Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 7 de julho de 2012

SESC apresenta etapa do Sonora Brasil no Crato


O circuito Norte, Nordeste e Centro-oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil tem como tema “Sotaques do Fole”, que traz o som do acordeão – símbolo da diversidade musical brasileira. Na próxima terça-feira (10), os sul-mato-grossenses “Dino Rocha e Grupo” realizam a apresentação do circuito 2012, no Crato, às 20 horas. Gratuito. 

No palco, Dino rocha com seu acordeão de 120 baixos é acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha. O grupo apresenta a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em um repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios, na passagem dos séculos XIX e XX, até os dias de hoje, incluindo composições próprias.

Após a apresentação no Crato, o grupo segue para a cidade de Porteiras.

Sobre o Sonora Brasil - O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais – é um projeto do SESC, que realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Desde 2011, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para concluir o circuito nacional, em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão e até dezembro, os oito grupos que compõem o projeto realizarão 444 apresentações, em cerca 120 cidades do país.

Sobre Dino Rocha e Grupo - Com influências da cultura paraguaia, a música do Centro-Oeste brasileiro é regida pelo som do acordeão, que alegra festas familiares e festividades populares. Dino Rocha, conhecido como Rei do Chamamé começou a tocar sanfona aos nove anos. Acordeonista, compositor e cantor, desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical preocupado com a preservação das características mais autênticas.
Com os ritmos rasqueado, rancheira, xote e marchinha, o repertório do grupo abrange melodias que remetem à chegada dos paraguaios na região centro-oeste, até os dias de hoje, incluindo ainda composições próprias.
  
Apresentações Dino Rocha e Grupo (MS)

Dia 6/7
Local: Fortaleza - Teatro SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 – Centro)
Horário: 20h

Dia 7/7
Local: Sobral - Teatro São João (Praça São João, S/N – Centro)
Horário: 20h

Dia 9/7
Local: Iguatu - Teatro SESC Iguatu (Rua treze de Maio, 1130)
Horário: 20h

Dia 10/7
Local: Crato - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo,443)
Horário: 20h

Dia 11/7
Local: Porteiras - Auditório da Associação de Assistência a Família (Rua José Cardoso, 14 – Centro)
Horário: 18h

Hoje tem!


Todo mundo lá!