Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 7 de junho de 2008

E AGORA JOSÉ?

A ciência por mais que revele evidências não tem condições de criar normas definitivas para a vida humana. Dois fatos sustentam a frase: a) a ciência fala no condicional dos eventos presentes na ocasião do anunciado científico e b) a espécie humana além de muito criativa é muito apegada a regras oriundas delas mesmo e por isso mesmo mutáveis.

Como diz o Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz: os bancos centrais formam um fechado clube, dado a manias e modismos. Demonstrando o aspecto tipicamente humano do temporário e transitório ele aponta para os idos de 80 e 90 quando a hegemonia do monetarismo (teoria simplista de Milton Friedman) redundou num rotundo desastre econômico e social das nações em todos os continentes. Agora o economista aponta para as políticas fundamentalistas de controle da inflação pelo aumento dos juros. Na verdade ele não aponta para a teoria (ou não teoria) por trás de tais políticas assim como acentua o seu traço essencialmente hegemônico dos países centrais, especialmente os EUA.

Acontece que toda vez que o regime de metas de inflação aciona o gatilho dos juros altos reflete apenas que os luminares de hoje na verdade estão testando uma teoria rala em diversos países e o Brasil entre eles. Onde estaria a quase certeza que tais testes falharão? È que as inflações deste ano não decorrem da macroeconomia dos países, mas sim da inflação internacional, especialmente da energia e dos alimentos. Por isso a inflação aumenta na China e no Vietnam, por exemplo, mas no EUA ela é baixa, se mantém em 3%. Neste caso os aumentos de juros na China e no Vietnam seriam inócuos, pois a inflação é importada. A única elevação de juros que poderia fazer diferença na produção mundial seria a americana, enquanto este aumento na China não afetará os preços internacionais.

Então as medidas macroeconômicas mais contundentes para a ameaça da inflação deveriam ser internas e que favoreçam a produção e descolem a economia interna da insuficiência mundial. Elevar juros, diminuindo a demanda agregada especialmente em alguns bens e serviços, não modifica o quadro externo como se disse. Então o laboratório de experiências adotaria medidas mais drásticas ainda nos juros, reduzindo o emprego e gerando uma amarga solução no nível social. Ou seja, a panacéia que domaria a liberalização comercial mundial demonstra claramente as suas limitações.

E agora? Vozes se elevarão no sentido de seguir exemplos dos paises mais fortes, que liberalizam, mas criam muralhas de proteção interna à sua economia doméstica. Vejam que saímos do encontro da FAO em Roma sem mudanças substanciais no panorama: a Europa e os EUA continuarão com suas políticas econômicas na Agricultura que protegerão seus consumidores e produtores.

Nisso tudo uma grande contradição na era da Globalização. Se todos recorrem ás metas de inflação a produção mundial cairá e a inflação internacional se acentuará assim como, do mesmo modo, isso aprofundara a crise ainda mais se todos buscarem se proteger em bloco. De fato a humanidade necessita de novos arranjos, novas verdades científicas e de muito senso de que é necessário agir no próprio interesse, E isso não será fácil com o espectro da degradação ambiental estiolando a vontade de todos.

Nação envergonhada - por Themístocles de Castro e Silva

Vejam como é o Brasil no reinado de Lula. O governo demitiu uma ministra de Estado porque usou indevidamente o dinheiro público, através do tal Cartão Corporativo.
Diante de outros escândalos divulgados pela imprensa, o Congresso criou uma CPI para apurar as denúncias. A esta altura, o governo já não negava seu propósito de esconder tudo, pois sabia que fatos graves ocorreram e estavam ocorrendo com o uso do cartão.
Se fosse um governo honesto, sério, teria colaborado para apuração das denúncias. O que houve, porém, foi exatamente o contrário, como, aliás, todos previam.
Até hoje Lula da Silva não acredita que os quarenta denunciados pelo "mensalão" tenham feito nada demais. Se pudesse, canonizaria José Dirceu, Delúbio, José Genoíno e demais do mesmo time. À custa de liberação de verbas do Orçamento, que continua sendo o maior instrumento de corrupção da República, segundo o velho ACM, indicou para a CPI somente aqueles elementos que, pelo dinheiro, estariam de seu lado de qualquer maneira, isto é, que não admitiriam apurar nada, para não comprometer a honorabilidade do presidente e de seu governo. O resultado já foi conhecido. A CPI aprovou um relatório que não indiciou ninguém. Só faltou sugerir a volta da ministra flagrada em desvio de conduta.


Mas ocorre que também será encaminhada ao Ministério Público o voto em separado da oposição, com amplos detalhes sobre o escândalo dos cartões. E ninguém acredita que, entre o relatório sob encomenda, escondendo a corrupção, e outro com a verdade dos fatos, o procurador da República prefira passar a mão na cabeça dos que enveredaram pelos caminhos do ilícito. Nunca um presidente conseguiu desmoralizar o Congresso tanto quanto o Sr. Luís Inácio desde os tempos de deputado, com aquela famosa frase dos "300 picaretas". Quis o destino que, como presidente, fossem eles os guardiões de seus interesses pessoais e políticos. Mais uma vez a Nação está envergonhada.


Themístocles de Castro e Silva - Jornalista e advogado