Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pensamento para o Dia 04/03/2010



“Nascidos em várias partes do mundo, através de vários caminhos, todos os rios, por fim, chegam ao oceano. Igualmente, nascidos em terras diferentes, praticando diferentes modos de adoração, as pessoas alcançam o Oceano da Presença do Senhor. Um verdadeiro seguidor da Verdade Eterna (Sanathana Dharma) será verdadeiro na fala, se afastará do ciúme e da raiva e sempre agirá com um coração amoroso. Todos aqueles que praticam essas qualidades sem enfraquecer têm o direito de serem chamados ‘Bharatiyas’ (devotos amorosos de Deus).”
Sathya Sai Baba

URCA decreta luto e suspende atividades acadêmicas em virtude do falecimento da Professora Sarah Cabral, uma das fundadoras da Instituição

Veja a Portaria na íntegra:

PORTARIA Nº 116 /2010 – GR

O REITOR da Universidade Regional do Cariri – URCA, no uso de suas atribuições legais e com o fundamento no que dispõe o artigo 15, do Estatuto da Universidade Regional do Cariri, aprovado pelo Decreto nº 18.136, de 16 de setembro de 1986,

CONSIDERANDO a infausta ocorrência do falecimento da Professora MARIA SARAH ESMERALDO CABRAL, grande benfeitora da URCA e ex-Diretora Superintendente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC, e expressando inteira solidariedade à Comunidade Acadêmica da URCA e à sociedade Caririense;

CONSIDERANDO a sua decisiva participação para a Criação e Implantação da URCA;

CONSIDERANDO a inestimável contribuição da Professora MARIA SARAH ESMERALDO CABRAL para o desenvolvimento sócio-econômico e educacional da região do Cariri e de todo o Ceará;

RESOLVE:

Art. 1º - Decretar luto oficial por três dias, hasteando as bandeiras a meio mastro e enviar mensagens de condolência aos familiares da Professora MARIA SARAH ESMERALDO CABRAL.

Art. 2º - Suspender as atividades acadêmicas a partir da tarde desta data – 04 de março - e as atividades acadêmicas e administrativas por todo o dia de amanhã -, 05 de março de 2010.

Art. 3º - Oficiar o preito de gratidão pela elevada contribuição da Professora MARIA SARAH ESMERALDO CABRAL à URCA e ao desenvolvimento da região do Cariri.

Art. 4º - Esta portaria entrará em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.

COMUNIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

Reitoria da URCA, em Crato, aos 04 de março de 2010.

Plácido Cidade Nuvens
Reitor da URCA

Falece a professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral


Faleceu em Crato, no início da tarde de hoje, a professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral, uma das mais entusiastas defensoras do ensino superior regional. Sarah Cabral foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, professora do curso de Pedagogia e pró-reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA e diretora-superintendente da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri. Sempre esteve à frente de movimentos e campanhas que visavam o desenvolvimento do município do Crato e do Cariri, a exemplo da criação da URCA, da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e da Faculdade Católica do Cariri. Em 2004, a URCA concedeu à professora Sarah Cabral o título de professor emérito em distinção, no exercício da atividade acadêmica, pelos seus relevantes serviços à URCA.

O velório da professora Sara Cabral está acontecendo na sua residência, na rua Dom Quintino, 758, em Crato. O horário do sepultamento, segundo o jornalista Huberto Cabral, irmão da falecida, ainda está sendo decidido pelos familiares.

Lamentamos profundamente esta irreparável perda e desejamos à família enlutada pesarosos sentimentos de condolências.

ASSEMBLEIA HOMENAGEIA SEMINÁRIO S. JOSÉ



Seminário do Crato recebe homenagem da AL pelos seus 135 anos de fundação

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em conjunto com o Fórum Permanente pela Educação da Assembleia Legislativa prestou homenagem, na tarde desta terça-feira (02/03), ao Seminário São José do Crato, pelos 135 anos de sua fundação. A iniciativa foi do deputado Professor Teodoro (PSDB). “O Seminário mostra a preocupação da igreja com a boa formação dos jovens", afirmou o parlamentar.

Professor Teodoro lembrou ainda que até hoje o Seminário continua participando da educação, promovendo cursos superiores de Filosofia e Teologia, contribuindo assim para a formação pessoal e profissional da população do Cariri.

O Seminário do Crato foi criado em caráter transitório pelo Bispo Dom Antônio Luiz dos Santos em março de 1875. Após 10 anos fechado, em 1909 passou a funcionar no Colégio São José, com direção do padre Pedro Esmeraldo da Silva.

Durante a solenidade o desembargador Francisco Suenon Bastos, falou da sua passagem pelo Seminário, entre 1957 e 1960. Ele explicou que estudando na instituição aprendeu a tratar as pessoas reconhecendo-as como cidadãs e fez amizades fraternais que ainda hoje mantém contato. "Tenho o Cariri como minha terra, muito embora não tenha nascido lá, mas foi lá que alimentei e formei em mim os fundamentos humanistas", afirmou.

O desembargador Celso Albuquerque de Macêdo leu um texto que denominou "aula da saudade", lembrando a sua ida para o Seminário e a rígida disciplina que era imposta aos alunos. Já o desembargador José Eduardo Machado de Almeida, afirmou que trouxe o estudo do Seminário para o vestibular de Direito, para a sua especialização e para toda a sua vida. "Ainda hoje trago o que aprendi no Seminário São José do Crato e aplico na minha vida", concluiu.

O desembargador Lincon Araújo, expressou o orgulho de ter passado pelo Seminário São José e disse ter consciência de que foi nesta época que formou sua moral. Por sua vez, o Dr. João de Aquino Lima Verde, disse que sempre que lembra do Seminário, vêm à mente muitas lições que deveriam estar presentes nas disciplinas escolares ainda hoje. "O Seminário São José do Crato ensina como assumir a postura de estudo e o Brasil deveria assumir essa postura", sugeriu.

Também esteve presente o padre Francisco Ivan de Souza, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o professor da Universidade Regional do Cariri, José Nilton Figueiredo.
GM/LF





Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Combateremos os urubus

Pedro Esmeraldo

Na vez anterior, iniciamos uma campanha contra a praga de urubus que ora ataca o Crato e que vem serrupiano patrimônio desta cidade.
De vez em quando, temos que tomar decisões para combater esses abutres que nos causam arrepios e que teem por objetivos afastar-nos das lides do progresso cratense. Permanecemos, por muito tempo, nesse meio hostil, acompanhados de pessoas perniciosas proveniente de outras plagas, que, ás vezes, dizem levar vantagens eleitorais e por isso nos arrebatam o que temos de bom.
Como já estamos bastante arrasados com essa violência, ficamos sensibilizados e pedimos que dessem “um basta” nesse assunto e deixem-nos viver em paz com o trabalho permanentes e livres desse atropelo.
Alguns deles, desavergonhados, chegam aqui de “cara lisa” distribuindo dinheiro arroto, dando a seus comparsas e que consideramos como: “Pequenos abutres desta cidade”. Vivem sempre enganando e que desejam afastar- desse meio hostil e quer, por sua vez, permanece fora no plano da decência e da moralidade. Pessoas desequilibradas moralmente sobem ao pique da montanha social, sendo bem acolhida por esses abutres que nos envergonhar quando tomam decisões doentias sem expressar as verdades históricas que provém do afastamento da massa podre do quadro social.
Ah meu Deus, consideramos isso uma descortesia política para sociedade cratense, pois conseguem arrebatar todo o patrimônio e dizem que a melhor opção que deve fazer, isso é, afastar do desenvolvimento que é direito de cada cidadão. Infelizmente, aqui eles encontram apoio moral de alguns mafiosos que chamamos de “Pequenos abutres cratenses” Facilmente se perdem por pouca coisa e iludem o povo, desviando da união entre nos cratenses, pois seria impossível controlar essa união porque não há entendimento entre os municípios, se continuarmos nessa guerra desigual.
Consideramos esses pequenos abutres como sendo elementos perniciosos e que vivem em praça pública desintegrando à sociedade, conduzindo-a para o caminho do mal.
Como eles, “os abutres”, levam vantagens (devido o fio metal, não deixam o Crato progredir), pois o povo amargurado não responde aos insultos desses homens maldosos.
Conforme a opinião dos entendidos, todos nós, os cratenses, devemos nos afastar dessa cúpula maledicente, livrando- nos do desregramento político, vez que constantemente a disparates no correr do tempo e vamos mostrar agora que há prova da maldição com o senhor que se diz ser seu médico seu amigo retirou do Crato, com a força de seu prestigio a quantia de oito milhões de reais, que seria incorporado à escola de ciências agrárias, e depositou na construção do campus universitário do Juazeiro do Norte. Isso é um desrespeito, uma afronta ao cidadão cratense, Por que ele vem buscar votos em nossa cidade.
Tudo isso é culpa nossa, por que entregamos facilmente o ouro aos bandidos e por isso perdemos vantagens fabulosas de caminharmos para no desenvolvimento. Outro dia dois abutres estiveram em um dos distritos do Crato, incentivando um movimento separatista, provocando a desigualdade e a discórdia entre os nossos habitantes.
O povo cratense deve tomar decisões e marchar firme para o futuro, sem precisar de ajuda de terceiros.
Tá na hora de dar um basta e deixar- nos em paz.

