Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Imagens da Romaria das Candeias, por Cícero Valério



No click do fotógrafo Cícero Valério, algumas imagens do encerramento da Romaria das candeias, que terminou ontem, segunda-feira, 2, com a Procissão das Candeias.



As imagens foram cedidas gentilmente por Cícero Valéiro, um dos melhores repórteres fotográficos do Cariri.



Cícero Valério trabalhou no jornal O Povo, em seguida no Jornal do Cariri, e agora segue fazendo projetos fotográficos.

Agricultura familiar



O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) começa a ser articulado no Cariri. No triângulo Crajubar o Sintraf já está organizado e em pleno funcionamento. O Sintraf é a mais nova força do sindicalismo brasileiro, e vem com força total para apresenta rum sindicalismo diferenciado no Brasil. O Sintraf trabalha, além dos direitos dos trabalhadores, uma política de organização dos trabalhadores da agricultura familiar, tendo como objetivo fixar o homem no campo, através de políticas inclusivas e sociais.


imagem: http://www.fetape.org.br/qualinfo/imagens/galeria/032.jpg

Congresso da ANDES

A instância máxima do Andes-SN se reunirá, de 10 a 15 de fevereiro, em Pelotas, no 28º Congresso com o tema: Resistir e avançar na defesa do ANDES-SN, da universidade pública e dos direitos dos trabalhadores. O Congresso do Andes-SN vai atualizar o Plano de lutas do movimento docente para 2009. No evento serão tratadas questões cruciais como as contra-reformas conduzidas pelo governo Lula na área do ensino superior, assim como na legislação sindical e trabalhista do país.

Tudo está sendo organizado para recepcionar os docentes das Instituições de Ensino de todo o País. O evento será realizado no Colégio Municipal Pelotense. A confraternização de abertura do 28º Congresso será realizada na Charqueada São João ( festa é típica da região, tendo como local o cenário em que foi produzida a minisérie ‘A casa das Sete Mulheres’) para que os congressistas conheçam um pouco da história de Pelotas.

A perspectiva quanto ao número de docentes é grande pela conjuntura que se apresenta e pelas importantes decisões que serão tomadas no evento. Caberá ao Congresso traçar as diretrizes de ações conjuntas com o movimento social organizado para resistirmos a esse conjunto de medidas que em sua essência fortalecem a privatização da educação superior no país, comprometem a autonomia universitária e têm uma perspectiva utilitarista e mercantil da produção de saber nas universidades e institutos de pesquisa públicos.

Colaboração
Profa. Zuleide Queiroz
URCA/Crato Ceará

No Espaço Caririense - Notica polida

Por Luiz Domingos de Luna

Nós, que nos aprofundamos nas leituras de jornais, revistas e livros, muitas vezes varamos noites, pesquisando a história do dia-a-dia da formação de nossa região do cariri; com sangue suor e lágrimas, damos, diariamente a nossa contribuição para o aprimoramento educacional e intelectual de nossa gente. Esta profissão de fé é uma entrega total a continuidade, ao zelo, pelo estado democrático de direito.
A democracia é um imperativo para que possamos quebrar as arestas dos males presentes e construir um país onde as brechas que originam os tumores sociais, sejam de fato, sanadas ou fechadas. Porém, compreendo que o fatalismo, a naturalização das idéias pessimistas, o pensar que estamos diante do caos, em nada colabora para a restauração de um novo espaço religioso, político, educacional, social e cultural na querida região do cariri cearense.

Dificilmente acrescentamos algo de novo ao espaço social ou político quando fazemos críticas novas com costumes envelhecidos, com regras obsoletas. Não podemos e não devemos ser a palmatória do mundo, nem tampouco achar que estamos presos na gaiola de ouro do egoísmo concentrador, porque o nosso ponto de vista não é levado a sério, ou porque o mínimo lógico, o óbvio, não está sendo praticado. Outrossim, é relevante pensar que vez por outra, passamos por momentos delicados em relação a costumes e valores éticos, mas renunciar à nossa cidadania, alimentar o ódio ou rancor quando a paisagem sócio-política não corrobora com as nossas aspirações não deve ser motivo de desilusão, fracasso ou derrotismo gratuito, pois, em nada colabora para o bem estar da espécie humana enquanto aglomerado social.

Acertos e Erros

Penso que o Brasil é um manancial de problemas, pois basta ver as suas dimensões continentais e nossa história é toda baseada numa colonização escravocrata – mais do que isso, dogmática e maniqueísta. É preciso que tenhamos esta compreensão para entender que o processo social, educacional, cultural, político e religioso não é feito de forma abrupta e tem uma duração efêmera.

É dever nosso compreender que a harmonia entre o estado e a sociedade é algo buscado pelo ser humano desde o surgimento do homem na era cenozóico e no período do pleistoceno. Assim, compreendo que a humanidade tem dado inúmeros saltos positivos no aspecto da convivência com seus pares.

Urge a necessidade de saber que as futuras gerações do cariri cerense carregarão nas costas os nossos acertos ou os nossos erros, que logo serão incorporados ao processo cultural e levarão muitos anos para serem modificados. Pensando desta forma, creio que a nossa função é procurar aprimorar o nosso espaço cultural, social, político em todas as arestas que forma do eixo central do cariri: Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte no fomento a toda sua órbita capilarizada com a base epistemológica conseguida com tanta dor e sofrimento pelos nossos antecedentes.


Artigo original: Polindo a noticia no espço democrático publicado no observatório da imprensa em 22/04/2008 Autor Luiz Domingos de Luna.
Fonte:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=482JDB018
A redução deste artigo de alcane nacional para regional é sinal de globalização da nossa querida região do cariri cearense.
Sempre grato,

Luiz Domingos de Luna
Aurora, 02 de fevereiro,2009


Nota de esclarecimento:

O artigo original é denominado {Polindo a notícia no espaço democarático }publicado no observatorio da imprensa no dia 22/04/2008, autor: Luiz Domingos de Luna. Fonte:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=482JDB018.
Fiz a redução de alcance nacional para regional por entender que a minha querida região do Cariri está globalizada, como também ambos são de minha autoria
No Espaço caririense - Noticia polida. Autor: Luiz Domingos de Luna.
Sempre grato.

Luiz Domingos de Luna
Aurora, 02 de fevereiro,2009

Ceará quer criar mais seis Territórios Rurais

Amanhã(04), o secretário do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Humberto Oliveira, estará em Fortaleza, onde participa do Seminário pela Territorialização do Estado do Ceará. O evento, que também contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, objetiva lançar a proposta de criação de mais seis territórios rurais de identidade no Ceará. O encontro terá início às 16h30, no auditório do Condomínio Espiritual do Uirapuru(CEU), na Avenida Alberto Craveiro,222.

Atualmente, o Ceará já possui sete territórios rurais, que são espaços físicos geograficamente definidos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social e cultural. Cada território é gerido por um colegiado, que é formado por representantes do poder público(municipal, estadual e federal) e da sociedade civil, como movimentos sociais e organizações não governamentais(ONGs).

Com o intuito de promover o desenvolvimento rural sustentável do Ceará, o Governo do Estado quer criar mais territórios em parceria com o MDA. O seminário visa mobilizar, sobretudo as prefeituras municipais, para que sejam pensadas as estratégias de territorialização. Durante o evento, os secretários Humberto Oliveira e Camilo Santana assinam o Pacto pelas Instituições, que visa dar início ao processo de construção dos seis territórios.

Notícias do Crato



COMUNIDADES RURAIS DE CRATO
TERÃO ÁGUA ENCANADA

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, levará água encanada para diversas comunidades rurais. A informação é do secretário Francisco Erasmo Ferreira, acrescentando que o objetivo é atender 100% das localidades. Para isso foi firmada uma parceria com o SISAR –Organização Não Governamental e, em breve, as comunidades serão visitadas pelo Governo Municipal, onde as próprias famílias vão decidir se querem receber o benefício. A princípio, o projeto beneficiará as comunidades que contém, no mínimo, 50 famílias.

