Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Um rosto na multidão – por Carlos Eduardo Esmeraldo

Alguém me enviou por e-mail essa fotografia de uma grande demonstração de fé do povo cratense. Não acrescentava nenhum esclarecimento sobre o evento, assim como não identificava os rostos de pessoas conhecidas que aparecem participando desse grande encontro. Que festa seria essa? Vou fazer minhas conjecturas Se alguém que nasceu antes da década de 1950 se lembrar dos detalhes, por favor, me corrija. Vou atirar no escuro, pois dos presentes tenho plena certeza do rosto de um homem que me é muito caro.
O local é fácil de identificar: é a Praça da Sé, depois de 1953, pois ela recebeu a configuração que possui hoje após o centenário da cidade. Lembro-me vagamente como a Praça da Sé era antes: apenas um quadro coberto por uma densa camada de capim de burro onde a rapaziada jogava futebol à tardinha e durante as manhãs por lá pastavam ovelhas, cavalos e algumas vacas.
Que evento seria esse? Vou arriscar dando vários chutes. Acredito que o ano deveria ser 1955 ou 1956. Vemos uma procissão do Santíssimo Sacramento, provavelmente em direção ao palanque centro de uma festa celebrativa. Seria o cinqüentenário de ordenação do Bispo Dom Francisco de Assis Pires?
E que pessoas conhecidas que vemos em primeiro plano? Identifiquei apenas o Padre Antonio Feitosa, o famoso Monsenhor Feitosa, uma das maiores culturas do clero cearense. Por trás um seminarista. Não será outro, senão Huberto Cabral? No cantinho da direita, à frente da mocinha de véu, destaca-se a imagem de um senhor austero de paletó e gravata, usando óculos. Foi por causa dele que alguém me enviou essa foto. Este á a pessoa que me é muito cara. Vocês advinham quem é?

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Pensamento para o Dia 14/02/2010



“As pessoas têm educado os olhos, os ouvidos e a língua para o luxo da novidade constante. Agora, você deve ensinar-lhes as tendências opostas. A mente deve estar voltada ao bem e as atividades de cada minuto devem ser examinadas a partir desse ponto de vista. Cada ação é um entalhe pelo qual a rocha da personalidade humana está sendo esculpida. Um golpe errado pode danificar e desfigurar a rocha. Portanto, faça com grande cuidado e devoção mesmo o mais ínfimo dos atos.”
Sathya Sai Baba

--------------------
“Se no momento da morte você anseia por atender à língua, isso é prova de que a língua tem sido a mestre de sua vida. Se no momento da morte, uma mulher se lembra de acariciar seu filho, as tendências e ações (Samskara) do amor filial são predominantes nela. O resultado final da vida é o que vem a sua memória durante os últimos momentos de sua vida. A morte é inevitável para todos. Dirija sua vida para a aquisição das tendências e ações (Samskara) que você sinta que sejam o melhor para o último momento. Fixe sua atenção sobre isso dia e noite. Empenhe-se na jornada da vida com boa vontade para com todos, buscando a companhia dos bons e dos piedosos. Mantenha sua mente sempre fixa no Senhor.”
Sathya Sai Baba