Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Política no Cariri



Raimundão perde apoios

Rei posto, Rei Morto. Quem não conhece essa máxima. O ex-prefeito Raimundo Macedo, passado o primeiro mês sem a caneta de prefeito, ficou apenas com dois vereadores: Sargento Nivaldo e Mira. Esses dois continuam fiéis a Raimundão que, nesse momento, começa a pensar na contratação de uma boa assessoria jurídica para se defender no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) uma vez que as contas de 2008 apresentaram desencontros e ''atecnias''.

Barrado no baile

Um caso estranho de licitação paralela foi descoberto pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT). A licitação estava sendo realizada por um escritório em Fortaleza e era direcionada a terceirização de mercados públicos do Município. Surpreendidos com a marmota, Santana mandou cancelar a licitação que já tinha endereço certo e se encontrava em fase final. Imaginem: sem o conhecimento da própria Prefeitura.

Bons ventos na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Zé de Amélia, se inspira no presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, e já tem pronto um projeto de modernização e ampliação da sede do Legislativo Municipal. Zé de Amélia já tem garantidos recursos superiores a R$ 1,2 milhão para a obra e contou com um empurrãozinho do prefeito Manoel Santana que o presenteou com a desapropriação de um prédio que possibilitará melhoria nas instalações do prédio da Câmara.

Boa nova para o Cariri

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, tem motivos de sobra para comemorar: é um dos principais responsáveis pela organização tributária, fiscal e financeira que permitiu ao Estado do Ceará entrar, em 2009, com mais de R$ 2 bilhões em caixa para investimentos. Desse total, pelo menos, 15% ficarão nos municípios do Cariri, com grandes, médias e pequenas obras planejadas pelo Governo do Estado.

Decolagem lenta

O Governo do Estado e a Infraero precisam agir com mais agilidade nas obras de ampliação do aeroporto regional do Cariri. O terminal ficou pequeno diante do número elevado de passageiros que, diariamente, sai ou chega à terra do Padre Cícero. Juazeiro cresceu acima das previsões e, hoje, não há mais motivos para tanta demorar na realização dessas obras com a construção de um novo terminal de passageiros que precisam de conforto e segurança. O então deputado federal e hoje ministro da Previdência, José Pimentel, viabilizou os recursos quando ocupou a relatoria da Comissão do Orçamento em 2007. Essa demora é indevida.

Herdeiro de Paes de Andrade

Candidato ao Senado, o deputado federal Eunício Oliveira teria desistido de lançar um sobrinho como candidato a uma vaga de deputado estadual para apresentar o próprio filho, o jovem Rodrigo Antonio Paes de Andrade, como seu herdeiro e de seu avÿ, o ex-presidente da Câmara, Paes de Andrade. Rodrigo Antonio Paes de Andrade ao lado do jovem advogado Domingos Neto - filho do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho - traduziriam a renovação na política cearense e em especial do Cariri, onde ambos deverão ser bem votados.

Novidade no Crato

Surge no Crato uma nova articulação política. A idéia é lançar um candidato a deputado estadual por um pequeno partido, daí aumentando suas chances de vitória eleitoral. Eleito, será preparado para ser candidato a prefeito. Esse grupo mescla novas liderança com velhos atores da cena política cratense.

Desespero de Ely Aguiar

Deputado Ely Aguiar está nervoso por não convencer à população do Crato de que a reforma da Praça Siqueira Campos foi a maravilha que ele apregoa. Desmoralizado nas ruas, deveria ter a humildade de reconhecer os próprios erros. Mas, isso é pedir demais. Por isso, apela e usa panfletos para agredir sorrateiramente o Jornal do Cariri e esse colunista. Calma deputado Ely, mentir é feio.

Disse me disse

* Arnon Bezerra (PTB) vai deixar em pouco tempo a coordenação geral da bancada cearense na Câmara dos Deputados. Garante ter exercido seu cargo de coordenador com afinco e lutando pelos interesses do Ceará.

* Agora, terá outras preocupações: buscar a sua reeleição. Além dos votos do Cariri, Arnon Bezerra confia ser bem votado em outras regiões do Ceará, onde levou benefícios para melhorar a vida nesses Municípios.

* Manoel Salviano anunciou recentemente a sua candidatura à reeleição à Câmara. Salviano diz esperar ser bem votado em Juazeiro e também em Santana do Cariri
* Desculpe a ignorância, quem era mesmo beneficiado com a licitação que foi interrompida no meio do caminho em Juazeiro do Norte?

Coluna escrita pelo jornalista Donizete Arruda, na edição de hoje, do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: