Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cidades do Ceará

Uma equipe de técnicos do projeto Cidades do Ceará está na região do Cariri para se reunir com prefeitos eleitos e reeleitos.

A coordenadora do projeto, Emanuela Rangel, afirmou que o objetivo dos encontros é apresentar o projeto aos novos gestores e dar seqüências as discussões que vinham sendo mantidas com os prefeitos reeleitos.

Outro ponto importante das reuniões, de acordo com Emanuela Rangel, é o levantamento das necessidades de capacitação dos quadros das administrações municipais. "Um dos componentes do projeto é o fortalecimento das gestões municipais e para isso estamos levantando as demandas junto as prefeituras".

Segundo ela, também está na pauta as discussões sobre os convênios que precisarão ser celebrados entre os municípios e o Estado e a participação nas instâncias de acompanhamento do projeto.

Durante a última segunda-feira (2), a equipe do Projeto Cidades do Ceará se reuniu com os prefeitos de Nova Olinda e Santana do Cariri. Nesta terça-feira (3), a equipe irá se reunir com os prefeitos de Farias Brito e Missão Velha. Completando a agenda estão previstas reuniões com os prefeitos de Juazeiro do Norte e Caririaçu, na quarta, Barbalha e Jardim, na quinta, e Crato, na sexta-feira.

Cidades do Ceará

O projeto Cidades do Ceará/ Cariri Central é uma ação do Governo do Estado que pretende impulsionar o desenvolvimento da região do Cariri, por meio do fortalecimento das atividades econômicas do turismo e da produção de calçados. Para isso, serão investidos US$ 65 milhões em ações de qualificação territorial, inovação e apoio às atividades produtivas e fortalecimento das gestões municipais e regional.
O Cidades do Ceará/ Cariri Central tem como área de intervenção os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

PALESTRA:IDENTIFICAÇÃO, PRESERVAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL





OBJETIVO:

Abordar conceitos e conhecimentos básicos sobre a importância do Patrimônio Cultural para o desenvolvimento regional indicando caminhos viáveis para a sua gestão sustentável e despertando o interesse dos participantes para se aprofundar no assunto.

PÚBLICO ALVO

Empreendedores sociais, gestores culturais, artistas e profissionais do campo da cultura e do turismo, pessoas interessadas no tema.

CONTEÚDO:

Patrimônio Cultural e desenvolvimento

Marco institucional e legal do patrimônio

Preservação e musealização

Editais públicos para a criação e ampliação de museus

Lançamento das propostas para cursos de: Elaboração de Projetos no Campo Cultural e Iniciação à Gestão de Museus e Patrimônio Cultural.

FACILITADORA: Manuelina Maria Duarte Cândido. Licenciatura em História pela UECE, Especialização em Museologia pela MAE/USP, Mestrado em Arqueologia pela MAE/USP, com experiência em docência, realização de seminários e palestras, consultorias, assessorias e elaboração de projetos em temas relacionados à gestão do patrimônio cultural, museologia e arqueologia.

INFORMAÇÕES GERAIS:
DATA: 04/02/2009
HORÁRIO: 15 h
LOCAL: Auditório do SEBRAE/CE, Praça da Sé, 704, Centro, CRATO/CE
CONTATOS: (88) 3523.2025 (Edio ou Marina)

Restaurante Só Baião



O restaurante Só Baião, em Crato, é uma das boas alternativas para quem gosta de um saboroso baião de dois cremoso e carne assada. O proprietário, César Morais, atende a todos com a maior educação e boa conversa. O Só Baião fica bem na entrada da cidade, no bairro São Miguel, no cruzamento da rua Ana Triste com Avenida Perimetral Dom Francisco.

Notícias do Crato




MUNICÍPIO COMEMORA CRESCIMENTO DO COMÉRCIO DO CRATO EM 2008

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comemora o crescimento, em torno de 30,56%, nas vendas do comércio do Crato, no ano de 2008. O número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito – SPC serve como embasamento para constatar o fato. O secretário José Gilson Ribeiro de Alencar Parente – Duda atribuiu o feito a vários fatores, entre eles a chegada, em Crato, de vários empreendimentos comerciais, bem como o estímulo do consumidor, através das campanhas, realizadas pelo Município e entidades classistas, como CDL, Sindilojas, Associação Comercial e pelos próprios lojistas. A política da Administração Samuel Araripe para o setor é continuar incentivando a abertura de novos empreendimentos nas áreas comercial e industrial do Município, pois só assim, possibilitará a abertura de novos postos de trabalho e da geração de renda, afirmou o secretário

SAAEC ABRE LICITAÇÃO PARA COMPRA DE COMBUSTÍVEL

Está aberto o processo licitatório para compra de combustíveis por parte da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato – Saaec. De acordo com as informações repassadas pelo referido órgão, até o momento nenhuma empresa enviou carta proposta, mas a decisão está marcada para o dia 17 de fevereiro. Em relação à aquisição de outros serviços e materiais, como material elétrico, hidráulico e equipamentos eletromecânicos, posteriormente será marcada a data da abertura das cartas. A Saaec funciona na Avenida Teodorico Teles – ao lado da 5ª. Cia de Polícia Militar – no Centro. O telefone para contato é o (88) 3523 2044.

CRATO SE PREPARA PARA O CARNAVAL

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato deu o pontapé inicial, em relação aos preparativos para o carnaval de rua de 2009. Aconteceu na sede da secretaria, que fica localizada no Espaço Cultural do Araripe, a primeira reunião que tratou de alguns assuntos como Desfile da Virgens (segurança e trajeto), bailes populares, entre outros pontos, que integram o contexto da Folia de Momo, que este ano acontece nos de 20 a 24 de fevereiro. A secretária Daniele Esmeraldo informou que, neste primeiro momento, o trajeto e a segurança do Bloco das Virgens, cujo desfile acontece na sexta-feira, dia 20, a partir das 17 horas, foi a principal discussão da pauta. Em relação à segurança, a reunião contou com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, CPRV e Demutran. Não será permitida, em hipótese alguma, a utilização de motos ou carros durante o desfile. Sobre o trajeto haverá uma modificação, principalmente no tocante ao local de chegada do bloco. Não será mais no Praça do Pimenta, como em anos anteriormente. Este será no Centro Cultural do Araripe, onde são realizados os bailes carnavalescos do município.

Construção de adutoras em Brejo Santo

A Superintendência de Obras Hidráulicas do Governo do Estado do Ceará (Sohidra) iniciou em janeiro a implantação de adutoras com rede de distribuição domiciliar em 03 localidades do município de Brejo Santo, na região do Cariri. Concluídas as obras, 37 famílias de Muquém dos Cândidos, 25 de Sítio Cedro e 34 de Tamanduá passarão a ter água encanada. A construção, que faz parte do Projeto São José, deve ser entregue até abril próximo.

Criação do Cuca



Na ultima sexta-feira, dia 30, artistas, estudantes e a Pró-reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri se reuniram com o intuito de iniciar as discussões sobre a criação do Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional do Estudantes – CUCA da UNE, na região do Cariri. Esse será o primeiro Centro a ser instalado no Ceará. Os Cucas fazem parte de uma rede de circulação e intercâmbio da produção artística produzida dentro e fora das universidades brasileiras.

A URCA vem mantendo contatos com a direção da UNE e com o Instituto CUCA desde o ano passado e recentemente, representantes da Universidade estiveram presentes no Seminário Nacional dos Cucas e na 6ª. Bienal de Cultura da UNE, ambos os eventos foram realizados em janeiro na capital baiana, Salvador. A Pró-reitora de Extensão, professora Arlene Pessoa, sinalizou o interesse da instituição em garantir as condições mínimas para funcionamento do CUCA. Uma das primeiras iniciativas do Centro será a criação do Cineclube no Parque de Exposição do Crato aonde funciona um dos espaços da URCA.

O espaço já conta com o funcionamento do Conselho da Mulher, do Grupo de Valorização Negra do Cariri e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais. Nos próximos dias a Universidade deverá estar recebendo documento do Instituto Cuca formalizando o Cuca Cariri como parte integrante da rede dos "cuqueiros" brasileiros.

Exposição Cabaré

A exposição Cabaré – Memórias de uma vida proposta pelo Coletivo Camaradas e selecionada pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste será aberta oficialmente no dia 13 de março, na Unidade do CCBNB do Cariri. O trabalho consiste no resgate e na denuncia dos processo de exclusão e degradação social da antiga zona de prostituição do Crato que teve inicio em 1952. Mais que uma zona de prostituição o Cabaré do Gesso, uma das denominações do Local, foi espaço de sobrevivência de famílias que durante todo esse período foram excluídas das políticas públicas.


