Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Começa Festa da Cultura Popular no Crato



O 34º. Festival Folclórico do Cariri começa nesta segunda-feira, dia 15, à noite, no Centro Cultural do Araripe na cidade do Crato. Uma das novidades esse ano será a Mostra Fotográfica sobre cultura popular a partir da lente dos fotógrafos do Cariri. Como também a Mostra Nacional de Vídeo Brincantes realizada pelo Coletivo Camaradas. O Festival idealizado pelo poeta floclorista Eloi Teles de Morais é um evento que reúne a diversidade das manifestações artísticas da cultura popular do município.


Já a I Mostra Nacional de Vídeos Brincantes terá início no dia 18 e encerra dia 20, aonde serão exibidos vídeos dos Estados do Amapá, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e do Distrito Federal. Trabalhos. A mostra será realizado no horário das 18h30 às 20h00.


O festival será finalizado com cortejo no dia 22, com saída do Centro Cultural do Araripe para a Praça da Sé.

O que é isso? Quer saber?


Então venha conferir essa e outras imagens na Exposição Pedaços Incubados – Alexandre Lucas ( É MUITO IMPORTANTE PARA MIM A SUA PARTICIPAÇÃO)
Dia 17 (Quarta-feira), às 19 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB Cariri.


A exposição Pedaços Incubados é um desses trabalhos expositivos/interativos em que o público pode mexer e criar novas visualidades. A partir de fotos roubadas das redes sociais, me apropriei de fragmentos de partes do corpo humano, e as reproduziu criando imagens que nos remete a erotização e a novas possibilidades de criação. Você já imaginou ir para uma exposição na qual você é o artista?

O resultado da Exposição será a produção de um vídeo pedagógico assinado por mim e vários outros artistas convidados. Dentre eles Leo Dantas, Yasmine Morais, Allan Bastos, Tiago Sousa, Lilian Carvalho, Mônica Batista, Vítória Regia, Nívia Uchôa, Ulisses Germano...

Aguardo você lá! Qualquer dúvida me liga 99772082

Hoje em dia - Por José de Arimatéa dos Santos

Esses dias estava a me lembrar como as coisas aconteciam tão devagar. Os resultados dos jogos de futebol muitas das vezes sabíamos somente nos gols da rodada lá no final do programa Fantástico da rede Globo. Algumas vezes não esperava devido ser muito tarde e somente na segunda-feira através das ondas do rádio sabia quem ganhou, empatou ou perdeu. Outro exemplo emblemático para mim é em relação a fotografia. Comprava-se o filme fotográfico e só via o resultado das fotos depois de revelados. Disso demandava um certo tempo para se saber se as fotos ficaram boas ou não.
Já hoje em dia as coisas acontecem num clique. A informação nos chega rapidamente e as nossas ocupações do dia-a-dia enchem o dia. Nisso, achamos que os dias passam muito rápidos. Levantamos cedo e logo uma enxurrada de notícias e acontecimentos entram em casa. Termina o ano e começa outro e quando damos conta no calendário já estamos no findar do "velho" ano novo.
Essa rapidez tem seu lado positivo que é a aproximação maior entre as pessoas, mesmo que eletronicamente, e as informações passeiam muito mais facilmente. Através das redes sociais o mundo se torna bem pequeno e os seres humanos se unem em muitos movimentos. Interessante é que seja o ponto de encontro para movimentos bem maiores nas ruas do mundo.
Mesmo com tanta inovação é importante ressaltar que é preciso inserir grande leva de pessoas que ainda lutam contra a fome e a violência em muitas partes do planeta. Para mim não vale nada disso que falei acima se tem ainda criança que passa fome e não tem uma escola de primeira. Se não se respeita o direito das mulheres e homens a toda e qualquer liberdade e quando não se explora racionalmente os recursos naturais.
Acredito que é importatante toda e qualquer inovação tecnológica. Mas que todos possam ser contemplados com essas mudanças e que possamos usá-las de maneira que venham para o bem e crescimento nas relações humanas. E assim o mundo possa evoluir com o devido respeito ao ser humano e a todos os entes da natureza.