VIGILÂNCIA LEVA PALESTRA AO
CAMPO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA

A Secretaria de Saúde do Crato, através do setor de Vigilância Sanitária, estará realizando oficinas sobre "Qualidade da água para o consumo humano", para agentes de saúde da Zona Rural. Os técnicos estarão prestando as informações no período de 5 a 11 de fevereiro, às 8 horas, no Auditório da Secretaria de Saúde do Crato.

SAÚDE REALIZA DISTRIBUIÇÃO DE TOUCAS
PARA POTES E ORIENTA CONTRA DENGUE

O Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato estará realizando visitas domiciliares na Vila São Francisco, Distrito de Ponta da Serra, no dia 6 de fevereiro, na próxima sexta-feira, para dar continuidade à distribuição de toucas para serem utilizadas nos potes das residências visitadas. No ato da visita, os moradores receberão material educativo e serão orientados a combater o mosquito da dengue. As ações de combate à dengue estão sendo intensificadas na Vila São Francisco. As residências da área têm apresentado constantes reincidências de focos do mosquito da dengue. Por isso, a equipe de educadores solicita dos moradores desta localidade o empenho na luta contra o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

PREFEITURA DO CRATO LEVA AÇÕES
EDUCATIVAS CONTRA A DENGUE ÀS ESCOLAS

As atividades educativas contra a dengue têm continuidade com os mobilizadores no dia 4, na Escola Antônio Antuérpio, na Vila Lobo, e dia 05, na Escola São Francisco, no Centro. Também em parceria com da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) e o Núcleo de Mobilização Social, será realizada panfletagem e caminhada educativa no bairro Alto da Penha, em Crato, do dia 12 ao dia 14. No dia 17, será na Vila São Francisco.

Carnaval em Aurora





De 20 a 24 de fevereiro na avenida Antonio Ricardo no coração da cidade de Aurora na região do Cariri.

"Prepare o seu abadá, vista a sua fantasia, participe do AuroraFolia – o maior e mais alegre Carnaval Popular da alegria". Esta é apenas uma das palavras de ordem com que a Secretaria de Cultura do município está divulgando o evento momino em toda a região. O carnava há muito já se transformou numa das maiores festas populares do Brasil e este anos Aurora também escreverá seu nome no rol dos eventos carnavalescos mais animados. organizados e participativos do nosso interior, afirma do secretário da pasta José Cícero. "O AuroraFolia ficará na história.Serão mais de 12 atrações musicais, desfile de blocos, escolha da rainha e do rei momo do carnaval adulto e infantil. Ainda, premiação dos três melhores blocos que se destacarem na avenida e no vesperal da criança. Desfile dos blocos com trio elétrico pelas principais ruas da cidade. Além de som, palco e luz, o prefeito Adailton Macêdo, também já garantiu todo um aparto de segura e infra-estrutura necessário para o nosso folião possa gozar de bem-estar e comodidade durante os 5 dias de festa e mais a manhã da quarta-feira de cinzas". finaliza o chefe da pasta. cerca de 7 blocos já garantiram presença no desfile e no concurso a saber: Pankadão, Os normais, TipiFolia, H-lera, Os melados, Kasado também namora, Os trutas e Tchê, Tché, Tchê.Toda população local e circunvizinha está sendo convidada a participar do acontecimento.

Confira a para a programação:

Sexta-feira, dia 20 –

Abertura – 1º Grito de Carnaval de Rua:

Desfile dos blocos carnavalescos pelas ruas da cidade com a participação de um trio elétrico.

21:00h - Banda Cariri Brasil (CE)

23: 30 h - Xexéu e Banda (BA)

Sábado, dia 21 –

21:00 h - Namoro Novo(CE)

23:00 h - Sacanear (CE)

Domingo, dia 22

21:00 h - Campeões do Forró elétrico (CE)

23:00 h - Banda Skema(CE))

Segunda-feira, dia 23

21:00 h - Cara de Pau (CE)

23:00 h - Rabo de Sereia(CE)

Terça-feira, dia 24:

21:00h - Banda Pinel (BA)

23:00 h - Cariri Brasil (CE)

Emendando na manhã da Quarta-feira de cinza:

01:00h (da manhã) - Super Orquestra Canaã (PB)

Das 03:00h às 08:00 h - Karetões elétricos (PB)



E tem mais, durante os cincos dias acontece na Associação Beneficente Aurorense - ABA o Vesperal da Folia fazendo; a festa da criançada aurorense, com 5 bandas e um show de prêmios para os foliões mirins:

Confira as atrações do Vesperal da Folia na ABA:

Sexta-feira, dia 20 - 14:00 h - Super-orquestra Canaã(PB)

Sábado, dia 21 - 14:00 h – Moral do Samba(CE)

Domingo, dia 22 - 14:00 h - Banda Cariri Brasil ( CE)

Segunda-feira, dia 23 -14:00 h – Índio dos teclados elétrico( CE)

Terça-feira, dia 24 - 14:00 h - Banda Zuzueira (CE).



Confira a premiação do AuroraFolia 2009

_____________________________________________

Concurso de Blocos:

1º lugar – 3.000,00

2º lugar - 2.000,00

3º lugar - 1.000,00

Escolha da Rainha e do Rei Momo do AuroraFolia 2009:

Rei Momo eleito – 500,00

Rainha eleita - 500,00

______________________________________________________________________



Bônus de ajuda aos Blocos - 1.000,00

_____________________________________________________________________

Escolha da Rainha e do Rei momo infantil do Vesperal da Folia:

Rei momo infantil – 200,00

Rainha - 200,00

Melhor Fantasia - 100,00

Alegria - 100,00

Revelação - 100,00

Criatividade - 100,00

Simpatia - 100,00

Melhor folião/foliona infantil – 100,00 .

Neste carnaval em Aurora a alegria será geral...

AuroraFolia – 2009!...

Promoção: Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto.
Realização Prefeitura Municipal de Aurora
Adm. "O Povo construindo o novo"


imagem:juanjocarnaval.bitacoras.com/carnaval_mascara.gif

Cariri Agora no rádio



Caros amigos do blog, o programa Cariri Agora, que vai ao ar todos os sábados, na Rádio Araripe AM está fazendo o maior sucesso. No último sábado entrevistamos os professores Flávio Queiroz e Cavalcanti, ambos da URCA. Falamos sobre a Língua Portuguesa e algumas ações da Pró-reitoria de Assuntos estudantis da Universidade. No próximo sábado, teremos mais entrevistas legais. Até a quinta-feira, a produção do programa estará fechando os convidados e estaremos divulgando.

JC no blog



Caros amigos do blog Cariri Agora. Todas as terças-feiras postamos a íntegra do Jornal do Cariri neste blog. Infelizmente, devido aos nossos compromissos profissionais hoje não tivemos tempo.

Mas não se atrapalhe, pois você já pode conferir no site do JC todo o conteúdo da edição de hoje, terça-feira, 3 de fevereiro. É só acessar o site: www.jornaldocariri.com.br

Postamos apenas três tópicos, hoje, que foram publicados nesta terça-feira. O resto do conteúdo você confere no site do JC.

Política no Cariri



Raimundão perde apoios

Rei posto, Rei Morto. Quem não conhece essa máxima. O ex-prefeito Raimundo Macedo, passado o primeiro mês sem a caneta de prefeito, ficou apenas com dois vereadores: Sargento Nivaldo e Mira. Esses dois continuam fiéis a Raimundão que, nesse momento, começa a pensar na contratação de uma boa assessoria jurídica para se defender no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) uma vez que as contas de 2008 apresentaram desencontros e ''atecnias''.

Barrado no baile

Um caso estranho de licitação paralela foi descoberto pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT). A licitação estava sendo realizada por um escritório em Fortaleza e era direcionada a terceirização de mercados públicos do Município. Surpreendidos com a marmota, Santana mandou cancelar a licitação que já tinha endereço certo e se encontrava em fase final. Imaginem: sem o conhecimento da própria Prefeitura.

Bons ventos na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Zé de Amélia, se inspira no presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, e já tem pronto um projeto de modernização e ampliação da sede do Legislativo Municipal. Zé de Amélia já tem garantidos recursos superiores a R$ 1,2 milhão para a obra e contou com um empurrãozinho do prefeito Manoel Santana que o presenteou com a desapropriação de um prédio que possibilitará melhoria nas instalações do prédio da Câmara.

Boa nova para o Cariri

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, tem motivos de sobra para comemorar: é um dos principais responsáveis pela organização tributária, fiscal e financeira que permitiu ao Estado do Ceará entrar, em 2009, com mais de R$ 2 bilhões em caixa para investimentos. Desse total, pelo menos, 15% ficarão nos municípios do Cariri, com grandes, médias e pequenas obras planejadas pelo Governo do Estado.

Decolagem lenta

O Governo do Estado e a Infraero precisam agir com mais agilidade nas obras de ampliação do aeroporto regional do Cariri. O terminal ficou pequeno diante do número elevado de passageiros que, diariamente, sai ou chega à terra do Padre Cícero. Juazeiro cresceu acima das previsões e, hoje, não há mais motivos para tanta demorar na realização dessas obras com a construção de um novo terminal de passageiros que precisam de conforto e segurança. O então deputado federal e hoje ministro da Previdência, José Pimentel, viabilizou os recursos quando ocupou a relatoria da Comissão do Orçamento em 2007. Essa demora é indevida.

Herdeiro de Paes de Andrade

Candidato ao Senado, o deputado federal Eunício Oliveira teria desistido de lançar um sobrinho como candidato a uma vaga de deputado estadual para apresentar o próprio filho, o jovem Rodrigo Antonio Paes de Andrade, como seu herdeiro e de seu avÿ, o ex-presidente da Câmara, Paes de Andrade. Rodrigo Antonio Paes de Andrade ao lado do jovem advogado Domingos Neto - filho do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho - traduziriam a renovação na política cearense e em especial do Cariri, onde ambos deverão ser bem votados.

Novidade no Crato

Surge no Crato uma nova articulação política. A idéia é lançar um candidato a deputado estadual por um pequeno partido, daí aumentando suas chances de vitória eleitoral. Eleito, será preparado para ser candidato a prefeito. Esse grupo mescla novas liderança com velhos atores da cena política cratense.

Desespero de Ely Aguiar

Deputado Ely Aguiar está nervoso por não convencer à população do Crato de que a reforma da Praça Siqueira Campos foi a maravilha que ele apregoa. Desmoralizado nas ruas, deveria ter a humildade de reconhecer os próprios erros. Mas, isso é pedir demais. Por isso, apela e usa panfletos para agredir sorrateiramente o Jornal do Cariri e esse colunista. Calma deputado Ely, mentir é feio.

Disse me disse

* Arnon Bezerra (PTB) vai deixar em pouco tempo a coordenação geral da bancada cearense na Câmara dos Deputados. Garante ter exercido seu cargo de coordenador com afinco e lutando pelos interesses do Ceará.

* Agora, terá outras preocupações: buscar a sua reeleição. Além dos votos do Cariri, Arnon Bezerra confia ser bem votado em outras regiões do Ceará, onde levou benefícios para melhorar a vida nesses Municípios.

* Manoel Salviano anunciou recentemente a sua candidatura à reeleição à Câmara. Salviano diz esperar ser bem votado em Juazeiro e também em Santana do Cariri
* Desculpe a ignorância, quem era mesmo beneficiado com a licitação que foi interrompida no meio do caminho em Juazeiro do Norte?

Coluna escrita pelo jornalista Donizete Arruda, na edição de hoje, do Jornal do Cariri.

Sistema Verdes Mares anuncia TV em Juazeiro




O Sistema Verdes Mares de Comunicação inaugura, em breve, o seu primeiro canal de televisão no Interior do Ceará. A emissora, afiliada à Rede Globo de Televisão, irá funcionar em Juazeiro do Norte. A informação foi dada, na noite da última quinta-feira, no Crato Tênis Clube, pelo diretor da TV Verdes Mares, jornalista Edilmar Norões, durante a entrega do prêmio Grandes Contribuintes do Cariri.

Edilmar destacou a importância dessa decisão do Sistema Veedes que aposta nas potencialidades do Cariri, abrindo, assim, um canal de TV para valorizar ainda mais a região que terá, ainda, neste primeiro semestre, a sua primeira televisão comercial. ''É uma grande conquista para o Cariri e para todos nós que fazemos o Sistema Verdes Mares'', disse Edilmar Norões, entusiasmado com a melhor notícia de 2009 para a Região do Ceará na área da comunicação.

A solenidade de entrega do prêmio aos maiores contribuintes de ICMS do Cariri, uma parceria do Sistema Verdes Mares com o Governo do Estado, reuniu, pelo menos, 300 partipantes - entre empresários, políticos e dirigentes de entidades classistas. Na oportunidade, o secretário de Fazenda do Estado, Mauro Filho, agradeceu a parceria do Sistema Verdes Mares, que busca incentivar o setor produtivo, e, ao mesmo tempo, anunciou investimentos de R$ 400 milhões que serão feitos na região do Cariri pelo Governo do Estado. Alguns desses investimentos serão na infra-estrutura e outros na construção de obras como o Hospital Regional e o Aterro Sanitário, em Juazeiro do Norte e a Central de Abastecimento, em Barbalha.

A participação dos empresários no Prêmio Grandes Contribuintes mereceu destaque do diretor do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, ao afirmar que os empresários estão cada vez mais conscientes da importância de seu papel social, ao gerar emprego, ao gerar receita para o estado e, principalmente, desenvolver o Ceará nos mais variados aspectos. ''Quando há crescimento da receita, há desenvolvimento, as pessoas participam, e isso é fundamental para o Ceará, nesse momento, gerar expectativas, crescimento'', destacou Edilmar. O Prêmio Contribuintes tem como meta principal reconhecer e homenagear aqueles que proporcionam oportunidade de trabalho e renda, aquecem os negócios e dinamizam a economia local, por meio do pagamento correto de tributos

Filho do Cariri, natural do Município de Barbalha, Edilmar disse estar feliz por estar em Crato, local onde tem muitos amigos e parentes. ''É muito bom estar no Crato, conversar com amigos, ser bem recebido, desfrutar desse clima sempre gostoso e amigável'', ressaltou. Edilmar Norões, em contato com a reportagem do JC, falou ainda dos projetos a Associação Cearense de Rádio Ee Televisão (Acert), entidade que preside há cinco anos.

Segundo Edilmar, sempre há preocupação com as emissoras do interior, já que a maioria das nossas filiadas não está na capital. ''Um dos nossos trabalhos é fazer com que grandes anunciantes tenham a visão de anunciar também nas emissora interioranas, democratizando os investimentos no setor publicitário'', afirmou. Norões lembrou como projeto permanente levar investimentos para o interior, como grandes campanhas realizadas pelo Governo do Estado e outros grupos empresariais.

rêmio Contribuintes tem como meta principal reconhecer e homenagear aqueles que proporcionam oportunidade de trabalho e renda, aquecem os negócios e dinamizam a economia local, por meio do pagamento correto de tributos.

Jornal do Cariri
imagem: galeria.conceitoeventosefestas.com.br/albuns/...

Promessa cumprida: Ely usa panfletos para agredir JC




A reforma da Praça Siqueira Campos entra em uma nova etapa política. Na última semana, o deputado estadual Ely Aguiar (PSDC) cumpriu a sua palavra de distribuir panfleto contra o Jornal do Cariri e os seus dirigentes. Distribuiu dois panfletos. O primeiro, fala de suas inúmeras obras e benfeitorias no Crato. Sempre ao lado do prefeito Samuel Araripe(PSDB), Ely passa a impressão de que trabalha apenas pelo bem estar do povo cratense.

No segundo panfleto, Ely Aguiar foi mais à frente e cumpriu com a promessa, feita em entrevista ao JC, baixando o nível do discurso, soltando novas acusações contra o jornalista Donizete Arruda.No panfleto, Ely destila seu ódio, mentiras e baixarias à vontade. Para concluir só faltou o panfleto vir com a página circulada.

O princípio desses ataques ao JC e a seus dirigentes teve início com as denúncias feitas pelo assessor especial do prefeito Samuel Araripe, o empresário Jairo Sampaio contra Ely Aguiar e a empresa Proserv, responsável, via licitação feita pela prefeitura do Crato, pela reforma na Praça Siqueira Campos. Na denúncia feita por Jairo Sampaio, na Rádio Araripe AM, e já do conhecimento de Samuel Araripe, a empresa Proserv estava emitindo cheques sem fundos para diversos fornecedores.

A inauguração da praça se deu no dia 29 de outubro, mesmo , segundo ele próprio, o prefeito não tendo pago a obra. Se o prefeito não pagou a obra, no valor total de R$ 96.000,00 porque, então,a inaugurou? A festa foi feita na praça, com direito a som e convidados.

O Jornal do Cariri, comprovando as denúncias feitas por Jairo Sampaio, teve acesso a um novo cheque sem fundos emitido pelo empresa Proserv.O cheque é de uma agência do Banco do Brasil, em Fortaleza. A Proserv não tem sede, nem divulga endereço de sua sede em Crato. O cheque de nº 851079, referente a conta nº 33.175-9, é de propriedade da empresa Proserv, na agência Bezerra de Menezes do Banco do Brasil. No verso do cheque, o inusitado: dois carimbos de devolução do cheque no valor total de R$ 10.800,00. O primeiro carimbo, datado de 22 de dezembro de 2008, é referente a alínea 11, ou seja, cheque sem fundos. Quatro dias depois, o recebedor do cheque o depositou mais uma vez, sendo o cheque devolvido pela segunda vez, em 26 de dezembro de 2008, agora sob a alínea 12, o que configura encerramento de conta.

O cheque, em seu verso, tem escrito: este cheque é referente a pagamento conta de granito da Praça Siqueira Campos Crato, vindo ainda números do CPF e RG do emitente do cheque. Consta, também, um carimbo da Marmoraria Capixaba, de Juazeiro do Norte.

Em sua edição anterior, o JC informou que o Ministério Público deu início a um procedimento para investigar a reforma da Praça Siqueira Campos, com pedidos de informações aos personagens envolvidos, no caso o prefeito Samuel Araripe, o deputado estadual Ely Aguiar e a empresa Proserv. Até o fechamento desta edição, o MP reafirmava a decisao de não divulgar quais procedimentos serão feitos. O MP já tem uma série de denúncias com relação à reforma da Praça Siqueira Campos.

Entrevista de Jairo provocou polêmica e expôs Ely e Samuel

O escândalo que se transformou a reforma da Praça Siqueira Campos foi aberta a partir de uma entrevista concedida ao comunicador Marcos Silva, do Programa Tribuna do Povo, da Rádio Araripe AM 1.440, pelo comerciante e assessor especial do prefeito Samuel Araripe, Jairo Sampaio. Para o leitor se situar melhor sobre a polêmica que provocou as agressões do deputado Ely Aguiar a este periódico e aos seus dirigentes, segue abaixo a transcrição, na íntegra, da denúncia feita pelo comerciante Jairo Sampaio a empresa Proserv e ao deputado estadual Ely Aguiar (PSDC). De acordo com Jairo, a empresa passou cheque sem fundos para alguns fornecedores que venderam material para a reforma da Praça Siqueira Campos:

Comunicador Marcos Silva: Vamos conversar com Jairo Sampaio que é político aqui do Crato... e o Jairo Sampaio é um cidadão cratense, comerciante, político e fala agora participa do Programa Tribuna do Povo. Pois não, Jairo, boa Tarde!

