Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Falta chuva




Fevereiro chegou e as condições do tempo não agradam aos produtores rurais. Os institutos de meteorologia até que apontam a previsão de chuvas, mas estas teimam em não vir dentro da escala esperada. Para esta quarta-feira na região do Cariri, por exemplo, a previsão é de sol com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e à noite dentro de uma probabilidade de 70 por cento. A temperatura mínima deve se situar na ordem de 22 com máxima de 31 graus.

Na noite desta terça-feira trovões, relâmpagos e ventos fortes criaram uma expectativa das mais positivas. ÿrvores e placas de publicidades tombaram em algumas áreas de Juazeiro do Norte, mas as chuvas não corresponderam a tanto ensaio e barulho. O produtor rural Carlos Sinésio da Silva, residente no Sítio Pau Seco, observa que, vez por outra, o tempo fica bem nublado, mas "as nuvens carregadas são levadas pelo vento e vai chover lá no oceano onde não precisa".

REDUÇÃO DE 73 POR CENTO - Normalmente, a quadra invernosa na região do Cariri começa na segunda quinzena de janeiro, mas, este ano, as precipitações não corresponderam à expectativa. Foram 68 milímetros ou apenas 27% dos 250 registrados em 2008. "No ano passado por esse tempo já tinha até açude sangrando e, agora, nem sinal", lamenta em tom de tristeza o agricultor Antonio Domingos Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte. Ele vê que os seus colegas estão meio "desconfiados" do inverno.

Alguns produtores rurais até já perderam plantios, mas os que mantêm vivas as esperanças dizem acreditar numa colheita razoável. É o caso de José Firmino dos Santos para quem o inverno vai apenas "atrasar um pouco". Na Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) praticamente não há mais sementes selecionadas. A maioria dos agricultores cadastrados no antigo programa Hora de Plantar já levou as sementes e, agora, apenas aguardam a consolidação do período de chuvas.

Site Miséria

Nenhum comentário: