Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 29 de junho de 2008

O NOTICIÁRIO POLÍTICO QUE NÃO FALA DE POLÍTICA

Os nossos jornalistas que pautam a política do Cariri são competentes e buscam a notícia onde ela se encontra. Quando lemos o que resulta de suas lidas diárias e ficamos decepcionados com o conteúdo de seu trabalho nada tem a com suas competências. Tem muito do baixo nível da notícia em si. O pequeno conteúdo da realidade política regional.

Nenhuma notícia sobre a realidade do Cariri. Suas necessidades, as políticas públicas relevantes, a avaliação do que atualmente ocorre, a revisão necessária, enfim o otimismo com o dia de amanhã. O que lemos é sobre arranjos, e arranjos que têm muito peso na região, mas não são do interesse desta propriamente dito. Tudo é uma subordinação desta linda região não a programas partidários, mas às carreiras dos grandes líderes.

De um modo geral a disputa não se encontra aqui a não ser quando se personaliza. É fulano contra beltrano. Fora desta banalização medíocre, a política ocorre fora, no litoral, na capital. Então o Cariri todo passa a ser uma mera estratégia para os projetos políticos de Tasso, Eunício, Ciro, Cid em 2010 etc.

Por isso os grandes partidos PSDB, PMDB e PT (mais aqueles que este) são a máquina mais sólida que costura fulano contra beltrano no interesse de líderes que não mais lideram projetos de sociedade, apenas carreiras políticas. Os partidos menores, inclusive, DEM, PSB, PDT, PV e PC do B e mais outros, se resumem a acrescentar minutos para as coligações e a lastrear a vereança de alguns nomes.

Duas conclusões se extrai neste noticiário: a) o Ceará perdeu o norte de sua sociedade e b) o Cariri é o pano de fundo da política cearense.

Obrigado, Violeta - por Tasso Jereissati ("O Povo" 29-06-2008)


É certo que temos muitos exemplos de mulheres que se destacaram nas artes, outras tantas comandaram grandes movimentos e programas sociais, muitas mais brilharam na vida acadêmica e na intelectualidade. Há também aquelas que se destacaram na política e hoje mais da metade dos cargos executivos de grandes empresas é ocupada por mulheres. Entretanto, confesso que não me vem à memória alguém que tenha se destacado tanto, e durante tanto tempo, em tão variados setores da vida nacional, quanto Violeta Arraes. Do Araripe onde nasce, passando pelo Recife, pela PUC do Rio de Janeiro até o Centro Internacional de Economia e Humanismo, na França, onde conhece seu marido Pierre Maurice Gervaiseau, Violeta construiu as bases de sua cultura universal.

Nela o refino intelectual europeu serviu principalmente para a compreensão da realidade brasileira, em todos os seus aspectos. Por outro lado o seu ser sertanejo nativo, não a deixava conformar-se, indo fundo na busca das causas e razões de nosso atraso, para depois tentar mudar esta mesma realidade. Nesse sentido, Violeta era múltipla, agia em todas as áreas em que de alguma forma, pudesse emprestar sua força e seu talento contra tudo que ela considerasse errado ou injusto.

Houve uma Violeta que conheceu o ainda Padre Helder Câmara, tornando-se sua assistente no Secretariado Nacional da Ação Católica. Outra Violeta que vai se dedicar às causas da educação, iniciando, com Paulo Freire, o Movimento de Cultura Popular, enveredando inclusive pelos caminhos do cinema novo e nos movimentos literários da vanguarda de então. Havia ainda a Violeta que vai se engajar politicamente trabalhando, ajudando e aconselhando seu irmão Miguel Arraes em inúmeras campanhas, mandatos e governos. É a mesma Violeta que vai lutar pela liberdade, pela anistia e pelo retorno à democracia. A Violeta do exílio, mão amiga de tantos despatriados, ainda encontra tempo para exercer a psicoterapia, na Clínica do renomado Dr. Widlocher.

Surge então a Violeta que se torna adida cultural da embaixada brasileira em Paris, criando o Projeto Brasil - França, que entre inúmeras iniciativas e movimentos artísticos e culturais, dá luz e vez à cultura nordestina. Vem então a Violeta Arraes que eu vou ter o privilégio e a honra de convidar para ser Secretária de Cultura do Estado do Ceará em 1988. É bom lembrar a situação do Estado, sem dinheiro nem para pagar a folha salarial. Violeta assume o desafio, com vitalidade juvenil e projetos revolucionários. À falta de recursos, ela emprestou seu nome e credibilidade junto a entidades internacionais de apoio à cultura, obtendo verbas para inúmeros projetos, revolucionando conceitos e estruturas.

O mais marcante, o que pode resumir o que representou o trabalho de Violeta para o Ceará, foi a recuperação do Theatro José de Alencar, um símbolo para os cearenses, que se encontrava completamente abandonado. É dela o mérito de tudo de positivo que representou o renascimento daquele templo da cultura cearense. Não se tratava apenas da obra em si. Violeta idealizou uma série de projetos paralelos como os cursos de recuperação de obras de arte, em pintura e escultura, em madeira, ferro, bronze. A População vibrava e acompanhava de perto a obra e os projetos paralelos, num misto de descoberta e orgulho.

Foi memorável o espetáculo de reinauguração do Theatro, idealizado por ela, em que o Maestro Koellreutter conduziu uma peça composta especialmente para a ocasião, que foi "executada" pelos operários da obra, utilizando os seus próprios instrumentos de trabalho.

Houve tempo ainda para a Violeta Reitora, dedicando os últimos anos de sua vida à Urca, onde distribuiu seu vasto conhecimento, formando gente e inspirando sonhos. À todas essas Violetas, o Brasil e em especial o Ceará hoje rendem homenagem, reconhecendo a força e o trabalho de uma mulher admirável, que vai fazer muita falta. A todas elas, o nosso muito obrigado.


Tasso Jereissati - Senador/PSDB-CE

COLUNA CARIRI, no jornal O Povo



MEIO AMBIENTE

O advogado Márcio Correia de Oliveira Júnior, da comissão de meio ambiente da OAB Crato vem realizando bom trabalho no setor. O meio ambiente do Cariri, e em especial do Crato, merece atenção especial da OAB. Mais ainda, quando sabemos dos problemas que acontecem com as nascentes no Município.

GREVE NO PSF
Continua a greve dos profissionais do Programa Saúde da Família, no Crato. Reivindicam melhores salários e afirmam que recebem os menores salários do triângulo Crajubar. A secretária da saúde Nizete Tavares contesta os grevistas. Para ela, não há a defasagem salarial apontada pela categoria.

RETORNO
Dom Fernando Panico retorna da Europa e Canadá, onde representou a Igreja Católica em congresso eucarístico internacional.

PARA PENSAR...
Tudo bem que a nova lei de trânsito em muito contribuiu para a melhoria do setor em muitos municípios. Mas, dá a sensação que criou um monstrengo chamado Demutran. Os departamentos municipais de trânsito podem, em alguns casos, se tornarem num verdadeiro balcão de multas.

INQUÉRITO
O promotor Ythalo Frota abriu inquérito civil público contra a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Motivo: quer saber como se deram as licitações para realização do Juaforró 2008. Detalhe: o processo se dará em sigilo por conta do período pré-eleitoral.

E AGORA, TUCANOS?
Uma pergunta que será respondida hoje. A convenção do PSDB de Juazeiro do Norte irá definir candidato do partido nas eleições municipais deste ano. Manoel Salviano e Raimundo Macedo na disputa. Só Deus sabe esse resultado.

ÁGUAS
Uma boa novidade para os cratenses. Numa parceria com Centec, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec) fez um exame das águas que são fornecidas aos cratenses. Os exames atestaram a boa qualidade da água do Crato, consumida por milhares de pessoas diariamente.


ANOTE

Precisamos de projetos
As eleições municipais deverão monopolizar os debates e as páginas de jornais, revistas e noticiários de emissoras de rádio e televisão. A Região do Cariri que vive esse momento com muita efervescência, mais do que campanhas de baixo nível e besteirol, os cidadãos esperam propostas exeqüíveis e compromissos que possam ser cumpridos pelos candidatos eleitos. Que os políticos apresentem suas idéias e deixem os ataques pessoais na vala do esquecimento.

MOVIMENTAÇÃO
A Expocrato 2008 será um dos bons acontecimentos deste início do segundo semestre. Tradicionalmente, a terra de Frei Carlos Maria de Ferrara receberá milhares de pessoas durante os oito dias da exposição. Hotéis, pensões, bares, restaurantes, lojas, uma intensa movimentação do comércio. Momento para o Crato aglutinar renda e gerar empregos.

EXPOCRATO
Retornou ao Cariri esta semana Leitão Moura, presidente da comissão gestora da Expocrato. Fica agora até terminar a exposição, coordenando de perto, cada passo da 57ª Expocrato.

BAIXA, QUE É NA FAIXA!
Enquanto pelas festas de São João no Ceará o hit do momento espalha sutis refrões como "chupa, que é de uva" ou "senta, que é de menta", Os Cabinha chegam fazendo rock - e algum estardalhaço. Antes mesmo de ganhar forma física, seu primeiro CD já está disponível para download no Overmundo (http://overmundo.com.br/overblog/baixa-que-e-na-faixa) e no site Trama Virtual (http://www.tramavirtual.com.br/os_cabinha). Mas o que pode haver de tão novo em mais um quinteto que faz referências aos grandes nomes do rock mundial? A resposta está na certidão de nascimento: Os Cabinha, banda de iniciação musical da Fundação Casa Grande (escola de gestão cultural localizada em Nova Olinda, Cariri cearense), é formada por meninos entre nove e 11 anos. Rodrigo Alves, Renê Nascimento, José Wilson, Arthur Diniz e Iêdo Lopes, são os astros de shows pouco ortodoxos, em que empunham guitarras e contra-baixos de madeira, acompanhados de percussão feita de lata. E que se diga: instrumentos construídos por eles.

MÚSICA
Dentro do projeto Sonora Brasil realizado no Sesc acontecerá apresentação da Orquestra de Música do Estado de Mato Grosso. No Teatro Salviano Arraes Saraiva, em Crato, no dia 5 de julho às 20 horas. Imperdível.

OLIMPÍADA
A Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito, no distrito de Ponta da Serra, está promovendo as Olimpíadas de língua portuguesa "Escrevendo o Futuro". Irão trabalhar também o tema "O Lugar Onde Vivo" e debaterão polêmicas como "Município de Ponta da Serra "sonho ou realidade? ; "A relação sexual precoce, riscos e conseqüências" "Como atuar em relação à venda de bebidas alcoólicas" e permissão de jogos para menores?", "É possível diminuir a poluição sonora em nossa comunidade?" Dentro desse contexto Os alunos realizarão pesquisas e debates sobre os temas com o objetivo de escrever um artigo opinativo e concorrer a prêmios.

A coluna é escrita por Tarso Araújo e publicada
semanalmente no caderno principal do Jornal O Povo.