Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 16 de maio de 2009

Crato sente saudades de um grande prefeito – por Pedro Esmeraldo



Ultimamente, tendo sido perseguido psicologicamente por pessoas inescrupulosas com o único objetivo de denegrir a minha imagem. Não aceito essas palavras pífias, pois o que vem de baixo não me atinge. O meu objetivo é defender e lutar pelos interesses de minha terra. Não sou um provinciano, sou apenas uma pessoa que tem o desejo de ver Crato avançar e elevar-se como uma cidade líder e progressista. Portanto desejo que me tratem como uma pessoa humana e exijo dignidade e respeito.
Houve uma época na qual Crato teve um grande prefeito, isso já faz muito tempo, foi no final da década 70 e início dos anos 80. Esse sim, foi um prefeito que trabalhava e amava o Crato, valorizava o estudo. Sua preferência era abrir escolas e não fechá-las. Valorizava o esporte chegando a iniciar a obra do estádio Mirandão. Pavimentou com asfalto as principais ruas de Crato; cuidou muito bem das estradas vicinais. Fez tudo isso sem propaganda demagógica. Estimulou a prática de todas as modalidades de esporte; propagou o folclore, o carnaval; abriu novas ruas, construiu conjuntos habitacionais e fez Crato aparecer com destaque no cenário político nacional.
Valorizava os funcionários com distinção e, por isso, todos trabalhavam satisfeitos e tinham bom desempenho no trabalho. Nessa época, o cratense era feliz e não sabia.
Trouxe para a cidade grandes melhoramentos como o Centro Social Urbano, Conjunto Novo Crato e iniciou a construção do conjunto habitacional que resultou no hoje bairro Mirandão. As estradas para o Lameiro, Granjeiro e Santa Fé foram asfaltadas. Ninguém foi perseguido, nenhum funcionário demitido. Sem falar nos bons colaboradores que contribuíram para um bom trabalho.
Depois dessa bonança veio a tempestade. Tivemos alguns prefeitos fracos e desanimados que contribuíram para o arrefecimento do crescimento vertiginoso da cidade. Não gosto de lembrar o passado, mas, às vezes, é necessário gritar para ver se tomam jeito de gente e de sã consciência compreenderem que o único objetivo do povo é o desenvolvimento da cidade, não deixando cair no esquecimento o que aconteceu naquela época.
Para muitos, esses homens confundem bagulho por bugalho quando dizem que o progresso ocorre naturalmente, sem esforço. Lembro-me de que um dos últimos prefeitos teve como finalidade destruir o patrimônio público, a exemplo do abandono do estádio Mirandão e quadras esportivas, não ajudando o nosso carnaval, futebol e outras atividades sociais. E o pior: quando construíam qualquer obrinha, vangloriavam-se dizendo que era o melhor prefeito que o Crato teve, parecendo ter prazer em ver a cidade cair na amargura e no desespero.
Esses cidadãos foram perseguidores frios, calculistas, rancorosos e astuciosos. Falavam asnices e se julgavam os “pais dos pobres”. Parecem que disputavam o troféu de pior qualidade de administradores. Não gosto de lembrar do quadro sombrio, mas tenho como meta alertar o homem consciente para exigir melhor desempenho dos nossos administradores e que esses, estimulados pelo povo, trabalhem com abnegação e amor à cidade.

(Postado por solicitação do autor)
.