Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

No limite nos encontraremos

Nem precisa dizer que já não é o mesmo, pois é redundância. Quem diz alguma coisa só pode dizê-la na seta do tempo. O Crato, Juazeiro e Barbalha já não são as mesmas. Mas a rigor nunca foram as mesmas para ninguém. Quando criança é um todo incontrolável, convivendo junto a mais velhos com lembranças de um prédio que não mais existe e com os muito velhos é queixume puro, nada é mais igual. Então façamos assim: ninguém procura o mesmo. Isso significa que, também, não pode procurar aquilo que continuamente se transforma. E em sendo assim, como fica o Crato, Juazeiro e Barbalha?

Aí é outra coisa. Estamos falando do ponto geográfico e desde que o homem é homem a terra nem se expandiu ou se atrofiou. As distâncias sempre foram as mesmas, todas as três cidades estão nos mesmo graus de longitude e latitude. É neste cruzamento das coordenadas que todos nós nos encontramos. Ontem mesmo o Dihelson passou um tanto apressado com a expressão de quem foi resgatar algum título. Até pensei em cumprimentá-lo, mas a concentração era tamanha que literalmente seria atrapalhá-lo nas lidas. E o Armando Rafael? De óculos escuro. Compreendo é o sol, como poderia enxergar a sombra em que me encontrava?

Muito bem, o Crato está aqui, Juazeiro bem ali e Barbalha na légua de beiço. Mas não pense em ser dono destas volúveis criaturas do mundo. Elas hoje já são muito de ontem e se encontram de olhos para o amanhecer. Com tais amores é preciso saber muito bem o que é o amor. Amar é aceitar as transformações do ser amado. Como é sábio entender, o amor não envelhece, ele nunca se acaba, a gente é que se finda, mas ele não. Se hoje elas quiserem a nudez de suas ruas largas, se desejarem um shortinho, uma tanga ou mesmo uma folha de pitanga, quem há de não olhar e se alegrar de ter um amor deste.

E nós temos muitas alegrias. Não é?

Notas da Semana

7 de Setembro há 70 anos
Esta foto – tirada no final da década 30 do século passado – mostra a Parada do dia 7 de Setembro na cidade de Crato. Abre o desfile o Tiro de Guerra 205. À esquerda, de terno branco e conduzindo na mão um chapéu, o Prefeito de Crato, Alexandre Arraes de Alencar. Àquela época, crianças e pessoas modestas se vestiam bem. Hoje tudo é diferente. Já a atual Rua João Pessoa é só poluição visual, com enormes e feias placas de propaganda. Ao fundo, o casarão branco assinala o início da estreita e pitoresca Rua Miguel Limaverde, que terminava na Praça da Sé. Na década 80, as casas com fachada de azulejos, existentes nessa rua, foram destruídas para alargamento da via, no maior atentado perpetrado até hoje contra o patrimônio arquitetônico de Crato.


Tradição mantida
Foi aberto nesta 6ª feira, dia 3, o 10º Encontro dos Ex-alunos do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte. Na programação: Missa, palestras, apresentações artísticas, competições esportivas, lançamento de livros, festa dançante, dentre outros. O evento será encerrado no domingo, dia 7, com desfile de ex-alunos pelas ruas de Juazeiro do Norte.
Não há quem agüente
Até o final do mês teremos de suportar a propaganda eleitoral gratuita no rádio dos candidatos a vereador. Muitos, semi-analfabetos, dizem: “Eu sou Fulano de tal, canidato a vereador com númuro...” E haja promessas e besteiras. Outra coisa que incomoda são carros de som que percorrem as ruas das cidades com barulho ensurdecedor. Haja paciência!

Juventude conservadora 1
Nos dias atuais, o jovem brasileiro continua contestador, rebelde, engajado na política, simpatizante do socialismo, admirador de Che Guevara e liberal quanto à moral... Certo? Errado. Pesquisa feita pelo Datafolha e publicada sob o título Jovem, século XXI, em caderno especial da “Folha de S. Paulo”, em 27-7-08, mostrou o verdadeiro perfil do jovem brasileiro. Foram feitas 120 perguntas para 1.541 jovens (entre 16 e 25 anos) em 168 cidades do País. O resultado é a mais completa pesquisa do século, o mais completo perfil do jovem brasileiro neste século 21, abrangendo todas as classes sociais. A cobertura é nacional e inclui capitais e cidades do interior de todos os estados.

Juventude conservadora 2
Essa pesquisa apresentou dados muito significativos sobre o conservadorismo que domina hoje a mentalidade dos jovens brasileiros. Bem ao contrário do que costuma ser difundido na mídia, especialmente pelas novelas da televisão. Baseado nessa pesquisa, chegou-se à conclusão de que o jovem brasileiro de hoje dá mais valor a religião, estudo, trabalho e família do que há dez anos. E pensa de forma muito parecida com o restante da população sobre a descriminalização da maconha, a redução da maioridade penal, a pena de morte e a lei do aborto. Para especialistas, os jovens de hoje têm poucos conflitos com a geração anterior, gosta de se divertir e se preocupa, prioritariamente, com a inserção social e pela busca de um emprego.

Professor Teodoro
O deputado estadual Professor Teodoro Soares (que foi reitor da URCA) discursou na última terça-feira (2), na Assembléia Legislativa, sobre os 40 anos da Universidade do Vale do Acaraú (UVA). O deputado lamentou que a Universidade do Vale do Acaraú não tenha, ainda, sido federalizada. Para ele, o Estado do Ceará continua sendo "injustiçado" em termos de educação superior, já que o Sudeste – região mais rica do País – tem várias universidades mantidas pelo governo federal, e o Estado do Ceará tem apenas a UFC. "Já deveríamos ter, pelo menos, mais duas federais: a Universidade Federal Vale do Acaraú e a Universidade Federal do Cariri. Ter apenas uma universidade federal no Ceará é a lembrança de uma injustiça regional que tem se perpetuado. O CEFET e o campus avançado da UFC, não podemos negar, já são um grande avanço. Mas Sobral, assim como o Ceará, merece muito mais”.

Curtas
–Começou a funcionar, nesta sexta-feira, dia 06, o Restaurante Popular de Crato. Localizado no largo da antiga Estação do Trem (hoje Centro Cultural do Araripe), o restaurante oferece refeições a qualquer pessoa ao apreço de R$ 1 por prato. Alimentação saudável, balanceada e acompanhada por um nutricionista (...)
–Neste sábado, dia 6, Dom Fernando Panico ordenará – na Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales – um novo padre. Desta vez, receberá o presbiterado o diácono José Adauto dos Santos Alencar, pertencente à Congregação dos Servos do Coração de Jesus (...)
–E por falar em Dom Fernando Panico, sua agenda de compromissos já está lotada até meados de janeiro de 2009. Não resta, sequer, um único fim-de-semana livre para o Bispo de Crato (...)