A exposição será realizada juntamente como a comunidade do local e consistirá da produção de documentário, cartões postais, oficinas e montagem e concepção da exposição. De acordo com Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, a exposição visa possibilitar uma discussão em torno da ausência de políticas públicas e as relações de sobrevivência. Ele enfatiza é preciso garantir a condição de dignidade humana no processo artístico, incluindo os excluídos sociais no pensar e fazer arte.

O processo de construção da exposição deverá contar com a participação ativa dos moradores do Gesso. Nos próximos dias os integrantes do Coletivo irão ao local para planejar as ações e iniciar o processo de recolhimento da memória do espaço como fotos antigas, roupas de época, movéis e o histórias da população. Serão ministrados até março duas oficinas sobre a temática "arte e cidadania".

Desburocratização da Lei de Incentivo será discutida no Cariri




O Coletivo Camaradas encaminhou documento ao Secretário de Cultura do Estado, o professor Auto Filho, aonde apontou a necessidade de criação de um Fórum de Circulação da Musica Cearense como forma de evitar a política equivocada que vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado a exemplo do "Férias no Ceará" que é de responsabilidade da Secretaria de Turismo e o documento aponta ainda para desburocratização da política de editais e sugere como exemplo simplificados de política de editais, as que vem sendo desenvolvidas pela Ministério da Cultura,
através da Funarte e pelos Centros Culturais do Banco do Nordeste.

Na ultima sexta-feira, dia 30, O Coletivo participou da reunião do Fórum de Turismo, Cultura e Esporte do Cariri, o qual atualmente congrega cerca de trinta instituições governamentais e não governamentais da Região e na oportunidade expôs a necessidade da desburocratização das políticas de editais. Na oportunidade estavam presentes representantes da Secult, os quais receberam as reivindicações como cabíveis. Para os integrantes do Coletivo Camaradas, atual política que vem sendo desenvolvida só beneficia os "atravessadores da arte e da cultura", os burocratas e profissionais de projetos", excluindo os feitores da arte e das manifestações culturais.

Os Camaradas defendem a tese de que a simplificação na política de editais favorece a democratização dos recursos públicos e frisam que tem muita gente ganhando dinheiro em cima dos artistas ditos populares. O Coletivo solicitou apoio e posicionamento político em relação a essa questão e por sugestão do próprio Fórum foi marcada uma reunião no dia 13 de fevereiro, na sede da Sociedade Lírica do Belmonte – Solibel para discuti uma proposta e encaminhar para a Secult e o Governo do Estado.

Fuga em Missão Velha

Aproveitando o silêncio da madrugada, dois detentos conseguiram fugir da cadeia pública de Missão Velha nesta terça-feira (03). Francisco Rodrigues Salviano, o "Val" e João Rodrigues dos Santos, o "Toinho", de 19 anos, respondem, respectivamente, por tráfico de drogas e roubo. Ambos são daquele município localizado na região do Cariri e estavam recolhidos há um ano aproximadamente, segundo informou o soldado Ivan Francisco de Souza. O plano de fuga começou na cela dois onde a dupla estava recolhida.

Foi cavado um buraco dando a acesso a cela de número três que está desativada, mas detinha um cadeado que foi arrombado. Depois, Val e Toinho escalaram o telhado da cadeia e deram no pé sem serem importunados. A cadeia de Missão Velha funciona na Rua Vicente Fechine e conta com apenas três celas e um total de dez detentos. Agora, são apenas oito cumprindo pena. A polícia ainda diligenciou na área próxima ao prédio, mas não descobriu o paradeiro dos fugitivos.

Há dois meses, outra fuga foi registrada na cadeia daquele município, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior. Foi na madrugada do dia 28 de novembro do ano passado quando o detento José Edilanio da Silva, de 27 anos, fugiu e jamais foi recapturado. O acusado responde por porte ilegal de armas. Ele conseguiu abrir a grade da cela onde estava preso e subiu no telhado e fugiu sem deixar pistas praticamente numa situação parecida com a atual

Site Miséria

Falta chuva




Fevereiro chegou e as condições do tempo não agradam aos produtores rurais. Os institutos de meteorologia até que apontam a previsão de chuvas, mas estas teimam em não vir dentro da escala esperada. Para esta quarta-feira na região do Cariri, por exemplo, a previsão é de sol com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e à noite dentro de uma probabilidade de 70 por cento. A temperatura mínima deve se situar na ordem de 22 com máxima de 31 graus.

Na noite desta terça-feira trovões, relâmpagos e ventos fortes criaram uma expectativa das mais positivas. ÿrvores e placas de publicidades tombaram em algumas áreas de Juazeiro do Norte, mas as chuvas não corresponderam a tanto ensaio e barulho. O produtor rural Carlos Sinésio da Silva, residente no Sítio Pau Seco, observa que, vez por outra, o tempo fica bem nublado, mas "as nuvens carregadas são levadas pelo vento e vai chover lá no oceano onde não precisa".

REDUÇÃO DE 73 POR CENTO - Normalmente, a quadra invernosa na região do Cariri começa na segunda quinzena de janeiro, mas, este ano, as precipitações não corresponderam à expectativa. Foram 68 milímetros ou apenas 27% dos 250 registrados em 2008. "No ano passado por esse tempo já tinha até açude sangrando e, agora, nem sinal", lamenta em tom de tristeza o agricultor Antonio Domingos Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte. Ele vê que os seus colegas estão meio "desconfiados" do inverno.

Alguns produtores rurais até já perderam plantios, mas os que mantêm vivas as esperanças dizem acreditar numa colheita razoável. É o caso de José Firmino dos Santos para quem o inverno vai apenas "atrasar um pouco". Na Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) praticamente não há mais sementes selecionadas. A maioria dos agricultores cadastrados no antigo programa Hora de Plantar já levou as sementes e, agora, apenas aguardam a consolidação do período de chuvas.

Site Miséria

Providências adotadas em matadouro de Juazeiro

Adiada a reunião de integrantes do Ministério Público com representantes da administração municipal de Juazeiro e diretoria do Frigorífico Industrial do Cariri, localizado neste município. A nova data para o encontro está prevista para o próximo dia 18, segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos do município, Eraldo Oliveira. Ele disse que, enquanto isso, algumas providências imediatas estão sendo tomadas para que o frigorífico não tenha que ser fechado.

O Diário do Nordeste publicou, no último dia 24, matéria no Caderno Regional, denunciando a situação precária em que ainda se encontra o frigorífico, inclusive adotando métodos ilegais para matança dos bovinos, à base de marretadas, sem falar das péssimas condições de higiene da área.

O Ministério Público ameaçou fechar vários matadouros no Estado, inclusive o de Juazeiro do Norte, conforme o próprio secretário, caso não fossem tomadas providências quanto ao funcionamento. O secretário afirma que a primeira medida foi adquirir uma nova pistola pneumática, com o custo em torno de R$ 5 mil, já que a existente estava com defeitos. Por conta da falta do equipamento, o abate dos animais era concluído com marretadas, prática totalmente ilegal e que fere os princípios do bem-estar animal.

Outra solução foi realizar uma limpeza da área, retirando o entulho acumulado, conserto dos portões e o fortalecimento da segurança, com mais um vigilante. Segundo Eraldo Oliveira, mais um médico veterinário passará a prestar serviços no frigorífico, que no momento conta com apenas um.

Laudo da Vigilância
A recuperação das instalações elétrica e hidráulica, bastante danificadas, está em fase de levantamento técnico do orçamento. Somente após o laudo da Vigilância Sanitária do município é que o serviço será executado no local, conforme o secretário de Meio Ambiente.

A Vigilância Sanitária do Estado emitiu um laudo sobre a situação do frigorífico no dia 19 de dezembro do ano passado, alertando sobre as inúmeras irregularidades no funcionamento do frigorífico industrial. O laudo foi solicitado pelo Ministério Público e a inspeção verificou as condições de higiene e sanitárias do local, estrutura física, o transporte de carne, problemas com abate de suínos - que representa apenas cerca de 5% do que é consumido na cidade, e higiene pessoal. Eraldo Oliveira disse que está sendo providenciado fardamento para os funcionários.

Um plano emergencial será apresentado à Secretaria pela direção do frigorífico. As ações de médio prazo, de acordo com o secretário, continuarão sendo encaminhadas. O prédio do matadouro não recebe uma reforma há cerca de 30 anos, desde que foi inaugurado no município. Em média, são abatidos por mês no local, 1.700 cabeças de gado - 500 delas são do município do Crato.

Assim como Juazeiro, muitas cidades do Interior apresentam precariedade em seus matadouros públicos.

Mais informações:
Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Urbano e Serviços Públicos de Juazeiro
Rua Ailton Gomes, S/N
(88) 3512.3512

Diário do Nordeste

Lei seca



Após os primeiros meses de fiscalização da Lei Seca, os motoristas cearenses perderam o medo da fiscalização e estão voltando a misturar álcool e direção. É o que mostram os números divulgados ontem pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Segundo o órgão, desde o início de janeiro, com cinco operações, realizadas semanalmente (de quinta a domingo), em parceria com policiais da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV), já foram 1.238 condutores multados por estarem com álcool no sangue, numa média de 62 por dia de fiscalização. Os números de janeiro são 15,6% menores que os registrados em todo o segundo semestre de 2008, quando foram aplicadas 1.468 multas.

Este ano, dos motoristas multados, 33 foram detidos porque o bafômetro registrou teor acima de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido. Nestes casos, os motoristas vão responder processo criminal. Ao todo, em 2009, já foram feitos 16.020 exames de bafômetro.

Destes testes, 2.580 ocorreram no último fim de semana. A operação, realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, contou com cerca de 300 agentes de trânsito, divididos em 52 blitze, flagrou 258 dirigindo alcoolizados. Conforme o Detran, as cidades onde as blitze ocorreram com multas registradas são Fortaleza (67), Juazeiro (29), Iguatu (22), Sobral, (18), Quixadá (16), Milagres (16), Maranguape (15), Maracanaú (10), Tianguá, (8), Caucaia (7), Acopiara (7), Baturité (7), Quixeramobim (6), Acaraú (5), Itapipoca (4), Banabuiú (4), Itarema (3), Crato (3), Acopiara (3), Barbalha, (3), São Gonçalo do Amarante (2), Aquiraz (1), e Ubajara (1).

A cada semana, o Detran afirma registrar crescimento na quantidade de multas aplicadas. A operação anterior, de 22 a 25 de janeiro, multou 255 pessoas. Uma semana antes (de 15 a 18 de janeiro) foram 260 motoristas que foram flagrados. E nas duas primeiras semanas de janeiro, segundo o Departamento de Trânsito, o resultado foi o seguinte: 218 (de 1º a 4), 241 (de 8 a 11).

De acordo com o Detran, os motoristas flagrados com índice de até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões vão pagar R$ 957,50, além de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses. O superintendente do órgão, João Pupo, voltou a alertar os condutores para que não dirijam após ingerir bebida alcoólica. Pupo informou que durante o Carnaval, o Detran vai realizar blitze durante 24 horas em determinadas rodovias estaduais que têm um tráfego intenso.

site Miséria

Giro pelo Brasil



A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deve anunciar nesta quarta-feira a ampliação em cerca de R$ 130 bilhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), primeira turbinada de recursos do programa criado em 2007, revela reportagem de Simone Iglesias na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O valor representa um aumento de 26% da previsão inicial para o programa, de R$ 504 bilhões para R$ 634 bilhões. O objetivo do governo é estimular a economia do país durante a crise. A maior parte dos recursos adicionais virá do Fundo Soberano Nacional, criado no final do ano passado.

Entre os principais projetos do novo aporte está o crédito para a Petrobras explorar petróleo na camada do pré-sal. Para analistas ouvidos pela Folha, a ligação entre o PAC e o pré-sal é uma medida eleitoreira. A ministra nega que o PAC é apenas uma jogada de marketing do governo.

Mesmo com acréscimo no investimento, o governo ainda encontra dificuldades em gastar o já aprovado. O programa encerrou 2008 atingindo 15% da meta global até então de investimentos públicos e privados previstos até 2010.

Folha On LIne

Giro pelo mundo




O ex-governador Alan Jara acusou nesta terça-feira o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de não fazer nada pelos sequestrados, e disse que sua atitude indica "que lhe convém a situação de guerra vivida no país".

Jara, que foi libertado nesta terça-feira pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) após mais de sete anos de cativeiro, participou nesta terça-feira de uma coletiva em Villavicencio, capital do departamento de Meta, aonde foi levado por uma missão humanitária desde as selvas do Guaviare (sul do país).

"Digo isso com clareza, sinto de todo o coração que Uribe não fez nada pela nossa liberdade (...) a atitude do presidente não ajudou em nada na troca humanitária", manifestou o ex-refém.

"E não digo isso com ressentimento, nem com amargura pelos anos que tive de passar na selva, mas porque essa é a análise que fazemos", acrescentou o ex-governador de Meta.

Durante a coletiva, Jara advertiu que diria uma "perversidade", antes de afirmar que "o presidente parece gostar da situação de guerra vivida no país, e parece que as Farc gostam que Uribe esteja no poder".
"Os fatos que sempre partem de uma ou outra direção apontam para o mesmo. Não há avanço na troca humanitária, não há avanço no diálogo político", disse Jara ao explicar sua afirmação.

Folha On Line