guardar seu carro na garagem. Assim, você poderá usufruir o melhor da festa, bebendo à vontade. Esse serviço inteligente custa apenas R$ 35,00. Utilizando-o, você não vai ser multado pagando quase R$ 1.000,00 (Mil Reais). Os telefones para contato são: (88) 8804 - 7814 ou (88) 9928 - 2241”.

JOÃO ARAÚJO SOBRINHO.
O comandante da Casa dos Relojoeiros, está sempre movimentando o mundo ótico, seja ele levando um grupo de 12 colaboradores para a maior “Feira Ótica da América Latina,” em São Paulo - entre executivos, gerentes, consultores - e agora, mostrando os lançamentos da feira em mega desfile na “Semana da Moda”, no Cariri Shopping. São por essas e outras ações, que a Casa os Relojoeiros é líder no ramo em que atua.