Crato-Ce 26/02/2010

Abertura do IV Festival BNB das Artes Cênicas abrange 18 espetáculos gratuitos em três cidades

A abertura do IV Festival BNB das Artes Cênicas abrange a realização de um total de 18 espetáculos gratuitos em três cidades (nove espetáculos em Fortaleza; quatro em Juazeiro do Norte, no Cariri, região sul do Ceará; e cinco em Sousa, no alto sertão paraibano), no próximo sábado, 6, no período de 09h30 às 21h30.

Em Juazeiro do Norte, a programação começa às 15 horas do sábado, 6, com a Mostra Infantil, trazendo o espetáculo "Histórias para ouvidos pequenos", apresentado pelo contador de histórias Zé Bocca, de Votorantim (SP). O artista apresenta contos tradicionais brasileiros repletos de brincadeiras, trava-línguas e mistérios, colhidos carinhosamente em seu vasto mundo da contação de histórias. Utilizando-se de objetos em cena, ele faz com que a imaginação aconteça através desse encontro com o universo infantil. Às 16h30, as professoras Gildenária Soares e Aparecida de Moura, de Sousa (PB), ministram a oficina "Artelhaços", com a temática do palhaço.

A partir das 18 horas, na Praça Padre Cícero, acontece a Mostra de Teatro de Rua, com a apresentação do espetáculo "Circo do Sopé", pelo Circo-Escola Alegria, da Sociedade Cariri das Artes, do Crato (CE). O Circo do Sopé é a expressão do mundo alegre e multicolorido do circo, representado num precioso espetáculo de variedades, onde se destacam elementos simbólicos tradicionais como as artimanhas de palhaços equilibristas, os números aéreos em lira e tecido, além da destreza performática com malabares de fogo.

A Mostra prossegue às 19 horas com "A vingança do Finado Joaquim", da Cia. Anjos da Alegria, também do Crato (CE). O espetáculo narra a estória do Finado Joaquim, um velho fazendeiro muito rico e já falecido há muitos anos, que deixou uma botija cheia de ouro escondida para que ninguém pudesse pegá-la, pois se alguém mexesse em sua botija ele iria amaldiçoar. Foi o que aconteceu com a Rosinha, que com o intuito de ficar rica e famosa, conseguiu pôr as mãos nessa botija e foi amaldiçoada pelo Finado Joaquim, que lhe jogou uma praga de passar o resto da vida com disenteria. Rosinha, não aguentando mais a terrível dor de barriga, procura a Dona Maricota, uma curandeira que tenta desfazer o catimbó do finado. Direção: Flávio Rocha.
Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste