Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Avaliação positiva do governo bate recorde com 77%, diz Ibope

Popularidade de Lula manteve-se em 85%, aponta pesquisa.
Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria.

Robson Bonin
Do G1, em Brasília

A pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (1), mostra um recorde na aprovação do governo e a manutenção da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento realizado entre 25 e 27 de setembro, a aprovação do governo atingiu inéditos 77% e o desempenho pessoal de Lula manteve-se em 85%.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 191 municípios e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em dezembro de 2009, quando a CNI divulgou o último levantamento, a popularidade do governo era de 75%.

A avaliação positiva do governo e do presidente Lula são fatores apontados pelo Ibope para justificar o desempenho da candidata do PT, Dilma Rousseff, na disputa pela Presidência da República contra o oposicionista José Serra (PSDB) e contra a candidata do PV, Marina Silva.

Na última quarta-feira, a CNI já havia divulgado parte da pesquisa referente à corrida eleitoral para a Presidência da República. Dilma Rousseff apareceu com 50% das intenções de voto contra 27% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) registrou 13%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Brancos ou nulos somaram 4%. Não souberam ou não responderam, 4%. Os demais candidatos juntos somaram 1% das intenções de voto.

No cálculo de votos válidos, no qual a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é excluída, Dilma tem 55% contra 30% de Serra e 14% de Marina. “Nesse cenário, a eleição se resolve no primeiro turno”, diz o diretor operacional da CNI, Rafael Lucchesi.

ORGULHO DE SER CRATENSE



Sim. E hoje acordei ainda mais orgulhoso.

Ontem tive a satisfação de ver aqui em Fortaleza, mas precisamente no monumento criado para abrigar grandes espetáculos, O Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura, a encenação da peça “A COMÉDIA DA MALDIÇÃO”. E posso afirmar que foi algo emocionante.

O público encheu aquele espaço. Risos, palmas, gritos, aplausos e mais aplausos.

Digo-lhes que o Crato pode se ver por inteiro no espetáculo.

O texto é simplesmente maravilhoso, nos levando por vezes a nos ver em plena feira do Crato, gozando das presenças maravilhosas de Mestre Elói Teles, ladeado pelo também Mestre Dedé de Luna, Cego Oliveira com sua rabeca cantando a música NA PORTA DOS CABARÉS, Azuleika com o seu pandeiro desafiando Zé Gato, Mestre Chico Aniceto soltando loas, Mestre Carnaúba cantando côco, Mestre Cirilo cantando Maneiro Pau, É uma farra maravilhosa.

O público entrou na festa. Ora ria, Ora aplaudia, Ora torcia pelo personagem Tandô, Ora gritava, Ora xingava a Mula Sem Cabeça, ouvi assovios para Lady Zefa. A participação e a troca de energia foi algo que ficou muito vivo durante todo o espetáculo.

Tecnicamente posso garantir que o grupo conseguiu uma perfeita harmonia. Tudo afinado.

O texto em versos deixa claro nas suas quadras a característica cordelesca do espetáculo. Ariano Suassuna com certeza vai vibrar quando puder ver.

O personagem Tandô costura bem o duo texto/cena.

Muito interessante quando montaram um terreiro de umbanda em plena praça da Igreja. Foi de impressionar. Foi demais. Parabéns.

A entrada da Mula Sem Cabeça nos faz lembrar o espetáculo do Boi Bumbá em meio a apresentação do Reisado do Mestre Aldemir. Muuuito bonito.

O alinhavado cantado por Samara não deixa ninguém se perder na trama. Parabéns Samara.

E o providencial violão do Mestre Lifanco dá o molho especial que finaliza o prato servido.

O banquete está pronto. Vocês estão inteiros para cruzar as fronteiras do Brasil. Vão fundo. Olhem prá frente e vocês com certeza chegarão lá. Que venha a África para abrir essa estrada.

Muito obrigado a Cacá Araújo, Carla Hemanuela, Charline Moura, Jardas Araújo, Edival Dias, Joênio Alves, Jonyzia Fernandes, Joseany Oliveira, Josernany Oliveira, Lifanco, Lílian Carvalho, Lorenna Gonçalves, Márcio Silvestre, Orleyna Moura, Paula Amorim, Paulo Henrique Macêdo Samara Neres, França Soares, Danilo Brito, Luciana Ferreira, Emerson Rodrigues, Felipe Tavares, Mônica Batista e a quem mais eu tenha esquecido de citar.Vocês me fazem sentir orgulho de ser cratense.

Estou orgulhoso sim.

Wilton Dedê, em 30.set.2010.

Cid estaria reeleito hoje

Pelos números da última pesquisa do Ibope, contratada pelo Sistema Verdes Mares, anunciada ontem à noite pela TV Verdes Mares, o governador Cid Gomes (PSB), seria reeleito para mais um mandato de quatro anos, no Governo do Ceará, se as eleições acontecessem hoje.

Segundo o Ibope, faltando menos de 48 horas para o início da votação, Cid Gomes tem 55% das intenções de voto contra 32% de todos os outros seis candidatos juntos. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, com um total de 1610 entrevistas em 77 municípios cearenses e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral.

Os candidatos Lúcio Alcântara (PR) aparece nesta pesquisa com 19% das intenções de voto e Marcos Cals (PSDB) tem 11%. Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) conseguiram um ponto percentual cada. Os demais candidatos: Gonzaga (PSTU) e Nati (PCB) não pontuaram. Apenas 6% dos eleitores estão na faixa do branco/nulo e 7% ainda estão indecisos.

Segundo turno - Embora a diferença entre o candidato Cid Gomes e os dois outros que mais pontuaram seja considerada muito grande, o Ibope assim mesmo perguntou aos eleitores no caso de um segundo turno de votação. Disputando com Lúcio Alcântara, Cid Gomes teria 62% dos votos contra 27% de Lúcio. 6% de branco e 5% de indecisos.

Votos válidos - Segundo o Ibope, os percentuais só de votos válidos, quando se exclui de todos os votos os brancos, nulos e indecisos, considerando para a base de cálculo somente os votos atribuídos aos candidatos, Cid Gomes ficaria hoje com 63% contra 22% de Lúcio Alcântara e 13% do tucano Marcos Cals.

Tasso lidera para o Senado

O senador Tasso Jereissati (PSDB), segundo os números apresentados pelo Ibope, na pesquisa que realizou no Ceará, entre os dias 27 e 29 de setembro, seria o primeiro dos dois senadores que serão eleitos no pleito do próximo domingo. Este ano o eleito vota em dois senadores.

Ele tem 50% das intenções de votos contra 47% de Eunício Oliveira (PMDB) e 42% de José Pimentel (PT). O candidato Alexandro Pereira (PPS) conseguiu 3% das intenções de voto contra um ponto percentual dos demais candidatos: Marilene Torres (PSOL), Polo (PV), Raquel Dias (PSTU), Reginaldo (PSTU) e Tarcisio Leitão (PCB). O outro candidato do PCB, Benedito Oliveira não pontuou.

Fonte: Diário do Nordeste

No debate Globo, Serra e Dilma se evitam e Marina busca 2º turno

No último debate antes do primeiro turno, Marina se mostra mais firme; Serra evita perguntar a Dilma (Foto: Marcos Arcoverde/Agência Estado)

Durante o último debate entre os presidenciáveis antes do primeiro turno, no único momento em que José Serra (PSDB) teve a oportunidade de dirigir uma pergunta à sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT), o tucano se desviou da petista e o confronto entre os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto não ocorreu. A oportunidade aconteceu na abertura do terceiro bloco do programa realizado pela Rede Globo nesta quinta-feira (30). A surpresa da vez, ficou por conta da candidata do PV, Marina Silva.

Ainda durante o primeiro bloco ao ser perguntada sobre aposentadorias, a candidata do PV, Marina Silva, disparou contra os governos FHC e Lula e prometeu que se eleita irá realizar uma reforma na providência. "O meu compromisso é de que nós vamos encarar as grandes reformas. E a reforma da previdência é um vácuo em todos os governos. 16 anos se passaram e não foi feito nada", afirmou.

Afiada, Marina ainda mirou ataques no Minha Casa Minha Vida. A verde afirmou que o programa do governo federal "não alcança os brasileiros de menor renda". Sobre saneamento, a candidata do PV ainda criticou Serra. "Eu fui lá na favela da Mata Virgem (em São Paulo). É lamentável que, no Estado mais rico da federação, não haja um equipamento público nessa favela (...) essa questão de tratar as coisas como passe de mágica é que precisa acabar no Brasil".

Na última rodada, Marina afirmou que Serra não responde as perguntas. Em sua réplica, Serra disse que não faz comparações, "apesar de Marina e Dilma serem parecidas". "A Marina fez parte do governo Lula e estava lá na época do mensalão", disparou. O tucano disse que está entre as pessoas que criou o Bolsa Família, pois criou o Bolsa Alimentação e outros programas feitos pelo PSDB que o governo Lula juntou tudo e transformou no Bolsa Família.

No segundo bloco do debate global, um momento espinhoso para a candidata de Lula. Perguntada por Plínio o motivo de não citar seus correligionários petistas em suas falas e se tinha vergonha da legenda, Dilma disse que o PT "é o maior partido de massa do País". Aí vem a fala que provocou a reação da plateia: "eu gostaria de dizer que nós registramos todas as doações no Tribunal Superior Eleitoral", diz Dilma. Parte da plateia ri quando a candidata afirma que "nós (PT) registramos todas as doações oficiais no TSE". Sem pestanejar, a ex-ministra da Casa Civil retruca, lamentando a reação das pessoas "que tem outras práticas". Aplausos silenciaram os risos dos adversários.

Mais recatado que nos últimos debates, mas sem deixar suas "tiradas" de lado, o candidato do Psol, Plínio de Arruda Sampaio, afirmou que ficou muito claro que há duas propostas distintas. As propostas das soluções radicais e a proposta dos outros que focam nos interesses da classe dominante. O socialista disse que o governo federal atual faz a mesma coisa que o governo tucano fez em gestões anteriores. "Os dois governos são oriundos das classes dominantes", disse. Para Plínio, eles seguem aos interesses desse setor e não da população mais pobre.

Fonte: Terra

Equador: Correa confirma que duas pessoas morreram durante os confrontos

Segundo o jornal "El País", Correa confirmou a morte de um policial, que apoiava o governo, durante a operação para resgatá-lo do hospital. Houve troca de tiros e outras 27 pessoas ficaram feridas. Além do policial, um civil morreu nos enfrentamentos nas ruas de Quito, que deixaram centenas de feridos.

Nesta quinta-feira, centenas de agentes das forças de segurança do Equador saíram às ruas da capital Quito e ao menos outras duas cidades em um protesto em massa contra uma lei do governo que limitou os benefícios econômicos a militares e policiais. O aeroporto de Quito foi fechado e suas operações canceladas após uma pista ser tomada por cerca de 120 militares que estariam apoiando os protestos e a imprensa equatoriana afirma que policiais tomaram a sede do Congresso.

O governo decretou estado de exceção nacional por uma semana, e deixou a segurança nacional a cargo das Forças Armadas.

Renúncia - O comandante da polícia do Equador, general Freddy Martínez, renunciou ao cargo na madrugada de hoje. Segundo a agência Frace Presse, o general tentou sufocar a rebelião dos policiais no início do dia de ontem, mas não conseguiu. Martínez teve de abandonar o principal batalhão de Quito após este ser tomado pelos rebelados.

Em seu discurso após ser regatado, Correa afirmou que irá punir os policiais rebelados e que "não haverá perdão, nem esquecimento".

O presidente também afirmou que os rebelados que o mantiveram preso no hospital durante 12 horas planejavam matá-lo.

Mais cedo, ao tentar dialogar, Correa foi agredido, sendo atingido por bombas de gases lacrimogêneos. Logo depois, ele foi levado a um hospital militar. Em entrevista por telefone, ele tinha dito que não autorizava uma operação para resgatá-lo do local --onde estaria "refém" dos manifestantes-- porque queria "evitar derramamento de sangue" no país.

Anteriormente, Correa já havia advertido aos policiais que não cederia ante os protestos da polícia. "Não darei nenhum passo atrás. Se quiserem, tomem os quartéis, se quiserem deixar a cidadania indefesa e se quiserem trair sua missão de policiais", afirmou ele em um acalorado discurso ante dezenas de militares que tomaram o principal regimento de Quito.

"Se quiserem matar o presidente, aqui estou, matem-no se tiverem vontade, matem-no se tiverem poder, matem-no se tiverem coragem."

Para resgatá-lo, o Exército do Equador e os policiais rebelados trocaram tiros nas redondezas do hospital. Os militares tentavam romper o bloqueio dos rebelados. A imprensa local relata que caminhões militares foram usados na ação.

Enquanto Correa permanecia isolado, nas ruas em torno do hospital na capital equatoriana os policiais entraram em confronto com a população, que tentava chegar ao prédio onde o presidente está internado.

"É um enfrentamento do povo contra o povo", disse um dos participantes do protesto onde é possível ouvir frases como "policiais corruptos, não enfrentem o povo com armas, o povo vem de mãos limpas".

"O povo unido jamais será vencido, aqui vem o povo", gritavam enquanto tentavam superar a barreira de policiais que estão do lado de fora do hospital.

Na passeata, as pessoas, algumas com paus e bandeiras, lançam palavras de apoio a Correa e entre elas estão, inclusive, cadeirantes, crianças e idosos, relata a agência Efe.

"Estamos aqui de pé na luta pela democracia, defendendo o presidente de todos os equatorianos. Está aqui a população que veio de vários cantos caminhando. Estão lançando bombas de gás lacrimogêneo em ministros, senhoras, crianças", disse a ministra dos transportes, María de Los Angeles Duarte.

O povo apoia a democracia e não vai permitir que um grupo "que se acha atingido porque está mal informado coloque em risco a democracia no Equador", disse a ministra no meio da manifestação que avança em direção ao hospital, em referência aos militares e policiais que rejeitam a eliminação de incentivos profissionais. "Estamos todos aqui dispostos a dar a vida para resgatá-lo", disse María se referindo a Correa.

Segundo informações da Radio Quito, cidades como Guayaquil, Manta, Portoviejo e Quevedo observaram uma onda de assaltos a bancos e furtos, diante da falta de policiamento local, já que parte das forças de segurança entraram em greve. Escolas também decidiram encerrar suas tarefas e mandaram os alunos para casa. O ministério da Educação suspendeu as aulas até a próxima segunda-feira (4).

Fonte: Folha.com