Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 23 de maio de 2009

Coluna CARIRI - Tarso Araújo

(Jornal O POVO, domingo 24 de maio de 2009)

CANGAÇO
Por iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Instituto Cultural do Cariri e prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha será realizado - de 22 a 26 de setembro - o 1º Seminário Cariri Cangaço. A solenidade de abertura será no Teatro Municipal de Crato, com a posse de três novos sócios no Instituto Cultural do Cariri: José Peixoto Júnior (Cadeira Padre Alencar Peixoto), Magérbio Lucena (Cadeira Hilário Lucetti) e Francisco Norões de Matos (Cadeira Florival Matos). Tanto os novos sócios, como os patronos das cadeiras, têm vinculação com a temática do cangaço. As palestras desse seminário serão feitas pelas maiores autoridades sobre o cangaço no Brasil, e serão distribuídas entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

OU VAI OU RACHA
Entra administração, sai administração e nada muda nos problemas dos moradores do Parque Granjeiro e do Granjeiro, dois bairros nobres de Crato. Os moradores, desiludidos, iniciaram um movimento de visita casa-a-casa para uma tomada de decisão. Segundo eles, há cinco anos não se constrói novos calçamentos naqueles bairros. Há ruas quase intransitáveis. A iluminação pública é precária e os assaltos são constantes. Os mais radicais estão pregando o não pagamento do IPTU, como forma de protesto. Enquanto isso, a principal via de acesso aos dois bairros - a avenida Pedro Felício - virou uma pista de buracos. Um detalhe: a manutenção dessa via urbana é competência do Governo do Estado. Pode?

BOA NOTÍCIA
O secretário das cidades do Ceará, Joaquim Cartaxo, está de posse de um importante projeto para Juazeiro do Norte: o Roteiro da Fé. O projeto prevê um extenso calçadão (cerca de 4 km, priorizando pedestres) com início na Rua do Brejo, ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Depois ele segue pela casa onde morou o Padre Cícero e Museu mantido pelos Salesianos (ambos na Rua São José), capela de São Vicente, Memorial Padre Cícero, muro do Cemitério do Socorro e Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Outros locais poderão ser contemplados no projeto, a exemplo do Santuário de São Francisco e a igreja de São Miguel. O calçadão será arborizado, terá boa iluminação e piso em concreto. Consta que o financiamento ao projeto já estaria garantido.

JUAZEIRO É UM MUNDO
Este é o título de um dos livros de Renato Casimiro. E para quem vive ou simplesmente trabalha em Juazeiro - como é o caso deste colunista - é clara esta constatação: Juazeiro é mesmo um mundo! E não me refiro só ao seu progresso vertiginoso e sua inegável pujança. A fé, por exemplo, ocupa um lugar privilegiado, na cidade, com lugares sagrados pelos romeiros: a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a igreja do Socorro, o Horto com seu casarão e o Santo Sepulcro, as enormes igrejas do Coração de Jesus e de São Francisco. Não esquecer: a literatura de cordel, os rebequeiros, cantadores e repentistas... tudo isso faz de Juazeiro um mundo!
CURTAS
- Pense numa buraqueira. Em Crato, devido ao período chuvoso, o asfalto da avenida Maildes de Siqueira - no trecho entre o Parque da Expocrato e a avenida Duque de Caxias - virou uma peneira de pequenas crateras. A população cratense está chamando a cobertura asfáltica (feita há apenas seis meses) de “sonrisal”. Não pode ver água que derrete (...)
- Todo o trânsito de veículos que passa por Missão Velha continua sendo escoado por uma única e estreita rua. Em meio a motos e bicicletas. Um caos. Enquanto isso o desvio (destinado ao fluxo do trânsito por fora da cidade) iniciado em 2006 ainda não foi concluído (...)

- As novas fardas dos garis da Prefeitura de Juazeiro do Norte foram confeccionadas na cor vermelha. Há gente dizendo que é uma homenagem ao 20º aniversário do fim da União Soviética. Que ruiu em 1989, juntamente com o Muro de Berlim (...)

- O ex-Chefe da Casa Civil do presidente Lula, José Dirceu, desembarca neste domingo em Juazeiro do Norte. Vem participar de encontro regional do Partido dos Trabalhadores (...)
ANOTE: HERANÇA ANTIGA
Já faz tempo. Quem percorre os bairros periféricos de Juazeiro do Norte - a maior cidade do Crajubar - constata: donos de bares invadem as calçadas construindo churrasqueiras e avançando varandas; moradores jogam lixo em terrenos baldios; esgotos correm a céu aberto em ruas esburacadas; entulhos de construções impedem passagem de pedestres nas calçadas; sistemas de sons de veículos são ligados, a toda altura, provocando uma poluição sonora insuportável. Um desrespeito total à população que aguarda a revitalização de sua cidade! É preciso que os nossos gestores compreendam de uma vez por todas: o povo se orgulha quando sua cidade está sendo bem cuidada. E isto passa por praças limpas e bem conservadas, pavimentação recuperada, coleta de lixo eficiente, boa iluminação pública. Foi-se o tempo das grandes obras. Para ser um grande gestor basta batalhar pela qualidade de vida da população.
BATE-PAPO
DEU A LOUCA
Os retornos na avenida Padre Cícero - que liga Crato a Juazeiro do Norte - viraram palco de acidentes automobilísticos. Ali, motoristas contrariam toda a legislação de trânsito. Somente esta semana, em dois retornos (em frente ao Detran e após o Atacadão Carrefour) foram cinco acidentes. Os Demutrans de Crato e Juazeiro deviam dar mais assistência naquela avenida, uma via expressa que será o centro comercial da conurbação Crajubar.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Como anda o processo para reconhecimento do patrimônio cultural imaterial do Cariri? Até 2007, o Iphan - responsável pela iniciativa - tinha um ponto de apoio na Urca, onde interagia com a comunidade e prestava informações. Não sabemos onde esse ponto funciona agora. O Cariri nos deu Patativa de Assaré, Cego Oliveira, Manoel Caboclo, Mestre Noza e Dona Ciça do Barro Cru, dentre outros, que nos legaram rica produção de bens culturais. Sem falar nos “saberes e fazeres” da gente caririense, com sua culinária tradicional, suas festas religiosas, seus artesãos de ourivesaria, do couro, da madeira, do cipó, da palha da louça de barro, do metal.