Jairo Sampaio: Boa tarde Marcos, eu queria fazer uma denúncia.

Comunicador: Pois não, diga

Jairo Sampaio: Uma construtora, contratada pelo Ely Aguiar para reformar a Praça Siqueira Campos, tá entendendo...além de ter feito uma porcaria, largou cheque sem fundo em todo mundo aqui, num quer pagar..

Comunicador: Mas rapaz quer dizer...

Jairo Sampaio: a tal da Proserv, viu?

Comunicador: Como é o nome da construtora ?

Jairo Sampaio: Proserv... sei lá, a porcaria que fizeram na Praça Siqueira Campos, além disso, enganaram o povo todim aqui, eu mesmo t*? com um cheque desses sem fundo de cinco mil e tanto real...

Comunicador: Você tem um cheque dele de cinco mil reais?

Jairo Sampaio: É. E são vários cheques da Proserv sem fundos, né. O cabra liga pra lá, num toma conhecimento, num atende o telefone, nem nada...os peões tão sem receber lá na santa, entendeu? É o presente que o Deputado trouxe pro povo do Crato..fizeram uma porcaria na praça...porque o Deputado num pode nem dizer que não tem culpa porque ele foi quem trouxe né...a construtora e que apresentou o prefeito, né? Aí fizeram lá, botaram um piso lá de baixa qualidade, botaram uns relógio véi fulerage....e enganaram todo mundo. Eu sou um prejudicado com cinco mil e tanto real.....

Comunicador: Você é uma das pessoas prejudicadas?

Jairo Sampaio: Prejudicado é! Até o jardineiro foi enganado
Comunicador: Pois certo Jairo está feito a sua denúncia então.
Jairo Sampaio: Obrigado aí pelo espaço, viu. E que o povo do Crato fique em alerta sobre esta esperteza laranja.
Comunicador: Ok, Jairo. Obrigada pela participação.

Ely Aguiar reagiu a Jairo Sampaio e saiu em defesa da construtora

No mesmo programa da Rádio Araripe, o Tribuna do Povo, o deputado Ely Aguiar concedeu entrevista, onde reagiu a denúncia do comerciante Jairo Sampaio e saiu em defesa da construtora Proserv. Eis a íntegra:

Comunicador Marcos Silva: O comerciante Jairo Sampaio fez algumas críticas ao senhor e á construtora Proserv, que fez a reforma da Praça Siqueira Campos, colocando no Programa Tribuna do Povo que estavam circulando no comércio cheques sem fundos dados pela empresa. O que você diz a respeito dessas denúncias?
Deputado Ely Aguiar: Eu acho que se ele recebeu cheque sem fundo de alguém, deve acionar a Justiça. Eu lhe digo o seguinte: nunca trabalhei com cheque, não posso responder por uma empresa, uma empresa que ganhou a licitação, que fez uma obra, me parece que ela (a empresa), teve um problema lá em Fortaleza com recebimento de recursos por parte de uma prefeitura da Região Metropolitana de Fortaleza, e segundo o contato que eu tive, é que essa empresa estaria pagando gradativamente todas as pessoas e saldando seus compromissos. Então, meu nome não tem nenhuma ligação, meu objetivo é apenas trazer recursos para o Crato, eu acredito que isso pode ser uma forma de querer me desgastar politicamente, mas acho que o Jairo é uma boa pessoa, ele deve estar mal informado. Se ele recebeu cheque de alguma empresa o caminho mais viável é acionar a Justiça, correr atrás, ninguém deve ficar no prejuízo. Agora, longe de colocar o meu nome vinculado a qualquer tip o de coisa, porque eu sou uma pessoa extremamente limpa.

Jornal do Cariri